Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder a reprise de “Sonho Meu” no Viva



         Confesso que Sonho Meu  é uma das minhas preferidas  dos anos 90, e nunca  entendi  o porque de até hoje ela nunca ter sido  reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

        Sonho Meu  foi escrita a três mãos – além de Marcílio Moraes  , tínhamos Maria Adelaide Amaral e Margareth Boury, inspirados em duas outras  novelas  - A Pequena Órfã (1969) e Ídolo de Pano (1974) , ambas do  Teixeira Filho, e  direção de Reynaldo Boury, Roberto Naar e Marcelo Travesso.  

        Como esquecer o carisma  da Laleska? . Órfã,  a menina  só reencontra a  felicidade ao lado de Tio Zé (Elias Gleizer) que lhe acolhe como uma verdadeira neta.  A Laleska na verdade chama-se Maria Carolina (Carolina Pavanelli), filha de Claúdia (Patrícia França) , que perde a sua  guarda quando se separa do marido violento.

         Acima  é o resumo da trama que há 28 anos encantou o público do horário das seis com uma trama que ao mesmo tempo tinha uma temática infantil e um entrecho adulto que mesclava patologia  com bigamia.

        A trama está de volta a partir do   próximo dia 12.07,  em reprise pelo Canal Viva e,  o e10blog elenca abaixo 10 dos vários motivos que fazem de Sonho Meu uma trama imperdível.

 

Primeira reprise  

        Curiosamente, mesmo com o grande sucesso que a trama fez na época, e  por se tratar de uma novela das seis, o que  praticamente não exige nenhum corte por causa do horário, Sonho Meu (1993), até então nunca foi reprisada, apesar de sempre ser citada entre os telespectadores. Depois que a trama ficou “velha” para o Vale a Pena Ver de Novo, o surgimento  do Canal Viva reacendeu essa vontade, que finalmente  será saciada agora a partir do próximo dia 12.


Patrícia França e Leonardo Vieira como protagonistas  



         A trama tem  Patrícia França e Leonardo Vieira como  casal principal, pegando carona no sucesso que eles fizeram na primeira fase de Renascer (1993). A química entre eles foi instantânea  e o público torceu do começo ao fim por um final feliz deles. A Dupla ganhou respectivamente  as capas das  trilhas da novela :  Nacional (Patricia França) e Internacional (Leonardo Vieira).

 

A Base da trama



         Sonho Meu  foi escrita a três mãos – além de Marcílio Moraes  , tínhamos Maria Adelaide Amaral e Margareth Boury, inspirados em duas outras  novelas  - A Pequena Órfã (1969) e Ídolo de Pano (1974) , ambas do  Teixeira Filho, e  direção de Reynaldo Boury, Roberto Naar e Marcelo Travesso.  

 

As locações em Curitiba - Fora do eixo Rio- São Paulo

        Afastando-se do eixo Rio/São Paulo e Nordeste (prática na época), a trama de Sonho Meu foi centralizada em Curitiba, no Paraná, o que proporcionou uma beleza extra às locações, com imagens pouco comuns ao telespectador.
A cidade cenográfica, montada em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, reproduziu detalhes da arquitetura de Curitiba. Porém, a fachada da mansão da família Candeias de Sá, um dos principais cenários da novela, não ficava na capital paranaense, mas em Petrópolis (RJ).

       

Carolina Pavanelli, e a inesquecível Laleska


       

        O Grande destaque de Sonho meu foi a atuação de Carolina Pavanelli. A menina emocionou e divertiu a todos com sua doce personagem. Sua química com o saudoso   Elias Gleiser  era um show a parte da trama. Depois de Sonho Meu, a atriz mirim ainda fez as novelas Quem é Você (1996) , Malhação (1997) e Meu Bem Querer (1998), mas depois sumiu da tv. Nos anos 2010,  ela se formou em comunicação social e hoje , professora, dá aulas de Língua Portuguesa e Redação no PENSI.

 

Fábio Assumpção na pele do seu primeiro vilão na Tv



        Fábio Assumpção fez seu primeiro vilão na Tv em Sonho Meu. O Perfil do personagem foi sendo moldado a medida que sua paixão por Cláudia aumentava. Quando ele percebe de vez que perdera a mulher amada para o irmão que tanto invejava, explode nele uma vilania  patológica, mostrando um dos grandes momentos do ator na tv,  uma espécie de percursor  do  Renato Mendes de Celebridade (2003).

