Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Balanço 2020 – Minissérie / Seriado / Série

 


        Os seriados, séries e/ou  minisséries apresentados esses anos podem se considerados acima de tudo vencedores. Afinal, com exceção de Aruanas e Hebe, que já haviam sido gravados antes da Pandemia, os outros foram gravados durante o isolamento social, obrigando os atores e profissionais a se reinventarem,   apresentando ótimas produções, como  Amor e Sorte, Diário de Um Confinado  e o clássico do gênero apresentado esse ano o  Sob Pressão – Plantão Covid.

 

Aruanas (Globo – 28 de Abril à 30 de Junho de 2020 – 10 Episódios)



          “Aruanas”, o thriller ambiental de autoria de Estela Renner e Marcos Nisti, com direção artística de Carlos Manga Jr  e direção geral de Estela Renner,   vei da Globo play para a tv aberta a partir de abril de 2020.  Com o  assunto muito em voga,  a série veio para a tv aberta no momento certo, porém a enxurrada de reprises  na teledramaturgia global talvez tenha prejudicado a apresentação que , ficou  esquecida pelo grande público  durante os 2 meses que esteve no ar, o que  foi um crime.  Com uma mistura de folhetim,  suspense e crítica social tendo a ecologia como protagonista  e o foco na biodiversidade, a produção foi uma das melhores feitas  especialmente  para a Globoplay e precisava desse debut na tv aberta para se firmar.

        No elenco as protagonistas são um show à parte – Leandra LealTais Araújo e Débora Falabella num perfil de personagens fortes e ousadas, apesar de já estarmos acostumados com elas em nossas novelas, a série parece   dar um brilho maior ao trabalho das atrizes  em interpretações  irrepreensíveis.

         O  Interessante é que em Aruanas os personagens não são   totalmente politicamente corretos ou incorretos, as ativistas vivem em conflitos familiares complexos como a advogada Verônica, da Tais Araújo, que se consome de remorso por viver uma relação extraconjungal com o marido de Natalie, assim como Miguel, do Luiz Carlos Vasconcellos, o grande empresário responsável pela contaminação  da cidade em Kari , no Amazonas, um homem sedento por dinheiro e poder, que maquiado por seus negócios, lidera vários garimpos iligais na região; ao mesmo tempo  em que trata com  afeição e sofre  com a doença terminal da filha,  um instigante   conflito de perfis entre os personagens.

         Além de Luiz Carlos Vasconcellos, vale destacar no elenco masculino de Aruanas o estreante na Globo,  Gustavo Vaz, nome de destaque no teatro brasileiro, e que ficou conhecido nacionalmente na série Coisa Mais Linda,   lançada no ano passado na Netflix.

        A Série em  seu conjunto é  de uma   importância incalculável. Um grito de alerta para a crise ambiental mundial, além de jogar luz e proteger o trabalho dos ativistas no Brasil.

 

Hebe (Globo – 30 de Julho de 2020 à 1º. de Outubro de 2020 – 10 Episódios)



        Hebe, a série baseada no filme biográfico da história de vida e sucesso de uma das maiores apresentadoras do país – Hebe Camargo,  escrito por Carolina Kotscho e direção do Maurício Farias teve uma ótima .

        Andrea Beltrão conseguiu imprimir na produção toda a simpatia e charme que a Hebe transbordava, e isso ainda sem se parecer fisicamente com  ela. O que torna seu trabalho ainda mais impecável. O Que  vimos  foi a criação e composição de uma grande atriz e não uma imitação da Hebe que,  qualquer outra profissional poderia ter caído fácil nesta armadilha , com a imagem da Hebe ainda tão viva entre nós.  Foi muito mais que uma gracinha,  ficou  magistral!

        No elenco vale destacar também  o trabalho da atriz Valentina Herszage, que viveu a Hebe na juventude, onde também foi impecável, mostrando todo o seu potencial, que ficara escondido em sua estreia na tv com a  apagada  Bebeth de Pega Pega (2017). A atriz inclusive já está escalada para ser uma das protagonistas da próxima novela das sete.

        Vale  citar   também os trabalhos do Marco Ricca, que deu vida ao Lélio,  o   último marido da estrela  ;  e Danton Mello  como Cláudio Pessuti, o sobrinho-filho da estrela.

          A Série foi uma  deliciosa  e  merecida homenagem  à Hebe, que conseguiu transcender com talento e muito carisma a linha tênue entre uma grande profissional transformada em uma estrela popular.

 

 

Diário de Um Confinado (Globo -  4 à 25 de Julho de 2020 – 4 Episódios)



          Diário de Um Confinado, nova série de humor  da Globo e Globoplay,  fez  ás vezes de uma válvula de escape  com maestria durante essa pandemia.    

        A Série protagonizada e roteirizada pelo Bruno Mazzeo,  e dirigida por Joana Jabace, esposa do Bruno, debochou de forma nivelar com simplicidade e a pura realidade do atual momento, que assim como o protagonista Murilo, nos vimos obrigados a ficar trancados dentro de casa, do dia pra noite, tendo que se adaptar aos mais variados tópicos, assim como a série foi dividida.

