Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Aberturas Inesquecíveis dos seriados que marcaram época (Parte 1)



        Sabe aquele seriado brasileiro que de vez em quando sentimos saudades?  Armação Ilimitada, Castelo Rá-Tim-Bum, Malu Mulher ... e tantos outros. Nossa como foi bom acompanhar cada um. Alguns foram importantes para a formação de muita gente, trouxeram mensagens  que mudaram comportamentos e a sociedade da sua  época.

        Nos post de hoje vou relembrar através das aberturas desses seriados a importância que cada um teve.

Armação Ilimitada (1985 à 1988)



        Armação Ilimitada foi sem dúvidas um dos grandes acertos da Globo nessa área. Idealizado por Guel Arraes e Antônio Calmon, o programa conquistou o Brasil logo em seus primeiros episódios.  As aventuras de Juba , Lula, Zelda e Bacana foi uma espécie de Malhação dos anos 80  e consagrou os atores do elenco. Kadu Moliterno e André di Biasi vinham da novela Partido Alto (1984), da Glória Perez e Aguinaldo Silva, onde interpretavam personagens parecidos com os da série. Qual marmanjo não se apaixonou pela Zelda Scoth, vivida pela Andrea Beltrão , a musa do seriado que vivia dividida entre os irmãos? Eu delirava com as cenas marcadas por uma taxa preta, que em muitas vezes escondia a nudez da atriz, isso em pleno ano de  1985, ainda sob a Censura quase velada.  Se a marmanjada se apaixonou pela Zelda, a mulherada se dividia entre os irmãos Juba e Lula, e também pelo menino Bacana, vivido pelo ator Jonas Torres, que no seriado, muitas vezes era mais adulto que Juba e Lula. A Linguagem do programa fugiu dos padrões brasileiros que estávamos acostumados e nos  remetia ao mundo do  cinema mudo, caracterizado mais pelas ações do que as falas. Nara Gil (Black Boy), Catarina Abdala (Ronalda Cristina) e o saudoso Francisco Milani (Chefe)  também imortalizaram seus personagens.


Castelo Rá – Tim – Bum (Tv Cultura - 1994 à 1995)
casteloratimbum_logo



        Castela Rá Tim Bum é a série de maior sucesso e repercussão produzida pela Tv Cultura.  O programa dava média de 12 pontos de audiência, isso mesmo concorrendo com A Viagem (1994) na Globo e Éramos Seis (1994) no SBT. O Programa teve vários produtos licenciados e em 2001 foi lançado o filme da série. Castelo Ra Tim Bum  era uma criação de Cao Hanburguer, porém diversos autores escreveram histórias para série. O personagem principal da série era Bino, vivido pelo Cássio Scarpin, um menino que por ter 300 anos não era aceito em nenhuma escola dita normal. Assim com seus poderes Bino atrai três crianças para o castelo : Pedro (Luciano Amaral), Biba (Chinyia Rachel) e Zequinha (Freddy Allan). Bino conquista a amizade dos três que a cada novo episódio voltavam ao castelo para viver uma nova aventura. O programa consagrou atores, que apesar de já terem uma currículo com alguns personagens, brilharam mesmo no Castelo,  como Rosi Campos (Morgana), Sérgio Mamberti (Dr. Victor)  e Paschoal da Conceição (Dr. Abobrinha).


Carga Pesada (Globo - 1979 à 1981)
cargapesada79_logo



        Carga Pesada foi o primeiro seriado brasileiro a retratar os dramas, dilemas e felicidades dos caminhoneiros do Brasil. O Programa foi criado por Dias Gomes que teve a ideia depois  do sucesso do Caso Especial Jorge, Um Brasileiro do autor Oswaldo França Jr, que contava as aventuras de um caminhoneiro que entregava cargas no interior de Minas Gerais. Antônio Fagundes e Stênio Garcia, que viviam os protagonistas Pedro e Bino, foram impecáveis na caracterização dos caminhoneiros. Era impossível imaginar que eles realmente não eram caminhoneiros na vida real. Os atores também escreveram 12 dos 54 episódios apresentados. Em 2003, a Globo reeditou o Carga Pesada, contando a história de Pedro e Bino 20 anos depois.


