Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Aberturas dos sucessos de Cassiano Gabus Mendes


        Para fechar o ano na seção “Aberturas Inesquecíveis”  nada mais sugestivo do que relembrar a abertura dos sucessos idealizados por um dos magos do horário da sete global, o autor Cassiano Gabus Mendes.
        Com o post vamos relembrar tramas que certamente até hoje estão em nossa memória  afetiva.
        Preparem as passarelas, as capas e espadas,  que ai vem sucessos de Cassiano Gabus Mendes.

Anjo Mau (1976)
anjomau76_logogde

        Anjo Mau foi a primeira novela  do autor  Cassiano Gabus Mendes. E logo em seu primeiro trabalho o autor foi consagrado com o sucesso da trama pelo público que se apaixonou pela babá do mal vivida por Susana Vieira. A Abertura da novela mostrava imagens do elenco desfocadas, mas que quando rasgadas como papel aparecia a imagem nítida do ator com seu nome creditado. O Tema de abertura “Papaya” foi tocado por Úrsula Dudziak.

Locomotivas (1977)
locomotivas_logo

        Locomotivas  foi a novela que consagrou o estilo do autor Cassiano Gabus Mendes , se tornando um dos grandes sucessos do horário das sete. Protagoniza por Aracy Balabaniar, Walmor Chagas , Lucélia Santos e Eva Todor , a trama contava a história da família de Kiki Blanche personagem da Eva , uma ex-vedete dona de um dos salões  de beleza mais famosos da região.  A abertura da trama marcou época e é uma das mais elogiadas de todos os tempos. Engana-se quem pensou que  ela usou de grandes artifícios tecnológicos, efeitos especiais ou algo parecido, pelo contrário a abertura primava pela simplicidade. A Modelo Maria Mônica Saboya era maquiada e penteada ao som de “Maria Fumaça”  da banda Black Rio.  Depois de pronta levanta-se da cadeira e com uma luva de boxe vermelha dá um murro na câmera. Simples, porém cult , a abertura  sempre é citada entre as melhores.

Te Contei? (1978)
tecontei_logo

Em 1978, Cassiano Gabus Mendes escreveu a novela “Te Contei?” , que tinha a mesma essência  de Locomotivas (1977), sucesso do autor no ano anterior.   Infelizmente a trama ficou muito aquém de Locomotivas e chamou mais  atenção pelo sucesso que a garota da sua abertura fez assim que apareceu no vídeo. A Abertura original mostrava um grupo de telefonistas  em ação. Mas foi censurada e substituída por outra que trazia uma linda modelo desfilando de biquíni pela praia de Ipanema no Rio de Janeiro, chamando atenção de todos. A Modelo da abertura era Lenilda Leonardi, que ganhou fama e estampou capa de várias revistas da época. O Tema de abertura, que batizou a trama, foi cantado por Sônia Burnier.

                
Marron-Glacê (1979)
marronglace_logo



        Uma história que contava a vida particular dos garçons do bufê Marron-Glacê , de propriedade da Madame Clô (Yara Cortes). Cassiano Gabus Mendes novamente escrevia um bom folhetim para o horário das sete,   protagonizado por Paulo Figueiredo e Sura Berditchewsky. A abertura da trama trazia várias imagens de borboletas, uma alusão as gravatas borboletas dos garçons, principais personagens da trama. A Música de abertura, que também batizou a novela, foi cantada por Ronaldo Rosedá.


Plumas e Paetês (1980)
plumasepaetes_logo


        Muito luxo e sofisticação estamparam a abertura da novela Plumas e Paetês.  O Autor juntou como protagonistas o casal Eva Wilma e Jonh Herbert, sucesso do seriado Alô Doçura, também do Cassiano, e eles nos proporcionaram cenas inesquecíveis. Como o título da novela sugeriu o pano de fundo de Plumas e Paetês era o mundo da moda, um campo que Cassiano Gabus Mendes sabia escrever como ninguém.No vídeo de abertura várias modelos desfilavam a alta costura moda na época, e entre elas a ainda modelo Silvia Pfeiffer, que anos mas tarde se transformaria em atriz e estrela na global.