        Outro ingrediente interessante de Diário de um Confinado é a agilidade. Os episódios de pouco mais de 12 minutos , não cansam, muito pelo contrário, deixa você louco pra ver o seguinte, o seguinte e quando você menos espera terminou . . . deixando aquela vontade de ver a próxima temporada o mais rápido possível. Cativa mesmo!

        O Senso de responsabilidade da Pandemia também não  foi esquecido. A série foi praticamente toda gravada no apartamento do Mazzeo, onde ele mora com a esposa e os filhos , e o contato com o mundo lá fora  através de chamadas de vídeos, e cá pra nós algumas dessas chamadas foram hilárias. 

        Criatividade não falta ao Bruno Mazzeo, que tem isso no DNA,  Diário de um Confinado é mais um acerto na carreira do ator e roteirista e mostra que ele  não precisa de muito, para fazer um trabalho atraente e bem produzido.

 

 

Amor e Sorte (Globo – 08 à 29.09.2020 – 4 Episódios)



        A Série Amor e Sorte,  é uma criação do autor Jorge Furtado, com direção artística de Patrícia Pedrosa e Andrucha Waddington, baseada na série Diário de Um Confinado, que trata do mesmo tema – A quarentena por conta da Pandemia do Covid-19.

        Cada episódio da série  é  uma poesia diferente sobre a quarentena e cada trama  pensada especialmente para ser interpretada por grandes nomes da dramaturgia que passam por esse período juntos.

        Como o projeto da série é exatamente aproveitar  atores que já estão confinados devido a Pandemia, casais e/ou mãe e filha,  o caso de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, foram as estrelas desse primeiro episódio.  A Dobradinha mãe e filha, nos proporcionou uma história simples, mas contada de uma forma tão forte, que a emoção  tocou o coração de muitas famílias, que vivem ou viveram essa mesma história – Filhos que só a Pandemia e seu isolamento reaproximou de uma forma ou outra. Esse episódio inclusive foi o único dos 4 que deu frutos  - O Especial de Natal Gilda Lúcia e o Bode, apresentada neste último dia 25.12.

        O segundo episódio,  Linha de Raciocínio   , estrelado pelo casal Tais Araújo e Lázaro Ramos , mostrou toda a versatilidade,  já conhecida  do dupla ,  elevada ao cubo.  Tábata e Cadú , os nomes fictícios do casal de classe média alta,  discutindo seus problemas e revelando seus medos , tendo como pano de fundo um panelaço de protesto, que a certo momento do episódio eles sequer sabiam   mais do que se tratava,  foi um ótimo gancho.

         “Territórios”,  o terceiro  episódio  de Amor e Sorte foi um espetáculo a parte de dois atores que são multifacetados e  juntos    em casa por causa   da pandemia,  proporcionou um episodio espetacular da série.

        Fabíula Nascimento e Emílio Dantas , casados na vida real, viveram um casal que prestes a se separar são obrigados a viverem um confinamento assim que a pandemia chega em suas vidas. Essa “separação”  em confinamento , causa uma transformação na relação de ambos, transformação essa que  só os aproxima ao invés de separá-los.

          Jorge Furtado enfeitou com os clássicos do cinema o último episódio de Amor e Sorte, estrelado pelo casal Caio Blat e Luisa Arraes, vivendo Manoel e Teresa.

        “Titanic”, “Psicose”, “Cidade de Deus” , “Cantando na Chuva” ... os atores gravaram várias tomadas de cenas lembrando os filmes para contar  a história do casal que começa o relacionamento em plena pandemia e é obrigado a ficar em isolamento  juntos, logo depois da primeira noite de amor.

        Esse projeto de Amor e Sorte  foi  genial, parabéns para os criadores, que  transformaram o isolamento social em celeiro de boas produções e show  dos nossos grandes profissionais.

 

Sob Pressão – Plantão Covid (Globo – 6 e 13 de Outubro de 2020 – 2 Episódios)



        Sob Pressão  aclamada por suas 3 temporadas apresentou um especial sobre a  Covid-19  muito importante para a história do projeto e da teledramaturgia nacional.  

         Imaginei que seria assim, mas confesso que foi impactante assistir aos  2  episódios de Sob Pressão – Plantão Covid – Uma mistura de responsabilidade com emoção, a produção sob dosar  a dramaturgia cênica e a responsabilidade social sobre um tema tão pertinente, e que ainda está no nosso meio, é sempre bom lembrar. A Pandemia não acabou, o Covid ainda está aqui.

        Marjorie Estiano brilhando como sempre, foi a grande estrela   - incorporando uma Carolina cansada, nitidamente exausta de  plantões, ainda tendo  que enfrentar a infecção do Evandro (Júlio Andrade). Foi um grande presente para o telespectador. Aquela cena final, dela tentando tirar a foto para o crachá . . . Meu Deus . . .que Atriz!

        Foi duro  ver tão de perto a COVID, que eu particularmente e felizmente, não tive um contato direto , é muito triste ver a situação dos pacientes, a luta dos médicos, muitas vezes  se culpando  pela falta de estrutura, principalmente na rede pública  que o Sob Pressão retrata. Foi uma volta triunfal da série  que sempre faz falta a tv.

        O projeto  teve  direção de Andrucha Waddington , redação geral do Lucas Paraizo e o médico Márcio Maranhão,  como consultor.

Veja Também :

Meus Personagens Favoritos da Andreia Beltrão 


Balanço 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...