Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Sonho Meu (1993)

27 anos de um dos grandes sucessos  do horário das seis da Globo



        Como esquecer o carisma  da Laleska , protagonista  de Sonho Meu novela do autor Marcílio Moraes ? . Órfã,  a menina  só reencontra a  felicidade ao lado de Tio Zé (Elias Gleizer) que lhe acolhe como uma verdadeira neta.

        A Laleska na verdade chama-se Maria Carolina (Carolina Pavanelli), filha de Claúdia (Patrícia França) , que perde a sua  guarda quando se separa do marido violento.



        Acima  é o resumo da trama que há 27 anos encantou o público do horário das seis com uma trama que ao mesmo tempo tinha uma temática infantil e um entrecho adulto que mesclava patologia  com bigamia.



         A trama trazia Patrícia França e Leonardo Vieira como o casal principal, pegando carona no sucesso que eles fizeram na primeira fase de Renascer (1993), e inovava ao centrar seus acontecimento  na cidade de Curitiba  no Paraná fora do eixo Rio e São Paulo.



        Confesso que Sonho Meu  é uma das minhas preferidas  dos anos 90, e não entendo o porque de até hoje ela nunca ter sido  reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Quando fundado o Canal Viva minha esperança de rever Sonho Meu reacendeu, já que a novela está velha para o VPVN, mas até agora  a trama nunca nem foi cogitada para reprise no Canal a cabo. Quem  sabe agora com incersão das tramas antigas na plataforma do Globoplay, eu tenha finalmente  a chance de revê-la.

        Sonho Meu  foi escrita a três mãos – além de Marcílio Moraes  , tínhamos Maria Adelaide Amaral e Margareth Boury, inspirados em duas outras  novelas  - A Pequena Órfã (1969) e Ídolo de Pano (1974) , ambas do  Teixeira Filho, e  direção de Reynaldo Boury, Roberto Naar e Marcelo Travesso.  

 


        A novela contava  a história da  jovem Cláudia (Patrícia França)   que está de mudança para Curitiba, decidida a fugir do marido violento, Geraldo (José deAbreu), e recomeçar sua vida. Devido às constantes brigas do casal, Cláudia acaba perdendo a guarda da filha, a pequena Maria Carolina (Carolina Pavanelli) , para a cunhada Elisa (Nívea Maria). A menina é deixada pela tia impaciente no orfanato que ela administra. Durante uma de suas fugas do orfanato, Maria Carolina conhece o Sr. Mazurgski (Elias Gleiser) , o Tio Zé, um velhinho bondoso que se encanta com ela, a quem chama carinhosamente de Laleska. Tio Zé é um artesão que faz brinquedos de madeira e que se torna o grande protetor de Maria Carolina.



Cláudia vai trabalhar em uma fábrica de brinquedos, onde se envolve com os herdeiros, os irmãos Lucas (Leonardo Vieira), por quem se apaixona, e Jorge (Fábio Assumpção) , que faz tudo para conquistá-la. Eles são netos de Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall) , que, ao se deparar com os desentendimentos dos rapazes, vê Cláudia como uma ameaça à paz em seu lar. Dona Paula deseja que um dos netos assuma o comando da empresa: Jorge, um médico de carreira promissora, ou Lucas, um playboy boa-praça que preferiu as farras aos estudos.



Cláudia sofre com a ausência de sua filha e faz o possível para recuperar a guarda da menina. Casa-se com Lucas e é acusada de bigamia, tendo de enfrentar um processo judicial, com risco de perder definitivamente a guarda de Maria Carolina para Geraldo. Ela passa a sofrer com a perseguição do primeiro marido e de Jorge, que, rejeitado, se revela um homem inescrupuloso e perigoso, capaz de qualquer armação para prejudicá-la. Revelando um caráter doentio, Jorge procura, de todas as maneiras, separar Claudia de seu irmão, além de tentar afastar a avó da direção da empresa da família.



