Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog - Melhores do Ano

Novelas Inesquecíveis – Eta Mundo Bom (2016)

5 anos da trama que marcou o retorno triunfal de Walcyr Carrasco ao horário das seis



        Há 5 anos estreava Eta Mundo Bom, em 18 de janeiro de 2016, marcando a volta do Walcyr Carrasco ao horário das seis, depois dos sucessos Amor à Vida (2013) no horário das nove e Verdades Secretas (2015)  no horário das onze.  O Autor revitalizou o horário das seis ao chegar a Globo com títulos  como O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005).

        Mesmo com o sucesso da apresentação original em 2016, quando anunciada  como substituta de Por Amor (1997),  há 2 anos, no Vale a Pena Ver de Novo,  a trama foi  detonada , afinal de contas Por Amor , do Manoel Carlos,  havia salvo o horário e dados picos de audiência, e Êta mundo Bom não tinha esse perfil. Assim a Globo imediatamente trocou  e  pôs  Avenida Brasil (2012), que realmente segurou a audiência e foi um estouro.  Com o fim  de Avenida Brasil, a Globo fincou o pé e não deu ouvidos para a rejeição à Êta Mundo Bom, apostou na trama do Walcyr Carrasco e viu Candinho (Sérgio Guizé) repetir o sucesso da exibição original, e durante a Pandemia ou talvez por causa dela, foi a melhor atração das tardes na tv aberta.



        A Fórmula do sucesso do Eta Mundo Bom é uma incógnita, afinal de contas, como o próprio autor explicou em entrevistas na época, não traria nada de novo, e realmente não trouxe.   Mas é fato que o Walcyr sabe como poucos transformar tramas simples em sucesso, fazendo com o que  público se interessasse  por situações repetitivas sem notar essa repetitividade.

 


Assim , A Saga do Cegonho,  os casamentos e planos da Sandra (Flávia Alessandra), as investigações da Maria (Bianca Bin) entre outras situações, aconteciam  praticamente desde o primeiro capítulo, e continuaram  uma vez por semana ganhando um novo fôlego.



        Podemos ver facilmente em Eta Mundo Bom, dada as devidas proporções, tramas de  O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e  Alma Gêmea (2005) , com o agravante de que, Walcyr teve que se desdobrar para não deixar a trama perder seu brilho depois que a Filomena não decolou como protagonista. A Débora Nascimento foi   uma figuração de luxo dentro da trama, e o Walcyr assim que percebeu que a atriz não tinha força para segurar a  personagem, alçou a coadjuvante Maria, da Bianca Bin, à mocinha da trama. Esse percalço com a protagonista foi um único fator contando contra Eta Mundo Bom.

        O ponto de partida de Eta Mundo Bom foi o conto  iluminista “Cândido ou O Otimismo”, de 1759, do filósofo  francês Voltaire, que por sua vez, inspirou o filme Candinho (1954), de Abílio Pereira de Almeida, com Amâncio Mazzaropi como o personagem título.  E ficou nítido que a novela tem muito mais do filme do que do romance,  é praticamente a mesma história.



        Sérgio Guizé, que vinha de dois protagonistas sem muito peso – O João Gibão do remake de Saramandaia (2013) e o Caique de Alto Astral (2014), foi crucial para o sucesso do Candinho e consequentemente da novela. Sua entrega ao caipira que, entendia que tudo que acontecia de ruim era para melhorar ,  foi notada pelo público que se apaixonou e comprou o protagonista. Sem dúvidas o seu melhor momento na teledramaturgia.



               Logo que a FláviaAlessandra foi anunciada como a vilã da trama e seu visual loura blond divulgado pela imprensa não faltaram vozes para dizer que a Sandra de Eta Mundo Bom seria nada mais que uma cópia da Regina de Alma Gêmea (2005), personagem que marcou a carreira da atriz e que também é do autor Walcyr Carrasco. Porém logo vimos que a Sandra em nada tinha a ver com a Regina,  a personagem tem vida e perfil próprios. Mas sensata do que a Regina, a Sandra é má por puro interesse financeiro, diferentemente da Regina que era passional ao extremo. Mesmo sem um comparsa a altura da personagem, O Ernesto vivido pelo Eriberto Leão, não passou de figuração de luxo, a vilã entrou  para o hall das grandes vilãs da teledramaturgia nacional consagrando novamente Flávia Alessandra vivendo um vilã do autor.



