Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Ana Cecília Costa

A Morena de “Renascer



        Ele vem roubando a cena na pele da serena e doce Morena, uma espécie de mãezona na trama de Renascer, do Bruno Luperi, apesar da personagem sofrer exatamente por ter perdido seu único filho gerado em  seu ventre.



        Estou falando da veterana  Ana Cecília Costa , que em mais  de 30 anos de carreira, só agora tem ganhado personagem que fazem jus ao seu talento.

        Ana Cecília, atriz e diretora, é conhecida do grande público por  seus trabalhos nos cinemas, teatro e tv. É ganhadora de vários prêmios, entre eles um Prêmio Contigo e o prêmio de Melhor atriz do Overcome Film Festival, além de ter sido indicada para  o prêmio F5. 

        Ana Cecília Costa é formada pela Universidade Federal da Bahia e iniciou sua carreira profissional no teatro, com estreia profissional em 1989 em Em Cima da Terra, Embaixo do Céu.

        No cinema , foi elogiada pela performance nos filmes dramáticos Capitães de Areia (2011) e Mãe(2023), pelos quais foi premiada.



        Mas  sem dúvidas o grande destaque na carreia da  Ana Cecília veio mesmo na tv, na  teledramaturgia, onde ela estreou na minissérie Ilhas da Bruxas, da Rede Manchete. Viveu personagens de destaque nas novelas Tocaia Grande(1995), na Manchete; O Direito de Nascer (2001),  Pequena Travessa  (2002) e Canavialde Paixões (2003), no SBT.

        Recentemente teve  maior destaque e   repercussão nas telenovelas na Rede Globo,  como a mãe dedicada Virtuosa de Cordel Encantado(2011), a Sofredora Gaia de Joia Raia(null2013), a irresponsável Mariane de Rock Story (2017), a Refugiada Missade de Órfãos da Terra e a atraente Verônica de AmorPerfeito (2023).

        No post  de hoje vamos relembrar essas e várias outras  personagens da atriz, que já é uma das  melhores da sua geração, seguindo um caminho até mais difícil do que o de costume.

         Com vocês Ana Cecília Costa   . . .

Calu de 74.5 – Uma Onda no Ar (1994)



        Ana Cecília Costa estreou  na tv na minissérie  Ilhas da Bruxas (1991), e depois de algumas participações  em Na Rede de Intrigas, ainda na Manchete e uma participação em Renascer, a primeira versão de 1993 na Globo, em 1994 ela ganhou sua primeira personagem  fixa, a Calu na trama independente 74.5 –  Uma Onda no  Ar, novela do Domingos de Oliveira, apresentada na Rede Manchete.

 

Marisca de Tocaia Grande (1995)

        Ainda  na Manchete, Ana Cecília deu vida a selvagem Marisca, na trama de Tocaia Grande, trama da Duca Rachid, Mário Teixeira e Marcos Lazarini, adaptação  do romance de Jorge Amado. Sua personagem é uma garota, virgem no início da história, criada no meio do mato e entregue como presente ao intendente Felipe Sampaio (Victor Wagner). No Bordel , ela conquista as outras prostitutas com sua ingenuidade e decide mudar de vida para fazer a primeira comunhão. Para viver a personagem Ana Cecília , que é baiana , teve que acentuar ainda mais seu sotaque, visto que a personagem  era sua conterrânea.

 

Tomásia de Xica da Silva  (1994)

        Na Manchete também esteve na clássica Xica da Silva, do Walcyr Carrasco, dando vida a serviçal Tomásia. Inesquecível a cena dela  tentando dançar com uma bandeja para  se tornar a principal empregada da casa. A personagem era muito atrapalhada e claro não consegue dançar nem segurar a bandeja ao mesmo tempo.

 

Mirela de Canavialde Paixões (2003)



        Em 2003, Ana Cecília Costa  participou de outra novela, fora da Globo, que entrou para a história da teledramaturgia - Canavial das Paixões, texto original da Caridad Bravo Adams, adaptado por Henrique Zambelli. Na trama ela deu vida a personagem Mirela.

