Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

As filhas das Helenas do Maneco



        Ser mãe é padecer no paraíso!  Tenho a  impressão  que essa expressão foi criada sob medida para as filhas das Helenas, as emblemáticas  personagens do autor Manoel Carlos em suas clássicas tramas.
        Apesar de amarem incondicionalmente suas mães, essas mesma filhas foram  capazes de coisas inacreditáveis, magoando suas mães de tal forma que  a gente se segura na cadeira para não voar na tv.
        A Eduarda, vivida magistralmente pela Gabriela Duarte em Por Amor, trama que  está em cartaz no Vale a Pena Ver de Novo, é um desses exemplos. Na época o Brasil inteiro ficou contra a personagem chegando ao ápice de criar um site pedindo sua morte na trama.
        Claro que a   raiva que essas filhas geraram no público não deixa de ser um reconhecimento ao talento das suas intérpretes, tal qual as protagonistas, fizeram história  nas novelas do autor com uma entrega e intepretação visceral.
        Vamos então relembrar Eduarda   e as outras filhas das Helenas que mereceram,   muita palmada  . . .

Joyce, Carla Marins em História de Amor (1995)

        A  Joyce da Carla Marins, personagem de História de Amor, a primeira que trouxe a Regina Duarte como Helena, era dose de aguentar. Sabe aquele tipo de adolescente que nem ela mesmo se suporta. A menina  não gostava de estudar, engravidou na adolescência de um menino que não valia nada, e isso tudo sempre pondo a mãe Helena como a culpada de todas as amarguras da sua vida. A Maldade da Joyce chegou ao ápice de trocar a fechadura da porta da casa sem avisar a mãe, deixando Helena  por fora,  exposta às  críticas dos vizinhos. No fim, ela  ainda descobre que não  é filha legítima de Helena, e que,  esta  a criou como o maior carinho do mundo. Claro que as duas se perdoaram e talvez tenham vivido felizes até hoje ... talvez o gênio da Joyce tenha melhorado com a idade.

Eduarda ,  GabrielaDuarte em PorAmor (1997)

        Certamente a palavra “chata e mimada” passou a fazer ainda mais sentido dentro do vocabulário brasileiro depois da Eduarda de Por Amor. Que personagem CHATA, e acima de tudo MIMADA! O pior que esse último mais por causa da própria Helena, aqui também interpretada pela Regina Duarte. A personagem por várias vezes no decorrer da trama assumiu a culpa pelo perfil da Eduarda, afinal de contas, sempre a protegera de tudo e todos, criou a filha numa redoma, ai quando ela precisou sair  .... Mas isso não era desculpa para Eduarda se portar como foi. Uma das suas mais graves criancices era o  fato de não perdoar o pai, o alcoólatra Orestes, vivido magistralmente pelo PauloJosé. A personagem protagonizou cenas em que humilhava o pai que fez com  que a gente em casa chorasse de ódio. Entre essas e outra, não à toa que foi criado na época da exibição original da novela, um site solicitando a morte da Eduarda.  Entre outras coisas, por várias vezes pôs na Helena a culpa pelos problemas da sua vida, sempre que se via diante de um abismo, e nós em casa, sabíamos que era muito pelo contrário. Helena foi capaz em nome dessa filha, que cá pra nós não merecia, dar seu próprio filho em vida para substituir o filho morto dela, com o receio de que Eduarda não suportasse a notícia da morte do tão aguardado herdeiro. Esse era o principal entrecho de Por Amor uma das melhores do autor.


        Arrogante, medida e ladra! Assim era a Camila, personagem que a Carolina Dieckmann viveu em Laços de Família. Sempre com ar esnobe, se apaixonou à primeira vista pelo namorado da mãe, e tanto fez que acabou se casando com ele. Tudo feito da forma mais natural possível, claro que a Camila não fez nenhuma maldade contra a mãe, pelo menos explicitamente, mas suas atitudes egoístas obrigavam, por amor, a Helena (Vera Fischer) ceder.  O público acabou perdoando a Camila na reta final, quando esta teve que raspar a cabeça para se curar de uma leucemia. A cena entrou para o hall da história da teledramaturgia nacional e foi utilizada como cunho social.  A Helena além de abrir mão do Edu (Reynaldo Gianecchini) no início da trama,  quando percebeu o interessa da Camila por ele, na reta final teve que abrir mão de outro amor em nome da filha. Desta vez foi Miguel (Tony Ramos), deixado de lado, quando Helena precisou engravidar do pai da Camila, para gerar um novo filho que doasse a medula para a personagem.

Luiza, Bruna Marquezine em Em Família (2014)

        A Bruna Marquezine  viveu a Helena na segunda fase de Em Família, e na terceira cedeu o posto para Júlia Lemmertz, assumindo a filha da personagem. A Luíza era no mínimo sem noção. Vivendo em um mundinho só dela, mesmo sabendo de tudo que Laerte (Gabriel Braga Nunes) foi capaz de fazer à  sua mãe, quando eram apaixonados na adolescência,  tendo chegado a   enterrar vivo  Virgílio (Humberto Martins), o pai da moça, ela engatou um romance, peitando todos e sempre fazendo questão de jogar na cara da Helena, do pai e de todos essa relação. Como Deus tarda,  mas não falha ,  no último capítulo, no dia do seu casamento com Laerte acontece uma  tragédia – o noivo é assassinado na porta da igreja. Em Família não entrou para o hall das melhores tramas do autor, mas a Marquezine com certeza fez jus ao título de uma das piores melhores filhas das Helenas do Maneco.


        Quem vê esse post acha que o Maneco só fez filha pentelha para sua Helenas. Isso não é verdade, em algumas novelas  o autor presenteou sua personagem central com filhas que encantaram  o grande público – como esquecer a beleza e graciosidade da Bia, a Tatiane Goulart de Felicidade (1991) ou a Clara, a Joana Mocarzel de Páginas da Vida (2006)?

Veja Também: 
Novelas Inesquecívies - Páginas da Vida (2006)
Novelas Inesquecíveis - História de Amor (1995) 
Novelas Inesquecíveis - Por Amor (1997)
Novelas Inesquecíveis - Em Família (2014) 
Novelas Inesquecíveis - Felicidade (1991)
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Respirando por aparelhos “Mania de Você” termina marcada como uma das piores já apresentadas pela Globo

           Enfim Mania de Você chegou ao fim nesta sexta (28.03), marcada   com uma   das piores tramas apresentadas pela Rede Globo   até então. A tão   alardeada novela do   João Emanuel Carneiro pós Todas as Flores , entrou em uma queda   linear desde as primeiras semanas   e até seu final   não   conseguiu reverter esse resultado.         Os cortes abruptos iniciais   feitos com   intuito de salva-la saíram pela culatra. O telespectador se perdeu   e acabou não tendo empatia   pelo   mocinho Rudá (Nicolas Prattes), o   mas   prejudicado por   eles, e   assim foi um carro sem freio ladeira abaixo.         Morte e retorno de personagens   pipocaram e a trama continuou inerte, sem controle   e cada vez mais incoerente. Ou seja , o    grande   novelão   prometido ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...