O Grande destaque de Sonho meu foi a atuação de Carolina Pavanelli. A menina emocionou e divertiu a todos com sua doce personagem. Sua química com o saudoso   Elias Gleiser  era um show a parte da trama. Depois de Sonho Meu, a atriz mirim ainda fez as novelas Quem é Você (1996) , Malhação (1997) e Meu Bem Querer (1998), mas depois sumiu da tv. Nos anos 2010,  ela se formou em comunicação social e hoje , professora, dá aulas de Língua Portuguesa e Redação no PENSI.

Fábio Assumpção fez seu primeiro vilão na Tv em Sonho Meu. O Perfil do personagem foi sendo moldado a medida que sua paixão por Cláudia aumentava. Quando ele percebe de vez que perdera a mulher amada para o irmão que tanto invejava, explode nele uma vilania  patológica, mostrando um dos grandes momentos do ator na tv,  uma espécie de percursor  do  Renato Mendes de Celebridade (2003).

Inicialmente a novela afugentou de um certo modo o público, que não entendia ou perdoava,  a bigamia da  protagonista Cláudia, com isso Lauro César Muniz foi escalado para supervisionar o texto, e uma das suas primeiras providencias, foi adiantar o processo de bigamia contra a Cláudia, fazendo com que ela se entregasse de vez ao amor de Lucas, e passasse a assumir seus erros.

Sonho Meu marcou a estreia  do ator Ângelo Paes Leme  em novelas na Tv Globo, e foi a última da atriz Claudia Magno, que morreu em decorrência de problemas do vírus da AIDS em janeiro de 1994.

        Através da  doença da menina Laleska, que sofre de leucemia, Sonho Meu abordou o tema da doação de sangue. A doença propiciou a discussão sobre a qualidade do sangue, doação voluntária e Aids.



        JoséAugusto e Xuxa – que cantavam a música-tema da abertura “Querer é Poder” – participaram do último capítulo , gravado em Curitiba, fazendo um show para as crianças do orfanato da trama.



        YonáMagalhães e o saudoso Carlos Alberto, que viveram Magnólia Guerra e Fiapo, foram marido e mulher na vida real, porém na época de Sonho Meu , já estavam separados à 21 anos. A novela foi a única que ambos fizeram juntos depois da separação.

        Outros entrechos de destaques  de Sonho Meu foi o da enfermeira Mariana, vivida pela Débora Duarte. Antiga Governanta da mansão dos Candeias de Sá, ela é a verdadeira mãe de Jorge. O Rapaz fora adotado por Paula ainda bebê, quando perdera o filho e um neto num acidente.



        O Hospital do Dr. João Fontana , vivido pelo Flávio Galvão, também tem destaque em Sonho Meu. Ao  contrário de Guerra, Fontana é um médico sério e comprometido com os seus pacientes. Ele sofre com o ciúme exacerbado – e nada justificável – da esposa Gilda (Françoise Forton). Os dois são pais de Francisca (Daniela Camargo), que chega a ser noiva de Jorge.



        Vale destacar também o personagem do Jayme Periard, outro aliado de Jorge na luta pelo poder na Ludens e,  Isabela Garcia  como a doce Lúcia, que inicia a trama apaixonada por Lucas, e depois é manipulada por Jorge. Agora vem spoiler – É ela a assassina de Jorge no final da novela.



        Sonho Meu foi a última novela do MarcílioMoraes escrita solo na Globo. Na época, depois da intervenção de Lauro César Muniz nos capítulos, a imprensa passou a creditar o sucesso ao nome de Lauro, o que desagradou muito o autor.

        Um novelão clássicos dos anos 90 e que anda merecendo  muito uma reprise.

 

Ficha Técnica:

Novela do Autor Marcílio Moraes

Escrita por Marcílio Moraes, MariaAdelaide Amaral e Margareth Boury

Elenco:

