Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas – Balanço 2018 - As tramas que ainda estão no ar




        E o último post do ano fica para o balanço das tramas que estão no ar e vão virar 2018 para 2019.

(SBT – 16 de Maio de 2018 ...)

        As Aventuras de Poliana, trama da autora Íris Abravanel já caminha para ser uma das novelas mais longas do SBT.  Baseada no romance Pollyanna, da Eleonor H. Porter, se firmou como uma das melhores novelas da emissora  em 15 anos.
         Em números de audiência , As Aventuras de Poliana,  ficou em empate técnico com a trama mexicana Carrossel 2 (Viva as Crianças),  apresentada em 2003, perdendo por apenas 7 décimos. últimos 15 anos.
        A novela  estreou sem nenhuma pretenção, e claro que todo mundo apostou que viria mais um novelão  falando sobre crianças órfãs  escrita pela autora oficial das tramas infantis do SBT Ledo Engano!  As Aventuras de Poliana se mostrou uma trama diferente,  a tomar por base sua protagonista, que ao contrário da Lorena Queiroz, de Carinha de Anjo encantava o público com sua  graciosidade, da Sophia Valverde podemos cobrar mais, e a menina vem mostrando que foi uma escalação acertada com muita graciosidade sim, em cena,  mais com muito talento envolvido também.
        A trama já estreou sabendo que não poderia contar com Milena Toscano como a protagonista até o final. A Atriz se descobriu grávida, e o SBT  decidiu ficar com ela até quando fosse possível, fazendo uma troca de atrizes sem mais alardes. Coincidentemente,  a troca  ocorreu  prestes a chegar ao capítulo 100, e mesmo depois de muita polêmica envolvendo o nome daThaís Melchior, que assumiu a Luzia a partir de então, a troca aconteceu, o público aceitou e a atriz não ficou devendo em nada para Milena, e a narrativa da novela não sofreu em nada.
        Provavelmente ainda teremos mais um ano  pela frente de As Aventuras de Poliana, como a própria autora  prometeu em seu lançamento, e agora  o sucesso alcançado é mais um motivo.

(Globo – 07 de Março de 2018 ... )

        Depois de Viva a Diferença, a temporada anterior de Malhação com as Five, doCao Hamburgue, era difícil conseguir apresentar uma trama da novela teen que chegasse aos mesmos índices e alcance. Não por isso que Malhação Vidas Brasileiras, a atual temporada  até então  não tenha chegado ao seu patamar de audiência e interesse do grande público, apesar de falar temas tão importantes quanto.
        Eu gosto dessa nova narrativa da temporada sem  um protagonista absoluto, apenas com a Camila Morgado sendo o pilar das histórias que ocorrem de duas em duas semanas  com um novo aluno em evidência. E scrita por Paula Moretzsonh baseada na série canadense30 Vies, sucesso em todo o mundo, vem mostrando  aos poucos a  que veio. Essa nova sistemática  não cansa o público e ainda  deixa a trama sem  riscos de uma “barriga” ou  repetição de histórias.
        Cada vez mais aberta a adversidade foi nesta temporada que aconteceu um dos entrechos mais ousados da história da novela – o primeiro beijo gay entre 2 homens. Os personagens Michael (Pedro Vinícius) e Santiago (Giovanni Dopico) protagonizam um apaixonado beijo logo após uma partida de futebol. 
         A Cena bombou na internet, gerou discussões porém  sem maiores polêmicas, o que mostra  a maturidade crescente do público de teledramaturgia.
       
