Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Porto dos Milagres Volume 1 (2001)



        Portos dos Milagres, última trama do autor Aguinaldo Silva (antes de O Sétimo Guardião) em parceria com Ricardo Linhares, dosada no realismo fantástico apresentada no horário nobre global está de volta a partir do próximo dia 11 no Canal Viva.
        Para comemorar essa volta da trama, que nunca foi reprisada nesses dezoito de idade, o e10blog  vai dissecar a trilha que acompanhou os inesquecíveis personagens e  seguiu aquela linha de volume 1 e volume 2  com músicas nacionais.
        O Post faixa a faixa de hoje vai apresentar as músicas do Volume 1, que já é da era do CD, único formato no qual ela foi lançada. Não é uma das mais referenciadas do gênero, em 2001 já começava a defasagem do interesse por trilhas. Todas elas já eram facilmente encontradas e / ou baixadas pela internet, mas mesmo assim o CD foi um apurado de grandes intérpretes que imortalizaram as músicas  que , desde o tema  de abertura, “Caminhos do Mar”,   na voz da Gal Costa até “A Lua Que Eu Te Dei”,   clássico romântico da Ivete Sangalo, tocaram muito na trama. É sem dúvidas uma das trilhas mais executadas dentro de uma novela desses anos  2000.

“Caminhos do Mar”
Intérprete: Gal Costa
Compositor: Dorival Caymmi

        Dorival Caymmi, responsável por musicar várias outras adaptações de Mar Morto, do Jorge Amado, que também serviu de base para Porto dos Milagres, foi o responsável pela composição da música tema de abertura da novela.  Caminhos do Mar” na voz da Gal Costa abriu todos os 203 capítulos da história  se transformando em hit nas rádios de todo o Brasil,  trazendo uma Gal Costa para uma nova geração de público.

       
“Por te Querer”
Intérprete: Belô Veloso
Compositores: Ana Flávia e Belo Veloso

        Camila Pitanga esbanjou sensualidade e beleza na pele da esfuziante Esmeralda, uma nativa de Porto dos Milagres, eternamente apaixonada por Guma, o protagonista vivido por Marcos Palmeira. Esmeralda era a terceira ponta do triângulo amoroso central da novela e para acompanhar uma personagem tão solar só um tema mais que solar. Assim entrou “Por Te Querer”, composição de 2007, originalmente integrante do disco “Belô, Samba!” da cantora Belô Veloso.


“A Lua Que Eu Te Dei”
Intérprete: Ivete Sangalo com Participação Especial do Herbert Vianna
Compositor: Herbert Vianna

        Ivete Sangalo lançava seu segundo CD solo pós Banda Eva, o “Beat Beleza” e foi dele que saiu a música romântica  “A Lua que eu Te Dei  que integrou a trilha de Porto dos Milagres e foi uma das mais populares do CD. A música embalou o casal Dulce e Rodrigo, professora  e médico, na trama vividos pela Paloma Duarte e Kadu Moliterno.


Crendice”
Intérprete e Compositor: Carlinhos Brown

        Mônica Carvalho deu vida a esfuziante Socorrinho na trama de Porto dos Milagres, e sua personagem fez muito sucesso com o público masculino, principalmente quando entre uma briga e outra com a irmã solteirona  Genézia, vivida pela JuliaLemmertz, sempre acabava só de calcinhas e sutiã no meio da rua. Para acompanhar todo esse fogo em volta da personagem  lhe foi  dado como tema “Crendice” composição e interpretação do Carlinhos Brown.


“Entre o Céu e o Mar”
Intérprete: Elba Ramalho
Compositor: Roger Henri

        Elba Ramalho emplacou mais um hit em trilha de novela com “Entre o Céu e o Mar”. A música foi o tema da protagonista Lívia, a personagem vivida pela Flávia Alessandra – a  mocinha da cidade que se apaixonava pelo pescador nativo.


“Um Raio Laser”
Intérprete: Jota Quest
Compositor: Pepeu Gomes e Baby Consuelo

        O Rock urbano do Jota Quest,  Um Raio Laser”, composição do casal Pepeu Gomes e Baby Consuelo, embalou o sofisticado playboy Alexandre, personagem do Leonardo Brício, filho de Félix (Antônio Fagundes) e Adma (Cássia Kiss). Representante dos negócios do pai na capital, Alexandre só queria saber de boa vida entre belas mulheres e carros importados. Namora Lívia, mas perde totalmente o prumo quando ver sua relação balançar quando ela se apaixona por Guma. Ironicamente Guma, o pescador do povão, era na verdade o dono de todo o patrimônio de Félix  e da fortuna de Alexandre.


“O Bem do Mar”
Compositor e Intérprete: Dorival Caymmi

        Depois de compor o tema de abertura, outra composição  de Dorival Caymmi entrou na trilha da trama – “O Bem do Mar”, composta originalmente em 1958.  A Música já havia  integrado  outra trilha de  novela, Tropicaliente do Walther Negrão,  em 1994, quando foi  tema do protagonista Ramiro (Herson Capri).


