Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Guilhermina Guinle

 


        Ela está no ar como grande vilã  em 2 produções – Em Ti Ti Ti (2010), no Vale a Pena Ver de Novo, como a falsa Luíza e em Salve-se Quem Puder, no horário das sete,  como a pérfida Dominique e em ambos os personagens  Guilhermina Guinle esbanja sofisticação e talento.



        Eu sou fã da Guilhermina desde sua estreia na esquecida Antônio Alves, Taxista (1996), novela que teve o seu então marido, Fábio Jr como protagonista, e sempre me perguntei por que depois de migrar para a Globo ela nunca conseguiu uma protagonista.  Depois de alguns papéis que acompanhei cheguei a conclusão de que ela não precisa de uma protagonista oficial, ela consegue dar luz e destaque para as coadjuvantes que vive, e são perfis de atrizes como  o dela que,  a teledramaturgia precisa , nem só de protagonistas vivemos  . . . afinal de contas o que seriam das protagonistas sem as antagonistas ou coadjuvantes tão talentosas quanto.

        Depois da estreia na trama de Antônio Alves, Taxista, no SBT , em 2001, depois  de uma participação de Brida (1998), na Rede Manchete e Tiro e Queda (1999), na RecordTV, ela ganhou mais uma protagonista em O Direito de Nascer, estreando na Globo em 2003 como a secretária Dorinha na trama de Mulheres Apaixonadas (2003),   do Manoel Carlos.

        Nos cinemas a atriz estreou em 2007, no longa Inesquecível, e até 2021 , seu último filme,  já coleciona 6 produções em seu currículo.

        Mas é a teledramaturgia  que vem engrandecendo  a carreira da Guilhermina com personagens em sua maioria de perfis sofisticados e vilãs, ás vezes cruéis outras vezes sutis, mas sempre com a pitada do talento de uma grande profissional.



        Para homenagear essa grande atriz, coroando seus trabalhos em Ti Ti Ti (2010) e Salve-se Quem Puder, e já ansioso pela volta de Verdades Secretas (2014) na Globo  e   Paraíso Tropical (2007) no Viva , na qual Guilhermina também tem  papel de destaque em ambas,  o e10blog disseca  sua carreira através das inesquecíveis  personagens que viveu na tv.

       

Mônica de Antônio Alves, Taxista (1996)



        Guilhermina Guinle estreou na trama de Antônio Alves, Taxista, novela do autor Ronaldo Ciambroni , baseado no original de Alberto Migré, protagonizada pelo Fábio Jr, que na época era o marido da Guilhermina. A novela estreou no SBT em junto com mais 2 outras produções de teledramaturgia – Colégio Brasil e Razão de Viver, e é considerada uma das piores produções do gênero já apresentadas na tv aberta. A baixa qualidade do texto e da produção  ajudou  muito para que a novela ficasse nesse patamar, uma pena.  Na trama, Guilhermina deu vida a personagem Mônica, a filha de um milionário que aos 18 anos se apaixona perdidamente por Antônio, o personagem do Fábio.

       

Maria Helena de Juncal de O Direito de Nascer (2001)



        Ainda no SBT,  em 2001, Guilhermina Guinle  viveu uma das personagens mais famosas da nossa teledramaturgia – Maria Helena de Juncal na terceira versão para a tv de O Direito de Nascer, novela  do Aziz Bajur e Jaime Camargo, baseado no original de Félix Caignet.  A novela havia sido totalmente gravada em meados de 1996, porém o SBT segurou sua estreia até 2001, quase 5 anos depois.

 

Simone de Meu Cunhado (2004)



        Em  2004, Guilhermina Guinle ainda grava o seriado Meu Cunhado, com Ronald  Golias,  versão nacional do seriado Mi Cuñado  na Televisa , quando recebeu a proposta para participar de Mulheres Apaixonadas na Globo. A atriz não pensou 2 vezes e deixou o seriado, onde foi substituída pela amiga Luiza Thiré. No seriado,   sua personagem Simone, passa por uma cirurgia para explicar a mudança brusca da personagem.

 

Silvia de A Lua me Disse (2005)



        Depois do destaque como a secretária Dorinha na trama de Mulheres Apaixonadas (2003),   do Manoel Carlos, Guilhermina ganha uma personagem de maior destaque  na novela A Lua Me Disse, do autor MiguelFalabella. Silvia Bolgari, é uma complexa e jovem advogado do Grupo Bolgari. Filha da tresloucada  Geórgia (Patricya Travassos), e  tal qual o irmão Pedro (Rafael Paiva), aprendeu na prática a ter responsabilidade e a cuidar de si mesma.

 

Maggie de JK (2006)



        Em 2006, Guilhermina Guinle integrou o elenco da   segunda fase  da  minissérie JK, da  Maria  Adelaide Amaral   e Alcides  Nogueira.  Na trama, ela deu vida a jovem Maggie, filha de um milionário com quem Leonardo,  o personagem do Caco Ciocler,     já deputado pela UDN,  se envolve e acaba se casando com ela.

 

Alice de Paraíso Tropical (2007)



        Em 2007, Guilhermina Guinle começou ganhar grande projeção junto ao público com a personagem Alice,  a ambiciosa e obsessiva   vilã de ParaísoTropical, do Gilberto Braga. A trama também está de volta a partir do próximo dia 05 em reprise no Canal Viva.

 

Luísa de Ti Ti Ti (2010)



        Guilhermina está no ar na reprise de Ti Ti Ti , da MariaAdelaide Amaral e Vicent Villari, na pele da bela Luísa, que no decorrer da trama acaba se tornando a grande vilã da história, quando abandonada por Edgar (Caio Castro), seu grande amor, é capaz de tudo para separá-lo de Marcela (Ísis Valverde). A Luísa é um tipo muito recorrente no currículo da Guilhermina, um tipo que ela faz com perfeição. A Luísa e uma espécie de percursora da Dominique de Salve-se Quem Puder.

 

Beatriz de O Astro (2011)



        Em 2011,  Guilhermina ganhou no remake de O Astro, escrito por AlcidesNogueira e Geraldo Carneiro, a bela e divertida Beatriz, consultora financeira do Grupo Hayalla e grande amiga de Amanda, a personagem da protagonista vivida pela Carolina Ferraz. Uma  mulher livre e moderna, faz o que bem quer. No início da trama tem um caso como Samir (Marco Ricca) e no decorrer da novela, envolve-se com Neco (Humberto Martins).

 

Pia de Verdades Secretas (2014)



        No fenômeno Verdades Secretas , do Walcyr Carrasco, Guilhermina deu vida a  uma de suas personagens mais complexas, - a milionária  e socialite Pia. Na decorrer da trama,  Pia  enfrenta problemas conjugais  com o ex-marido e a filha, como também a dependência química  do filho, ao mesmo passo que vive um quente romance com seu personal trainer, 20 anos mais jovem.

 

Ilde de Êta Mundo Bom (2016)



        Em 2016, voltou ao posto de vilã com a pérfida Ilde de Êta Mundo Bom, uma mulher sem coração que maltratava sem dor o enteado deficiente, e ainda o ameaçava para que não contasse nada ao pai, no qual na frente fingia amá-lo. A personagem foi outro grande destaque na carreira da atriz, e sofreu algumas reviravoltas no decorrer da trama do Walcyr Carrasco.

 

Veja Também:

Nossos Autores - Walcyr Carrasco 


Meus Personagens Favoritos da Carla Marins 


Meus Persoangens Favoritos do Chay Suede


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo,com.br www.wikipédia.com.br  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...