(RecordTv – 24 de Julho de 2018 ... )

        Sem pirotecnia, Jesus  da Paula Richard, trouxe a RecordTv de volta a sua essência de tramas bíblicas de época, depois do fiasco que foi Apocalipse.
        A novela trouxe os dois dígitos de audiência de volta  para a emissora  mais está longe de se tornar um novo fenômeno e sucesso, como Os Dez Mandamentos.
        A produção se destacou ainda   pela preocupação em mostrar uma trama, mesmo bíblica, mais realista. Isso pode ser  visto principalmente nos figurinos que perderam o ar “carnavalesco” constante e sempre criticados  em outras obras da emissora.  
A autora  declarou em entrevistas que não haveria  pregação em Jesus,  no  grau que aconteceu em Apocalipse, e isso foi exatamente o apontado como principal ponto fraco da trama.  Jesus  será mostrado mais humanizado sob o ponto de vista das pessoas  que o cercaram e a quem ele ajudou em sua via-crúcis até crucificação.
Nesse viés de um Jesus mais humanizado, a emissora causou rejeição e boicote da igreja católica junto a trama  ao mostrar uma Maria (Cláudia Mauro) bem diferente da virgem Maria citada nos livros da bíblia. Com outros filhos  além de Jesus, depois que volta à Galiléia  do exílio no Egito.
Ainda acho que faltou à trama um ator de peso e mais carismático para viver o protagonista. O Dudu Azevedo até amadureceu muito durante esse tempo nas tramas da RecordTv, mas é nítido que o ator precisava de mais tempo antes de assumir um personagem tão marcante para a história do mundo.  


(Globo – 31 de Julho de 2018 ... )

        A trama do autor Mário Teixeira inovou  ao mostrar uma história com 13 personagens que,  132 anos depois,  vão acordar e se deparar  com um mundo totalmente modificado  para melhor, ou para  pior, e os entrechos  e mensagens que  emolduraram essas histórias são o grande chamariz da novela com essa mistura do folhetim com ficção científica.
        Cada personagem, principalmente os congelados, foi pensado milimetricamente para que suas tramas tomassem a frente  quando  a história dos protagonistas e vilões teve que dar aquela freada normal de uma obra aberta. E isso funcionou como numa orquestra.
        Mário Teixeira conseguiu de forma leve e discreta falar sobre empoderamento feminino, racismo, corrupção entre outros assuntos pertinentes, dentro de uma trama das sete, entretendo e informando com clareza. Só isso já é um grande trunfo do autor dentro de O Tempo Não Para.
        Uma  pena que nesta reta final a novela tenha dado uma esfriada  e os entrechos venham andando em círculos  como as eternas brigas entre a Carmem (Christiane Torloni), Dom Sabino (Edson Celulari) e Augustina (Rosi Campos) ou as vilanias da Betina (Cléo), mas em seu conjunto da obra O Tempo não Para vai terminar como uma boa novela  do horário.

(Globo – 25 de Setembro de 2018 ... )

        O Espiritismo da autora Elizabeth Jhin  voltou ao horário das seis este ano com Espelho da Vida.  O maior diferencial  com relação as outras tramas da autora, é a metalinguagem   apresentada como pano de fundo da história. Alain, o protagonista vivido pelo João Vicente de Castro, é um renomado diretor de tv e cinema, e ao   ganhar do avô, como herança, dinheiro para gravar  um filme na pequena cidade de Rosa Branca,  revoluciona o lugarejo. Essas filmagens  trazem a pacata cidade     artistas   com muita projeção nacional e que  aprontam muito com os habitantes no núcleo cômico da novela.  Não a toa foi inserida neste núcleo Kéfera, you tuber com milhores de seguidores na internet para viver a personagem Marianne.
         A Trama lenta,  uma característica das novela da Elizabeth Jhin,  com exceção de  Além do Tempo (2015),  que na verdade se tratava praticamente de  duas novelas e precisava de uma certa rapidez, todas  as outras tramas da autora chegaram  a cansar o público quando ele tinha que esperar por uma acontecimento que não vinha, mas especificamente em Espelho da Vida isso valeu a pena.
        A química entre  Júlia (Vitória Strada) e Danilo (Rafael Cardoso)  e os entrechos que isso  criou  nos dois tempos em que a novela começa a se passar  é o diferencial que Elizabeth apresenta em contrapartida à lentidão.  Apesar do tema da reencarnação sempre ser o epicentro dos trabalhos da autora, a cada novo projeto  ela se renova na apresentação, e em Espelho da Vida essa viagem entre os dois tempos é um gancho muito interessante.
        O Público é instigado  na dúvida sobre como e quando  os personagens da fase atual vão aparecer nas viagens da  Cris – E quem é o Danilo nos dias de hoje, ele já reencarnou? 
        O Amor que ultrapassa as dimensões do tempo rende muita história, e a autora sabe  como ninguém escrever sobre   isso.
        Depois de alguns ajustes principalmente levando em consideração a lentidão dos acontecimentos da novela, Espelho da Vida vai virar o ano bem movimentada e com fôlego  para terminar  com uma das boas tramas do hall das seis.


