Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Sassaricando Internacional (1987)



        A trilha internacional  revisitada desta semana será de um dos grandes sucessos  do horário das sete  global – Sassaricando– a divertida trama do autor Sílvio de Abreu  que alcançou um grau de sucesso popular  gigantesco tendo Paulo Autran e Tônia Carrero como protagonistas.
        O ponto de partida da trama são  três amigas  - Rebeca (Tonia Carrero), Penélope (Eva Wilma) e Leonora (Irene Ravache) – que resolveram sair do sufoco “caçando” um homem rico. Era uma clara inspiração do autor, cinéfilo declarado, no filme Como Agarrar um Milionário (1953). Nesse caminho elas encontram o milionário Aparício Varella (Paulo Autran) que no passado abandonara Rebeca para casar-se com Teodora (Jandira Martini) por causa da sua fortuna.  Ao descobrir as intenções de sua amada e amigas,  ele resolve fingir que é pobre e conquista-la novamente. 
        A novela teve um grande tropeço logo em seus primeiros capítulos. O Público perdeu o interesse nos tais “Saçaricos”  do Aparício  e a história da caça ao milionário,  assim  as três amigas ganharam novas tramas particulares e personagens ditas secundárias acabaram terminando como o grande destaque da trama – a Fedora , vivida pela Cristina Pereira e  a Tancinha, que mesmo com exageros, foi o primeiro grande momento da Cláudia Raia nas novelas. Com a exuberância   e  sotaque criado especialmente para  a personagem  – um italianado com graves erros de português  ,  roubou a cena   e consagrou a atriz como grande estrela da Globo “divididinha” entre seus dois pretendentes  - Beto e Apolo , vividos pelos Marcos  e Alexandre Frota, respectivamente.
        Não à toa  que foi dado a Tancinha a capa da trilha internacional,   com a Claudia Raia exibindo suas belas pernas e que com certeza foi um ingrediente a mais para o sucesso de vendas do LP. Mas justiça seja feita, o repertório internacional de Sassaricando,  selecionado pelo mestre Nelson Motta ,   é espetacular  e casou  com perfeição com o sucesso  de uma das melhores tramas do autor Silvio de Abreu.
        Com astros como Tina Turner, Carly Simon, Sting, Rita Pavone, e o inesquecível dueto de Bill Medley e Jennifer Warnes , vale muito a pena rever, ou melhor ouvir de novo, Sassaricando Internacional.

“Paradise Is Here”
Intérprete: Tina Turner
Compositor: Paul Brady

        O LP abria com Tina Turner em “Paradise Is Here”, tema da Tacinha (Cláudia Raia).  A música composição de Paul Brady,  já havia sido gravada pelo mesmo  e depois também pela Cher.

“Just To See Her”
Intérprete: Smokey Robinson
Compositor: Peter Bunetta e Rick Chudacoff

        Diana e Tavinho, os personagens da Marcela Muniz e do saudoso Alexandre Lipiani, viveram um romance conturbado  na trama de Sassaricando por serem de classes sociais diferentes.  O romance foi embalado por esse tema.

“Break Out”
Interprete e compositores: Swing Out Sisters

        Break Out” é um single do álbum de estreia da banda britânica Swing Out Siter. O Single alcançou a quarta posição no Reino Unido no outono de 1986, e subiu quase que instantaneamente na Billboard Hot 100 nos EUA. A música deu o Grammy Award de melhor performance vocal  Pop por um Duo ou Grupo. Executado e composto quando o grupo ainda era um trio,  é o maior sucesso  deles e até hoje um marco das listas de reprodução de estações de rádio de jazz contemporâneo e smooth jazz.  Em Sassaricando a faixa foi usada como tema de locação de São Paulo.

“Loving You Again”
Intérprete e Compositor: Chris Rea

        Composta e interpretada por Chris Rea,  “Loving You Again” embalou as aventuras de Aprígio, o atrapalhado  irmão de Aparício (Paulo Autran), vivido pelo saudoso  Laerte Marrone.

“Give Me All Night”
Intérprete e compositor: Carly Simon

        Carly Simon emprestou todo seu talento e charme  para “Give Me All night” ,  tema da Leonora,  a charmosa atriz canastrona vivida pela Irene Ravache na trama.

“Milk Way”
Intérprete: Peter Dominic

        Milk Way” do Peter Dominic embalou o casal Ariovaldo e Dinalda, os personagens do Marco Miranda e Stella Freitas, que arrancaram muita gargalhada dentro da trama.