 

João (Flávio Galvão)  e Gilda Fontana  (Françoise Forton)



         O Hospital do Dr. João Fontana , vivido pelo Flávio Galvão, também tem destaque em Sonho Meu.  Fontana é um médico sério e comprometido com os seus pacientes. Ele sofre com o ciúme exacerbado – e nada justificável – da esposa Gilda (Françoise Forton). Os dois são pais de Francisca (Daniela Camargo), que chega a ser noiva de Jorge.      

 

Débora Duarte, a enfermeira Mariana



        Outro entrecho de destaque  da trama  é o da enfermeira Mariana, vivida pela Débora Duarte. Antiga Governanta da mansão dos Candeias de Sá, ela é a verdadeira mãe de Jorge. O Rapaz fora adotado por Paula ainda bebê, quando perdera o filho e um neto num acidente.    

 

Trilha Sonora 



        A trilha da novela  reuniu grandes sucessos da década de 90 e marcou o ano de 1993.



        Na trilha nacional destaque para o Tema de abertura com  um dueto entre José Augusto e Xuxa na música “Querer é Poder”  que  virou hit no Brasil inteiro.  Grandes nomes do cenário musical brasileiro integraram a trilha. Guilherme Arantes com “Um Pouco Mais” embalou a personagem Francisca (Daniela Camargo). O Grupo Roupa Nova entrou com “Ando Meio Desligado”  tema do Giácomo Madureira (Eri Johson).  Ivan Lins com “Vieste”  embalou o personagem Lucas (Leonardo Vieira) e Danilo Caymmi  cantou o tema do Tio Zé (Elias Gleizer)  “Um Sonho Maior”. Mariana personagem da Débora Duarte ganhou como tema a música “Dias Melhores” da  cantora Rita Cássia , e Gilda da Françoise  Forton  “Privação de Sentidos” da Watusi.   Uma das  minhas preferidas do LP é “O Preço de Uma Vida” tema da Claudia (Patrícia França) , na voz irretocável de Selma Reis.



        Na trilha internacional  a inesquecível  What Is Love” abria o LP   na voz de Haddaway. A Música era tema do protagonista Lucas vivido pelo ator Leonardo Vieira. A Banda Aerosmith integrou a trilha com a música “Cryin´” tema de Giacomo Madureira e Francisca e Glória Estefan com “Con Los Anos que me Quedan” embalou os devaneios de Magnólia  personagem da Yoná Magalhães.  Bee Gees cantou a música mais bonita de toda a trilha  que inclusive foi o tema de Lucas e Cláudia  o principal casal da trama. A música era “For Whom The Bell Tolls”.   Beatriz Segall que viveu a matriarca Paula Candeias de Sá ganhou como tema a música “Felicitá” na voz de Lucio Dalla , e Lúcia da Isabela Garcia ganhou o tema internacional “Don´T Say Goodbye” na voz do Oseas.   A trilha trazia ainda as faixas : “Mr. Vain” tema da Laleska (Carolina Oliveira); “Right Here” do SWV e “Show me Love” do Robin S que serviram de tema de locação da cidade de Curitiba e “Wild Word” do Mr. Big que servia de tema romântico geral.

 

Atores que já morreram de Sonho Meu

        A trama  vai nos fazer rever o trabalho de grandes atores que infelizmente já nos deixaram : YonáMagalhães, Walmor Chagas, Elias Gleizer, Cláudia Magno,  Beatriz Segall, Alexandre Lipiani, Carlos Alberto, Carlos Kroeber, Castro Gonzaga, Jorge Cherques, Miriam Pires, Newton Martins, Ruthinéia de Moraes.

 

Veja Também:

Homenagem da Semana - Elias Gleiser 


Meus Personagens Favoritos do Fábio Assumpção 


Trilha Sonora Eterna - Sonho Meu (1993) 


Aberturas Inesquecíveis - Sonho Meu (1993) 


Novelas Inesquecíveis - Sonho Meu (1993) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...