        O que seria dos personagens bons de 
 se não fosse as investigações da Maria, personagem da Bianca Bin, que desconfia até do ar que respirava. Praticamente todos os planos infalíveis da Sandra foram de água abaixo graças a perícia na arte de investigar da personagem. Confesso que até cansou ver tanta desconfiança em uma só personagem. Mas a Bianca Bin é tão boa atriz que um papel de coadjuvante  era um espaço muito pequeno para o seu talento. A personagem acabou se transformando  em  uma das protagonistas  e ainda conquistou o público com sua relação com  Celso, do Rainer Cadete, que de um inescrupuloso cumplice da Sandra se transformou em um  apaixonado e apaixonante personagem.

       

       Flávia Alessandra, Sérgio Guizé e Bianca Bin  tinham papéis difíceis nas mãos  -  a  Vilã extremamente má, o mocinho  ingênuo,  e mocinha sofredora – e  poderiam ter caído  fácil na caricatura simples, mas não. Os três foram personagens com perfis bem interessantes e defendidos de uma forma magistral.



        Nesse elenco afiado com o texto e a direção magistral  do saudoso Jorge Fernando , vale destacar ainda:  Elizabeth Savalla, que na pele da Boca de Fumo, digo Cunegundes, muito criticada no início pelo tom acima , soube driblar  as críticas e se manter digna ao perfil, que acabou se tornando  um charme peculiar e ingrediente do sucesso;  Marco Nanini, RosiCampos,  Ary Fontoura, Anderson di Rizzi, Dhu Moraes e Flávio Migliaccio que compunham o núcleo caipira da história.



        Neste núcleo não tem como dar um parágrafo para Camila Queiroz  -  Fazer uma personagem marcante na tv e logo no trabalho seguinte conseguir destaque são para poucos. Mel  Lisboa e Larissa Maciel amargaram papéis sem expressão depois de Presença de Anita (2001) e Maysa (2009), mas felizmente esse estigma não pegou a Camila Queiroz. Depois do sucesso arrebatador da Angel de Verdades Secretas (2015),  a  atriz ganhou uma personagem que inicialmente não tinha grandes expectativas, principalmente se comparada a Angel. Mas o carisma e talento da atriz, somado a ajuda do “cegonho” que ela teimava em conhecer, transformaram a Mafalda em uma grande e importante personagem dentro de Eta Mundo Bom, isso sem falar na veia cômica que a Camila mostrou. A Atriz  provou logo em seu segundo trabalho na tv  que tem  a trinca perfeita para uma boa profissional da teledramaturgia: beleza/talento/versatilidade.

        Nos núcleos da cidade destaque para os trabalhos de ElianeGiardini (Dona Anastácia), Ana Lúcia Torre (Camélia) e Priscila Fantin (Diana).

        Algumas tramas paralelas bem costuradas a trama  principal ajudaram a manter o interesse do público pelos 190 capítulos da novela  - Os disfarces do Professor Pancrácio  (Marco Nanini); a história particular da Maria (Bianca Bin), que inicia a trama como mãe solteira e é expulsa de casa pelo pai; A Vingança de Braz (Rômulo Arantes Neto), contra seu pai e de Maria, o carrasco Severo (Tarcísio Filho); O Drama do menino Cláudio (Xande de Valois); A pensão da Dona Camélia (Ana Lucia Torre); o Taxi Dancing ; a rádio novela Herança de Ódio;   o segredo de Ema (Maria Zilda Betlhem) entre outros.

        Eta Mundo Bom  foi a primeira novela da atriz Jennifer Nascimento (que vinha de Malhação) e primeira na Globo da atriz Giovanna Grigio (vinda de Chiquititas, no SBT).

        Com elementos característicos dos textos e tramas do autor – melodrama, maniqueísmo, humor inocente e/ou pastelão, vilões terríveis, núcleos caipiras, bichos de estimação, casamentos desfeitos no altar, torta na cara entre outros, Eta Mundo Bom entrou para o hall de mais um sucesso arrebatador de público escrito por Walcyr Carrasco.

