Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Duas Vidas (1976)

44 anos de uma das tramas realistas da Janete Clair que mais foi mutilada pela Censura Federal



        Todo mundo deve ter brincado daquele de cama de gato quando criança, certo?  Cama de Gato é um  jogo  feito com um barbante nas mãos onde vão se formando figuras geométricas e o barbante vai passando de mão em mão, sempre formando novas figuras.

      Esse jogo foi divulgado no Brasil  no finalzinho de 1976 quando entrou no ar a abertura da novela Duas Vidas da autora Janete Clair. A Autora  continuava apostando em tramas realistas e a novela tinha como personagem principal a obra do metrô no bairro do palácio do catete no Rio de Janeiro,  uma obra do Governo Federal, o que acabou transformando a novela , que estreava há 44 anos,  em uma das obras mais mutiladas pela censura federal.

         Cenas simples como a dos personagens reclamando da poeira dentro de casa por causa da obra , foram vetadas, e mesmo com Janete Clair mandando uma carta direta para o Governo, nada adiantou, a novela continuou  vigiada até seu último capítulo.

       


        A história se inicia  com a desapropriação de uma rua no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, para a construção do metrô,  que separa vidas há anos entrelaçadas. Entre elas, os noivos Leda Maria (Betty Faria) e Dino César (Mário Gomes). Ele resolveu ir para São Paulo tentar a carreira de cantor. A brecha deixada por sua ausência foi ocupada por Tomás (Cécil Thiré) , que há tempos amava Leda. Os dois se casam e vão morar com a família dele: o pai Menelau Palas (Sadi Cabral), um grego dono de uma agência de casamentos, e seus irmãos Sônia (Isabel Ribeiro), que trabalha com o pai, e Osvaldo (Luiz Gustavo), um sonhador que vive em confusões.

        A aproximação de Leda  e Rosa (Elza Gomes) é reforçada pelo fato do filho da velha senhora, Vitor Amadeu (Francisco Cuoco), ter sido amigo do pai de Leda. Vitor é médico e, como a mãe, importa-se com a comunidade. Por isso, inicia um programa de atendimento gratuito para os mais pobres. No início, Vitor preocupa-se com a difícil situação de Leda e, dessa preocupação inicial, acaba nascendo um amor. Porém, esta é uma relação tensa: eles se casam, separam-se e tornam a ficar juntos. O retorno de Dino César complica ainda mais a história.



Fracassando em sua tentativa profissional, Dino quer recomeçar a vida e reatar o noivado com Leda, como se nada tivesse acontecido. Ao mesmo tempo, utiliza-se de todos os subterfúgios possíveis para seguir o almejado sucesso como cantor. Por meio de uma farsa, aproxima-se da temperamental Cláudia (Susana Vieira), dirigente de uma gravadora, e acaba por se juntar a ela, atingindo seu objetivo. Porém, ao mesmo tempo que Cláudia tem poderes para consagrar Dino César, também pode acabar com sua carreira.

Nesse meio tempo, as demolições começam e os moradores, liderados por Dona Rosa, retiram-se do velho bairro, mudando-se para outro local. É quando Sônia se apaixona pelo garotão Maurício (Stepan Nercessian) – ela, uma mulher madura, e ele, um rapaz bem mais jovem – e tem de lutar contra as dificuldades dessa relação para ficarem juntos.

Janete Clair propunha três partes distintas dentro de Duas Vidas : a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e  o reencontro com as vidas modificadas.

Daniel Filho assinou a direção geral de Duas Vidas e cuidou pessoalmente dos primeiros capítulos, passando o bastão para Gonzaga Blota e Jardel Mello, a partir do capítulo 41. Quando explodiu a paixão entre Betty Faria, sua mulher na época, e o ator Mário Gomes, ambos protagonistas da trama, ficou insustentável a permanência do diretor.  Conforme ele relatou em entrevistas para  o livro  Nossa Senhora das Oito”, cedidas à Mauro Ferreira e Cleodon Coelho.



Foi exatamente nesta época, que surgiu na imprensa a fake News sobre uma suposta entrada de Mário Gomes em um hospital com uma cenoura introduzida em seu corpo. A notícia caiu como uma bomba na vida do ator, que apesar de continuar como astros de várias outras tramas até meados da década de 90, teve muitos trabalhos negados devido ao fato.



Assim como seu personagem em Duas Vidas, Mário Gomes se lançou como cantor na época, gravando inclusive um disco. Uma das suas músicas “Chiclete e Carbochard” foi um dos temas da trama. Mário Gomes voltaria a gravar tema para  um  personagem  que interpretava  na trama de Vereda Tropical (1984), do Carlos Lombardi, onde deu vida  o jogador Luca. A música “O Dono da Bola” integrou a trilha.

Janete Clair fez uma citação ao filme  “... E o Vento Levou”  de 1939. Em uma cena , Leda Maria precisa ir a uma festa e não tem roupa apropriada. Tal qual Scarlet O´Hara do filme , ela arranca a cortina de renda da janela  e faz um vestido com o tecido.



Carlos Poyart, que fez o Téo, o filho da personagem da Betty Faria, foi a grande revelação  de Duas Vidas. Sua química com a Betty  foi  agradabilíssima. Depois de Duas Vidas o ator mirim  ainda participou da novela O Astro (1978) e em seguida migrou  para a linha de shows onde participou do humorístico Planeta dos Homens, onde imortalizou o bordão “Criança Sofre!”.

Duas Vidas  foi a primeira novela das atrizes ChristianeTorloni e Yaçana Martins.