 

Maria Madalena de JK nullnull(2006)



        Apesar de algumas participações pontuais, o  primeiro personagem de destaque da Ana Cecília Costa na Globo só veio em 2006, na minissérie JK , da autora MariaAdelaide Amaral. Sua personagem, a jovem Maria Madalena, engravida do seu patrão ,  o vilão Licurgo (Luis Mello), e este a obriga a casar-se com seu filho, o problemático Zinque, vivido pelo DanStulbach. Ainda na primeira fase da minissérie ela morre afogada numa cheia do rio após Licurgo negar-lhe ajuda.

 

Virtuosa de CordelEncantado (2011)



        A partir de 2010, Ana Cecília Costa passa a  ganhar personagens  com maior destaque dentro da teledramaturgia global como a Virtuosa, na trama de Cordel Encantado da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, autoras que se tornariam uma das mais presentes nos trabalhos seguintes da atriz.  Virtuosa, é a doce amável mãe de criação de Açucena, a protagonista vivida pela Bianca Bin. Ela perdera o filho recém-nascido, mas sua tristeza diminui ao receber Açucena em seus braços.

 

Gaia de Joia Rara (2013)



         Em Joia Rara, da Thelma Guedes e Duca Rachid também, Ana Cecília Costa viveu o drama de Gaia, que é deportada para seu país natal pouco antes da guerra, tendo seu filho tirado dos braços, assim com o amor de seu marido, Toni (.Thiago Lacerda). Ao voltar ao Brasil, anos depois reencontra o filho, porém o marido Toni já está envolvido com outra mulher.

 

Isabel de  A Teia (2014)

        Na série A Teia, roteiro da Carolina Kotsho e Bráulio Montovanni, Ana  Cecília deu vida a Isabel, esposa de Jorge Macedo (João Miguel). Apaixonado pelo marido, sente o desgaste da relação com a mudança dele para Brasília. Ela se recusa a ir morar na capital do país.

       

Mariane de Rock StoryRockStory (2016)



        Em Rock Story, da Maria Helena Nascimento, ela deu vida a instável e irresponsável Mariane, mãe de Zac, o personagem vivido pelo Nicolas Prattes, que o abandonou ainda criança e que lhe traumatizou. O Menino sonha em reencontrar a mãe, mas seu retorno causa muita confusão na vida dele, que já estava se aproximando do pai.

       

Missade de Órfãosda Terra (2019)



        A  Refugiada Missade de Órfaos da Terra, das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid,  foi outra  grande personagem de destaque da Ana Cecília.  Mulher  devota à família e cozinheira de mão cheia, viu seu restaurante ir pelos ares na Síria, de onde teve que vir embora com toda sua família para não morrer. Entre os parentes , é quem mais sofre com saudade da terra natal.

 

Verônica de Amor Perfeito  (2023)



        Em Amor Perfeito, da Duca Rachid e Júlio Fischer, viveu grandes dilemas na  pele da Verônica. Inicialmente a personagem matinha um caso com Anselmo  (PauloBetti), o prefeito da cidade, que há anos lhe promete deixar a mulher. Teve inclusive um filho com ele, o advogado Júlio (Daniel Rangel), e esconde desse filho o nome do seu verdadeiro pai. No decorrer  da trama, ao conseguir se “livrar” de Anselmo, se apaixona por Érico, o personagem do Carmo Dalla Vecchia, que antes de conhece-la havia tido uma experiência homossexual. Os autores abordaram na reta final um  possível retorno de Érico para o ex-namorado que reaparece debilitado, porém o Amor por Verônica vence, e eles terminam a trama juntos, como um dos casais mais queridos da novela. Aliás a química entre Ana Cecília e Carmo foi com certeza um dos fatores que contribuíram para esse final feliz.

Veja Também:

 Juliana Paiva 


Orfãos da Terra


Rodrigo Simas


Deborah Secco



Deborah Secco



Christina Prochaska



Juliano Cazarré



Fernanda Rodrigues 





Leona Cavalli



Ágatha Moreira 

Canavial de Paixões 

Nossos Autores - Thelma Guedes e Duca Rachid

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

        A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...