Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 personagens que marcaram “Verão 90”



        Verão 90 está chegando a sua reta final  e  à cada capítulo fica nítido que a trama  da Paula Amaral e Izabel de Oliveira foi feita para divertir, e sem compromisso mesmo  com o folhetim.
        A história inconsistente,  os erros cronológicos, os exageros  e tons altos de alguns personagens deixaram a novela inicialmente difícil de se apegar, porém quando o telespectador relaxou foi exatamente esse descompromisso com o  “dar certo”  que transformou Verão 90 em  uma trama boa de assistir cumprindo  o único intuito de entreter,  e se segurando apenas na empatia dos personagens e brilho dos seus intérpretes.
        Cláudia Raia e Isabelle Drummond -  Lidi Pantera e Manuzita, foram as mais criticadas no início por causa do  tom farsesco e exagerado,  porém o tempo e a empatia das  suas intérpretes, transformaram as personagens em estrelas da trama e hoje as  melhores de Verão 90.
        Mesmo sem a trama consistente e totalmente descompactada, ou seja os acontecimentos iniciais, com exceção do crime  do assassinato da Nicole (Bárbara França) , nada tem a ver com a saga do grupo Patotinha,  alguns personagens entraram na brincadeira e conseguiram pontualmente seus destaque,   seja pela interpretação crível ou pela falta da mesma.
        Além da Cláudia e Isabelle, atores  veteranos  como Dira Paes (Janaína) e Totia Meirelles (Mercedes) ,   nomes em plena ascensão profissional  como Camila Queiroz (Vanessa) e Jesuíta Barbosa (Jerônimo)  ou  revelações que foram destaque como o casal lambadinha vividos pelos atores Ícaro Silva (Ticiano) e Dandara Mariana (Dandara), foram os pilares de Verão 90, fazendo com que o público se a pegasse a um ou outro personagem mesmo sem gostar do conjunto da obra.
        Abaixo 10 atores/personagens que brilharam em Verão 90:

Manuzita / Isabelle Drummond

        Não era o perfil da atriz,  a Manusita soava muito aquém do talento da Isabelle Drummond já alçada ao posto de uma atriz de personagens  mais cult, tanto que o tom exagerado prejudicou muito a personagem no início da trama, porém quando o público e a própria atriz entrou na “brincadeira” esses pontos fracos da personagem acabaram virando o melhor do seu perfil. As trapalhadas da  primeira fase, o “No Fusca com Manu”, o sucesso na Pop Tv e a chegada à Globo,  demorou mais Isabelle Drummond conseguiu entrar no tom da Manu e quando entrou foi só colher os louros de uma,  apesar de infantilóide,  boa personagem reconhecida por uma intérprete a sua altura. Apesar de ter iniciado na carreira fazendo humor ainda criança com a personagem Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo (2001 – 2006) e ter voltado a treinar essa veia com a Bianca de Caras e Bocas (2009), a Manu  apesar de parecer uma personagem simples e fácil, foi um  grande desafio para a atriz, que se achou dentro da trama e  tirou de letra.

 Jerônimo  / Jesuíta Barbosa

        Aprendi com Verão 90 que nenhum personagem é pequeno ou menor do que o talento de qualquer intérprete. O Jerônimo do Jesuíta Barbosa foi um perfil que eu não consegui entender inicialmente – não achei que o  Jesuíta imprimisse em cena essa galã-vilão que a novela  vendia, talvez muito pelo fato  do histórico do ator, que apesar de poucos anos de carreira na Tv sempre deu vida a personagens mais complexos e densos. O Jerônimo  é um personagem engessado em que  no início da novela o ator deixou claro que procurava uma versão, a melhor possível para se centrar  e seguir em diante, e  que se não fosse interpretado pelo Jesuíta, que apesar de estar em sua primeira novela já tem uma bagagem, teria sido execrado pela imprensa. Na verdade a imprensa até então não   se acertou quando ao Jerônimo – a quem goste,  quem odeie, mas pontualmente o Jesuíta brilhou na pele do personagem, principalmente quando as cenas exigiam mais tensão – como   na sequência em que Jerônimo  é desmascarado pela Família Ferreira Lima  e começa dar indícios de seu desiquilíbrio mental e as cenas  em parceria com a Camila Queiroz, a Vanessa.  