PATRÍCIA FRANÇA – Cláudia
LEONARDO VIEIRA – Lucas
FÁBIO ASSUNÇÃO – Jorge
BEATRIZ SEGALL – Paula Candeias de Sá
ELIAS GLEIZER – Tio Zé (Seu Mazurgski)
ISABELA GARCIA – Lúcia
WALMOR CHAGAS – Dr. Afrânio Guerra
YONÁ MAGALHÃES – Magnólia
FLÁVIO GALVÃO – Dr. João Fontana
FRANÇOISE FORTON – Gilda
DANIELA CAMARGO – Francisca
JAYME PERIARD – William Ferraz
JOSÉ DE ABREU – Geraldo
NÍVEA MARIA – Elisa
CARLOS ALBERTO – Fiapo
DÉBORA DUARTE – Mariana
CRISTINA MULLINS – Márcia
ERI JOHNSON – Giácomo Madureira (Jaime)
PRISCILA CAMARGO – Polaca
MAURO MENDONÇA – Carlos
CARLOS KROEBER – Varela
GISELA REIMAN – Alice
CLÁUDIA SCHER – Aída
ÂNGELO PAES LEME – Santiago
KARINA MELLO – Marília
ALEXANDRE LIPIANI – Luís Ortega
FLÁVIA ALESSANDRA – Inês
RENATA CASTRO BARBOSA – Carla
NEWTON MARTINS – Mercadoria
BERNADETE LYS – Júlia
TÂNIA LOUREIRO – Míriam
NAURA SCHNEIDER – Helena
JORGE CHERQUES – Bóris
LINA FRÓES – Rosa
CLÁUDIA MAGNO – Josefina
MÍRIAN PIRES – Cecília
CASTRO GONZAGA
RUTHINÉIA DE MORAES – Alcinéia
HÉLIO RIBEIRO – Delegado Juarez
MAURO GORINI – Feriado
MAGUINHA – Iracema
NEDIRA CAMPOS – Ângela
SÉRGIO FONTA – Cunha
MARIANNE EGBERT – Irene

as crianças
CAROLINA PAVANELLI – Maria Carolina (Laleska)
EDUARDO CALDAS – Chico
CARMEN CAROLINE – Ximena
BETA MADRUGA – Taboinha
LUIZA CURVO – Aninha
FABIANO MIRANDA – Trigo
MARINA THOMPSON – Clara
SÉRGIO MANNARINO – Cacá (Carlos Alberto Ferraz)

e
FERNANDA MUNIZ – atendente no hospital
GILSON MOURA – Cidão
JOMBA – velho pescador que da conselhos a Lucas
JOSÉ AUGUSTO BRANCO – pai de Irene
MIGUEL ROSEMBERG – advogado de Paula
MONIQUE LAFOND – Clarisse (mãe de Irene)
PASCHOAL VILLABOIM – porteiro do prédio de Jorge

Exibição : 27 de Setembro de 1993 à 14 de Maio de 1994

Capítulos: 197

Veja Também : 

Aberturas Inesquecíveis  - Sonho Meu (1993) 


Novelas Inesquecíveis 


Novelas Inesquecíveis - Laços de Família (2000) 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipédia.com.br

Comentários

  1. Ainda bem que no ano seguinte dessa postagem essa preciosidade foi reprisada. Estou revendo pelo Globoplay agora em 2022. Vale muito a pena ver e rever sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Tributo Laura Cardoso

                  Pioneira da televisão no Brasil, Laura Cardoso foi a estrela do   Documentário Tributo desta   semana, exibido nesta sexta   (26.04), mas uma das grandes homenagens da Globo e Globoplay aqueles que fizeram   a história da nossa tv.         Laura Cardoso    atuou em  teleteatros, séries e novelas  desde a década de 50, lapidando o gênero. É uma das profissionais mais atuantes com  inúmeros prêmios ao longos desses mais de 74  anos de carreira.         O Tributo nos mostrou   uma Laura Cardoso serena e pronta para novos trabalhos, e isso   conforta meu coração. Foi uma homenagem merecida e muito importante   para dar a atriz o status de grande profissional que ela sabe é, mas que muitos precisam   ver assim documentado para não esquecer. Veja Também: Laura Cardoso  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa        

