Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Nossos Autores – Lauro César Muniz


        Lauro César Muniz é uma das novas contratações da Globo, na verdade recontratação, o autor volta a emissora carioca depois de uma temporada de mais de 10 anos na Record.
        Conceituado autor de novelas, Lauro começou sua carreira no teatro quando, em 1959 , venceu dois concursos de teatro amador com o texto de  Esse Ovo é um Gato. Sua projeção nacional veio com a comédia O Santo Milagroso, encenada em 1963, e levada aos cinemas três anos depois.


morrodosventos_cartaz

        Sua estreia em telenovelas ocorreu em 1966, na Tv Excelsior com a novela Ninguém Crê em Mim. Ainda na Excelsior ele adaptou O Morro dos Ventos Uivantes (1967), da Emilly Brante. Em 1970, o autor escreve para a Rede Tupi A de Amor, que era um seriado inspirado no Alô Doçura, do Cassiano Gabus Mendes, e inclusive tinha Eva Wilma e Jonh Herbert nos papéis principais. Em 1967, baseada na vida dos próprios astros da tv, o autor escreveu Estrelas no Chão que contava esses dramas e felicidades pelos quais os candidatos ao estrelato passavam.


pupilassenhorreitor70_logo

        Mas o sucesso e a consagração de Lauro César Muniz só viriam com a impecável adaptação de As Pupilas do Senhor Reitor (1970), adaptação do romance de Júlio Diniz, que se transformou num fenômeno de audiência e crítica. Ainda na emissora o autor escreveu Os Deuses Estão Mortos (1971) e Quarenta Anos Depois (1971), uma continuação da anterior.




        Em 1972, Lauro César Muniz estreou na Globo substituindo Bráulio Pedroso na novela O Bofe. A substituição foi considerada satisfatória e Lauro Cesar ganhou a credencial para escrever Carinhoso (1973)  um dos grandes sucesso do horário das sete. Carinhoso foi a primeira novela original do autor na Globo, que escreveu a trama principal, baseada na peça de teatro Sabrina de Samuel A. Taylar, especialmente para Regina Duarte.

corridadoouro_logoescalada_logocasarao_logo
        A Década de 70 foi marcada por grandes sucessos do autor como Corrida do Ouro (1973) em parceria com Gilberto Braga; Escalada (1975) e O Casarão (1976) novela em que o autor usou de uma narrativa diferente para conquistar o telespectador. A Trama era contada em três épocas distintas tendo o casarão como  personagem principal das três.

espelhomagico_logogigantes_logo
        Em 1977, o autor voltou a inovar ao apresentar em Espelho Mágico os bastidores do mundo da tv. A Novela apresenta uma novela  dentro da outra mostrando os dramas particulares de cada ator. Lauro César fechou a década de 70 como a sombria Os Gigantes (1979) protagonizada por Dina Sfat  e Francisco Cuoco. A trama é considerada uma das mais fracas do horário nobre e ficou marcada por seus desfechos trágicos e melancólicos. O Autor acabou se desentendo com a Globo na época e nem finalizou a novela. Walther George Durst escreveu os últimos capítulos quando Lauro foi afastado.
        Afastado da Globo, Lauro César Muniz iniciou a década de 80 na Rede Bandeirantes, onde escreveu sua única novela, Rosa Baiana (1981). No ano seguinte o autor escreveu para a tv chilena a novela La Gran Mentira.
        Em 1983, Lauro volta a Globo. Devido à trágica morte do ator Jardel Filho que proganizava a novela Sol de Verão, e o afastamento do Manoel Carlos que escrevia a trama, Lauro em parceira com Gianfrancesco Guarnieri escreveram os 17 capítulos finais da novela.


Reginaldo Faria, Natalia do Valle e José Wilker em TRANSAS E CARETAS 
        Em 1984, o autor volta a escrever solo e apresenta outra novela considerada com uma narrativa inovadora, Transas e Caretas. Infelizmente o duro braço da censura e a falta de  entendimento do público fez com que o mesmo se afastasse da trama. No ano seguinte  o autor assume a autoria de Um Sonho a Mais, em parceria com Mário Prata, que enfrentou muitos problemas por ter sido considerada   ousada para os padrões morais na época.