Ficha Técnica



Novela do Autor Walcyr Carrasco

Direção Geral  : Jorge Fernando

Elenco:

SÉRGIO GUIZÉ – Candinho
MARCO NANINI – Professor Pancrácio / Pandolfo
ELIANE GIARDINI – Anastácia
FLÁVIA ALESSANDRA – Sandra
ERIBERTO LEÃO – Ernesto
DÉBORA NASCIMENTO – Filó (Filomena)
ELIZABETH SAVALA – Cunegundes
ARY FONTOURA – Quinzinho
CAMILA QUEIROZ – Mafalda
BIANCA BIN – Maria
RAINER CADETE – Celso
ROSI CAMPOS – Eponina
ANDERSON DI RIZZI – Zé dos Porcos
KLEBBER TOLEDO – Romeu
FLÁVIO MIGLIACCIO – Josias
SUELY FRANCO – Paulina
FLÁVIO TOLEZANI – Dr. Afonso Araújo
PRISCILA FANTIN – Diana
TARCÍSIO FILHO – Severo
RÔMULO ARANTES NETO – Braz
GUILHERMINA GUINLE – Ilde
ANA LÚCIA TORRE – Camélia
ARTHUR AGUIAR – Osório
GIOVANNA GRIGIO – Gerusa
DHU MORAES – Manoela
MIGUEL RÔMULO – Quincas
JENNIFER NASCIMENTO – Dita
MARIA ZILDA BETHLEM – Ema
MARIANA ARMELINNI – Clarice
MARIA CAROL – Olga
JULIANE ARAÚJO – Sarita
MARCELO ARGENTA – Lauro
MARILU BUENO – Dona Narcisa
CLEITON MORAIS – Tobias
ROSANE GOFMAN – Olímpia Castelar
CLÁUDIO TOVAR – Evandro
DAVID LUCAS – Jack
MAURO MENDONÇA – Inácio
MÁRCIO TADEU DE LIMA – Romualdo
KENYA COSTTA – Quitéria
MARCELO GONÇALVES – Cara de Cão
GABRIEL CANELLA – Vermelho