"Alma Gêmea" está de volta a partir desta segunda no VPVN

                          Um dos     maiores sucessos do autor   Walcyr Carrasco   ,   Alma Gêmea   está de volta a partir desta segunda (29.04) , no   Vale a Pena Ver de Nov . A trama protagonizada por   Priscila Fantin ,  Eduardo Moscovis   e   Flávia Alessandra   substituirá     a reprise de   Paraíso Tropical   (2007).          Relembre a trama: Década de 1920. Quando Rafael (Eduardo Moscovis), um botânico que cria rosas, e Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina, se conhecem, é amor à primeira vista. Em poucos dias, eles se casam e logo têm um filho. No meio de tanta felicidade, há um espinho: Cristina(Flávia Alessandra), a governanta da casa, prima de Luna. Invejosa, Cristina sente-se injustiçada, já que Luna é rica, casada com Rafael, a quem ela sempre desejou, e herdou da avó as joias da família, cobiçadas por ela e sua ambiciosa mãe, Débora (Ana Lucia Torre). Rafael presenteia a mulher com uma rosa branca preparada exclusivamente para ela – a rosa Luna – no dia em que ela f

Segunda Temporada de “Encantado´s” chega a tv aberta mantendo o fôlego

          Segunda temporada do seriado Encantado ´s , criação da   Renata Andrade e Thais Pontes  chegou a partir desta     última terça-feira (23.04), à Tv aberta. A temporada já está totalmente completa na Globoplay .         O Texto impecável, a direção dinâmica com cortes no time certo,    o tema de carnaval com pano de fundo, fazem de  Encantado´s   uma série agradável e que instiga o telespectador a esperar o que está por vir na próxima cena.         A   Segunda temporada ganha um reforço – perdemos Tony Ramos ,   porém   ganhamos    Eliane Giardini como Dalva, a nova pedra no sapato do pessoal do Encantado´s.           Luis Miranda e Vilma Melo  continuam   irretocáveis como os    líderes do seriado e juntos dos coadjuvantes fazem um desfile impecável da narrativa, com tiradas sagazes de tipos que cruzamos todos os dias.         A Segunda temporada começa   depois do   desfile triunfante que tocou o público no final da primeira. Os irmãos Eraldo e Olimpia, voltam a ro

Série “A Justiceira”, do Antônio Calmon, com Malu Mader como protagonista, entra nesta segunda-feira na plataforma da Globoplay

                  Seriado A Justiceira , do autor Antônio Calmon , entra nesta segunda-feira (29.04) com seus 12 episódios para plataforma da Globoplay .         Protagonizado por Malu Mader , e nomes como Nívea Maria , Leonardo Brício, Anselmo Vasconcellos, Lui Mendes e Danielle Winits , o seriado marcou o ano de 1997, e só não teve   uma segunda temporada por causa de uma gravidez da Malu.         Relembre a trama: Durante uma ação, a policial Diana Maciel   ( Malu Mader ) mata acidentalmente seu parceiro. Sentindo-se culpada, ela entrega seu distintivo. Cinco anos depois, Diana resolve abandonar o marido por ele ser toxicomaníaco. Em dívida com uma quadrilha de traficantes, seu marido entrega o filho do casal, Pedro, como pagamento. Desesperada, Diana aceita trabalhar com um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo é formado por Augusta ( Nívea Maria ), Beto (Leonardo Brício), Paco   (Anselmo Vasconcellos), Diego (Lui Mendes) e Marle

Quinta e última temporada de “Sob Pressão” estreia na Globo escondida no final das noites de terças-feiras

        A Globo estreou na última  terça-feira (23.04), a quinta e última temporada de Sob Pressão , criação    do  Luiz Noronha,  Cláudio Torres e Renato Fagundes , a partir da ideia original de  Mini Kerti , inspirada no livro “ Sob Pressão – A Rotina de guerra de um médico brasileiro ”  , do  Márcio Maranhão , e direção geral do  Andrucha Waddington .         Já disponível na Globoplay desde 2022, essa última   temporada parece não ter agradado muito aos diretores da emissora, afinal demorou vir para a tv aberta e ainda chegou praticamente sem divulgação e escondida ás terças-feiras depois de Encantado ´s ,   ou seja um horário cruel.         É fato que a fórmula, apesar de ainda ter muito o que contar sobre a saúde pública, cansou, mas o elenco é tão primoroso e entregue a produção, que a gente foca   mais aos seus dramas do que   o pano de fundo do seriado nesta temporada.         Nesta quinta temporada a equipe do Hospital Edith de Magalhães passa a manifestar as seque