Elas por Elas (1982)
elasporelas_logo



        Sete amigas dos tempos de colégio – Márcia (Eva Wilma), Wanda (Sandra Bréa), Natália (Joana Fomm), Helena (Aracy Balabanian) , Adriana (Esther Góes), Carmem (Maria Helena Dias) e Marlene (Mila Moreira) - se reencontram vinte anos depois, e esse reencontro desencadeia uma série de conflitos entre elas. E eram exatamente essas sete amigas que estrelavam a abertura da novela Elas por Elas (1982) , sucesso do Cassiano Gabus Mendes.
        Eu confesso que adoro as aberturas  com participação dos astros da trama, e a de Elas por Elas é uma dessas.
        Ao som de “Elas por Elas” da banda The Fevers  uma festa em preto e branco  era apresentada, no decorrer  as imagens são congeladas  num flash e viram uma foto. A Moça captada da foto sai em forma de uma das estrelas do elenco na atualidade e em cores. A Abertura foi considerada de alta tecnologia para época, e com certeza é inesquecível.

Champagne (1983)
champagne_logo



           Boa noite rainha , como vai?  Essa era  primeira frase do tema de abertura da novela que o post vai recordar hoje.
            Em 1983 , Cassiano Gabus Mendes  tradicional autor do horário das sete, foi promovido ao horário nobre e nos apresentou a novela Champagne. A trama ficou devendo muito  as outras novelas que consagraram o autor como   Marron-Glacê (1979),  Plumas e Paetês (1980) e Elas por Elas (1982), todas apresentadas no horário das sete. Porém a abertura da novela foi muito elogiada e é inesquecível. A Equipe do Hans Donner usou a técnica de newsmate e o mais moderno que havia na época de chromakey.  
         No vídeo,   taças de champagne brindavam no ar,  enquanto sapatos, carteiras, joias, batons entre outros objetos voavam sobre elas e um  casal.  “Casanova” hit imortalizado pelo cantor Ritchie , que vinha do sucesso de “Menina Veneno” que virou sucesso imediato depois que integrou a trilha de Pão , Pão Beijo , Beijo no mesmo ano, foi o tema de abertura.
          O Casal da abertura era Breno Moroni – ator, que entre outros trabalhos viveu o Mascarado da novela A Viagem (1994) – e Maria Eugênia – modelo famosa pelas inúmeras capas de revistas femininas e de moda que estampou.

Ti Ti Ti (1985)
tititi85_logo

             Em 1985 o Brasil foi apresentado  no horário das sete com uma charmosa e divertida novela de Cassiano Gabus Mendes. Era a novela Ti Ti Ti  que trazia Luiz Gustavo e Reginaldo Faria na pele dos inesquecíveis costureiros Victor  Valentim e Jacques L´clair.
       A Abertura foi um dos pontos fortes da trama. Dinâmica e  divertida , a criação de Hans Donner mostrava tesouras, réguas, fitas métricas e  agulhas  brigando entre si numa alusão a  eterna briga entre os protagonistas.
       Para dar vida aos objetos foram usados imãs e arames que manipulado por pessoas da produção pareciam ter vida própria. Tudo muito simples  e artesanal porém com um resultado perfeito.
      No remake da novela escrito em 2010 pela  autora Maria Adelaide Amaral,  a abertura praticamente  não sofreu alteração provando o sucesso da primeira. Até a música de abertura foi à mesma só que com a Rita Lee cantando. Em 1985  o Grupo Metrô cantou o tema.

Brega e Chique (1987)
bregaechique_logo

        A novela Brega e Chique é considerada uma das melhores novelas do autor Cassiano Gabus Mendes, mas na sua estreia o que mais chamou atenção foi sua abertura. Ao som de “Pelado” do  grupo Ultraje a Rigor vários modelos desfilavam a alta costura na moda no ano de 1987 e no final elas saiam de cena e entrava Vinicius Manne completamente nu de costas  fechando a abertura. A Bunda do modelo causou polêmica no Brasil inteiro , e no dia seguinte  depois de protestos de populares ela foi coberta por uma folha de parreira,  porém  depois de nova pressão popular  o então ministro da justiça liberou a “bunda” do moço e a abertura passou a ser exibida sem interrupções.  O Glúteo do modelo ainda foi imortalizado na capa da trilha internacional da novela.Dóris Giesse na época ainda modelo também participou da abertura.