(Globo – 12 de Novembro de 2018 ... )

        O Sétimo Guardião, do Aguinaldo Silva, foi a última novela a estrear em 2018, porém depois de muito alarde e polêmica na sua viabilidade, devido à problemas com a autoria do projeto, a novela que trouxe o realismo fantástico  de volta para o horário nobre  entrou no ar e até então prometeu mais do que entregou.
        Os protagonistas Luz e Gabriel, personagens da Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso, ainda não mostraram a que vieram, e  a química  entre ele  está longe de  ser perfeita.
        Se os protagonistas de O Sétimo Guardião não “acontecerem”,  a trama do Aguinaldo Silva corre o grande risco de seguir o mesmo caminho de Segundo Sol, que depois que apagou seus protagonistas na segunda fase, não conseguiu acendê-los mais, e ai o jeito foi apegar-se as vilãs e os coadjuvantes.
        Porém a trama também ainda não tem  uma  grande vilã a quem possamos adorar odiar. A Valentina, a vilã da Lília Cabral é chata e glamorosa demais para um realismo fantástico regional – é fria, calculista, bem construída, mas ainda anda bem longe de ser carismática como uma Maria Altiva de A Indomada (1997) ou a Perpétua de Tieta (1989). Estou torcendo pela química da Valentina com o Paulo César, personagem da Nany People, que entrou na novela esta última semana do ano. Parece que vai render bons entrechos.
        Sem os protagonistas fortes, sem a grande vilã, o público teve que se contentar com os coadjuvantes -  Letícia Spiller perfeita na caracterização caricata da  Marilda; Bruna Linzmeyer com a tresloucada Lourdes Maria;  Milhem Cortaz com o Joubert, que com ou sem calcinha protagonizou cenas hilárias com Flávia Alessandra (Rita de Cássia) e Theodoro Cochrane, com o  “quase” afetado Adamastor, que tinha tudo para ser um personagem menor, mas que devido   acima relatado   tomou proporções bem maiores que a sinopse com certeza.
        Nem o primeiro beijo e transa do casal Luz (Marina Ruy Barbosa) e Gabriel (Bruno Gagliasso) ou  a transformação do Gato Leon em gente também praticamente não renderam  nada à trama.
        Independente da audiência, que em muitos momentos não reflete a qualidade de uma obra, no caso da trama do Aguinaldo Silva  infelizmente isso é a mais pura verdade. Há duas semanas e com todos os acontecimentos que a trama sofreu não consigo achar tesão para assistir com vontade um capítulo inteiro, o que não ocorre como por exemplo com  Espelho da Vida, que mesmo sofrendo com a audiência fraca, é uma trama que você sente vontade de assistir.
        Vai ser  muito triste mesmo para a história de O Sétímo Guardião depois de tudo que  teve que vencer para ir ao ar,  terminar como uma trama flopada que não acrescentou em nada a teledramaturgia nacional.