Confissões de Adolescentes (Tv Cultura/Bandeirantes – 1994)
confissoesdeadolescente_logo




        Diana  (Maria Mariana) , Bárbara (Georgiana Góes), Natália (Daniele Valente)  e Carol (Déborah Secco/Camuila Capucci) . Quatro irmãs adolescentes  descobrindo  juntas o mundo.  A história  da série adolescente de maior sucesso foi baseada na peça homônima da autora e atriz Maria Mariana, uma das protagonistas. Confissões de Adolescentes  chamou atenção por ser uma produção independente,  mas que ganhou uma importância inigualável para a formação de muitos adolescentes que viram situações como paquera, a primeira menstruação, a primeira transa, aborto entre outros assuntos do mundo adolescente,  serem contados de uma maneira tão clara e entendível. Muitas participações afetivas ocorreram nos episódios, nomes como Marieta Severo, Déborah Bloch, Maitê Proença, Lília Cabral, Lucélia Santos, Drica Moraes, Pedro Cardoso e Rubens de Falco. A participação tinha o nome de “afetiva” porque os atores não cobravam cachê pela participação. O Programa mesmo sendo independente tinha a direção luxuosa do Daniel Filho.         Ao término da série, Confissões de Adolescentes foi indicada ao Emmy Ward como melhor série internacional.  Com um roteiro e texto primorosos o seriado é considerado um biscoito fino  entre as séries brasileiras.

A Grande Família (Globo – 2001 à 2014)
grandefamilia2001_logo



        Remake do mesmo seriado produzido pela Globo entre 1972 e 1975. A Grande Família, criação do Marcos Freire, Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa,  ficou treze anos no ar e sempre pontuado pelo sucesso. A Crítica política embutida no texto original de Vianinha, que na primeira versão muitas vezes teve que  ser podada devido a censura, nesta nova versão pode ser mostrada sem pudores, e em muitas temporadas e episódios, assuntos do nosso cotidiano estavam também retratadas dentro da casa do Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo). Pedro Cardoso, em 2008,  foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor ator pelo Agostinho da série. Marieta Severo, marcada por personagens ricas e sofisticadas na Tv,  deu uma show na caracterização da simplória Dona Nenê. No último episódio da última temporada, que foi ao ar em 11 de setembro de 2014, a Família Silva se reunia à frente da Tv para assistir a estreia de A Grande Família na Tv. Era uma metalinguagem criada pelos autores para se despedir em grande estilo. Na história a Globo contratava a Grande Família para criar um seriado com suas histórias. Grandes nomes do elenco Global viveram  os personagens no seriado dentro do seriado : Glória Pires como Nenê; Lázaro Ramos como Agostinho; Déborah Secco como Bebel; Tony Ramos como Lineu, Marcelo Adnet como Tuco entre outros. O  programa é o seriado global que ficou mais tempo no ar.


A Lei e o Crime (Record – 2009)



               
        A Lei e O Crime, do autor Marcílio Moraes pegou a ideia usada na trama central de Vidas Opostas (2006), novela apresentada pela Record com relevante sucesso. A Luta entre a polícia e os bandidos no submundo das favelas do Rio de Janeiro, logo cativou o público que deu uma  ótima audiência a Record. Francisca Queiroz e Ângelo Paes Leme estiveram impecáveis no papel dos protagonistas. A Lei e o Crime só tem uma coisa contando contra, o fato da segunda temporada nunca ter sido feita. A Série merecia. A Globo vendo o sucesso , em abril de 2009, lançou Força- Tarefa que tinha  os mesmos moldes da série da Record.

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : teledramaturgia.com  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...