Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Personagens que não brilharam em “Segundo Sol”


 

        Roteiro complexo e confuso, vilãs muito carismáticas e história que foram deixadas em banho-maria, fizeram alguns personagens  que prometiam muito em Segundo Sol não verem  nem seu primeiro sol brilhar em cena.
        Independentes de seus intérpretes, atores já comprovadamente consagrados, viram seus papéis minguarem ou pelo menos não renderem o que prometeram, o que normalmente acontece em novelas  com muitos destaques,  mas normalmente  com personagens mais secundários coadjuvantes. Na trama do João Emanuel Carneiro vimos protagonistas e personagens de núcleos importantes perderem a força e simplesmente não conseguirem se erguer.
        É uma pena que uma trama do nível de Segundo Sol tenha tantos contrastes neste campo, onde a medida que um personagem crescia outra perdia totalmente a importância dentro da história.


        Chega ser inacreditável que a Giovanna Antonelli como protagonista não consiga  destaque  - Atriz  é a soma da beleza com o  talento e o  profissionalismo, mas infelizmente a Luzia de Segundo Sol foi tão podada que,  nem mesmo ela conseguiu arrancar brilho da marisxxxxqueira. Verdade que a primeira fase da Luzia, lá em Boiporã mesmo com todos as críticas sobre a atriz viver uma personagem com cerca de 20 anos, foi interessante. Porém o roteiro da segunda fase apagou a Luzia em cena. Reapareceu como a Dj estrela Ariella, mas a personagem em nenhum momento se preocupou em provar sua inocência e ficou vagando por entre as tramas até finalmente ter a sua desenrolada. Nesse tempo foram vários disfarces, mais prisões e fugas , enfim um emaranhado de situações que não davam força a Luzia em momento algum. A Giovanna Antonelli tem um histórico de personagens complexas que ela conseguiu com seu talento e carisma salvar – o caso da Atena de A Regra do Jogo, do próprio JEC ou a  Alice de Sol Nascente do Walther Negrão.  Infelizmente em Segundo Sol,  nem ela foi capaz de salvar a Luzia, que parece que só vai ter direito ao brilho do sol nesta reta final da trama.

Beto Falcão  /  Emilio Dantas

        Na aba da Luzia, veio o Beto Falcão, que também perdeu a força  na passagem de fase da trama. Basta compararmos o   Rubinho de A Força do Querer com o Beto de Segundo Sol, que vemos que parece que não está sendo interpretado pelo mesmo ator, aliás por Emílio Dantas, um dos melhores da sua geração. Tal qual acontecera com a Luzia, o Beto Falcão da segunda fase perdeu a força dentro da trama e não passou de um mero coadjuvante nas mãos de  grandes personagens como a Karola da Déborah Secco ou o Remy do Vladimir Brichta.  A Falta de química entre ele e Giovanna Antonelli também ajudou muito para esse desinteresse do público. Os dois não funcionaram juntos e separados não renderam o que seus intérpretes normalmente rendem, principalmente como protagonistas.

Manu / Luisa Arraes

        Uma das grandes atrizes da sua geração,   Luisa Arraes tinha uma personagem com grande promessa em Segundo Sol. Manu era uma jovem complexa que vive em conflito com o mundo  e sem um modelo de família  como alicerce acaba achando no mundo das drogas uma válvula de escape. O Perfil da personagem  era nitroglicerina pura  - uma grande atriz vivendo uma dependente química sempre rende bons momentos –  Porém em Segundo Sol a Manu foi uma personagem complexa sim, mas tão chata que ficou impossível  ver o trabalho da atriz se sobressair ao caminho que o roteiro levou a Manu. O Visual escolhido foi outro fator que  não agradou e acabou sendo essa  soma de ingredientes que não contribuíram em nada.

Valentin / Danilo Mesquita

        O Valentin  do Danilo Mesquita acho que é o  único personagem de Segundo Sol sem um lado dúbio. O Filho de Luzia e Beto Falcão sempre esteve na linha do rapazinho direito sempre ditando regras e moralidade mesmo fazendo parte de uma família nada tradicional. No caso do Valentin, o Danilo Mesquita até se saiu muito bem, mas o perfil  chato do personagem não lhe deixava render em cena. Teve bons momentos com a Rosa da Letícia Collin ou suas dobradinhas com a mãe vivida pela Déborah Secco, tanto que isso lhe rendeu um convite para estrelar uma série original na Netflix e fez com que o rapaz dissesse não a um novo projeto na Globo pós Segundo Sol.  Mas nem por isso,   o Valentin entrou para o hall dos bons personagens do João Emanuel Carneiro.