Veja Também:
Nossos Autores  - Íris Abravanel 

Minisséries - Balanço 2018 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha dos Paralamas do Sucesso

      “Alagados, Trenchtown, Favela da Maré”         Escutar essa frase   me faz voltar uns 20 anos no tempo  e relembrar quando conheci   a banda Os Paralamas do Sucesso , cantando um dos seus maiores sucessos populares.      A Banda formada por Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), Bi Ribeiro (Baixo) e João Baron e (Backing Vocal e Bateria) sempre misturou vários ritmos  em sua canções. De rock a reguee, e  nos  últimos anos uma pegada mais lounge.        Muitos pensam que os Paralamas fazem parte da turma de Brasília, por causa da naturalidade de Herbert Vinna e Bi , mas a banda em si  foi formada apenas quando os dois se encontraram no Rio de Janeiro  em 1977,  ainda sem a denominação atual.        O Sucesso  só veio em 1984  quando lançaram o álbum “ O Passo do Lui ” com  músicas que marcam até hoje os shows da banda : “Óculos”, “Me Liga”, “Meu Erro” entre outros.       A História da banda com as novelas começou em 1985 quando a música “ Me Liga ” entrou

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Sérgio Mamberti!

Ícone   representativo da arte e política   brasileira         Esse   ano está complicado para   a arte brasileira, nesta sexta-feira (03.09), perdemos mais um ícone   - O Ator Sérgio Mamberti.   Ele estava internado com uma infecção nos pulmões e faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.         Sérgio Mamberti imortalizou personagens que marcaram várias gerações – as crianças com o Dr. Victor do programa educativo Castelo Rá Tim Bum e os noveleiros com o cinéfilo mordomo Eugênio de ValeTudo (1988).         Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo ,   além de ator, foi dramaturgo, diretor, produtor, autor, artista plástico e político.         Na década de 70, juntamente com o irmão Claudio Marberti, participou de inúmeras peças de teatro na capital paulista trabalhando com importantes nomes da dramaturgia nacional como Regina Duarte , Beatriz Segall e Paulo José .         Nos cinemas estreou em 1966, no filme Nudista a Força e já tem mais de

Rapidinhas - 13.01.2024

Igor  Hansen   na Globo   - Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Rodrigo  Lombardi de  volta ao horário nobre Igor  Hansen   na Globo   -    Cria  do SBT   com sucesso  nas novelas  Poliana Moça (2018) e As Aventuras  de Poliana (2022), Igor  Jansen é o mais novo contratado global, e já estreia  na trama  de No Rancho Fundo , próxima  novela das  seis. Ele   vai dar vida ao  personagem  que será filho da personagem da Andrea Beltrão .   Conheçam Gabriela Medeiros , a nova Buba - Na releitura da novela Renascer ,   que estreia no próximo dia 22, Buba é formada em Psicologia e trabalha em uma multinacional. Por conta da paixão por José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira), ela enfrentará grandes obstáculos: além do preconceito por ser uma mulher trans, a perseguição de Eliana ( Sophie Charlotte ), que não se conforma com o término do casamento com Venâncio.   Na primeira versão da novela, em 1993,  a  personagem  foi  vivida pela atr

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Feliz 2024!!

  Veja Também: Feliz Ano Novo Fonte: Texto : Evaldiano de Sousa

A Semana das Novelas (18 à 23.03.2024)

  Elas por Elas          A Reconciliação de Giovanni e Ísis foi o grande bum da semana na trama. O Casal vivido pelos ótimos   Filipe Bragança e Rayssa Bratillieri , que   por muitos vezes carregaram Elas por Elas nas costas, deram um show nas cenas em que Ísis confessa está grávida do seu grande amor. Pura emoção.         Outra surpresa de Elas   por Elas   foi Carol   e Natália , que certamente formaram casal na reta final.   Outro diferencial do remake, o que alias é o grande   acerto dessa versão, retificar pontos   com atualizações que o original deixou passar. Mariana Santos e Karine Telles no tom certo das personagens   são um espetáculo à parte.   Família é Tudo         A Nova   trama das sete   me assustou   a partir da segunda semana no ar. Parecia   que a história do Daniel Ortiz iria estacionar- Ledo engano! A Trama “pegou carreira”, como a gente diz aqui no Ceará, e vem se mostrando uma trama   gostosa de assistir.         Nathália Dill com a Vênus,   cont