Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoitos da Juliana Paes


        Juliana Paes voltou às novelas nesta segunda-feira (09.11) na pele da sofisticada e sensual Carolina, na nova novela das sete, Totalmente Demais, dos autores Paulo Halm e Rosane Svatman. Mais uma protagonista para o currículo dessa já considerada grande atriz brasileira
        Juliana Paes, que é modelo e formada em publicidade, no início da carreira ficou marcada em papéis que exploravam sua beleza e sensualidade. As personagens sensuais a levaram para a capa da revista Playboy, comerciais de cerveja e ao sambódromo do Rio de Janeiro como Madrinha de Bateria de Escola de Samba, reinando absoluta.
        Aos poucos  Juliana Paes foi provando que era muito mais do que uma bela atriz. Seu talento saltava os olhos, e que olhos, a cada novo personagem chegando ao seu ápice quando viveu a Maya de Caminho das Índias, sua primeira protagonista em horário nobre.
        Juliana Paes também é apresentadora. Estreou  em 2010 no reality Por Um Fio da GNT e em 2014 apresentou a nova versão do Globo de Ouro para o Canal Viva ao lado do Márcio Garcia.
        Para comemorar o retorno da Juliana as novelas, o post de hoje vai relembrar suas personagens mais marcantes na tv.

Ritinha de Laços de Família (2000)
lacosdefamilia_logo

        Juliana Paes estreou na trama de Laços de Família, do autor Manoel Carlos, vivendo a empregada Ritinha. Como já sabemos as empregadas das tramas do Maneco sempre tem um destaque maior do que em outras novelas. Talvez se fosse  novela de outro autor, a Juliana Paes tivesse passado despercebida por Laços de Família, mas o autor viu que a atriz tinha potencial e criou uma trama especial para a Ritinha. Na trama, a linda empregada chamava atenção do patrão,  Danilo (Alexandre Borges). Os dois se envolveram  e ela acaba engravidando . No dia do nascimento dos bebês, Ritinha morre no parto e os gêmeos que ela teve acabam sendo criado pelo amante e sua esposa Alma (Marieta Severo).  A Saída prematura da novela não lhe prejudicou em nada. No ano seguinte ela já emplacava outro papel no horário nobre, na trama de O Clone, da Glória Perez, já com um destaque maior.

Tieniaguá de A Casa das Sete Mulheres (2003)
casadassete_logo

        Na elogiadíssima minissérie A Casa das Sete Mulheres, escrita por Maria Adelaide Amaral, baseada no romance homônimo de Letícia Wiezchowski, Juliana Paes deu vida a figura história do Sul do país, a Tieniaguá. O conto A Salamandra do Jarau, de Simões Lopes Neto, foi inserido na minissérie  através da relação de Bento Manoel (Luís Mello) com a Teiniaguá. Diz-se que o personagem histórico Bento Manoel tinha um pacto com o diabo. Segundo o autor, as terras do Jarau pertenciam a Bento Manoel e corria na época que a boa sorte dele se devia a um pacto feito com o demônio através da figura folclórica da Teiniaguá. Juliana Paes não deu uma só palavra na minissérie, e isso só tornou seu trabalho ainda mais caro e importante, afinal teve que transmitir suas ações através  apenas de olhares e gestos.

Jaqueline Joy de Celebridade (2003)
celebridade_logo

        Em Celebridade, novela do autor Gilberto Braga, Juliana Paes deu vida a esfuziante Jaqueline Joy, uma aspirante a modelo, artista, atriz . . .qualquer coisa que pudesse lhe colocar nos holofotes da fama. A personagem deu para Juliana Paes maior projeção se tornando ao lado de Déborah Secco, que viveu a Darlene, em símbolo sexual. Foi a Jacque Joy que deu  para a Juliana Paes a capa da Playboy de maio de 2004, uma das edições mais vendidas da publicação. Em uma das  cenas de maior destaque da novela Jaqueline arma um assalto para si mesma só para brilhar na mídia. Tomando sol na praia Jaqueline é assaltada e deixada pelada na areia.

