Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Meus Filhos, Minha Vida (1984)

40 Anos da primeira novela original do SBT realmente competitiva



        Em junho  de 1984, o SBT viu seu índices de audiência do horário  de teledramaturgia subir consideravelmente assim que Meus Filhos, Minha Vida entrou no  ar. Novela protagonizada por Míriam Pires, escrita por Ismael Fernandes, com colaboração de Henrique Lobo e Crayton Sarzi.

        Devido a boa repercussão de sua primeira novela longa, Vida Roubada (1983), após anos produzindo obras curtas entre 50  e  90 capítulos e com apenas um núcleo, o SBT decidiu dar um passo adiante e encomendou para o autor Ismael Fernandes uma  autoral em moldes tradicionais. Assim, Meus Filhos, Minha Vida foi a primeira  a ter núcleos paralelos que não necessariamente se interligavam.  Ousou na contratação de nomes globais e atores da Bandeirantes  para seu elenco e assim  além de  Míriam Pires, nomes como Denis Derkian, Carlo Briani, Cláudia Alencar e Carmem Silva integraram a trama.  Dos 120 capítulos programados, a novela foi esticada devido ao sucesso junto ao público e terminou com 237 e nove meses no ar.



        A novela conta o drama da batalhadora Luzia  (Miriam Pires), que sustentou seus filhos e sofre ao vê-los seguir caminhos tortuosos. Luzia tenta ajudar os três, André (Denis Derkian), Pedro (Carlo Briani) e Mário (Raymundo de Sousa), apesar das provações pelas quais passam.

André abandona os irmãos e a mãe ao se casar com uma milionária ciumenta, Olga (Sônia de Paula). Mário, ingenuamente, participa de um assalto e termina preso. O episódio acaba por envolver Pedro, que se vê obrigado a abandonar a cidade. Superando os problemas, Luzia tenta ajudar a encaminhar os três, apesar das desilusões amorosas e injustiças sofridas no trabalho.

Luzia termina sozinha e sem qualquer recurso financeiro, mas apegada à fé  e à imagem de Nossa Senhora Aparecida, sua única companheira nos momentos de maior desolação.



Míriam Pires, que deu vida a protagonista Luzia,  ganhou o prêmio de melhor atriz pela APCA e , sem dúvidas foi um  dos seus melhores momentos na tv, principalmente por  se tratar de sua  primeira e única protagonista oficialmente.

A escolha dos atores que interpretariam os 3  filhos de Dona Luzia foi outro    acerto da produção – Dênis Derkian (André), Raymundo de Souza (Mário) e Carlo Briani (Pedro), apresentaram um trabalho primoroso no desenvolvimento da história de cada  um,  com destaque para Raymundo de Souza que viveu um dos seus melhores momentos na tv.



Meus Filhos, Minha Vida teve também o maior elenco já reunido pela emissora. Entre participações fixas e especiais, mas de 80 atores integraram  a novela.  No elenco feminino além de Miriam Pires, destacaram-se Cláudia Alencar, Helena Ramos, Sônia de Paula, Arlete Montenegro, Eliane Giardini, Marly Marley, Carmem Silva, Yara Grey entre outras.

No elenco masculino, além do trio que  interpretou os filhos de Luzia, Derkian, Raymundo e Briani, destaque também para Rogério Márcico, Hélio Souto, Fábio Mássimo, João Signorelli, Cláudio Curi, Alberto Baruque entre outros. Mauro Alencar, renomado estudioso sobre teledramaturgia, estreou como ator em Meus Filhos, Minha Vida.



A  novela ganhou uma nova versão, novamente produzida  pelo SBT, em  1996, chamada Razão de Viver, protagonizada  por Irene  Ravache, Adriana Esteves e Joana Fomm e com os atores MarcoRicca, Petrônio Gontijo e Gabriel Braga Nunes vivendo os filhos de Luzia.

Meus Filhos , Minha Vida deixou a desejar em termo de produção, principalmente se equiparada as produções globais, mas os diretores Antonino Seabra e Jardel de Mello, conseguiram transformar esse  digamos “defeito” em um diferencial para  a  trama. A Simplicidade dos cenários e figurinos aproximavam os telespectadores fiéis do SBT à história,  eles  se viam retratados ali.   Claro que essa simplicidade não se  ateve ao texto, que bem escrito e  magistralmente  interpretado seduzia. Não à toa que a trama saltou de 120 para 237 capítulos, e  em nenhum momento cansou.

