Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Globoplay resgata “Fogo sobre Terra”, clássico da Janete Clair, nesta segunda-feira pelo Projeto Fragmentos



         Em 1974, Janete Clair  apresentou ao seu público a trama de Fogosobre Terra e com a novela  voltou  a falar sobre o drama rural, como ela havia feito com sucesso em Irmãos CoragemIrmãos Coragem (1970). Na época em que apresentou O Semideus null(1973),  Janete queria fazer a história de Fogo sobre Terra que  tinha o título provisório de Cidade Vazia, mas a ditadura não aprovou a sinopse.   Mesmo com  o foco forte nesse mote rural em contra ponto ao progresso, que tinha como representantes os personagens da fictícia cidade de Divineia, que na trama seria inundada e desapareceria do mapa  submersa às águas para a instalação de uma hidrelétrica, Janete não fugiu aos seus clichês,   e Fogo sobre Terra foi bombardeada pela crítica que não aceitava as coincidências absurdas, o excesso de fantasias no texto e o romantismo exacerbado.

       


         A novela protagonizada por Juca de Oliveira , ,Regina Duarte, Jardel Filho e  Dina Sfat, a partir desta segunda-feira (27.05), vamos poder acompanhar  um pouquinho da história, por que infelizmente só foram salvos apenas  6  capítulos da trama, que serão  disponibilizados pelo Projeto Fragmentos na plataforma.

       Relembre a trama:



Os “intrusos” da cidade grande chegam à pacata Divineia, no interior do Mato Grosso, com uma missão: desviar o curso do rio Jurapori, que corta a cidade, e instalar uma hidrelétrica. A consequência disso seria o desaparecimento de Divineia, submersa nas águas. Chefiando a equipe de técnicos responsáveis pela obra, está Diogo Gonzaga (Jardel Filho), um dos maiores interessados no progresso que a barragem irá trazer à região.

O irmão de Diogo, Pedro Azulão (Juca  de  Oliveiranullnull), é um conhecido morador da cidade, respeitado e admirado pela população, que não aceita a imposição do progresso em detrimento da natureza. Os dois cresceram separados: ao perderem os pais em um desastre, Pedro ficou com a tia Nara  (Neuza Amaral) e o beato Juliano (Ênio Santos), enquanto Diogo foi para o Rio de Janeiro com o milionário Heitor Gonzaga  (Jaime Barcelos). As complicações não paravam por ai.

Nara tivera com Heitor uma filha, Bárbara (Regina Duarte), que foi criada pelo pai no completo desconhecimento de sua mãe. Bárbara, moça rica e problemática, chega a Divineia com Diogo e não entende por que Nara está sempre ao seu lado, com aquele jeito arredio de índia, característico da população local. A moça sofre de crises nervosas que lhe provocam cegueira momentânea, consequência do trauma sofrido ao ser afastada da mãe.

Pedro e Diogo, além do conflito causado pela hidrelétrica, entram em disputa pelo amor da indomável Chica Martins (Dina Sfat). A princípio namorada de Pedro (Juca de Oliveira), a moça de temperamento ardente acaba se rendendo a Diogo, encantada com seus modos finos e condição social, tão diferente do rústico Pedro. Este, por sua vez, arrebatado por Bárbara, liga-se cada vez mais a ela e os dois acabam se casando.

Enquanto isso, prossegue o conflito entre o progresso indiscriminado e a preservação da terra. Depois de tentar, em vão, convencer Diogo a desistir da usina, Pedro Azulão incentiva o povo de Divineia a pegar em armas em defesa da cidade. Porém, vítima de uma tocaia, é preso acusado de tentativa de homicídio. O líder camponês livra-se das acusações e chega à conclusão de que é inútil resistir ao poder do progresso.

Pedro decide então ser tragado pelas águas – seu derradeiro protesto. No último momento surge Bárbara, pedindo-lhe que abandone a casa, pois ela espera um filho dele. A paternidade emociona Pedro, que sai feliz, abraça a todos e não percebe que lá dentro ficou Nara, também decidida ao sacrifício final. Os diques abrem-se, as águas invadem Divineia e Nara desaparece na enxurrada. E o progresso vence finalmente.

