Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Destaques de “Salve-se Quem Puder”

 


        Um dramalhão mexicano e uma novela infantilóide -  são algumas das características de Salve-se Quem Puder,  a trama das sete, do Daniel Ortiz, que sobreviveu a Pandemia e chega a sua reta final no próximo dia  17 de Junho.

        É um texto fácil sim, sem sutileza, que vem apresentou, principalmente no núcleo das protagonistas, praticamente um esquete de humor seguida da outra. Porém mesmo nitidamente feita apenas para entreter sem a preocupação de fazer o público pensar, a trama foi  pegando o telespectador a  cada capítulo e a parada devido a Pandemia até serviu  para fazer alguns ajustes que a trama pedia.

        Em seu retorno a trama parece que deixou de ter a obrigação de ser apenas cômica e centrou praticamente metade da  história  no drama da Luna (Juliana Paiva) , única das protagonistas que tem um entrecho mais denso e complexo, com o abandono da mãe,  e o reencontro  das duas causou uma catarse  nesta penúltima semana.

        É fato que Salve-se Quem Puder não será lembrada como uma boa novela das sete, faltou ou sobrou muita coisa, porém teve seus destaques com um elenco que quis fazer dar certo.

        Abaixo  o e10blog  cita 10 destaques  desse elenco que vai deixar saudades:

 

Luna / Fiona  - Juliana Paiva



        Na novela  recheada de  história infantis e fracas de entrecho,  a trama da Luna é uma das mais fortes, tanto a parte romântica,   com esse trio que se formou nesta segunda parte com Téo (Felipe Simas) e Alejandro (Rodrigo Simas),  quanto a parte da abandono da Mãe, Helena vivida pela Flávia Alessandra, outro entrecho que prende a atenção do telespectador  e deu o maior  pico de audiência para a novela com o reencontro das duas no capítulo  de  05.07.2021, na penúltima semana da   história.

        Com isso Juliana Paiva  transformou a Luna/Fiona na grande estrela de Salve-se Quem Puder , coroando seu trabalho impecável a frente da personagem. A Juliana Paiva que foi tão mal aproveitada em A Força do Querer (2017), como pudemos rever na edição especial da trama exibida antes de Império, e já havia brilhado como a mocinha romântica em O TempoNão Para (2018), apesar da Marocas ter perdido muito o brilho na reta final, viu agora finalmente   o amadurecimento do seu trabalho e nos mostrou a grande atriz que já é.

 

Kyra /Cleide  - Vitória Strada



        Vitória Strada   entrou às pressas no elenco de Salve-se Quem Puder, depois da desistência de Bianca Bin, primeira opção para viver a personagem. A Vitória vinha de duas protagonistas românticas e dramáticas – a Maria Vitória de Tempo de Amar (2017) e a Cris de Espelho da Vida (2018), que lhe alçou ao posto de grande estrela da casa. A Kira é sua terceira protagonista consecutiva, mas com o diferencial de ser dosada no humor  e,  isso  causou uma certa estranheza inicialmente – A personagem  iniciou a novela muito acima do tom, ficou claro que a Vitória Strada estava se achando ainda em cena. No decorrer dos capítulos  a personagem foi se atenuando e o retorno pós – Pandemia foi a grande virada da Kira / Cleide. A Vitória Strada me parece que teve tempo de rever a personagem e voltou com uma Kira/Cleide  ainda hilária,   porém  bem mais  dentro do tom e nada destoante do resto da trama, provando mais uma vez a competência da atriz, já comprovada no drama, agora na comédia. Não à toa que o triângulo amoroso formado por ela,  Alan (Thiago Fragoso) e Rafael (Bruno Ferrari) é um dos mais queridos da novela, tudo graças a química entre eles e o carisma emprestado dos atores aos personagens. Com isso Vitória Strada finaliza mais uma protagonista marcada pelo sucesso e já  cotada para mais uma – a protagonista da próxima trama da autora Glória Perez, no horário nobre.

 

Josimara / Aléxia Máximo – Déborah Secco



        Déborah Secco  já fez todos os tipos na tv, ai quando vejo  que ela vem em mais uma trama, acabo sem muita expectativas. Sei que ela vai dar conta do recado e principalmente se for uma personagem dosada na sensualidade, um tipo de papel no qual a atriz sempre se encontra. Mas a Aléxia Máximo/Josimara foi além. Dosada na sensualidade sim, mas o grande  trunfo da personagem é  o humor, que mesmo dentro das  esquetes e dos entrechos infantis da personagem,  conseguiu dar brilho a sua interpretação e elevou a Josimara/Aléxia Máximo ao patamar de uma  Darlene de Celebridade (2003) ou  Natalie Lammour de Insensato Coração (2011).        

 

Helena  / Flávia Alessandra



        A Flávia Alessandra foi uma das atrizes que teve  a maior virada de personagem no retorno da trama  pós-parada da Pandemia . A Helena tão austera na primeira temporada não acrescentava  nada a história, porém no retorno da novela,   o entrecho  do seu abandono da filha  foi explicado e mostrado que  na verdade ela é mais   vítima do que causadora. Isso deu uma vasão para a Flávia Alessandra brilhar em cenas densas e emocionantes , como a rendeu picos de audiência para a novela – o reencontro de Luna/Fiona (Juliana Paiva) com Helena.

