Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Belíssima (2005)



        Há 10 anos a Globo usou a Grécia , as passarelas  da moda e a busca pelo poder através da aparência no mundo regido pela estética para contar a história da novela Belíssima do autor Silvio de Abreu. A novela acabou se tornando um grande suspense e crítica a esse obsessão  por uma beleza  estipulada pela sociedade.



        A novela conta a história de Stella Assumpção  que foi uma famosa modelo que, com sua beleza mítica, transformou uma fábrica paulista num fenômeno nacional e mundial no setor de roupas íntimas. Uma fatalidade, porém, interrompeu sua história de sucesso, poder e fama. Ela morreu prematuramente em um acidente, deixando os filhos Júlia (Glória Pires)  e Pedro (Henri Castelli) , ainda crianças, com a avó materna Bia Falcão (Fernanda Montenegro).
A bem-sucedida empresa Belíssima comemora seu 50º aniversário em plena São Paulo do século XXI. Ao lado da avó, Júlia, que se tornou uma competente administradora, comanda as empresas do Grupo Assumpção, que, além da Belíssima, inclui a moderna academia de ginástica Physical. Apesar de ser uma excelente profissional, Júlia é atormentada pela cobrança, principalmente de sua avó, por não ser uma mulher charmosa, astuta e desejada como sua mãe, Stella.
Júlia acaba consentindo as críticas da avó. Em casa, a moça encontra apoio, carinho e compreensão com seu tio, Gigi (Pedro Paulo Rangel), irmão de Bia. Júlia tem uma filha, Érica (Letícia Birkheuer) , e, por ser muito bonita, é constantemente comparada à avó Stella. Júlia conhece André Santana (Marcelo Antony), um homem charmoso e envolvente, encontrando o verdadeiro amor. Porém, terá que enfrentar o ódio de Bia, que é absolutamente contra essa união por causa da diferença social que existe entre os dois. Para lutar por seu amor, ela terá que vencer os obstáculos que a impedem de crescer e se livrar da opressão do mito da beleza que lhe é imposto pela sua avó. No decorrer da trama André ainda se envolve com a filha de Júlia, Érica, e acaba criando um abismo entre mãe e filha.



Belíssima também conta a história do grego Nikos vivido pelo Tony Ramos. Apesar de nunca ter vindo ao Brasil, tem fortes ligações com o país. No passado envolveu-se com Katina (Irene Ravache), mas ela, grávida dele, acabou casando-se com o turco Murat (Lima Duarte).  O personagem de Tony Ramos  rendeu ótimos momentos a trama com uma interpretação e caraterização impecável do ator em mais um tipo.



        Claudia Abreu, também viveu uma grande personagem em Belíssima. A Vitória que sofreu muito no início da trama  com o assassinato do marido Pedro, acabou ganhando a empatia do público. Seu figurino e corte de cabelo virou moda na época nos quatro cantos do Brasil.



        A novela foi marcada por grandes atuações de destaque. Além de Tony Ramos, Cláudia Abreu vale citar Fernanda Montenegro irrepreensível na pele da grande vilã Bia Falcão. A personagem que morreu em uma acidente  no capítulo 70, mesmo sendo a vilã ganhou empatia entre o público que se manifestou contra a morte da personagem.  Uma dos grandes momentos de Belíssima foi o retorno de Bia Falcão à trama, revelando que havia forjado a própria morte e criando vários mistérios para a reta final da novela.  O Final da vilã foi clássico. Fugida do país, Bia terminou num luxuoso hotel com o michê Mateus, vivido pelo Cauã Reymond.



        Reynaldo Gianechinni e Cláudia Raia foram os destaques do núcleo cômico de Belíssima. O Pascoal e Sarita aguçaram muita a sensualidade do telespectador  numa química perfeita entre o limite do sensual e do humor.



        Silvio de Abreu “ressuscitou” em Belíssima o personagem Jamanta, vivido pelo ator Cacá Carvalho, que havia sido criado na trama de Torre de Babel em 1998.  No dia do casamento de Jamanta com Regina (Lívia Falcão) outra personagem de Torre Babel voltou em Belíssima,  a Luzineide, da atriz Eliane Costa. O Autor usou esse mesmo artificio em 1992, quando também ressuscitou a Dona Armênia (Aracy Balabanian) de Rainha da Sucata(1990) na novela Deus nos Acuda.
        Belíssima foi a última novela do ator Gianfrancesco Guarnieri. O Ator adoeceu durante a trama onde vivia o professor de teatro Pepe e amigo dos tempos de circo de Murat e Katina. No último capítulo o ator foi homenageado em uma fala de Murat. 



        Os principais eventos de moda do Brasil, o Fashion Rio e o São Paulo Fashion Week, foram usados como laboratório para a novela pelo autor e os atores. A Modelo Gisele Bundchen foi convidada para estrelar a abertura da novela, mas por problemas de agenda não pode aceitar. A modelo Michele Alves acabou sendo a estrela da abertura.
        O Tema de abertura, “Você e Linda” do Caetano Veloso, também integrou a trilha sonora de duas outras novelas : Eu Prometo (1983) e Fera Ferida (1993).