as crianças
JP RUFINO – Pirulito
XANDE VALOIS – Claudinho
NATHALIA COSTA – Alice

e
ADRIANO PETERMAN – Tigre (bandido contratado para matar Candinho na saída do seu casamento com Sandra)
ALDO PERROTA – jogador de poquer que ganha de Romeu
ALEXANDRE DA COSTA – Alcides do Amaral (pretendente de Eponina que matava suas ex-mulheres queimadas)
ALEXANDRE LINO – do casal de caipiras para quem Romeu vende um falso bilhete premiado, no último capítulo
ALEXANDRE VICTOR – Candinho (criança)
ALEX TEIX – dá dinheiro a Pancrácio quando ele está disfarçado de escoteiro
ALICE BORGES – Diva (falsa mãe de Diana)
ALLAN FROIS – médico que atendeu Aninha, o bebê de Maria
ANA BARROSO – Carlota (mãe de Leandro, mulher de Eugênio)
ANDRÉA DANTAS – mulher de Inácio que interrompe o casamento dele com Eponina
ANJA BITTENCOURT – diretora de escola onde procuram Candinho
BETO BELINNI – tem o terno estragado por Candinho quando este tenta vender um tira manchas na praça
BETO VANDESTEEN – Godofredo (escrivão da delegacia)
BILLY BLANCO JR. – médico que examina Maria no pré-parto
CARLA ALEXSANDRA
CARLOS FONTE BOA – Ermenegildo (filho do prefeito que briga com Candinho)
CÁSSIO PANDOLFI – juiz no julgamento de Romeu
CELSO FRATESCHI – Joaquim Sampaio (Barão de Goytacazes, pai de Anastácia, no primeiro capítulo)
CHICO TERRAH – possível comprador da fazenda Dom Pedro II
CHRISTIANO TORREÃO – fornecedor de tecidos da loja de Severo que fica com a loja por falta de pagamento
CLÁUDIO AMADO – Serginho (cabeleireiro de Sandra em seu casamento)
CLÁUDIO ANDRADE – engenheiro que ajuda Pandolfo na construção da torre de petróleo na fazenda de Cunegundes
COSME DOS SANTOS – Ezequiel (par de Manoela, no final)
DANIEL BARCELLOS – dá dinheiro a Pancrácio na porta da Igreja quando ele está vestido de Miss São Paulo, depois advogado de Sandra quando ela dá o golpe em Anastácia
DANIEL DALCIN – médico que conversa com Anastácia sobre o estado da gravidez de Maria
DANIEL DIAS – Perseu (filho do Comendador Fragoso)
DÉBORA OLIVIERI – Ana (mulher de Severo, mãe de Maria, Braz e Alice, morre no início)
DRIKA MATTOS
DUIO BOTTA – dublador da radionovela Herança do Ódio
ERLENE MELLO – do casal de caipiras para quem Romeu vende um falso bilhete premiado, no último capítulo
GILBERTO MARMOROSH – Padre Juvêncio (padre moribundo que talvez saiba o destino de Anastácia)
GUSTAVO NADER – dublador da radionovela Herança do Ódio
GUSTAVO OTONI – grafólogo a favor de Anastácia no julgamento
GUTEMBERG BARROS – dublador da radionovela Herança do Ódio
HÉLIO RIBEIRO – Eugênio (pai de Leandro, marido de Carlota)
HENRIQUE TAXMAN – Faustino Louzada (advogado dos filhos de Fragoso e depois de Sandra)
IGOR PAIVA – pintor que Sandra leva à casa de Anastácia mas é rejeitado por ela porque deseja pintá-la nua
ISABELA GARCIA – Nádia (filha do Comendador Fragoso)
IVAN GRADIM – juiz de paz no casamento de Sandra e Candinho
IZAK DAHORA – Jacinto (empregado de Leonardo que entrega mantimentos na fazenda de Cunegundes)
JANINE SALLES – Janete (dançarina do taxi dancing, usada por Severo para fazer ciúmes a Diana)
JÉSSICA MARINA – dubladora da radionovela Herança do Ódio
JOSÉ ARAÚJO – capataz do Barão de Goytacazes, no primeiro capítulo
JITMAN VIBRANOVSKY – Oscar de Mello Rodrigues (presidente do júri do salão de Belas Artes onde Ernesto apresenta seu quadro)
KIKO MARQUES – compra um viaduto num golpe de Romeu
LAND VIEIRA – Antônio (capanga de Cara de Cão)
LÉA GARCIA – Mazé (parteira de Candinho, no primeiro capítulo)
LEOPOLDO PACHECO – Ernani (pai de Candinho)
LÉO WAINER – grafólogo a favor de Sandra no julgamento
LUCA DE CASTRO – interessa-se em comprar a empresa de Anastácia, depois que Sandra dá o golpe nela
LUCIANA CARNIELLI – compra um bilhete premiado num golpe de Romeu
LUÍS MAGNELLI – Detetive Peçanha (contratado por Anastácia para descobrir o paradeiro do filho dela, recebe dinheiro de Ernesto para fazer o contrário)
LUIZ FELIPE MENDES – capataz do Barão de Goytacazes, no primeiro capítulo
LUIZ GUSTAVO – Comendador Fragoso (frequentador do taxi dancing, se encanta com Filó, com quem se casa antes de morrer)
MANUEL GOMES – um dos ajudantes do bandido Tigre
MARCELO ROCHA PEREIRA
MÁRCIA MANFREDINNI – Dona Eufrásia (foragida do hospício que diz para Candinho ser sua mãe, numa conversa na praça)
MÁRCIO ERLISCH – juiz no caso de Filó e os filhos do Comendador Fragoso
MÁRCIO RICCIARD – oficial de Justiça que impede Filó de entrar na casa do Comendador Fragoso após a sua morte
MARCOS ACHER – promotor no julgamento de Romeu
MARCOS FRANÇA – Dr. Haroldo (psiquiatra arranjado por Sandra para desacreditar Anastácia no tribunal)
MARCOS HOLLANDA – informa Maria sobre a internação do detetive Jack
MARIA LÍDIA COSTA – madrinha de Osório
MIGUEL COSTA – menino que critica Candinho por ele estar montado no burro
MÔNICA ROSSI – dubladora da radionovela Herança do Ódio
NATÁLIA DO VALLE – Neuza Maria Souza Sampaio (Baronesa de Goytacazes, mãe de Anastácia, no primeiro capítulo)
NATHALIA DILL – Anastácia (jovem, no primeiro capítulo)
OLÍVIA VIVONE
ORION XIMENES – atende Romeu numa sapataria quando este compra um par de sapatos para Cunegundes
PAULO CARVALHO – Delegado Piratininga (investiga os golpes cometidos por Romeu)
PAULO GIARDINI – médico de Claudinho
PAULO RICARDO CAMPANI – paquera de Ema no restaurante depois de Lauro dizer que não vai pedi-la em casamento
PEDRO BRANDÃO – Leandro (namorado de Maria, irmão de Fábio, morre no início)
PEDRO FARAH (FARNETTO) – Jacinto (mordomo de Anastácia)
PEDRO HENRIQUE – informa Maria que Jack foi levado para o hospício
PEDRO HENRIQUE LOPES – Padre Francisco (jovem padre da paróquia frequentada por Anastácia)
PIETRO MÁRIO – senhor que convence Candinho a não empenhar o medalhão, depois tio de Afonso Araújo
RAUL LABANCA – compra convites do baile na mão de Pancrácio quando ele está vestido de freira na porta da igreja
RENATO RABELLO – Leonardo (novo comerciante de Piracema que Cunegundes tenta aproximar de Filó)
RICA BARRSO – professor de História que critica Pancrácio quando este se veste de Marquesa de Santos
RICARDO MARTINS – fisioterapeuta de Claudinho
RICARDO PAVÃO – delegado que ajuda na busca dos sequestradores de Filomena
RICARDO SCHNETZER – dublador da radionovela Herança do Ódio
RODRIGO ANDRADE – Fábio (primo de Leandro, ajuda Maria quando ela se descobre grávida dele)
RODRIGO CANDELOT – Arquimedes (pintor que Sandra leva à casa de Anastácia mas é rejeitado por ela porque deseja pintá-la com cara de palhaço)
ROGÉRIO FABIANO – dança com Ilde no taxi dancing
RONALDO REIS – funcionário do IML que resgata o corpo do Comendador Fragoso na fazenda de Cunegundes, depois o médico que faz o parto de Filó
ROSE LIMA – uma das presas na cela com Sandra, no último capítulo
SAULO RODRIGUES – advogado contratado por Filó para tirar Ernesto da cadeia
SÁVIO MOLL – gerente de banco que tomava conta das finanças de Anastácia e de Romeu
SÉRGIO FONTA – Dr. Dantas Reis (advogado de Romeu, depois de Filó, depois de Anastácia)
SÉRGIO STERN – vendedor de tecidos numa reunião com Ernani
SÉRGIO MONTE – delegado que prende Alcides do Amaral
SILVIO MATOS – padre que ajuda Candinho a embarcar com o burro e que ao final celebra o casamento dele com Filó
SPENCER CALLAHAN – Dr. Stephen Smith (médico americano que opera Claudinho)
TONY CORRÊA – compra o Teatro Municipal de São Paulo num golpe de Romeu
VERA MARIA MONTEIRO – diretora de escola onde procuram Candinho
VICTORIA AGUILLERA
WALNEY AGUIAR – um dos caipiras que pegam o dinheiro de Romeu levado pelo vento
WERLES PAJERO – Jairo (motorista de Anastácia)
ZECA ASSUMPÇÃO – segurança do taxi dancing