 

Dominique / Guilhermina Guinle



        Guilhermina Guinle é a estrela das coadjuvantes.  A atriz consegue brilho e luz em suas coadjuvantes, principalmente na pele das vilãs. A Dominique da trama do Daniel Ortiz é mais uma dessas. A Pérfida personagem foi a causadora de toda a tragédia na vida das três protagonistas  como a  subchefe da organização criminosa  e nesta reta final  continua brilhando com segurança à frente da grande vilã, com uma interpretação crível e serena.


Zezinho – João Baldasserini



        O João  Baldasserini vem numa sequencia de personagens praticamente iguais ao Zezinho,  o galã romântico e hilário – o Beto de Haja Coração (2016)  era assim , o Aguinaldo de Pega Pega (2017), também, e assim que vi o Zezinho perdi totalmente o interesse. Não parecia vir nada de novo   por aí. Ledo Engano!   O Zezinho tem o diferencial do caipira cômico, o que sempre cativa o público, mas o carisma do João dá um brilho ainda maior ao  papel,  que foi muito além de mais um protagonista romântico cômico, mostrou a versatilidade do ator, mesmo vivendo personagens  com perfis tão próximos. Neste entrecho vale destacar sua dobradinha com a Déborah Secco, crucial para o sucesso da dupla a qual eu torço por um final feliz.

 

Rafael – Bruno Ferrari 



         Bruno Ferrari foi outro que deitou e rolou no humor dentro de Salve-se Quem Puder. Na RecordTv  já tínhamos  visto esse perfil do trabalho do ator  em tramas como Balacobaco (2012)  e Bela, a Feia (2009), mas na trama do Daniel Ortiz o ator vem tirando de letra. O Hipocondríaco noivo da Kyra, conseguiu escapar dos enlaces da Renatinha (Juliana Alves), mas não resistiu ao charme da Júlia (Sophia Abrahão) e eu confesso que apesar de toda a química dele com a personagem da Vitória Strada, torço por um final dele com a Júlia, para que a Kyra e o Alan (Thiago Fragoso), possam se acertar. Acho que desse vez o Bruno Ferrari não merece ficar com a Vitória Strada não, como aconteceu em Tempo de Amar. 

 

Alan – Thiago Fragoso



        Thiago Fragoso de novo com seu carisma consegue roubar a cena e transforma seu personagem  no “queridinho” do público, como ele fez com o Edgar de Lado a Lado (2012), o  Carneirinho de Amor á Vida (2013),  o Patrick de O Outro Lado do Paraíso (2017) entre outros. O Ator correu por fora e entrou na disputa pela Kyra (Vitória Strada), e eu sou dos que torcem pelo final feliz  entre eles. O Thiago  tem esse  dom ou talento, mesmo sem ser um protagonista oficial, consegue se destacar e fazer seus personagens tomarem proporção que nem mesmo os autores esperavam.

 

Ermelinda - Grace Gionoukas



        Sempre quando falo da Grace , lamento o fato dela ter demorado tanto para ser reconhecida pela TV.  Só em 2016, que ela veio a ganhar sua primeira personagem de maior destaque – A Teodora de Haja Coração, e como era de se esperar   roubou a cena.   Repetiu esse destaque com a Petûnia de Orgulho e Paixão (2018) e comprova isso novamente com a espetacular Ermelinda  de Salve-seQuem Puder. Quanto carisma e talento de uma profissional que sabe o que está fazendo e sempre presentei o público com grandes  cenas.

        

Verônica/Marlene – Mariana Armellini



        A Mariana Armellini ganhou 2 personagens em Salve-se Quem Puder  - A primeira a vilã Verônica, que depois da parada por causa da Pandemia e  a gravidez da atriz Sabrina Petraglia, que fazia a Micaela, seu  principal alvo , ela perdeu o sentido dentro da história. Com isso , logo que a novela  retornou,  o entrecho da vilã foi finalizado e a atriz ganhou uma nova personagem,  a irmã gêmea da Verônica, a Marlene, essa dosada no humor e em muita espiritualidade. Essa troca de personagens foi um ganho para a atriz que na pele da vilã , estava muito over, já como a hilária Marlene  cresceu dentro da trama e protagonizou até então cenas  que encantaram e fizeram o  público dar muita risada. Sua dobradinha com a Grace Gianoukas   é  outro presente para o telespectador.

 

Veja Também:

Salve-se Quem Puder 


Juliana Paiva se transformou no grande destaque de "SALVE-SE QUEM PUDER" 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Globo começa as chamadas de “Dona de Mim” - A nova novela das sete

        Dona   de   Mim , a   nova novela das sete que vai substituir   Volta   por Cima , já   tem data    de estreia.   A   Trama criada e escrita por  Rosane Svartman , com colaboração de Juan Jullian, Renata Sofia ,  Jaqueline Vargas , Michel Carvalho ,  Mário Viana  e Carolina Santos, tem   direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de  Allan Fiterman , estreia   dia 28   de   abril.           Protagonizada por   Clara Moneke   e um grande elenco   encabeçado   como nomes como Tony Ramos , Claudia Abreu, Rafael Vitti, Giovanna Cordeiro, Juan Paiva     e uma   participação especialíssima   da Camila   Pitanga , entre   outros,   será marcada por um casamento que não se tornará uma celebração do amor de Filipa (Cláudia Abreu) e Abel (Tony Ramos...