Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Ítala Nandi

 


        Há cerca de 15 dias,  assisti  uma entrevista no Conversa com  Bial, que acabou sendo a responsável por esse post,  post que na verdade eu já devia para essa grande atriz, mas que ao vê-la tão plena, lúcida e em  total atividade, no auge dos seus quase 80 anos, não poderia deixar passar dessa vez.

        Estou falando da diva Ítala Nandi , atriz, produtora, diretora ,  símbolo sexual  , considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, com uma carreira extensa nos palcos iniciada em 1959.

        Ítala Nandi é também  diretora da Escola Superior Sul-Americana de Cinema e Tv (CINETV-PR).



        Ítala começou no teatro amador em sua cidade natal, participando de Um Gasto por Outro, de Jean Tardieu, em 1959, e A Cantora Careca, de Eugéne Ionesco, no ano seguinte. Ao se profissionalizar, estreou em 1962, ao mudar-se para São Paulo, substituindo Rosamaria  Murtinho,  em Quatro num Quarto, de Valentin Kataev, um dos grandes sucessos do Teatro Oficina.

        Ítala Nandi  foi a primeira atriz a protagonizar nos palco uma nudez frontal  em plena ditadura militar. Isso aconteceu no ensaio geral da peça “Nas Selvas da Cidade” , do José Celso Martinez Corrêa, em 1969.  Após 6 horas de espetáculo, os sensores declararam que a nudez da atriz era totalmente angelical e contextual. Ou seja,  a beleza e o talento de Ítala venceram a ditadura.

        Nos cinemas, constituiu uma sólida carreira, atuando em diversos filmes, pelos quais recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, como a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1972, pelo filme Pindorama;  o prêmio Moliére, em 1975, por sua atuação em Guerra Conjugal e A Coruja de Ouro, em 1976, pelo filme Os Deuses e os Mortos, todos na categoria de melhor atriz.

        Estreou na Tv em 1964, na trama de Melodia Fatal, da Tv Excelsior. Participou de inúmeras novelas em diversas emissoras, com destaque especial para sua tríplice atuação na novela Direito de Amar , da Rede Globo, em 1987, onde deu vida a 3 personagens. Seu último trabalho na tv, até então, foi na Rede Record, emissora em que ela esteve nos últimos anos,   na trama da série Milagre de Jesus.

        Na entrevista que vi no Programa do Bial, que citei que foi digamos assim, a inspiração para o post dessa seção,  Ítala comentou que está preparando sua volta a tv. Eu estou aqui só aguardando ansioso pelo prazer de revê-la em cena.

        Para já comemorar antecipadamente essa volta  da Ítala á Tv, no post de hoje escolhi alguns personagens imortalizados por ela na nossa teledramaturgia  e que ajudaram a fomentar  o gênero aqui no Brasil.

 

Joana , Bárbara e Nanette de Direito de Amar (1987)



        Direito de Amar , do Walther Negrão,  era a terceira novela da Ítala, depois de um hiato de 8 anos, a  última havia sido O Pulo do Gato em  1979. Sem dúvidas sua participação na trama é um dos trabalhos mais  lembrados e aplaudidos já feitos pela atriz na tv – Joana,  Bárbara e Nanette. Pela tríplice interpretação Ítala Nandi foi  elogiadíssima pela imprensa da época , que acompanhou a trama para desvendar os mistérios que cercavam suas personagens.  Inicialmente,  Ítala aparece em Direitode Amar como Joana, a louca do sobrado. A personagem ganhou esse apelido devido aos gritos que dava sempre que entrava em crise. Ela vivia trancada no sobrado da mansão de Montserrat (CarlosVereza).  No decorrer da trama é revelado que  na verdade é Bárbara, a esposa de Monstserrat, que enlouquecera graças aos maus tratos do marido. A Verdadeira Joana era sua irmã gêmea e morava em Paris, conhecida como a cortesã Nanette. Montserrat teve seu filho, Adriano (Lauro Corona), com está, o que provava sua infidelidade. A chegada de Nanette na reta final da novela  revela os segredos do todo poderoso.

        Aliás outro ponto que vale a pena destacar em Direito de Amar é a dobradinha entre Vereza é Ítala, imperdíveis  as várias cenas que eles protagonizaram.


Loulou Lion de Que Rei Sou Eu?(1989)



        Em 1989,  Ítala Nandi seduziu todo o Brasil na pele da bela cigana  Loulou Lion na trama de Que Rei Sou Eu , do autor Cassiano Gabus Mendes. Lou Lou é uma mulher alegre e carismática, a eterna paixão de Corcoran (Stênio Garcia). Praticamente criou Jean Pierre (Edson Celulari), e o ajudou na conquista do seu lugar como o Rei de Avilan, ao lado dos rebeldes.

 

Madeleide de Pantanal(1990)



        Em 1990,  Ítala Nandi foi contratada pela Rede Manchete e foi uma das estrelas da novela Pantanal , o fenômeno teledramaturgia, escrita pelo Benedito Ruy Barbosa ,  apresentada pela emissora naquele início de década. Ítala deu vida a sofisticada Madeleine, que na primeira fase da novela foi vivida pela Ingra Liberato.  De família  carioca rica, porém falida, Madeleide se apaixonou na juventude por Zé Leoncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo), e casou-se com ele, salvando a família da falência financeira. Não suportou a vida praticamente selvagem do Pantanal e abandonou o marido e a fazenda  levando consigo o filho recém-nascido.

  

Maria Eduarda de Prova de Amor (2005)



        Depois de alguns trabalhos pontuais em novelas como 74.5 Uma Onda no Ar (1994), na Rede Manchete; em Colégio Brasil (1996), no SBT; na série A Justiceira (1997) e na minissérie ACasa das Sete Mulheres (2003) ambas na Globo, em 2005 fechou contrato com a RecordTv  e foi um das estrelas da novela Prova de Amor, do autor Tiago Santiago.

 

 

Dra. Júlia Zacarias de Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes (2008) e Promessas de Amor (2009)



        Ainda na RecordTv, Ítala deu vida  a Dra. Júlia Zacarias na trilogia Os Mutantes – Caminhos do Coração – Promessas de Amor , escrita também pelo Tiago Santiago entre os anos de 2007 á 2009. Júlia era a cientista responsável pela criação dos mutantes que invadem a trama.

 

Madame Catherine de Dona Xepa (2013)



        Em 2013,  Ítala Nandi, integrou o elenco do remake de Dona Xepa, escrita pelo Tiago Santiago na RecordTv.  Na trama,  ela deu vida a Madame Catherine, que por muitos anos foi a estilista preferida das noivas da alta sociedade paulistana. Com o passar dos anos e as constantes mudanças da moda, seu prestígio diminuiu, mas  seu sonho é voltar a reinar na sociedade. Para isso, conta com a estravagante Meg Pantaleão, vivida pela LuizaTomé, sua cliente fiel, e também com algumas estratégias mais escusas.

 

Veja Também:

Novelas Inesquecíveis - Direito de Amar (1986)


Novelas Inesquecíveis  - Pantanal (1990) 


Meus Persoangens Favoritos da Luiza  Tomé 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...