Exibição: 18 de Janeiro à 27 de Agosto de 2016

Capítulos: 190



Veja Também: 

Novelas Inesqueciveis - Verdades Secretas (2015) 



Chocolate com Pimenta (2003) 



Duas Vidas (1976)


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas Clássicas : Final de Roque Santeiro (1985) com Porcina, Roque e Senhorzinho Malta

           Um dos clássicos da teledramaturgia , Roque Santeiro do autor Dias Gomes mais escrita praticamente a metade por Aguinaldo Silva, inaugurou no horário nobre o estilo realismo fantástico.         O último capítulo da trama  deixava um dúvidas para os telespectadores , Porcina  (Regina Duarte) iria embora com Roque (José Wilker) , ou ficaria em Asa Branca com o seu Coronel Senhorzinho Malta (Lima Duarte) ? Foto : http://4.bp.blogspot.com         A Dúvida permaneceu até a última cena do capítulo , e a produção gravou dois finais com Porcina indo com Roque e outro ficando com Senhorzinho. No final o amor pelo seu “Cachorrinho” falou mais alto , e bem ao estilo do filme “ Casablanca ” de 1942, Porcina decide ficar com Senhorzinho e os dois terminam acenando para Roque que parte em uma avião deixando Asa Branca para trás. Foto : http://luciointhesky.files.wordpress.com         Um belo final para uma trama inesquecível. O Outro final com Porcina indo embora