A trilha sonora da novela não foi lançada comercialmente, mas todos  os temas eram cantados  por Aguinaldo Rayol, exceto “Even The Nights Are Beffer  e “Therms of Endearment Theme” , que são instrumentais. O LP do cantor   “Água Caliente”, lançado naquele ano , vinha com  a menção “Incluindo Obrigado Meu Deus – Tema de  abertura  da novela Meus Filhos , Minha Vida”.

A  imprensa não perdoou Meus Filhos, Minha Vida e chegou a compara-la na época da reprise de 1990, ao humorístico do  Tv Pirata da Globo. Pura maldade!

A novela,  dada as devidas proporções foi um marco na teledramaturgia do SBT , que só viu novamente,   o gênero feito aqui no Brasil fazer sucesso de novo na década de 90, em 1994  com o remake de Éramos Seis.

Ficha Técnica:

Novela do autor Ismael Fernandes

Direção Geral : Antônino Seabra e Jardel Mello

Elenco:

MIRIAN PIRES – Luzia
DENIS DERKIAN – André
CARLO BRIANI – Pedro
RAYMUNDO DE SOUZA – Mário
CLÁUDIA ALENCAR – Zilda
SÔNIA DE PAULA – Olga
PATRÍCIA SCALVI – Rosa
ROBERTO SCUDERO – Zé Carlos
HELENA RAMOS – Cleusa
ELIANE GIARDINI
ARLETE MONTENEGRO
ROGÉRIO MÁRCICO – Pascoal
CLEYDE YÁCONIS – Adelaide
HÉLIO SOUTO – Renato
MARLY MARLEY
JOSÉ PARISI
CÉLIA COUTINHO – Janete
GILBERTO SÁLVIO – Rulfo
FÁBIO MÁSSIMO
LU MARTAN – Alípio
JOÃO SIGNORELLI – Cláudio
BÁRBARA FAZIO – Flora
ARNALDO WEISS
DANTE RUY
WILMA DIAS – Matilde
ALEXANDRE DRESSLER
EUDES CARVALHO
CLÁUDIO CURI – delegado de polícia da colônia
ALBERTO BARUQUE
TEREZA TELLER
CARMEM SILVA – Ana
XANDÓ BATISTA
WENDEL BEZERRA
DALILÉA AYALLA
EDGARD FRANCO
NANCY GALVÃO
BRUNO GIORDANO
APARECIDA DE CASTRO
WILMA DE AGUIAR
GÉSIO AMADEU
ELEU SALVADOR
IVETE BONFÁ
ANDRÉ LOPES
PAULO HESSE
LÍGIA DE PAULA
ANALY ALVAREZ
AMAURY ALVAREZ
NIRCE LEVY
FRANCISCO DREUX
PAULO EUDES
OTELO VILLELA
PACO SANCHEZ
ELVIRA GENTIL
TINA RINALDI
GESSY FONSECA
ROBERTO BERALDO
TEREZA CAMPOS – Yara
FELIPE DONOVAN – Camargo (delegado de polícia)
ABRAHÃO FARC – advogado de Mário
BENÊ SILVA – Benjamin
CARLOS KOPPA – Agenor
HENRIQUE LISBOA
MAURO ALENCAR
SÔNIA LIMA
MARIA YUMA
MARIA HELENA STEINER
EDUARDO COEN
JOSMAR MARTINS
CARLOS SILVEIRA
JOSÉ PARISI JR.
MARCELO COUTINHO
SÉRGIO BUCK
DANIEL MAGALHÃES
MARÍLIA FERNANDES

e
HELÔ PINHEIRO
DUDU FRANÇA
NHÁ BARBINA

Exibição: 8 de Junho de 1984 à 8 de Março de 1985

Capítulos: 237

Veja Também:

A Dona do Pedaço


Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 



Perola Negra (1998) 

Éramos  Seis 


Claudia Alencar


Miriam Pires 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...