Maura / Nanda Costa

        A Personagem da Nanda Costa tinha um forte cunho social dentro da trama de Segundo Sol. Uma policial homossexual  que engravida por inseminação artificial para realizar o desejo de ser mãe. No início da trama a personagem foi usada ainda para levantar a bandeira contra o assédio sexual no trabalho. Maura era assediada pelo delegado chefe da sua corporação  e,  depois de engolir muitas grosserias,  denuncia o agressor. Em seguida sua relação com Selma (Carol Fazu)  ganha projeção na história quando seu pai empurra Maura para fora do armário expondo a relação homossexual da filha para toda a cidade.  Com relação a abordagem dentro de Segundo Sol , foi muito bem recebida  pelo  público e ficava entendido a partir de então que esse público estava preparado para virar essa página do  “vai ter ou não ter beijo gay?”. Porém no decorrer  da história,   Maura acaba se apaixonando de verdade por Ionan (Armando Babaiof), o doador do semén para o filho que escolheu ter com Selma. Enfim, assim a personagem perdeu o perfil interessante e se transformou em mais um mocinha romântica indecisa entre dois amores.

Groa / André Dias

        Entre os atores que começaram com personagens que prometiam  e se apagaram em cena, tiveram aqueles que nem sequer o Jec se deu ao trabalho de tentar fazê-los brilhar. O caso do Groa do André Dias. Com um bom perfil,   ele poderia ter sido sim bem mais do que o “personagem orelha” da Luzia.

Acácio  - Danilo Ferreira

        Depois de ganhar personagens de destaque em A Regra do Jogo (2015) e A Lei do Amor (2016), parecia que Danilo Ferreira iria finalmente ganhar o personagem que poderia ser um diferencial na sua carreira. O Capoeirista Acácio passou em branco dentro da história. Foi mais um personagem que teve um bom começo e que  o autor esqueceu no decorrer dos capítulos.

Ariadna  - Robertha Portella

        A Robertha Portella teve uma carreira meteórica  - de capa da revista Sexy e Dançarina do Faustão à ex-integrante do reality A Fazenda. Mas em 2015, Robertha estreiou  como uma mulher fruta na teledramaturgia  na trama de Dona Xepa na RecordTv  e  mostrou que era sim uma  atriz em ascensão. Depois veio Escrava Mãe (2016) e O Rico e Lázaro (2017) e com isso  ganhou status de estrela da casa. Porém  resolve trocar a RecordTv para viver uma personagem no horário nobre Global. Parece uma boa proposta certo? Que nada! A novela está em sua reta final e sua personagem – A Ariadna (tive que ir ao Google por que não lembrava do nome da personagem) apareceu em pouquíssimas cenas e a Robertha Portella vai  terminar  praticamente imperceptível dentro de Segundo Sol.   


        Grandes nomes da nossa teledramaturgia às vezes só por estarem ali numa produção já dão total credibilidade, mas o que o Jec fez com o José de Abreu e Arlete Salles em Segundo Sol  foi  no mínimo uma covardia. O Dodô do José de Abreu foi um mero coadjuvante dentro da família Falcão, mesmo depois do entrecho do filho com a Gorete (Thalita Carauta), o personagem continuou lá esquecido pelo roteiro. Uma pena!

Naná / Arlete Salles

         Com a Arlete Salles, além de uma injustiça , foi um grande desperdício. A Atriz marcada pela criação de tipos inesquecíveis, se tivesse  a chance dentro de Segundo Sol, teria transformado a Naná em mais uma personagem do nível de uma Carmosina de Tieta (1989)  ou a Kika Jordão de Lua Cheia de Amor (1990).
Veja Também: 
As Adoráveis vilãs do JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Meus Personagens Favoritos da Giovanna Antonelli
Meus Personagens Favoritos do José de Abreu
Meus Personagens Favoritos da Arlete Salles 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

10 Destaques de “Volta por Cima”

               Volta  por Cima   entra em sua reta final como a melhor novela no ar  no momento, embora  não tenha  caído no gosto das redes sociais, a trama   é a melhor escrita e com roteiro perfeito , Cláudia Souto    colhe só os   melhores   frutos desse trabalho.         Nas últimas quatro semanas a trama deu uma disparada na audiência mostrando que, as redes sociais nem sempre   refletem o sucesso.           Cheia de personagens críveis e interessantes a trama vista por   uma janela de um ônibus, é muito mais que uma novela inclusiva e consciente. Tem esses ingredientes cruciais    para as produções de dramaturgia atuais, mas é muito bem costurada por entrechos folhetinescos e viradas importantes que não a distância dos clássicos novelões....

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...