Janaína / Dira Paes

        A Janaína  é a única personagem da trama a não sofrer grandes mutações no decorrer da história. Inspirada na Raquel (Regina Duarte) de Vale Tudo (1989), foi um baluarte a honestidade e tal qual a personagem do Gilberto Braga, subiu de vida a custo de muito trabalho,  indo  de uma vendedora de quentinhas a dona de um restaurante a quilo de sucesso. A Dira Paes na pele da Janaína destoa dos outros personagens, afinal de contas ela  tem um perfil crível e real, sem os exageros ou tom alto  dos outros  de Verão 90, mas o talento e jogo de cintura da intérprete fizeram com que a personagem, que poderia ser chata e sem graça,  ficasse  interessante e cheio de empatia junto ao público.

Lidi Pantera / Cláudia Raia

        Mesmo caricata, Cláudia Raia na pele da Lidi Pantera salvou muitos momentos de Verão 90. A Musa da pornochanchada  foi outra personagem que entrou na brincadeira da trama e usou os exageros cênicos da personagem a seu favor. A Lidi é uma espécie de mistura da Ninon,  Tancinha e  Maria Escandalosa  personagens que a atriz defendeu no início da carreira nas décadas de 80 e  90 nas tramas de Roque Santeiro (1985), Sassaricando (1987) e Deus nos Acuda (1992), respectivamente. Tenho um amigo que costuma dizer que a Claudia Raia sempre faz ela mesma quando vive essas personagens cômicas, mas a atriz faz tão bem,   que só merece aplausos. Não é  qualquer atriz que tem a perícia de transformar uma personagem com um perfil tão caricato em sucesso de crítica e público.  

Vanessa / Camila Queiroz

        A Camila Queiroz foi a primeira apontada como um grande acerto de escalação  logo no início de Verão 90. A Atriz que vinha  de três mocinhas  - Angel de Verdades Secretas  (2015), a Mafalda de Êta Mundo Bom (2016) e a Luiza de Pega-Pega (2017),  estreou e incorporou a vilã pilantra quase que automaticamente,  com muita  segurança e credibilidade.  Mostrou que é uma atriz que veio para ficar  e foi incontestavelmente  a melhor da novela.

João Guerreiro / Rafael         Vitti

        Tal qual acontecera quando  estrelou Rock Story (2016), muita gente apostou que o ator não tinha cacife para segurar um personagem que iria passear entre o humor e o drama. Ledo engano! Rafael Vitti tirou de letra, e deu para o telespectador um João Guerreiro com bem mais que  empatia,  o personagem tem essência e mesmo tendo sido o que mais sofreu dentro da trama, não ficou naquela pegada sofredora ou vingativa – deu a volta por cima e mostrou um bom amadurecimento profissional do seu intérprete.

Mercedes / Totia Meirelles

        Confesso que a Mercedes, vivida pela magistral Totia Meirelles, é uma vilã bem mexicana, exagerada e caricata ao extremo, só faltou mesmo o tapa-olhos. Mas dada às devidas proporções,  a Totia soube tirar leite de pedra e conseguiu com seu trabalho  impecável transforma-la em uma vilã que o público adorou odiar. E nesta reta final, adorou ver a derrocada da personagem perdendo tudo que mais respeitava. Inspirada na Odete Roitmann, Beatriz Segall em  Vale Tudo (1988), é fato que a personagem passou longe da sua inspiração, mas não foi de um mal todo.

Dandara / Dandara Mariana

        Uma das poucas inspirações dos anos 90 que se firmou dentro da trama de Verão 90 foi o ritmo da Lambada, isso devido muito  aos intérpretes do casal Lambadinha, cantor e dançarina, que transformaram o ritmo em febre nacional dentro da  novela. Dandara Mariana, a Dandara foi sem dúvidas a grande revelação da novela – a atriz conseguiu se sobressair dentro de um elenco cheio de estrelas e musas, se firmando com uma boa personagem, com entrechos e história até melhores que os das protagonistas. Um presentaço para Dandara Mariana, que em seu quarto trabalho na tv já ganha o status de grande estrela.

