Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trama fraca e final trágico marcam “Em Família”


        Manoel Carlos infelizmente não conseguiu emplacar “Em Família” no horário nobre. A trama encerrou-se nesta sexta (18.07) como a  pior audiência do horário nobre, apesar de ser a última novela escrita pelo autor, conforme se divulgou   antes da estreia. A falta de interesse do público e rejeição aos protagonistas fez com que a trama fosse encurtada encerrando-se com apenas 143 capítulos. Desde Felicidade (1991) , a menor trama do autor havia sido Por Amor (1997) com 190 capítulos.


            Muitas são as explicações para essa rejeição quase que total a trama do Maneco. Teria  a fórmula de contar  a vida do cotidiano  se esgotado, o estilo do autor consagrado em tramas como Laços de Família (2000) ou Mulheres Apaixonadas (2003) não seja mais aceita pelos telespectadores?
      O Fato é que a Globo viu pela primeira vez   uma produção do horário nobre se esvair pelo ralo.



    Sobre  a rejeição aos protagonistas, isso ficou nítido logo que iniciou-se a terceira fase, quando Julia Lemmertz, Gabriel Braga Nunes e Bruna Marquezine assumiram os papéis de Helena, Laerte e Luiza. Claro que a atuação de uma atriz do quilate da Júlia não está em jogo, a personagem é que era difícil. Afinal  carregava o estigma das “Helenas” do autor, que são mulheres dúbias, quase sempre as mocinhas da história, mas com segredos capazes de transformá-las em pessoas tão ruins e egoístas como as vilãs. Mas a Helena de Em Família abusava do direito de ser chata e intransigente com esse  ódio inexplicável pelo Laerte, cultivado há anos. Acho que a historia do trio teria rendido muito mais se a Helena também tivesse se envolvido novamente com Laerte, afinal de contas isso explicaria esse ódio.

    “Em Família” foi a primeira  novela  que lembro de não ter me interessado em assistir o último capítulo. Assisti  claro, mas caso não conseguisse, assistir na reprise teria causado as mesmas emoções.  


        Laerte, mesmo sem ser  um grande vilão, afinal ele apenas era ciumento, foi crucificado com um fim trágico e desnecessário. Assassinato  no último capítulo  de um personagem que nem era um vilão não tem como aceitar para um final de novela. Uma tragédia para encerrar uma novela nunca é bem vista.



    Mas Em Família teve seus pontos fortes. Bruno Gissoni ganhou destaque no penúltimo capítulo ao descobrir a identidade da sua mãe. Inclusive o gancho do penúltimo capítulo foi André montando o quebra-cabeça da foto que havia rasgado e vendo  o rosto de Branca (Angela Vieira). Aliás, o embate entre Branca  e André   foi o que salvou o último capítulo da trama. Ambos deram toda a sensibilidade que a cena pedia.



    No conjunto da obra vale destacar as bandeiras que a novela levantou. O Casamento gay foi tratado de maneira tão natural que fomos brindados com uma das cenas mais bonitas da trama com a exibição do casamento da Clara (Giovanna Antonelli ) e Marina (Tainá Muller).  Com direito a selinhos e beijões a trama quebrou esse tabu e mostrou que a sociedade está começando a se preparar para aceitar,  de verdade, esse novo formato de família.  Giovanna Antonelli, que dispensa  apresentações, mais uma vez pinta e borda com uma boa personagem em mãos.


    O Transplante do Cadu (Reynaldo Gianechinni) foi outro  grande acerto. Apesar dos exageros na recuperação do personagem pós-operação.


           Selma Juliana Jairo Chica 

     Alguns atores conseguiram se sobressair a fraca trama e viveram personagens inesquecíveis. Talento é talento! Foi o caso da Natalia do Valle, impecável com  sua Chica, Vanessa Gerbelli e perturbada Juliana; Marcelo Mello Jr, o Jairo; Ana Beatriz Nogueira, a Selma e o Humberto Martins como o compreensivo Virgílio.

                                   Leto  Shirley


    Em compensação alguns personagens poderiam e deveria ter rendido mais, porém foram engolidos. A Shirley, da Viviane Pasmanter prometia ser uma grande vilã e acabou  virando uma antagonista sem peso algum na trama. Assim como o Leto (Ronny Kriwat), Paula (Manu Gavasi) e a Ana (Cláudia Mauro). Personagens que tinham um perfil interessante mais que simplesmente só apareceram para fazer figuração no decorrer da novela.

Em família

      É uma pena ver  o trabalho de um novelista  da importância do Manoel Carlos ser bombardeado de críticas negativas, mas infelizmente Em Família  mostrou que ele tem que repensar  seu modo de escrever. Será que o autor já previa essa saturação em seu trabalho quando anunciou a trama como sua última?

         Mesmo glorificando as tramas dos anos 80, pontuadas por cenas longas e lentidão nos acontecimentos, é fato de que hoje o público quer ver tramas enérgicas, acontecimentos imediatos que tiram o nosso fôlego, tal qual a nova trama das onze,  O Rebu, ou no estilo do último fenômeno na teledramaturgia nacional Avenida Brasil (2012).

    “Em Família” não vai deixar saudades, vai ser lembrada apenas com a novela que apresentou o primeiro casamento gay da história da Tv   e o modo de como não mais fazer novelas.  


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa