Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Aberturas Inesquecíveis dos seriados que marcaram época (Parte 1)



        Sabe aquele seriado brasileiro que de vez em quando sentimos saudades?  Armação Ilimitada, Castelo Rá-Tim-Bum, Malu Mulher ... e tantos outros. Nossa como foi bom acompanhar cada um. Alguns foram importantes para a formação de muita gente, trouxeram mensagens  que mudaram comportamentos e a sociedade da sua  época.

        Nos post de hoje vou relembrar através das aberturas desses seriados a importância que cada um teve.

Armação Ilimitada (1985 à 1988)



        Armação Ilimitada foi sem dúvidas um dos grandes acertos da Globo nessa área. Idealizado por Guel Arraes e Antônio Calmon, o programa conquistou o Brasil logo em seus primeiros episódios.  As aventuras de Juba , Lula, Zelda e Bacana foi uma espécie de Malhação dos anos 80  e consagrou os atores do elenco. Kadu Moliterno e André di Biasi vinham da novela Partido Alto (1984), da Glória Perez e Aguinaldo Silva, onde interpretavam personagens parecidos com os da série. Qual marmanjo não se apaixonou pela Zelda Scoth, vivida pela Andrea Beltrão , a musa do seriado que vivia dividida entre os irmãos? Eu delirava com as cenas marcadas por uma taxa preta, que em muitas vezes escondia a nudez da atriz, isso em pleno ano de  1985, ainda sob a Censura quase velada.  Se a marmanjada se apaixonou pela Zelda, a mulherada se dividia entre os irmãos Juba e Lula, e também pelo menino Bacana, vivido pelo ator Jonas Torres, que no seriado, muitas vezes era mais adulto que Juba e Lula. A Linguagem do programa fugiu dos padrões brasileiros que estávamos acostumados e nos  remetia ao mundo do  cinema mudo, caracterizado mais pelas ações do que as falas. Nara Gil (Black Boy), Catarina Abdala (Ronalda Cristina) e o saudoso Francisco Milani (Chefe)  também imortalizaram seus personagens.


Castelo Rá – Tim – Bum (Tv Cultura - 1994 à 1995)
casteloratimbum_logo



        Castela Rá Tim Bum é a série de maior sucesso e repercussão produzida pela Tv Cultura.  O programa dava média de 12 pontos de audiência, isso mesmo concorrendo com A Viagem (1994) na Globo e Éramos Seis (1994) no SBT. O Programa teve vários produtos licenciados e em 2001 foi lançado o filme da série. Castelo Ra Tim Bum  era uma criação de Cao Hanburguer, porém diversos autores escreveram histórias para série. O personagem principal da série era Bino, vivido pelo Cássio Scarpin, um menino que por ter 300 anos não era aceito em nenhuma escola dita normal. Assim com seus poderes Bino atrai três crianças para o castelo : Pedro (Luciano Amaral), Biba (Chinyia Rachel) e Zequinha (Freddy Allan). Bino conquista a amizade dos três que a cada novo episódio voltavam ao castelo para viver uma nova aventura. O programa consagrou atores, que apesar de já terem uma currículo com alguns personagens, brilharam mesmo no Castelo,  como Rosi Campos (Morgana), Sérgio Mamberti (Dr. Victor)  e Paschoal da Conceição (Dr. Abobrinha).


Carga Pesada (Globo - 1979 à 1981)
cargapesada79_logo



        Carga Pesada foi o primeiro seriado brasileiro a retratar os dramas, dilemas e felicidades dos caminhoneiros do Brasil. O Programa foi criado por Dias Gomes que teve a ideia depois  do sucesso do Caso Especial Jorge, Um Brasileiro do autor Oswaldo França Jr, que contava as aventuras de um caminhoneiro que entregava cargas no interior de Minas Gerais. Antônio Fagundes e Stênio Garcia, que viviam os protagonistas Pedro e Bino, foram impecáveis na caracterização dos caminhoneiros. Era impossível imaginar que eles realmente não eram caminhoneiros na vida real. Os atores também escreveram 12 dos 54 episódios apresentados. Em 2003, a Globo reeditou o Carga Pesada, contando a história de Pedro e Bino 20 anos depois.


Confissões de Adolescentes (Tv Cultura/Bandeirantes – 1994)
confissoesdeadolescente_logo




        Diana  (Maria Mariana) , Bárbara (Georgiana Góes), Natália (Daniele Valente)  e Carol (Déborah Secco/Camuila Capucci) . Quatro irmãs adolescentes  descobrindo  juntas o mundo.  A história  da série adolescente de maior sucesso foi baseada na peça homônima da autora e atriz Maria Mariana, uma das protagonistas. Confissões de Adolescentes  chamou atenção por ser uma produção independente,  mas que ganhou uma importância inigualável para a formação de muitos adolescentes que viram situações como paquera, a primeira menstruação, a primeira transa, aborto entre outros assuntos do mundo adolescente,  serem contados de uma maneira tão clara e entendível. Muitas participações afetivas ocorreram nos episódios, nomes como Marieta Severo, Déborah Bloch, Maitê Proença, Lília Cabral, Lucélia Santos, Drica Moraes, Pedro Cardoso e Rubens de Falco. A participação tinha o nome de “afetiva” porque os atores não cobravam cachê pela participação. O Programa mesmo sendo independente tinha a direção luxuosa do Daniel Filho.         Ao término da série, Confissões de Adolescentes foi indicada ao Emmy Ward como melhor série internacional.  Com um roteiro e texto primorosos o seriado é considerado um biscoito fino  entre as séries brasileiras.

A Grande Família (Globo – 2001 à 2014)
grandefamilia2001_logo



        Remake do mesmo seriado produzido pela Globo entre 1972 e 1975. A Grande Família, criação do Marcos Freire, Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa,  ficou treze anos no ar e sempre pontuado pelo sucesso. A Crítica política embutida no texto original de Vianinha, que na primeira versão muitas vezes teve que  ser podada devido a censura, nesta nova versão pode ser mostrada sem pudores, e em muitas temporadas e episódios, assuntos do nosso cotidiano estavam também retratadas dentro da casa do Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo). Pedro Cardoso, em 2008,  foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor ator pelo Agostinho da série. Marieta Severo, marcada por personagens ricas e sofisticadas na Tv,  deu uma show na caracterização da simplória Dona Nenê. No último episódio da última temporada, que foi ao ar em 11 de setembro de 2014, a Família Silva se reunia à frente da Tv para assistir a estreia de A Grande Família na Tv. Era uma metalinguagem criada pelos autores para se despedir em grande estilo. Na história a Globo contratava a Grande Família para criar um seriado com suas histórias. Grandes nomes do elenco Global viveram  os personagens no seriado dentro do seriado : Glória Pires como Nenê; Lázaro Ramos como Agostinho; Déborah Secco como Bebel; Tony Ramos como Lineu, Marcelo Adnet como Tuco entre outros. O  programa é o seriado global que ficou mais tempo no ar.


A Lei e o Crime (Record – 2009)



               
        A Lei e O Crime, do autor Marcílio Moraes pegou a ideia usada na trama central de Vidas Opostas (2006), novela apresentada pela Record com relevante sucesso. A Luta entre a polícia e os bandidos no submundo das favelas do Rio de Janeiro, logo cativou o público que deu uma  ótima audiência a Record. Francisca Queiroz e Ângelo Paes Leme estiveram impecáveis no papel dos protagonistas. A Lei e o Crime só tem uma coisa contando contra, o fato da segunda temporada nunca ter sido feita. A Série merecia. A Globo vendo o sucesso , em abril de 2009, lançou Força- Tarefa que tinha  os mesmos moldes da série da Record.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...