Rapidinhas – 15.11.2024

  As abordagens pertinentes de Garota do Momento         A novela Garota do Momento continua conquistando público   a cada novo capítulo, e a apesar de ser uma trama   de época, através da licença poética vem abordando   temas complexos   e pertinentes   a frente   do seu   tempo.         Além do racismo, homossexualismo, um dos próximos assuntos   que   Alessandra Poggi também vai abordar é   o alcoolismo   através da personagem Arlete, vivida pela atriz Bete Mendes .   Décima temporada de “ Reis ”   vai marcar o final da saga bíblica da série         A  Record TV  decidiu encerrar a produção da novela   bíblica  Reis , planejada originalmente para contar a história de todos os reis de Israel em um formato semelhante ao de uma série, com temporadas distintas. O projeto, que vinha enfrentando baixa audiência e repercussão limitada, será finalizado em  2025 , com a exibição da  décima terceira temporada , intitulada  A Esperança .   Veja Também: Rapidinhas 28.09.2024 

Rapidinhas - 12.10.2024

“ Celebridade ” de volta no Viva         A novela Celebridade , do autor Gilberto Braga, protagonizada pela Malu Mader e antagonizada pela Cláudia Abreu , chega ao Viva em 2025 substituindo Viver a Vida .   “ Caras e Bocas ” no Viva         E também em Março do ano que vem Walcyr Carrasco chega ao canal Viva   com Caras e Bocas (2009) substituindo Cobras e Lagartos (2006).   Alexandre Nero será o Marco Aurélio no remake de “ Vale Tudo”         Alexandre Nero não vai ter   férias depois do Chico Leonel de No Rancho Fundo , o ator foi escalado para dar   vida ao Marco Aurélio no remake de Vale Tudo , que está sendo reescrito pela ManuelaDias e vai substituir Mania de Você   no horário nobre da Globo .     Na versão original o personagem   foi vivido magistralmente pelo ReginaldoFaria , e ficou marcado pela cena final dando uma “banana” para o Brasil.   “ Êta Mundo Bom 2 ”   é confirmada pela Globo         A continuação de  Êta MundoBom   está confirmad

Rapidinhas - 20.11.2024

Carolina Dieckmann é confirmada como a Leila de “ Vale Tudo ”         Carolina Dieckmann  foi confirmada como Leila   no aguardado remake de  Vale Tudo , que estreia em março de 2025 na faixa das nove da  Globo . Inicialmente cogitada para interpretar Heleninha, a atriz Paolla Oliveira acabou sendo escolhida para o papel após uma nova rodada de testes, enquanto Dieckmann foi convidada para dar vida à personagem que marcou a carreira de Cassia Kis na versão original, que foi a responsável pelo assassinato da Odete Roitmann ( Beatriz Segall) .   Thiago Martins é outro escalado para o remake         Thiago Martins interpretará Vasco, um porteiro com aspirações musicais. Sonhando em ser cantor de pagode, o personagem terá um trio que se apresenta em bares e casas noturnas. Ele busca complementar sua renda com apostas em jogos de azar, além de lidar com os desafios de criar um filho, fruto de um relacionamento breve. O papel, originalmente interpretado por  Paulo Rezende  n

Rapidinhas – 02.10.2024

Roque Santeiro no “ Viva ”         A Clássica   Roque Santeiro está de volta !   Trama do autor Dias Gomes e Aguinaldo Silva , protagonizada por Regina Duarte , José Wilker e Lima Duarte , vai substituir AViagem (1994) no Viva a partir de Novembro.         A volta da saga da santo que nunca foi santo e da viúva que   foi sem nunca ter   sido, é uma   homenagem aos 40 anos da novela, aos 60 da Globo e aos 15 do Viva . Também uma reverência ao autor Dias Gomes , que nos deixou há 25 anos.         A estreia será no dia 4 de novembro. Além da outra reprise no Viva , entre 2011 e 2012, Roque Santeiro já foi reprisada em 1991, na Sessão Aventura , e em 2000 no Vale a Pena Ver de Novo . Veja Também: Roque Santeiro Rapidinhas 28.09.2024  Rapidinhas Rapidinhas  Rapidinhas  Roque Santeiro Lima Duarte  Lima Duarte  2 Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 21.09.2024