Creusa de América (2005)
america_logo

        Outra personagem sensual que a Juliana Paes viveu em novelas foi a Creusa de América, da autora Glória Perez. Inicialmente Creusa fingia ser  uma recatada evangélica, mas na verdade se  transformava em um furacão em forma de mulher seduzindo os homens e os levando a loucura. No decorrer da trama Creusa se casa com Feitosa, personagem do Ailton Graça, mas isso não a impede de continuar “atacando” os homens. A atitude de Creusa acabou rendendo ao Feitosa o apelido de “Corno” virando sinônimo de marido traído nos quatro cantos do Brasil. Enquanto a novela esteve no ar ninguém queria ser chamado de Feitosa!

Gui de Pé na Jaca  (2006)
penajaca_logo

        Muitos não lembram, mas a primeira protagonista da Juliana Paes não foi a Maya de Caminho das Índias e sim a Gui de Pé na Jaca, novela do autor Carlos Lombardi. Na trama, Juliana pode exercitar ao máximo sua veia cômica nos proporcionando cenas hilárias em parceria com Murilo Benício, seu par romântico na trama.      

Maya de Caminho das Índias (2009)
caminhodasindias_logo

        Em 2009, Juliana Paes ganhou então sua primeira protagonista em horário nobre. A Maya de Caminho das Índias, da autora Glória Perez, foi o divisor de águas da carreira da atriz. A Mocinha indiana rendeu vários elogios para Juliana  e um lugar no hall das grandes atrizes globais. A Química entre ela e Rodrigo Lombardi tomou o público de assalto que torceu pelo final feliz do casal. Para viver a Maya, Juliana Paes abandonou a personagem Maíra que ela vivia em  A Favorita (2008), a trama anterior no horário. A personagem morreu  e Juliana Paes no dia seguinte assumiu a Maya. Uma decisão mais do que acertada.

Gabriela de Gabriela (2012)
gabriela2012_logo

        “Juliana é meio Gabriela!”  Foi com essa frase que o diretor Mauro Mendonça Filho encerrou a polêmica em torno da escolha de Juliana Paes para reviver a personagem Gabriela, do Jorge Amado, imortalizada por Sônia Braga  em 1975, quando a Globo resolveu fazer o remake da trama em 2012. Muitos achavam Juliana muito velha para viver a personagem. Mas  tão logo a trama entrou no ar esse receio foi  por água abaixo, Juliana Paes deu um show na pele da simples e sensual personagem e em nenhum momento comprometeu seu desenvolvimento.   Não seria nenhum exagero dizer que hoje na memória dos telemaniácos existem duas Gabrielas – A da Sônia Braga de 1975  e a da Juliana Paes de 2012.

Catarina de Meu Pedacinho de Chão (2014)
meupedacinho14
        Em 2014, no remake de Meu Pedacinho de Chão, do autor Benedito Ruy Barbosa, Juliana Paes teve que se transformar em uma caipira estilizada lúdica. A Catarina,  personagem que a atriz viveu, foi um dos grandes destaques da novela com seus trejeitos e a risada inconfundível. Foi um personagem diferente de tudo que a atriz já havia feito antes, e por isso mesmo mostrou mais uma faceta do seu talento que só cresce a cada  novo trabalho.



Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa


Pesquisa : Teledramaturgia.com, memóriaglobo.com, trilhasdanovela.blogspost.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Vamos brindar com “Champagne” nos Fragmentos da Globoplay a partir desta segunda

        Primeira novela de  Cassiano Gabus Mendes   às oito da noite, horário mais “nobre” da  Globo,   Champagne (1983)  chega a plataforma a partir desta segunda (08.12)  pelo  Projeto Fragmentos   já   causando a maior  confusão na internet. A   Globoplay  divulgou que a  Globo  só tem a versão completa da trama em outra  língua, que  foi vendida na época, e sem a versão original brasileira, achou mais  viável lançar apenas os fragmentos. A novela  tem como  protagonistas   Tony Ramos,   Lúcia Veríssimo ,  AntônioFagundes  e  Irene Ravache .         Relembre a trama   :         1970. A bela copeira Zaíra é assassinada durante uma festa da sociedade. Treze anos depois, o principal acusado, o garçom Gast...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...