        A sua volta ao horário nobre foi marcada pelo grande sucesso Roda de Fogo, onde o autor começa a pincelar com  mais força o cunho político  em suas tramas. Considerada uma trama moderna, Roda de Fogo não fugiu dos moldes tradicionais dos folhetins com um roteiro maniqueísta. O Capitalismo selvagem, crimes do colarinho branco, políticos corruptos,  a luta pelo poder a qualquer a custo, ou seja um retrato do Brasil contemporâneo ajudaram  no sucesso da trama.



        O Sucesso no horário nobre continuou em 1989 com a saga do Sassa Mutema (Lima Duarte) em O Salvador da Pátria,  uma das novelas de maior audiência da história da teledramaturgia nacional. A novela sofreu pressão por vários lados, inclusive da Globo que não viu com bons olhos uma novela com apelo político em pleno ano de eleições presidenciais. Não faltaram comparações de Sassa Mutema ao  Lula, então candidato a presidente da república. Ambos eram analfabetos e chegavam ao poder. Mesmo com os devidos cortes, que mudaram o foco  político da trama  a trama ficou marcada pelo sucesso.

araponga_logoperigosasperuas_logosonhomeu_logo
        No início da década de 90 o autor se dedica a supervisão de texto  com o da novela Araponga (1990), Perigosas Peruas (1992) e Sonho Meu (1993) na Globo, e  na adaptação do remake de As Pupilas do Senhor Reitor (1996) para o SBT. Foi nesta mesma época que o autor adaptou o texto de Transas e Caretas(1984) para a televisão chilena.


quemevoce_logo

        Em 1996, o autor assumiu o texto de Quem é Você, no lugar de Solange Castro Neves. Inicialmente o autor foi chamado apenas para supervisionar o texto, mas devido o baixo índice de audiência foi escalado para assumir a trama.



        Em 1997, o autor volta a escrever para o horário das sete com a trama de Zazá, novela protagonizada por Fernanda Montenegro.  A novela ia bem de audiência e crítica até a Globo pedir o esticamento da novela.



        Em 1999, o autor escreve sua primeira minissérie na Globo, Chiquinha Gonzaga que contava a história de vida e trabalho da musicista brasileira. A Minissérie protagonizada por Regina e Gabriela Duarte em fases distintas foi um dos grandes sucessos do final da década de 90,  consagrando o autor no gênero. No ano seguinte, Lauro César volta a escrever minissérie e apresenta a trama de Aquarela do Brasil, que tinha como pano de fundo os anos 40, anos de  ouro do rádio no Brasil.



        Em 2006, Lauro César Muniz é novamente contratado pela Record e alavanca com  o sucesso de Cidadão Brasileiro (2006) e Poder Paralelo (2009), o núcleo de teledramaturgia da emissora.


Adicionar legenda
        Elevado a um dos grandes autores da Record, Lauro César Muniz com a trama de Máscaras viu a audiência da emissora  escorrer pelo ralo. A trama foi  considerada muito confusa, apesar de conter os ingredientes principais de outros sucesso do autor, como o crime organizado, utilizado com êxito em O Salvador da Pátria (1989) e  Poder Paralelo (2009).
        O encurtamento da trama de Máscaras e o  descontentamento  público de alguns dos atores do elenco ajudaram na  decisão do autor em deixar a Record, voltando em setembro de 2015 para a Globo. Na nova emissora o autor vai finalmente poder escrever uma minissérie sobre o músico Carlos Gomes, programada para ir ao ar em 2016.  O Autor também prepara a sua volta ao horário nobre da emissora para 2017, com uma trama  que promete juntar suas melhores características para quem sabe transformar o horário novamente em um fenômeno de audiência.



        Sempre achei que o Lauro César Muniz foi muito injustiçado na Record, que não lhe deu chances de salvar do naufrágio total a novela Máscaras. O Autor até conseguiu fazer algumas alterações, que acabaram fazendo a trama ganhar mais público, porém a emissora não teve a paciência ou o respeito suficiente para deixar a trama fluir.
Espero que autor consiga mostrar na Globo que está em plena forma e que seus próximos trabalhos também entrem para a história da teledramaturgia nacional.

Fonte :
Texto  : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...