Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

No Tema e Na Trilha da Mart´nália

 


        Mart´nália  é um dos grandes  nomes do samba e MPB,  cantora, compositora , musicista, percussionista  e  atriz. É filha dos cantores  Martinho da Vila e Anália Mendonça, ai o origem dos seu nome.

        Iniciou a carreira profissional aos 16 anos, fazendo vocais de apoio para o pai ao lado dos irmãos Pinduca e Analimar. Em meados da década de 90, passou a realizar apresentações em circuitos de bares, pequenas casas noturnas e até teatros no Rio de Janeiro, o que culminou no lançamento de seu CD “Minha Cara”, mais voltado para o samba-canção.

        A partir de 1994, passou a integrar o grupo Baracotô, com quem lançou o Samba dos Ancestrais. Mart´nália foi apadrinhada por  grandes nomes graças ao seu pai , como Caetano Veloso   e MariaBethânia.  Os irmãos foram diretores artísticos do álbum “Pé do Meu Samba” e “Menino do Rio”.



        Foi a partir desses dois álbuns que Mart´nália passou a atrair maior atenção da mídia e a ter uma agenda de shows bem mais estabelecida em todo  país, abrindo caminhos para turnês internacionais pela Europa e África.

        No post de hoje vamos revisitar a obra de Mat´nália através dos seus inesquecíveis temas de novelas.

 

Arpoador” – (A Lua me Disse/2005)




        Arpoador  foi a primeira música da cantora a figurar numa trilha de novela. A Canção foi tema  de  A Lua me Disse, do autor Miguel Falabella, no ar pela Globo no horário das sete  em 2005.

 

Cabide” (Paraíso Tropical/2007)




        Em 2007, Mart´nália  embalou as vilanias do Ivan, o personagem do Bruno Gagliasso  na trama de ParaísoTropical, do autor Gilberto Braga, que voltou na semana passada em reprise pelo Canal Viva.

 

Don´t Worry, Be Happy” (Três Irmãs/2008)




         Mart´nália regravou  Don´t Worry, Be Happy   especialmente para a abertura da novela Três Irmãs (2008) , do autor Antônio Calmon.

 

“Capital do Tempo” (Tempos Modernos/2010)




        Antônio Fagundes era o protagonista de Tempos Modernos, do Bosco Brasil, o visionário Leal Cordeiro.  Para a trama Mart´nália gravou  Capital do Tempo”, o tema do personagem.

 

Mamãe Passou açúcar em Mim” (Escrito nas Estrelas/2011)




        O Mulherengo Jair, personagem que o André Gonçalves viveu em Escrito nas Estrelas, novela da autora Elizabeth Jhin, ganhou essa faixa  como tema.

 

Ela é Minha Cara  (Insensato Coração/2011)





        Natalie Lamour, a exuberante personagem da Déborah Secco  em Insensato Coração, do Gilberto Braga, foi agraciado com “Ela é Minha Cara” .

 

“Namora Comigo” com Djavan  (Lado a Lado/20212)




        Mart´nália também esteve na impecável trilha de Lado a Lado, novela dos autores João Ximenes Braga e Cláudia Laje, com a faixa “Namora Comigo”, num dueto com Djavan. A música foi o tema romântico dos personagens Isabel e Zé Maria, vividos pela Camila Pitanga e Lázaro Ramos.

 

Pra que Chorar” (Babilônia/2015)




        Em 2015,  Mart´nália   ficou responsável para mais um tema de abertura de novelas  - “Pra que Chorar   abria a trama de Babilônia, do autor Gilberto Braga.

 

O Samba de Nós Dois” com Daniel Chaudon  (Babilônia/2015)




        A Cantora  entrou também com “O Samba de Nós Dois”, num dueto com Daniel Chaudon,  na trilha volume 2 de Babilônia. A Faixa foi o tema dos personagens Tadeu e Gabi, vividos pelo César Mello e Kizi Vaz.

 

Tu Veux ou Tu Veux Pas” com Valerie Lu (O Tempo não Para/2018)




        Em outro dueto, agora com Valerie Lu, Mart´nália entrou na trilha de O Tempo não Para, novela do autor Mário Teixeira, com “Tu Veux ou Tu Veux Pas”, tema do personagem Dom Sabino, vivido pelo Edson Celulari.

 

Onde Você Anda  (Bom Sucesso/2019)




        Na trama de Bom Sucesso, dos autores Paulo Halm e Rosanne Svartmann,  Mart´nália emprestou sua voz para o tema do personagem Alberto, vivido pelo Antônio Fagundes, na música “Onde Você Anda”.

 

Veja Também:

No Tema e Na Trilha do Martinho da Vila 


Trilha Sonora Eterna - Te Contei? 


No Tema e Na Trilha do Rod Stwart 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Vídeos: You Tube


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Sinal de Alerta” entra nesta segunda na Globoplay pelo Projeto Fragmentos

        Enfatizando o perigo da poluição nas cidades grandes –  Sinal de Alerta ,  do autor  Dias Gomes  ficou marcada pela temática ambientalista e   é essa trama que   entra nesta segunda-feira (14.07) na   plataforma da Globoplay     pelo   Projeto Fragmentos.         O Autor tentava novamente falar de ecologia e meio-ambiente como fizera em  O Espigão  (1974), porém  Sinal de Alerta   não conseguiu segurar o público e acabou sendo a última novela a ser apresentada às 22 horas, um horário onde os autores podiam arriscar e ousar mais.  O desinteresse do público  para com a trama também deve-se a deterioração do horário naquele ano quando passou a  ser veiculado o horário político gratuito do T R E (Tribunal Regional Eleitoral)  que obrigou a emissora apresentar a novela às 23 horas, assim o público não a...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...