A Abertura de Duas Vidas trazia  o  jogo de cama de gato  e,  as duas mãos , uma adulta e uma de criança que apareciam  no vídeo simbolizavam a relação de Leda Maria (Betty Faria) , a protagonista da trama e seu filho Téo (Carlos Poyart).



A Atriz Isabel Ribeiro, conceituada no teatro – mas com pouquíssimas participações na tv , ganhou projeção nacional por conta da sua personagem Sônia, que teve grande repercussão na trama. Sônia, uma mulher madura , se envolve com Maurício (Stepan Nercessian). Estabilizada financeiramente , o romance não foi bem visto pela censura ,  o que obrigou a autora oficializar a união do casal que não estava prevista na sinopse.

Duas Vidas deu muito trabalho à Janete Clair  que pretendia seguir na linha do realismo social sobre o qual ela sabe  escrever com maestria, mas foi o  público o grande salvador de Duas Vidas. Mesmo mutilada e chamada de subversiva , reescrita algumas vezes, sempre que a  censura implicou  com algo,  o público deu uma boa audiência  à novela, e mesmo não sendo lembrada como os melhores momentos da Janete na teledramaturgia, esses 44 anos de   estreia da trama merecem ser muito   comemorados.

Ficha Técnica:



Novela da Autora Janete Clair

Direção Geral : Daniel Filho, Jardel Mello e Gonzaga Blota

Elenco:

BETTY FARIA – Leda Maria
FRANCISCO CUOCO – Vitor Amadeu
MÁRIO GOMES – Dino César
SUSANA VIEIRA – Cláudia
LUIZ GUSTAVO – Osvaldo
SADI CABRAL – Menelau Palas
ISABEL RIBEIRO – Sônia
STEPAN NERCESSIAN – Maurício
ELZA GOMES – Dona Rosa
NEUZA AMARAL – Sara
FLÁVIO MIGLIACCIO – Túlio
ALBERTO PEREZ – Raul Barbosa
HELOÍSA HELENA – Virgínia
HÉLIO ARY – Sena
RUTH DE SOUZA – Elisa
LAURA SOVERAL – Leonor
MOACYR DERIQUÉM – Heitor
CHRISTIANE TORLONI – Juliana
GLÓRIA PIRES – Letícia
NAVARRO PUPPIN – Luiz Carlos
ANTÔNIO GANZAROLLI – Jorge
AUGUSTO OLÍMPIO – Oliveira
YAÇANÃ MARTINS – Shirley
LUÍS VASCONCELLOS – José
LEDA BORBA – Francisca
ISOLDA CRESTA – Vera
ALEGRIA – Gentil Paulino
SILVIO FRÓES – Braga
SAMANTHA SCHULLER – Sandra
MYRIAN RIOS – Cidinha
FRANCISCO MORENO – Eugênio Matta
ZEZÉ MOTTA – Jandira
ALFREDO MURPHY – Osmano
SÉRGIO FONTA – Renatinho
RENATA RAYAN – Maria

o menino CARLOS POYART – Téo

e
ANA ARIEL – Madame Xavier
ARLETE SALLES – Naná (amante de Tomás)
AURIMAR ROCHA – Carlos
CECIL THIRÉ – Tomás (primeiro marido de Leda, pai de Téo)
CLEYDE BLOTA – Roberta Bernardes
DARY REIS – Barros
ELIANE MEDEIROS – Ana Maria
JAIME BARCELOS – Geraldo
LÚCIA HELENA ALVES – Maria José (assistente social do metrô)
MILTON GONÇALVES – Alexandre
NÍVEA MARIA – Hebe
RICARDO – Ricardo (Rômulo, cantor lançado por Cláudia, no final)
SÔNIA OITICICA
SUZANA FAINI – Paula
VERA GIMENEZ – Zuleica (ex-mulher de Osvaldo, mãe de Letícia)

Exibição : 13 de Dezembro de 1976 à 13 de Junho de 1977

Capítulos: 154

Veja Também : 

Homenagem da Semana - Janete Clair 


Aberturas Inesquecíveis  -Duas Vidas (1976)


Terras do Sem Fim (1981)


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 17.01.2026

Marcelo Serrado de Volta com Crô  em “ Três Graças ”  - “ Guerreiros do Sol” na Tv aberta   Marcelo Serrado de Volta com Crô   em “ Três Graças ”         O Ator Marcelo Serrado já fechou acordo e vai voltar com o icônico personagem Crô, que   imortalizou em FinaEstampa (2011), na trama de   Três Graças , ambas do autor Aguinaldo Silva .           O personagem   marcou a volta   em grande estilo do   ator a Globo depois de alguns anos como um dos astros   da RecordTv .   “ Guerreiros do Sol ”   na Tv Aberta         Depois de se destacar no Globoplay , Guerreiros do Sol finalmente vai ganhar exibição na TV aberta. A Globo estreia a novela em abril, apostando em uma trama forte, de identidade brasileira e carregada de tensão dramática. Protagonizada   por Isadora Cruz e Tómas Aquino ,   a ...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Feliz Natal !!

            Que o Natal renove a fé, fortaleça os afetos e ilumine os caminhos. Que não faltem amor, saúde, esperança e bons encontros — consigo mesmo e com quem você ama. Agradecemos imensamente por nos acompanhar, ler, comentar e compartilhar ao longo do ano. Que esta data traga paz ao coração e inspire um novo ano repleto de realizações.                                                                        Feliz Natal!   Veja Também: Feliz Natal    Feliz Natal  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...