Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Renata Sorrah



           Renata Sorrah  está de volta  às novelas  vivendo mais uma vilã na tv. A Picareta Gláucia Beatriz  é  a  vilã cômica de Geração Brasil, dos autores Felipe Miguez e Izabel de Oliveira, e como sabemos vilã  é um prato cheio nas mãos da atriz.

        Com 45 anos de carreira, Renata Sorrah tem um currículo recheado de ótimos  personagens que nos proporcionaram grandes momentos na tv. Sua estreia foi em 1969, na novela Um Gosto Amargo de Festa,  de autoria  do Cláudio Cavalcanti na Rede Tupi.

        Hoje vamos recordar essas mulheres incríveis e inesquecíveis que a Renata viveu na tv, de Heleninha Roitmann a Nazaré Tedesco.


10º. Nívea de Assim na Terra como no Céu (1970)
Assim na terra como no céu


        Em 1970, Renata Sorrah estreava na Globo  na trama de Assim na Terra como no Céu, do autor Dias Gomes. Sua personagem Nívea era assassinada no capítulo 20 instaurando na trama um “Quem Matou?”.  A Empatia da personagem foi tão grande que o público exigia a volta de Renata à trama, e assim  Nívea passou aparecer quase que diariamente em flashbacks dentro da novela.


9º. Lina  de O Casarão (1976)
O casarão

Com Paulo José e Armando Bógus 

      Na terceira fase de O Casarão , do autor Lauro César Muniz, Renata Sorrah viveu Lina, neta da Carolina (Yara Cortes). Sua história se concentra em um casamento fracassado com um homem que só visa a ascensão profissional em detrimento o amor e a formação de uma família. Ao perceber isso, Lina começa a tentar se desvencilhar desse casamento, indo contra todas as pressões de sua família. Seu desejo de ser feliz aumenta ainda mais quando conhece e se apaixona por Jarbas (Paulo José). Lina  foi uma personagem criada para fazer sua avó Carolina repensar suas escolhas. A Neta vive  uma situação parecida com  a dela anos antes, só que Carolina não teve coragem de ir contra os padrões familiares e passou mais de 40 anos em um casamento infeliz.


8º. Sofia de Transas e Caretas (1984)
Transas e caretas

Com Reginaldo Faria  

      Em 1984 , Renata Sorrah teve um trabalho duro para viver Sofia, a professora de  músicas sacras na trama de Transas e Caretas, do autor Lauro César Muniz. A atriz aprendeu a tocar harpa para dar mais veracidade a personagem.
       

7º. Mariana de Rainha da Sucata (1990)
 Rainha da sucata

com Antonio Fagundes 
      A bibliotecária e sem graça Mariana, que a Renata Sorrah viveu em Rainha da Sucata, foi uma das personagens que mais me dava raiva dentro da trama do Silvio de Abreu. Ao ser assediada por Renato (Daniel Filho), a bobona  Mariana se apaixona perdidamente por ele, sem saber que estava sendo apenas uma peça no jogo de Renato  para chegar ao poder do grupo Sucata. Inesquecíveis as cenas da Mariana quase enlouquecendo, nas mãos do vilão.


6º. Carolina Villar de Roda de Fogo (1986)
Roda de fogo


     Elegância , teu nome é Carolina Villar ! Renata Sorrah pontuou sua presença na trama de Roda de Fogo , do Lauro César Muniz, com todo o luxo da sua personagem. Uma mulher da alta sociedade, que escondia toda a sujeira das empresas de sua família embaixo da sofisticação. Impossível imaginar outra atriz  interpretando a personagem com tamanha desenvoltura e segurança.


5º. Célia Maria de Duas Caras (2007)
Duas caras

Com Barbara Borges  
      Depois do sucesso da Nazaré Tedesco de Senhora do Destino em 2004, o autor Aguinaldo Silva resolveu investir novamente na dobradinha Renata Sorrah e Susana Vieira, e pôs as duas novamente como inimigas na trama de Duas Caras. Claro que a Célia Maria ficou muito aquém da Nazaré, afinal nem vilã ela  era, apenas era  rival de Branca (Susana Vieira). Na trama Célia Maria viveu  anos como amante  João Pedro (Herson Capri), marido de Branca, e com sua morte  o caso foi revelado por todos os jornais, fazendo  Celia Maria ser expulsa de casa pelo marido. Tendo que recomeçar, ela voltou  estudar, virou líder estudantil e posteriormente acionista da Faculdade que Branca herdara de marido. A personagem valeu por essa força de vida mostrada, tendo sido usada como baluarte para algumas mulheres, que se identificaram com a força de vontade da personagem de sempre se “levantar” dos esbarrões que levou da vida.
       

4º. Pillar de Pedra sobre Pedra (1992)
Pedra sobre pedra

com Lima Duarte 
       Um amor do passado que se transformou em aversão! Como dizia a música tema dos personagens, Pillar  e Murilo Pontes viveram um casal em pé de guerra na trama de Pedra sobre Pedra , do autor Aguinaldo Silva. Eles foram noivos no passado, mas uma traição de Murilo fez com que Pillar o abandonasse no altar, transformando o amor que sentiam em um ódio mortal. Renata Sorrah e Lima Duarte foram brilhantes em cena. E a Pillar foi mais um grande momento da atriz em tramas do Aguinaldo.


3º. Zenilda de A Indomada (1997)
A indomada


        Uma mulher de cabelo nas ventas ! Assim era Zenilda de Yolanda, que Renata Sorrah viveu na trama de A Indomada, também do Aguinaldo Silva. Dono do  principal e único bordel da cidade de Greenville , ela   era o principal alvo da fúria de Maria Altiva (Eva Wilma), a defensora da moral e bons costumes da cidade. Mas como obra do destino, Zenilda acaba se apaixonando por Pedro Afonso (Cláudio Marzo) marido de Altiva, o que vira o estopim da briga entre as rivais. Renata Sorrah mais uma vez brincou de interpretar e como nenhuma outra atriz brilhou na pele de mais uma grande personagem do fantástico mundo de Aguinaldo Silva.

2º. Heleninha Roitmann de Vale Tudo (1988)
Vale tudo

      Quando penso em um remake de Vale Tudo, trama do autor Gilberto  Braga e Aguinaldo Silva, uma das minhas primeiras indagações é sobre quem faria a Heleninha Roitmann ? Não consigo imaginar outra atriz que não a Renata Sorrah na pele da alcoólatra mais querida do Brasil. Como foi perfeita a composição da atriz que entrou de vez para o  hall das grandes atrizes depois da trama. “Poê um mambo aí, pô!” Com esquecer essa frase e a cena da Heleninha completamente bêbada dançando até cair no chão e em si. Lembro-me que sempre ficava com pena depois dos ataques bêbada que ela tinha um estalo e se via na situação, começando um misto de vergonha com culpa.  Não tem como não amar Heleninha Roitmann.



1º. Nazaré Tedesco de Senhora do Destino (2004)
Senhora do destino


      E a vilã mais gostosa da história da teledramaturgia ? Nazaré Tedesco pode ser acusada de tudo, menos de modesta!  Uma dos maiores sucessos da teledramaturgia nos anos 2000, Renata Sorrah foi a grande estrela da trama vivendo a perversa ladra de bebês Nazaré. A Atriz nos brindou com uma grande personagem, que a Globo  estava lhe devendo há anos. Suas cenas com Susana Vieira e Leandra Leal foram verdadeiros clássicos dentro da trama de Senhora do Destino.


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : Teledramaturgia.com     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...