        Silvio de Abreu homenageou as grandes estrelas do teatro de rebolado em um show com Mary Montilla e Guida Guevara, personagens da Carmem Verônica e Iris Bruzzi, no último capítulo. O espetáculo dirigido pelo saudoso Carlos Manga recebeu as participações de estrelas como Virgínia Lane, Dorinha Duval, Marly Marley, Esther Tarsitano, Anilza Leoni, Eloina, Elizabeth Gasper, Rosinda Rosa, Brigitte Blair, Lia Mara, Lílian Fernandes, Teresa Costelo, Vitória Régia, Maria Quitéria, Maria Pompeu e Lady Hilda.
        Belíssima foi a primeira novela dos atores Marcelo Médici, Leona Cavalli e Letícia Birkhueuer. E foi a primeira novela na Globo da  Paolla Oliveira.
        Glória Pires e Tony Ramos atuaram juntos pela primeira vez em Belíssima. Os dois estouraram nos cinemas com o filme Seu Eu Fosse Você, mas a escalação da novela já estava feita antes do filme.



        A trilha sonora de Belíssima trouxe duas músicas inéditas : “Bonita” composição do Vinicius de Moraes, na voz do Daniel Jobim, e “Belíssima” da Adriana Calcanhoto, na voz Ney Matogrosso. A Música “Ai Ai Ai” da Vanessa da Mata, tema da personagem da Carolina Ferraz, é hit nas boates do Brasil até hoje.
        Grande sucesso de crítica e público, Belíssima conseguiu o grande feito de esconder seus desfechos até o último capítulo. O Autor chegou a mandar gravar 5 finais para a novela, para despistar a imprensa. Tony Ramos e Glória Pires receberam no avião o texto do final dos seus personagens, quando viajaram para gravar na Grécia. Cláudia Abreu conta que só soube que a Vitória era filha da Bia Falcão na  última semana da novela também.
        Uma trama cheia de personagens típicos criados pela mente brilhante do Silvio de Abreu, que iam desde a implacável vilã Bia Falcão, e passava pelo carismático Nikos, e a família louca e turca do Murat e Katina. Um grande suspense mesclado com muito romance e humor, ou seja mais um novelão para o currículo do autor .       