“Fatamorgana”
Intérprete: Dissidenten

        Dissidenten é uma banda de Rock Alemã que conseguiu uma grande repercussão  na Espanha, Canadá e Itália. Formada na cidade de Berlim, em 1981, é conhecida por sua colaboração com músicos do Magrebe, Oriente Médio e Indianos, descrita uma vez pela Rolling Stone com o “o pai da Word Beat”. No Brasil o sucesso da banda foi instantâneo quando “Fatamorgana” se popularizou ao entrar na trilha internacional de Sassaricando embalando as loucuras sensuais de Fedora e Leozinho, o casal formado por Cristina Pereira e Diogo Villela. A Música voltou a ser trilha de novela  quase 30 anos depois, quando entrou em Haja Coração, uma espécie de releitura de Sassaricando, também como tema da personagem Fedora, agora vivida pela Tatá Werneck.

“We´ll Be Together”
Intérprete e compositor: Sting

        We´ll Be Together é a canção mais conhecida na América do Norte do Sting. Aqui no Brasil se popularizou ao embalar as aventuras do Guel, o personagem do Edson Celulari na trama do Silvio de Abreu.

“(I´ve Had) The Time Of My Life”
Intérprete: Bill Medley e Jennifer Warnes
Compositores: D. Markowitz , F. Previte e J. DeNicola

                “(I´ve Had) The Time Of My Life  sem dúvidas foi o carro-chefe da trilha internacional de Sassaricando. A Canção  tema do filme “Dirty Dancing”,  sucesso do ano de 1987, foi premiada no Globo de Ouro como melhor canção original e até hoje é sucesso em todas as rádios nostálgicas, mais de 30 anos depois. Em Sassaricando,  a música foi tema da boate Ella, que além de servir de centro de diversão para alguns personagens da trama, era uma cortina de fumaça para organização criminosa criada no decorrer história.  O Dueto do  Bill Medley e Jennifer Warnes enriqueceu consideravelmente a  trilha e ajudou nas vendas do LP tanto quanto ao do filme, dada as devidas proporções, claro!. 

“Call Me”
Intérprete: Spagna
Compositor: G. Spagna, I. Spagna e A. Pignagnoli

        Depois de perceberem que o plano para conseguir marido rico não daria mais certo,  Penélope (Eva Wilma), Leonora (Irene Ravache) e Rebeca (Tonia Carrero) resolveram abrir a Escola Femina, que ensinava etiqueta e fineza a mulheres que desejavam impressionar maridos e namorados. As aventuras das três à frente da escola foi acompanhada por “Call Me” do Spagna, que levou o cantor e compositor italiano  ao 1º.  lugar no European Chart e número 2 na Itália.

“Unchain My Heart”
Intérprete: Joe Cocker
Compositor: B. Sharp e F. James

        Depois de gravada por Ray Charles em 1961 e Trini Lopez em 1963,  Unchain My Heart”, clássico do  Bobby Sharp ,   foi popularizada por Joe Cocker  quando gravou e titulou seu álbum de 1987. A versão entrou na trilha de Sassaricando como tema da Camila, uma das protagonistas vivida pela Maitê Proença.

“Finito”
Intérprete: Rita Pavone

        Rita Pavone embalou o drama de Aldonza (Lolita Rodrigues) com “Finito”. A personagem passou boa parte da trama sonhando com o marido que havia ido comprar cigarros e nunca mais voltou. No decorrer da novela descobre que,  ele na verdade foi embora por que quis e para se dar bem, deixando seu grande amor com os filhos para criar e uma paixão para amadurecer.

“Love´s Closing In”
Intérprete: Nick Jameson

        São Paulo foi explorada ao extremo em Sassaricando, e não à toa que ganhou 2 temas internacionais para embalar as cenas em suas locações. A segunda foi essa balada na voz de Nick Jameson.

“One More  Night”
Intérprete: Ana Rodriguez

        A melosa balada romântica “One More Night” da Ana Rodriguez ,  marcou  e fechou o LP da trilha como tema dos personagens Tadeu e Penélope, vividos pelo Roberto Bataglin e Eva Wilma.  Na trama eles viveram uma relação conturbada, visto que Penélope era mãe do melhor amigo de Tadeu, o nervosinho Beto (Marcos Frota), e esse amor complicou ainda  mais a relação mãe e filho.

Veja Também: 
Trilha Sonora Eterna - Sassaricando Nacional (1987)

Trilha Sonora Eterna - O Sexo dos Anjos Internacional (1989) 
Novelas Inesquecíveis - Sassaricando (1987)
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Sassaricando é a novela que eu mais gosto sem duvida! Trilha incrível!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...