“Só no Balanço do Mar”
Intérprete: Daniela Mercury com participação especial do Dominguinhos
Compositores: Lenine e Dudu Falcão

        Outro tema geral na trilha de Porto dos Milagres  que embalava as belas paisagens baianas da cidade foi “Só no Balanço do Mar” ,  um dueto da Daniela Mercury com Dominguinhos.


“Sob Medida”
Intérprete: Fafá de Belém
Compositor: Chico Buarque

        O Clássico  casal de vilões da trama – Félix e Adma – vividos pelo Antônio Fagundes e Cássia kiss,  foi sem dúvidas um dos pontos fortes de Porto dos Milagres. Dois grandes astros brilhando em cada cena que imortalizaram. A cumplicidade nos crimes e no amor foi embalado pela música “Sob Medida”, composição do Chico Buarque, gravado para a novela numa interpretação visceral da Fafá de Belém.


“Sem Amor”
Intérprete: Patrícia Mello
Compositor: Eugênio Dale

        Júlia Lemmertz viveu na trama de Porto dos Milagres a solteirona Genézia, uma beata que vivia de casa para igreja e nunca cogitou a possibilidade ter um homem em sua vida  ... até conhecer o forasteiro Ezequiel (Vladimir Brichta), que num encontro inusitado (Genézia se depara com Ezequiel fazendo xixi no meio da rua e segura o pinto do cara até chamar atenção da cidade inteira) se apaixona perdidamente por ele. Patrícia Mello foi escalada para cantar o tema da personagem – “Sem Amor”  que “casava” perfeitamente com a história da Genézia.


“Dinamarca”
Intérpretes e Compositores: Milton Nascimento e Gilberto Gil

        Guma, o protagonista vivido pelo Marcos Palmeira, ganhou como tema o clássico “Dinamarca”, um dueto de Milton Nascimento e Gilberto Gil, gravado um ano antes da trama, no CD Gil e Milton.


“Fofura”
Intérprete: Uai Sô
Compositor: Toninho Resende e Tetê Santos

        Claudia Alencar e Flávio Galvão viveram um quente casal na trama do Aguinaldo Silva.  Epifânia e Deodato tiveram suas tórridas noites de amor acompanhadas pelo tema “Fofura”,  da banda mineira  Uai Só!


“Como Plural”
Intérprete: Roberta do Recife
Compositor: Krieger e Roberta de Recife

        Alfredo Henrique e Luísa, o casal jovem da trama vivido pelos atores  Miguel Thiré e a Barbara Borges, recém saída do time de paquitas da Xuxa, conquistaram o público com seu amor bem ao estilo Romeu e Julieta. Ela , uma menina pobre filha de pescadores, e ele filho de um dos casais ricos da cidade. Estava armado um bom entrecho. Para acompanhar o casal a bela “Como Plural” na voz inconfundível da Roberta do Recife.


“Instante Eterno”
Intérprete: Ivan Lins
Compositor: Ivan Lins , Moacyr Luz e Aldir Blanc

        O Improvável casal Oswaldo e Leontina, vividos pelo Fúlvio Stefanini e Louise Cardoso, ganharam  uma grande torcida dos telespectadores  assim que surgiram os primeiros flertes entre eles. Era um prêmio por aguentarem Augusta Eugênia, a prepotente rica falida de Porto dos Milagres, vivida pela Arlete Salles. Oswaldo era marido de Augusta Eugênia  e Leontina irmã, e os principais alvos das vilanias e humilhações impostas pela megera. Para acompanhar a serena e bela relação de amor que nasceu entre os cunhados Ivan Lins entrou na trilha com “Instante Eterno” para literalmente eternizar essa história.

Veja Também: 
10 Motivos para não perder a reprise de "PORTO DOS MILAGRES" no Viva

Novelas Inesquecíveis - Porto dos Milagres (2001)
Retrospectiva 2018 - Trilha Sonora Eterna 
Meus Personagens Favoritos da Camila Pitanga
Meus Personagens Favoritos do Marcos Palmeira
Meus Personagens Favoritos da Flávia Alessandra
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Vídeo: You Tube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Tributo “Manoel Carlos”

