Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Éramos Seis (1994)


        E o blog vai continuar com as comemorações dos 35 anos do SBT relembrando o maior sucesso da teledramaturgia produzido e apresentado pelo canal.
        Em 1994, o SBT apresentou a mais fiel adaptação do romance de Maria José Dupré, o remake de Éramos Seis, escrito por Silvio de Abreu e Rubens Edwald Filho. A novela revitalizou o núcleo de teledramaturgia do canal, levando o SBT brigar no horário nobre com a Globo.  A produção do SBT era a quarta adaptação da trama. A primeira foi em 1958, ainda na fase de dois capítulos por semana e ao vivo protagonizada por Gessy Fonseca e Gilberto Chagas. A segunda foi protagonizada por Cleyde Yáconis e Silvio Rocha em 1967 na Rede Tupi e dez anos depois Nicette Bruno e Gianfrancesco Guarnieri  reviveram a Lola e Júlio novamente na Tv Tupi.

        Éramos Seis contava o cotidiano  da vida de Dona Lola (Irene Ravache), ao lado do marido Júlio (Othon Bastos) e dos quatro filhos (Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho) desde quando estes eram pequenos até a idade adulta, quando Dona Lola termina seus dias sozinha numa casa para idosos. A história transcorre todos os fatos marcantes de sua vida: a dura luta para criar os filhos; a morte do marido; a morte de Carlos (Jandir Ferrari), o filho mais velho, vítima na Revolução de 1932; os problemas com Alfredo (Tarcísio Filho), metido com movimentos políticos e badernas; a união precoce de Isabel  (Luciana Braga) com um homem bem mais velho e casado; o casamento de Julinho (Leonardo Brício) com uma moça da sociedade que culmina com a ida de Dona Lola para um asilo.
Entre tanto sofrimento, alguns momentos leves, como a amizade de Lola com a vizinha Genú (Jandira Martini), casada com Virgulino (Marcos Caruso), e os passeios à casa de sua mãe, Dona Maria (Yara Lins), no interior de São Paulo, em Itapetininga, onde moram suas duas irmãs, Clotilde (Jussara Freire) e Olga (Denise Fraga), e sua tia doente, Candoca (Wilma Aguiar). A espevitada Olga, se casa com o farmacêutico Zeca (Osmar Prado) e juntos dão início a uma grande prole. Clotilde se apaixona por Almeida (Paulo Figueiredo), um amigo de Júlio, mas não consegue romper com os padrões morais da sociedade quando tem de decidir morar com ele que é desquitado.
        Éramos Seis foi produzida tão logo  Nilton Travesso  chega ao  SBT, e com um grande elenco e um texto espetacular nas mãos a emissora não poderia errar. Como estratégia o SBT apresentava Éramos Seis duas vezes no mesmo dia. A primeira exibição começa tão logo termina a novela das sete Globo e segunda assim que termina a trama do horário nobre da concorrente. A estratégia foi certeira,  Éramos Seis chegou a dar 20 pontos de audiência em números consolidados. Na época  a Globo apresentava A Viagem (1994) no horário das sete e Fera Ferida (1994) às 08:30h.
No final de cada capítulo de Éramos Seis um dos personagens da trama conversavam diretamente com o telespectador, olhando diretamente para a câmera e discutindo os problemas pelo qual passara naquele capítulo. A Tática  fazia com que o telespectador se sentisse parte da trama. Como se a  Lola  e  outros personagens  fossem nossos vizinhos e conhecidos.

        Irene Ravache, que estava longe das novelas desde Sassaricando (1987), voltou em alto estilo dando vida a simples e sofredora protagonista. A Atriz encarnou a Lola de tão maneira que era impossível não sofrer junto com ela e seus dramas. Um grande momento da atriz fora da Globo e que pontuou sua carreira para sempre.
        Outros destaques do elenco foram Jussara Freire, Denise Fraga, Osmar Prado, Bete Coelho, Jandira Martini, Luciana BragaMarcos Caruso entre outros.

        Éramos Seis é a única novela do SBT a ganhar o Troféu Imprensa  e a primeira gravada no Complexo Anhaguera que na época ainda estava em fase de término da construção.

Éramos Seis marcou a estreia em novelas dos atores Caio Blat, Ana Paula Arósio, Wagner Santisteban e Otaviano Costa.
Na noite do dia 05 de dezembro de 1994, depois da apresentação do último capítulo de Éramos Seis, o SBT apresentou um especial comandado pele Hebe Camargo que fazia uma espécie de confraternização com o elenco da trama que acabara de encerrar  e a substituta As Pupilas do Senhor Reitor (1994) que estrearia no dia seguinte.

Éramos Seis foi sem dúvidas um grande momento para o SBT , que como  poucas vezes vista no canal, se engajou na ideia de fazer uma trama que desse certo e que tocasse o grande público. Éramos Seis  é uma grande lição de vida que nos fez pensar a cada nova cena com os dramas interpretados de maneira magistral por seu elenco espetacular e que nos  fizeram  ver que o SBT estava no caminho certo.
        Depois de Éramos Seis, o emissora tentou novamente emplacar grandes adaptações e remakes como As Pupílas do Senhor Reitor (1994) e Sangue do meu Sangue (1995) que até foram pontuados por um relevante sucesso, mas logo depois as grandes produções foram deixadas de lado.
Nesses 35 anos do SBT, a novela Éramos Seis é a principal representante da contribuição do canal para a história da teledramaturgia. Uma novela lapidada por grandes talentos,  um biscoito fino  que é sempre bom deliciar.