Que Rei Sou Eu? (1989)
quereisoueu_logo

        Uma capa e espada inesquecível  e um dos maiores sucessos do autor Cassiano Gabus Mendes.
        A história se passava entre os anos de 1786 e 1789 na transição da idade moderna para a  contemporânea, inaugurada pela revolução francesa , que comemorava seu bicentenário exatamente no ano  em que a trama se passava.
        O Reino de Avilan da trama , era uma sátira ao Brasil, mostrada  em pleno 1989, ano em que os brasileiros voltavam a escolher um presidente da republica em voto direto, depois de 30 anos de jejum político.
                A abertura de Que Rei Sou Eu  trazia vários embates entre o povo e os poderosos das respectivas épocas.  O Vídeo trazia desde os homens da idade da pedra até astronautas, fechando com uma guilhotina sendo acionada e dela surgindo o logotipo da novela.
        O Tema de abertura “Rap do Rei”  foi composto pelo Boni (José Bonifácio de Oliveira) e interpretado pela Banda Luni, que na época tinha como vocalista Marisa Orth, antes de  estrear como atriz.

Meu Bem Meu Mal (1990)
meubemmeumal_logo

         Devido à acirrada concorrência por audiência na época, a Globo convocou um autor tradicionalmente do horário das sete para escrever Meu Bem Meu Mal no horário nobre. Cassiano Gabus Mendes que já havia escrito Champagne para o horário,  em 1983,  não apresentou nada de diferente na trama, o que aliás o próprio autor avisou antes da estreia.
            A trama  tinha como um das principais locações a Venturini Designers, uma empresa que criava objetos de luxo. Pegando carona na atividade da empresa, Hans Donner criou uma das aberturas mais luxuosos da história da teledramaturgia brasileira.
       No vídeo da abertura ao som da música “Meu Bem Meu Mal”  na voz de Marcos André, aparecia  o reflexo de um casal se beijando nos objetos criados pela empresa.  No final uma caneta desenhava o logotipo da trama. Os objetos eram : Luminárias, aparelhos telefônicos, frascos de perfumes, canetas entre outros.

O Mapa da Mina (1993)
mapadamina_logo

        O Mapa da Mina  foi a última novela do autor , considerado um mago do horário das sete. O autor morreu cerca de um mês para o término da novela.
        A trama central de O Mapa da Mina era à  procura de um tesouro em diamantes roubados. O Ladrão para fugir da polícia e se livrar dos diamantes os esconde em lugar secretíssimo, para nem mesmo ele esquecer, tatua nas nádegas de uma criança o tal Mapa da Mina que o levaria à fortuna.
        Com sua morte, ele acaba deixando como herança para o filho Rodrigo (Cássio Gabus Mendes) a procura pelos diamantes.
        Foi exatamente essa temática central que a Globo escolheu para contar na abertura da novela.  No vídeo dois caçadores percorrem um belo corpo feminino todo tatuado. As tatuagens de feras, tigres, águias ganham vida sempre que a dupla passa por perto, mas ambos conseguem chegar ao bumbum da moça onde finalmente encontram “O Mapa da Mina” .
        Como tema de abertura a música “O Rap da Máfia”  do grupo A Caverna.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Vídeos : You Tube


Comentários

  1. Cassiano Gabus Mendes era o mestre das novelas e suas novelas tinham aberturas lindas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

No Tema e Na Trilha do Alejandro Sanz

            Alejandro Sanz é um dos cantores latinos  mais bem sucedidos em todo o mundo e o espanhol mais famoso fora do seu país. O Cantor já vendeu mais de 21 milhões  de disco tendo iniciado sua carreira na década de 80.         O Cantor começou a se destacar em festivais nacionais do seu país, e em 1991 gravou seu primeiro disco “ Viviendo de Brisa ” que se tornou o mais vendido daquele ano na Espanha.         No Brasil, Alejandro Sanz começou a se destacar depois de ter uma música sua na trilha  da novela Torre de Babel na Globo , e depois praticamente um vez por ano o cantor é figura constante nas trilhas internacionais das novelas brasileiras.         O Post de hoje vai relembrar exatamente isso, o que vai fazer você passear por um seleto festival de sucessos do Alejandro Sanz . Carazon Partio ( Torre de Babel – 1998)         “Corazon Partio ” foi a música que abriu o mercado nacional para Alejandro Sanz. Tema da novela Torre de Babel , novela