          O Documentário Tributo já virou o melhor programa na tv das sextas a noite. Nesta sexta foi a vez do rei das Helena´s, o mais conhecido morador do Leblon no Rio, o   dramaturgo ManoelCarlos , nosso eterno Maneco.           A Veiculação na tv aberta   do documentário foi além   de tudo, um   afogo em nossos corações, nesta semana em que a atriz e filha do autor   divulgou sobre   a   doença do pai, foi bom demais rever   fragmentos das maravilhosas obras desse autor que sabe como ninguém escrever   e desenvolver   um texto em teledramaturgia com uma delicadeza e perícia de poucos.         Como imaginar   viver em um mundo sem ter conhecido as Helena´s do Maneco, ou a Eduarda ( GabrielaDuarte) e a Laura   ( Viviane Pasmanter ) de Por Amor (1997); a Paula ( Carolina Ferraz ) e   a Sheila   ( Lília Cabral)   de História de   Amor (1995), o Quinzinho e João Victor (Tony Ramos ) de BailaComigo (1981); A Íris    ( Déborah Secco ) e a   Capitu ( Giovanna Antonelli)   de

Meus Personagens Favoritos da Cláudia Raia

           Atriz, bailarina , cantora   e um furacão em forma de mulher ! Tudo isso é Cláudia Raia , a Lívia de Salve Jorge   novela da autora Glória Perez. Cláudia que estreou no programa “ Viva o Gordo ”    usando de toda a sua sensualidade,     logo foi mostrando talento e mesmo continuando dando vida a mulheres   sensualíssimas, a atriz conquistou o posto de um das grandes atrizes brasileiras.         Seu atual papel, a anunciada grande vilã de Salve Jorge Lívia Marini, acabou não agradando ao grande público, que não gostou do tom engessado dado à personagem, mas a Cláudia Raia já nos brindou com tantos outros personagens , que nós a perdoamos pela Lívia.         Vamos lembrar o Top 10 dessa atriz completa : 10º. Tancinha de Sassaricando (1987) Foto : mariaclaudiaraia.blogspot.com            Não é segredo para ninguém que o autor Silvio de Abreu é um dos fãs mais árduos   e declarados de Cláudia Raia . Os melhores papéis da atriz foram em novelas suas, só o

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Atores Consagrados que são os grandes destaques de “No Rancho Fundo”

        Com cada vez mais aumentando a desvalorização de grandes profissionais que fizeram a história da nossa teledramaturgia, quase sempre   sendo preteridos a atores   com mais seguidores na internet, a trama das seis da Globo , No Rancho Fundo , do Mário Teixeira , correu por fora e mostrou que   a mistura de nomes   consagrados com rostos novos ainda é sem   dúvidas uma grande fórmula para o gênero.         Na trama,   como não se emocionar com as cenas protagonizadas por atores que nem precisaram provar mais nada, mas se entregam de uma forma magistral ao texto – Andrea Beltrão (Zefa Leonel), Alexandre Nero (Tico Leonel) , Deborah Bloch (Deodora) e Eduardo Moscovis (Ariosto). Eles provam que o talento somado à experiencia sempre será bem vinda   na teledramaturgia, fazendo com que a história flua com coerência e contexto.         Os protagonistas oficiais de No Rancho Fundo , os quase estreantes   Quinota e Artur, vividos pela Larissa Bottino e Túlio Starling, não estã

Tributo “Zezé Motta”

          Nesta sexta (10.05) foi a vez da série   “ Tributo ” homenagear Zezé Motta , uma das mais   versáteis profissional   nacional   – Canta e atua   com a mesma   intensidade nesses    mais de 5 décadas   de carreira.         Eternizada com a Xica da Silva , do filme   homônimo de Cacá Diegues , é sem dúvidas um dos nossos patrimônios, e   muitos antes de falarmos sobre   empoderamento e respeito   as profissionais negras, Zezé Motta já era um baluarte nessa luta   por   seu lugar   ao sol.               O Tributo mostrou sua trajetória   nos cinemas, tv e teatro e também seu lado pessoal, a   vontade de ser mãe entre outros pontos que marcaram a vida e carreira dela.         Muito bom ver um programa   feito especialmente para uma atriz merecedora e do nível que é nossa Zezé Motta ! Veja Também: Zezé Motta  Tributo Manoel Carlos   Tributo Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa          

Minissérie “Decadência”, do Dias Gomes, entra nesta segunda na Globoplay

        Complexa minissérie escrita por Dias Gomes , Decadência , protagonizada por Edson Celulari , Adriana Esteves e Zezé Polessa , entra nesta segunda para   a   plataforma da Globoplay .         Decadência   chamou a atenção ao tratar de assuntos pulsantes à época, como o  flashback  do processo político de ascensão e queda do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Porém, a grande polêmica foi a crítica ao fanatismo religioso, por meio das pregações religiosas inflamadas do protagonista Mariel (Edson Celulari), um pastor evangélico. A minissérie provocou a revolta das igrejas evangélicas, que se sentiram atingidas pela maneira com a qual o assunto foi abordado. A Igreja Universal do Reino de Deus, dona da TV Record, concorrente da Globo, chegou a entrar na Justiça com uma ação civil indenizatória por danos morais. Relembre a história da minissérie O declínio de uma poderosa e conservadora família carioca, os Tavares Branco, no período que vai de 1984 a 1992. Passando