Ticiano / Ícaro Silva

        O Parceiro de Lambada da Dandara, o cantor Ticiano interpretado por Ícaro Silva, foi outro destaque entre os personagens de Verão 90. Apesar de pouco aproveitado dentro da trama, sempre que apareceu  deu um show de interpretação, composição, dança e até de canto na pele do ícone da lambada do início dos anos 90. Não entendo  até hoje por que a Globo não lhe deu  um personagem a altura do seu talento,  com a visibilidade que ele já mostrou que merece. Ícaro tem um talento tão grande que mesmo em papéis de coadjuvantes  consegue quebrar os obstáculos  e crescer dentro da trama, como vimos ele fazer em Pega-Pega (2017) com o Dilson e mais recentemente na série da Netflix -  Coisa Mais Linda com o cantor Capitão.

Galdino  / Gabriel Godoy

        Gabriel Godoy vai chegar em seu quarto personagem dentro da trama de Verão 90. O Ator iniciou a novela  como  Galdino, o parceiro do Jerônimo (Jesuíta Barbosa), virou a vidente paraguaia Madame Adaleide, o empresário italiano Andreas Moratti e nesta reta final ainda vai se disfarçar de mulher novamente para dar vida a irmã de Galdino.  Quatro personagens que ele  deu vida com maestria, mostrando que é um dos fortes nomes do humor na teledramaturgia, com tempo certo para a comédia inteligente, característica que ele vem imprimindo na tv desde as novelas Alto Astral  (2014) e Haja Coração (2016).


Veja Também : 
e10blog
Verão 90 
Meus Personagens Favoritos da Dira Paes
Meus Personagens Favoritos da Claudia Raia 
Meus Personagens Favoritos da Totia Meirelles 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

“Mico Preto” – Trama noventista entra nesta segunda na plataforma da Globoplay

O Desaparecimento de uma milionária empresária e a disputa pelo poder das suas empresas era o mote central da novela  Mico Preto  dos autores  Marcílio Moraes ,  a saudoso  Leonor Basséres  e  Euclydes Marinho , que estreava em novelas na  Globo . A novela tem o saudoso   Luiz Gustavo  como protagonista A Trama   tinha o intuito de ser  uma comédia cínica, mas acabou perdendo a essência quando os desajustes entre os autores ficou nítido. A trama que nunca foi reprisada, entra nesta semana na plataforma da Globoplay pelo Projeto Resgate .   A Trama   chamou atenção pela   abertura com o polêmico  Mico Preto . A Sociedade Protetora dos Animais achou a inclusão do animal na abertura um abuso ao Mico que estava em extinção.  De nada adiantou, a abertura com o Mico continuou sendo veiculada e a novela ainda ganhou  certa audiência ocasionada pela curiosidade.  O tema de abertura “ M...

Roubo das “Três Graças” rende deliciosa virada na trama das nove

          E depois de muitos planos, acertos   e aparamento de arestas, o grupo liderado pela Gerluce ( Sophie Charlotte ) em Três Graças finalmente botou o plano em ação e   roubaram as   belas três estátuas recheadas de dinheiro   da casa de Arminda (Grazzi Massafera ).           Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva conduziram com inteligência a expectativa do público, apostando em uma cuidadosa engrenagem de roteiro que garantiu a força dramática de um dos momentos mais decisivos da novela das nove. O resultado foi eficaz e cumpriu plenamente seu papel na narrativa.         Joaquim ( Marcos Palmeira) , Misael (Belo), Júnior (Guthierry Sotero) e Viviane (Gabriela Loran) se reuniram no ferro-velho à espera de Gerluce para alinhar os últimos passos da estratégia. A tensão era visível entre todos, embora estivessem convencidos de que aqu...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...