Relembre  quem é quem na trama:



JUCA DE OLIVEIRA – Pedro Azulão
REGINA DUARTE – Bárbara Gonzaga
DINA SFAT – Chica Martins (Débora)
JARDEL FILHO – Diogo Gonzaga
JAIME BARCELOS – Heitor Gonzaga
FÚLVIO STEFANINI – Gustavo de Almeida
NEUZA AMARAL – Nara
SÔNIA BRAGA – Brisa
MARCOS PAULOMARCOS PAULO – André de Melo
HERVAL ROSSANO – Arthur Braga
EDSON FRANÇA – Nilo Gato
GILBERTO MARTINHO – Zé Martins
ÊNIO SANTOS – Beato Juliano
DARY REIS – Tonho Madeira
IDA GOMES – Frida
GESSY FONSECA – Celeste
ARACY CARDOSO – Lisa
ISAAC BARDAVID – Salim
TAMARA TAXMAN – Jamile
FRANÇOISE FORTON – Estrada-de-Ferro
GERMANO FILHO – Quebra-Galho (Expedito Santos de Matos)
DARCY DE SOUZA – Ivone
LÉA GARCIA – Tiana
JOSÉ MIZIARA – Amadeu
TONY FERREIRA – Delegado Amaro
LÍCIA MAGNA – Isabel
LURDINHA BITTENCOURT – Sueli
ROBERTO BONFIM – Saul
EDSON SILVA – Kalin
IVAN DE ALMEIDA – Moura
MARY DANIEL – Dona Hilda Maria

as crianças
ROSANA GARCIA – Vivi
RICARDO GARCIA – Ônibus
ISABELA GARCIA – Rodoviária



e
ABEL PÊRA – Vigário Luis
ADA CHASELIOV – Maria Paula
ALDO DELANO – Juca
AMELIN FIANNI – Lindalva
ANALY ALVAREZ – Rita
ANTÔNIO VICTOR – Lucena
CARAPANÃ – Tamaê
CLEYDE BLOTA – Mirtes
DARTAGNAN MELLO – Bicho-Brabo
EXPEDITO DE MATTOS – capanga
GENY DO AMARAL – Zoraide
HELIO ARY – Custódio
IVO GIFFONI – hippie
JORGE CÂNDIDO – Ismael
JORGE CHERQUES – Coronel João Aires de Brito
JOTA BARROSO – dono do restaurante
MARIA ZILDA – Márcia
MOACYR BASTOS – Jairo
MONIQUE LAFOND – Judi
NILTON MARTINS – Januário
PEPA RUIZ – Isolina
PHYDIAS BARBOSA – Vicente
REGINA LINHARES – Mimi
ROBERTO VIEIRA – Cabo Anacleto
TENEN RESENDE – Argentino
VINÍCIUS SALVATORE – Bruno

Veja Também:

Fogo sobre  Terra Fogo sobre  Terra 


Irmaos Coragem Irmaos Coragem 


Meus Personagens Favoritos da Regina Duarte

Dina SfatDina Sfat



Fonte:

Texto : www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meus Personagens Favoritos do Mário Gomes

O Renato de “ O Sexo dos Anjos ” no Viva         Ele está longe da TV desde 2018, quando participou da trama de Tempo de Amar (2018) na Globo , mas ele pode ser visto diariamente em um dos seus papéis mais importantes do início da década de 90 na teledramaturgia – O Renato de O Sexo dos Anjos , na reprise da trama no Canal Viva .         Estou falando do grande ator e cantor   Mário Gomes , um dos profissionais mais famosos do meio da Tv, com uma carreira irrepreensível, apesar de várias polêmicas, altos e baixos , mas acima de tudo   uma profissional que fez bem tudo que lhe foi dado.         Mário estreou na televisão em 1970,   na telenovela A Mansão dos Vampiros , uma das últimas produzidas pela extinta Tv Excelsior . Em 1972, estreou na Globo , e brilhou em pequenos papéis nas tramas de Bicho do Mato e A Patota . Ganhou seu primeiro protagonista na TV em 1976 , na trama de Duas Vidas , onde inclusive cantou o tema do seu personagem, sendo nesta trama onde surgiu uma das m

FELIZ NATAL !!

Fonte : Texto : Evaldiano de Sousa 

Rapidinhas – 17.08.2024

Viva Fest 80 –   Pão Pão Beijo Beijo (1983) e Selva de Pedra (1986) Canal dedicado às novelas dos anos 1980, disponibilizado pela  Globo   gratuitamente na Globoplay , o  Viva   80 Fast    vai exibir  Pão-Pão Beijo-Beijo   (1983)   e Selva dePedra   (1986). As tramas substituem Amor com Amor se Paga (1984) e  Baila Comigo   (1981).   Betty Faria de volta às Novelas         Longe das novelas desde Salve-se Quem Puder , em 2020, Betty Faria se prepara para retornar ao gênero na próxima trama das sete da Globo , Volta por Cima , cuja estreia ocorrerá em 30 de setembro. No folhetim escrito por Claudia Souto , a veterana será Belissa, uma socialite falida.   Veja Também: Novelas Inesquecíveis - Amor com Amor se Paga (1984)  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Meus Personagens Favoritos da Betty Faria  Novelas Inesquecíveis - Baila Comigo (1981) 10 Motivos para não perder a reprise de "BAILA COMIGO" no Viva  Trilha Sonora Eterna - BAILA COMIGO Nacional  Trilh