Ficha Técnica
Novela do Autor Sílvio de Abreu
Direção Geral : Denise Saraceni
Elenco:
GLÓRIA PIRES – Júlia Assumpção
TONY RAMOS – Nikos Petrakis
FERNANDA MONTENEGRO – Bia Falcão
CLÁUDIA ABREU – Vitória Rocha
MARCELLO ANTONY – André Santana
LIMA DUARTE – Murat Guney
IRENE RAVACHE – Katina
CLÁUDIA RAIA – Safira
REYNALDO GIANECCHINI – Pascoal
CAROLINA FERRAZ – Rebeca Cavalcanti
ALEXANDRE BORGES – Alberto Sabatini
CAMILA PITANGA – Mônica
LEOPOLDO PACHECO – Cemil
VERA HOLTZ – Ornela
PEDRO PAULO RANGEL – Gigi (Argemiro Falcão)
CARMEM VERÔNICA – Mary Montilla
ÍRIS BRUZZI – Guida Guevara
SERAFIM GONZALEZ – Quiqui (Aquilino Santana)
NELSON XAVIER – Bento
LETÍCIA BIRKHEUER – Érica
PAOLLA OLIVEIRA – Giovana
CAUÃ REYMOND – Mateus
VLADIMIR BRICHTA – Narciso
MARIA FLOR – Thaís
JUSSARA FREIRE – Tosca
MARCELO MÉDICI – Fladson
CACÁ CARVALHO – Jamanta
THIAGO MARTINS – Tadeu
BIANCA COMPARATO – Maria João
ÍTALO ROSSI – Dr. Fernando Medeiros
MÔNICA TORRES – Karen
NICOLA SIRI – Cyro Laurenza
GUILHERME WEBER – Freddy Schneider
ADA CHASELIOV – Ester
VITOR MOROSINI – Isaac
ENRICA DUNCAN – Soraya (Alicinha)
LÍVIA FALCÃO – Regina da Glória
CARLOS TAKESHI – Takae Shigeto
MARINA RUY BARBOSA – Sabina
SHERON MENEZES – Dagmar
GIÁCOMO PINOTTI – Dejulian
IVONE HOFFMANN – Matilde
LEONARDO CARVALHO – Edmilson (Julinho)
VIA NEGROMONTE – Diva (Divina)
ANGELITA FEIJÓ – Ivete
LUI MENDES – Lourenço
MAURÍCIO MORAES – Vlad
ANA PAULA MORAES – Leninha
JULIANA KAMETANI – Suzi
EDUARDO HASHIMOTO – Ernesto
BRUNO PERILLO – Rogério
TECA PEREIRA – Rita
CARMEM FRENZEL – Zulmira
LORENA DA SILVA – Odila
THOMAS VELOSO – Toninho
VICTOR DI MELLO – Humberto Moraes
JULIANA MARTINS – Kika
MAURO SALVATORE – Marco
e
LEONA CAVALLI – Valdete
HENRI CASTELLI – Pedro
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Pepe
MARCOS PALMEIRA – Gilberto Moura
ISABELA GARCIA – Norma (primeira mulher de André)
EMÍLIO PITTA – Dr. Natanael (dono da clínica de sonoterapia onde Júlia é internada por André)
CAMILO BEVILACQUA – pai de Thaís
GISELE FRÓES – mãe de Thaís
RENATA JESION – Dalva (presa)
MILA RIBEIRO – Raimunda (presa)
ALBY RAMOS – Joventino (vizinho de Murat)
ADRIANA REBELLO – Amanda
ALEXANDRE SCHUMACHER – Roberto
PAULA FRANCO – Débora
MARCELO ESCOREL – delegado
CELSO FRATESCHI – juiz
TADEU DI PIETRO – advogado de acusação
PAULO CARVALHO – oficial de justiça
ADRIANO GARIB – delegado
BRUNO GIORDANO – delegado
RICARDO KOSOVSKI – detetive
ANDRÉA CAVALCANTI – policial
PAULO GIARDINI – investigador
SILVIO POZATTO – designer da Belíssima
ANA LUIZA FOLLY – secretária da Belíssima
LUI STRASBURGER – médico
MONIQUE LAFOND – cliente de Mateus
JAVERT MONTEIRO – Sandoval (advogado de Bento no caso da disputa da guarda de Toninho)
CHICO EXPEDITO – Orlando
MÁRCIO ROSÁRIO – Paranhos
MURILO GROSSI – Lindolfo (auxiliar de Gilberto)
WALDIR GOZZI – Tavinho (auxiliar de Gilberto)
MARCELA VALENTE – Cris (filha de Gilberto)
TONY CORRÊA – Nuno (ex-marido de Safira)
GRAZIELLA MORETTO – Madalena (ex-mulher de Cemil)
GIOVANNA ALBUQUERQUE – Carlinha
JOSÉ STEIMBERG – Muniz
LUIZ NICOLAU – Palitinho (bandido que rapta Safira)
MUCIO MEDEIROS – Cabeça de Porco (bandido que rapta Safira)
HUGO RESENDE – Claudinho (marceneiro do teatro)
VIÉTIA ZANGRANDI – Marta (promoter da churrascaria de Tosca)
TONY TORNADO – Isaltino (pai de Dagmar)
LAURA CARDOSO – mulher que revela a identidade do filho de Bia Falcão
ELIANE COSTA – Luzineide
ELIAS ANDREATTO – Costa (amigo de Murat)
LULU PAVARIN – Gertrudes
TADEU MENEZES – antigo vizinho de Murat no Bixiga
MÁRIO HERMETO – gerente do hotel no Guarujá para onde Alberto leva Mônica e Toninho
SANDRO CHRISTOPHER – cantor do espetáculo de Mary e Guida
ALEXANDRE BARROS – médico que cuida de André no último capítulo
RICARDO PAVÃO – Juca (caseiro em Campos do Jordão)
DANIEL ERTHAL – Lucas (novo amante de Ornela no último capítulo)
GRAZIELLA DI LAURENTIS – mulher que se passa por Júlia na clínica de sonoterapia
WILLIAM VITA – recepcionista da rodoviária onde estavam os documentos de Guida
CARLOS MANGA como ele mesmo

Exibição : 07 de Novembro de 2005 à 08 de Julho de 2006
Capítulos : 209


Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memoriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

“Cordel Encantado” estreia nesta segunda no Globoplay Novelas substituindo “Além do Tempo”

        A novela Cordel Encantado será reprisada no canal Globoplay Novelas (ex-C anal Viva) . Exibida originalmente em 2011, na faixa das 18h da Globo , a trama volta ao ar nesta segunda-feira,   15 de dezembro, substituindo a reapresentação de Além do Temp o (2015).         Os capítulos serão exibidos no Globoplay Novelas de segunda a sábado, às 20h05, e com maratona aos domingos a partir de 11h.           Cordel Encantado , trama das autoras  T helma Guedes e Duca Rachid     é uma fábula sobre dois universos distintos: o encantamento da realeza europeia e as lendas heróicas do sertão brasileiro. A união desses mundos é representada pelo romance de Açucena ( Bianca Bin ), uma cabocla brejeira criada por lavradores no nordeste do Brasil, sem saber que é a princesa de um reino europeu. E Jesuíno ( Cauã Reymond) , um jovem sertanejo que desconhece s...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...