Alexandre Richter brilhando em “ Família é Tudo ”         O Talento de Alexandra   Richter finalmente sendo bem utilizado dentro    da trama do Daniel Ortiz . Transformada em grande vilã da história , ela deu o tom   em uma linha tênue entre perversidade e manipulação, e a sequência que culminou em sua prisão esta semana   foi   a cereja do bolo.   O Acerto de Contas entre Electra e Jéssica         Ainda na trama do Ortiz, essa semana foi o tão esperado acerto de contas entre Electra  (Juliana Paiva) e Jéssica (Rafa Kallimann). Intenso e eletrizante, não faltou tapa e  lavação de roupa suja. Juliana Paiva   sem dúvidas é uma das melhores  da sua geração,  e sempre entrega muito em suas personagens. Já a Rafa Kallimann, tão criticada a trama  inteira, viveu seu melhor momento em Família é   Tudo nesta sequência.   Cara eCoroa Novelão!         Estou acompanhando Cara e   Coroa   em sua primeira reprise no Viva e,   bastou essa primeira semana para   sentir aquele g

Rapidinhas – 05.10.2024

  Logotipo “ Garota do Momento ” – Nova novela das seis da Globo A  Globo  anunciou as novidades do último trimestre de 2024, destacando a estreia de  Garota do Momento , sua próxima novela das seis. O primeiro teaser e a logo da novela também foram revelados, aumentando a expectativa em torno da estreia. Escrita por  Alessandra Poggi  e com previsão de 185 capítulos, a trama começará a ser exibida no dia 4 de novembro de 2024 e seguirá até 6 de junho de 2025. Com uma proposta leve, divertida e emocionante, a história se passa no final dos anos 1950, ambientada principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, com algumas cenas filmadas em Petrópolis.   Felipe Simas na RecordTv         O ator  Felipe Simas , que tem uma longa trajetória na  Globo , incluindo sua participação em produções como  As Aventuras de José e Durval  no Globoplay , está de mudança para a  Record . Simas será um dos protagonistas da nova série bíblica  Paulo, O Apóstolo , onde interpretará o médico Luca

Rapidinhas - 21.10.2024

Mais humor   em “ Mania   de Você”         O Grupo de discussão que a Globo fez para   Mania de Você apontou que a público quer vez mais humor na trama do João Emanuel Carneiro . Já estou com medo de um núcleo “Cadinho”   aparecer do nada.         Brincadeiras a parte, a emissora recontratou o roteirista Vicent Villari , que já havia colaborado em Todas as   Flores , para dar uma revisada em alguns capítulos de Mania de Você , já tendo esse viés cômico   como foco.         Na verdade a trama já tem esse núcleo cômico, protagonizado por Érico Brás e Ivy Souza – Edimilson e Dhu, que realmente é muito mais que um núcleo cômico. Se bem trabalhado pode sim ser um dos pilares da trama.   Nanda Costa e Maeve Jinkings podem   interpretar um casal lésbico no remake de " Vale Tudo "         Maeve Jinkings  é a atriz mais cotada para interpretar Laís, que será uma triatleta na nova versão. O papel de Cecília, sua parceira, ainda está em negociações, com  Nanda Costa  

Consciência Negra e a importância do reconhecimento do talento em nossa teledramaturgia

        Demorou   mas,   felizmente estamos caminhando a paços largos para   finalmente uma igualdade de raças, pelo menos na tv.   Atualmente a maior indústria de teledramaturgia do país   -   a Globo - tem atrizes negras em suas 3 principais novelas – Duda Santos em Garota doMomento , Jéssica Ellen em Volta por Cima e Gabz em Mania de Você .         Nomes com Ruth de Sousa , Zezé Motta , Milton Gonçalves entre outros,   lutaram muito pra que hoje isso esteja normalizado em nossa tela.           A representação do negro é, desde o surgimento da televisão, marcada pela alternância de polêmicas e avanços. Embora ainda haja o que conquistar, a evolução é um fato. Vale lembrar que,   apenas em   2012   a novela Lado a Lado foi a primeira trama a trazer o nome de um ator negro (Lázaro Ramos) abrindo seus créditos. Em 1969, em A cabana do pai Tomás , da Globo , os mesmos créditos chegaram a ser motivo de polêmica.         Ruth de Souza já era uma celebridade por causa da ( 

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em Laços de Família (2000) Jesuíno – Cauã Reymond em   Cordel Encantado   (2011)   Veja Também: Trilha Sonora Eterna - Cidadão Brasil