Aberturas Inesquecíveis - Éramos Seis (1994)


SBT - 35 anos de teledramaturgia
Ficha Técnica :
Novela dos autores: Silvio de Abreu e Rubens Edwald Filho
Direção Geral: Nilton Travesso
Elenco:
IRENE RAVACHE – Lola
OTHON BASTOS – Júlio
JANDIR FERRARI – Carlos
TARCÍSIO FILHO – Alfredo
LUCIANA BRAGA – Isabel
LEONARDO BRÍCIO – Julinho
JUSSARA FREIRE – Clotilde
PAULO FIGUEIREDO – Almeida
DENISE FRAGA – Olga
OSMAR PRADO – Zeca
JANDIRA MARTINI – Genu
MARCOS CARUSO – Virgulino
MARCO RICCA – Felício
BETE COELHO – Adelaide
ELIETE CIGARINI – Carmencita
JOÃO VITTI – Lúcio
YARA LINS – Dona Maria
WILMA AGUIAR – Tia Candoca
NATHÁLIA TIMBERG – Emília
MAYARA MAGRI – Justina
LUCIENE ADAMI – Maria Laura
ANTÔNIO PETRIN – Assad
ANGELINA MUNIZ – Karime
MARIA ESTELA – Laila
UMBERTO MAGNANI – Alonso
NINA DE PÁDUA – Pepa
FLÁVIA MONTEIRO – Lili
ELIZÂNGELA – Marion
CHICA LOPES – Durvalina
PAULO HESSE – Higino
LIA DE AGUIAR – Dona Marlene
CLÁUDIA MELLO – Benedita
RÉGIS MONTEIRO – Dr. Azevedo
ARIEL MOSHE – Sr. Flores
NELSON BASKERVILLE – Marcos
EDUARDO SILVA – Raio Negro
RODRIGO LOPEZ – Alaôr
CHRIS COUTO – Zulmira
LUI STRASSBURGER – Neves
PETÊ MARCHETTI – Leontina
ROBERTO ARDUIN – José Aranha
ROSI CAMPOS – Paulette
ROSALY PAPADOPOL – Marta
CLARISSE ABUJAMRA – Madame Dora Bulcão
MARILENA ANSALDI – Madame Bulhões
ANA PAULA ARÓSIO – Amanda
OTAVIANO COSTA – Tavinho
FELIPE LEVY – Gusmões (amigo de Almeida)
TADEU DI PIETRO – militar
MARIA APARECIDA BAXTER – Madre Superiora
ALEXANDRE FREDERICO – Dráusio (do MMDC, estudante morto na Revolução de 32)
e
NEY LATORRACA – Sorriso
CLÁUDIO CURI – funcionário do banco
as crianças
CAIO BLAT – Carlos
WAGNER SANTISTEBAN – Alfredo
CAROLINA VASCONCELLOS – Isabel
RAFAEL PARDO – Julinho
JÚLIA IANINA – Carmencita
ROBERTO LIMA – Lúcio
PAULA CIDADE – Lili
CAROLINA GREGÓRIO – Maria Laura
WELLINGTON RODRIGUES – Raio Negro
SAULO DEMÉTRIUS – Felício Júnior
ANNA PAULA FECKER – Maria Emília
WALDEMAR DIAS JR. – Tavinho
TUCA GRAÇA – Tavinho (menor)
GIOVANNA STEFANELLI – Emiliana
CARLA DIAZ – Eliana
       
Exibição: 09 de Maio à 05 de Dezembro de 1994
Capítulos: 180

Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Olá saberia me dizer quem criou as trilhas instrumentais da novela ?
    Amava as músicas de fundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Setembro

“ Malhação Sonhos”, “As Três Marias”, “Mário Fofoca” e “Três  Irmãs”         Veja os títulos   que a Globoplay vai disponibilizar esse mês de setembro em sua plataforma – 01.09 – Malhação Sonhos (2014) – A Temporada da trama teen escrita por Rosane Svartmann , protagonizada por Rafael Vitti, Artur Aguiar, Bruna Hamu e   Isabela Santoni entra pelo Projeto Originalidade.     08.09 – As   Três Marias (1980 )   -    Novela do autor  Wilson Rocha , não chegou a ter  o brilho esperado, e logo no primeiro mês da novela  o autor foi substituído por  WaltherNegrão  que deu um ar de suspense policial à trama.   A história    entra pelo Projeto Fragmentos e traz   três musas da década de 80   que  começavam a assinar seu nome na história da teledramaturgia,  Glória Pires , Maitê Proença e Nadia Lippi ,   num   enredo   basead...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Tributo “Walcyr Carrasco”

          A série   Tributo voltou a partir desta sexta     (02.05) com ninguém menos que   Walcyr   Carrasco   - mago das telenovelas em todos os horários.         Um   autor experimentado em todos os horários    - das seis ás onze    - e   vai estrear escrevendo     as tramas menores que a Globo pretende   produzir em 2026 para    apresentar   antes do horário das seis   ( o lugar da antiga Malhação ), Walcyr Carrasco j á merecia a um bom tempo essa homenagem.         O Autor relembrou grandes momentos    e   polêmicas   as quais nunca   tinha   visto ele comentar    - Com a reviravolta que teve que fazer em Cortina de Vidro (1989) ou a chamada que levou do   Silvio Santos   quando este descobriu que,    mesmo contr...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....