Rapidinhas - 08.09.2024

Henrique Barreira e um bom momento em “ Família é Tudo”         Transformando em   mocinho de Família é Tudo , do Daniel Ortiz, Henrique Barreira   começou apresentar um tímido Murilo, que poderia ter virado    uma vilão, afinal era apaixonado pela namorada   do irmão, mas as reviravoltas do texto lhe jogaram   na linha de fogo   disputando a   mocinha Electra ( Juliana Paiva) e ao invés de ganhar a aversão do público, o personagem ganhou a empatia e uma   grande torcida por um final feliz com seu grande amor.         O Ator pegou a   oportunidade com uma e dentes e mostrou que está   pronto pra novos voos em sua carreira.   Casarão que   fez história nas   novelas está de volta em “Volta Por Cima ”, nova novela das sete.         Substituta de  Família é Tudo  às sete,  Volta por Cima  vai contar com uma locação que fez história nas novelas da  Globo . A casa localizada no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, atende às produções da emissora desde a década de 1980. Na trama

Rapidinhas – 10.08.2024

Sem Juliana   Paes , Renascer fica com Lucy Alves na reta final         Sem um acordo com Juliana Paes , a novela Renascer perde o tão aguardado retorno da Jacutinga na reta final da novela do Bruno Luperi .         Sem Juliana,   a Globo então escalou Lucy Alves, que estrelou Travessia , para substituir   a personagem. Lucy vai dar vida a sanfoneira, assim com a atriz e cantora na vida real, que vai chegar   para dar    uma chacoalhada na história. Lilith, sua personagem,   além de engatar um romance com Zinha (Samantha Jones),   revelará que é filha de Jacutinga (Juliana Paes) e irmã de Morena ( Ana Cecília Costa ). "Nós somos irmãs, somos duas filhas de dona Jacutinga.   A diferença é que você conheceu minha mãe, e eu não" , disparará a sanfoneira, deixando a dona de casa perplexa. Ficará no ar que o parentesco pode não ser de sangue, pois Morena afirmará que Jacutinga foi mesmo uma mãe para ela e todas as meninas que passaram pela casa.   Milham Cortaz

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em homenagem à essa diva. Visions of Love ( Rainha da Sucata – 1990)         Edu,  o personagem que o Tony Ramos   interpretou na trama de Rainha da Sucata , do autor Silvio de Ab

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabilidade.   Ótimo o crescimento dos personagens da Alexandra Richter e    Jayme   Periard   em “Família é Tudo”         Além da volta de Arlete

Rapidinhas – 03.08.2024

“ Êta Mundo Bom 2 ”         Vários atores que participaram de ÊtaMundo Bom , trama do   autor WalcyrCarrasco , exibidas em 2016, estão sendo consultados para voltarem a viver seus personagens na continuação da trama – Sérgio Guizé , Camila Queiroz, Flávia Alessandra , Elizabeth Savalla entre   outros   foram alguns dos consultados.   “Rainha da Sucata ” na Globoplay em Novembro         Um dos títulos mais aguardados no projeto Resgate da Globoplay , Rainha da Sucata , clássico do Sílviode Abreu , já tem data marcada para o retorno.   A   trama será um dos títulos do mês de novembro próximo.   “Paulo, o Apóstolo”         Próxima produção bíblica da RecordTv já entrou em produção e terá cenas gravadas no Marrocos.   Com roteiro de  Cristiane Cardoso , a trama contará a história de  Paulo de Tarso , que passou de perseguidor dos discípulos de Jesus a um dos maiores pregadores do Cristianismo. A produção está programada para estrear em 2025.   Veja Também: Rapidin

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Trilha Sonora Eterna – Viver a Vida Nacional 1 (2009)

        Viver a Vida    está de volta em reprise pelo Canal Viva   a  partir do próximo dia 22.07. A novela de autoria do Manoel Carlos , foi a primeira a  ter  uma Helena Negra do autor, assim com a  primeira protagonista  negra no horário nobre da emissora – vivida  pela TaisAraújo .         A novela teve em  seu total 5  trilhas – 2  nacionais , uma internacional , uma complementar e uma instrumental.          No post  de hoje vamos dissecar a trilha nacional que ficou marcada   por   2 faixas  -  “ Shimbalaiê ” que  deu  popularidade ao nome da cantora Maria Gadú e “ A  Mulher que eu Amo” ,  do Roberto Carlos , que  apesar de ser inédita, já estava gravada antes  da novela, mas casou com perfeição com o casal Marcos e Helena – José Mayer e Tais Araújo .         O CD com a Tais Araújo na capa tem ainda nomes como MariaBethânia, Gal Costa , Tom Jobim, Maria Gadú, Raul Seixas , Milton Nascimento , Cássia Eller , Lulu Santos, Dalto entre  outros.         Vamos  ao fa