Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Como Uma Onda (2004)

Primeira novela brasileira protagonizada por um estrangeiro   completa 18 anos 



        Em 2004,  a Globo voltava a apostar em tramas contemporâneas no horário das seis depois do sucesso de duas tramas de época Chocolate com Pimenta e Cabocla. Walther Negrão foi escalado e apresentou Como Uma Onda,  uma novela com tema praiano e urbano , que lembrava em muito a aura de Tropicaliente (1994), um dos sucessos do autor dos anos 90.

        A novela foi a primeira brasileira a ser protagonizada por um estrangeiro, o ator Ricardo Pereira que começava sua trajetória como ator aqui no Brasil.

        Como Uma Onda está chegando a maior idade, completando 18 anos, e é dela que vamos relembrar no post de hoje.



        A trama conta a história da disputa de amor entre duas irmãs pelo português Daniel, vivido pelo ator Ricardo Pereira.

        Em Portugal, Daniel Cascaes namorava às escondidas Almerinda (Joana Solnado), cujo pai, um militar austero, proibia o romance. Descobertos, Daniel foge, vai parar num transatlântico rumo ao Brasil e esbarra com Nina (Alinne Moraes), por quem se apaixona. Encontrado pela polícia na viagem, Daniel, num impulso, atira-se no mar. As ondas o levam longe, mais precisamente até uma vila de pescadores em Santa Catarina.



Sem fazer ideia do paradeiro de Daniel, Nina está de volta ao Brasil com a família. O descanso das férias em Portugal é, porém, rapidamente consumido por problemas nos negócios: Sinésio (Hugo Carvana), o pai, descobre que está quase falido. Nada mal para os planos de seu sócio Jorge Junqueira, o JJ (Henri Castelli). Os dois dividem o comando da empresa, mas apresentam perfis bem diferentes.



Daniel é encontrado maltrapilho, sujo e descalço por Lenita (Mel Lisboa), irmã de Nina. Ela o carrega para casa, disposta a dar um novo rumo à vida do rapaz e, quem sabe, à sua. Lenita lhe arranja o emprego de mordomo em sua casa. Pivô de uma disputa entre as irmãs, o novo empregado se afasta das lembranças de Almerinda e se interessa cada vez mais por Nina.



Como Uma Onda tem  como protagonistas femininas as atrizes AlinneMoraes e Mel Lisboa. Ambas viviam suas primeiras protagonistas em novelas. Alinne Moraes depois dos destaques em Mulheres Apaixonadas (2003) e Da Cor do Pecado (2004) e Mel Lisboa ,  depois da explosão como a Anita em Presença de Anita (2001) e uma passagem nada empolgante em Desejos de Mulher (2002).



Como Uma Onda  tem  uma trama paralela ao dos protagonistas muito importante também,  protagonizada por Maria Fernanda Cândido, que vinha em seu primeiro personagem contemporâneo na Globo desde a estreia em Terra Nostra (1999), KaduMoliterno e Herson Capri.  Amarante (Kadu Moliterno)  sai um dia para pescar, não retorna e é dado como morto. Lavínia  (Maria Fernanda Cândido) tenta superar a perda do marido focando no trabalho. Ela emprega Sandoval (Herson Capri), um homem misterioso. Recém saído da prisão, ele luta para recobrar a dignidade e reconstruir sua vida. Lavínia e Sandoval acabam se unindo num romance, porém, para surpresa de todos, Amarante reaparece, vivo.

A Vila e colônia de pescadores de Como Uma Onda foi reproduzida em praias de Florianópolis, lembrando  as outras novelas praianas do autor – Tropicaliente (1994), nas praias do Ceará e Flor do Caribe (2013), com locações no Rio Grande do Norte.

Marcos Caruso deu vida na trama ao Dr. Prata, personagem  que era uma homenagem da direção da novela ao Dr. Dráuzio Varella. O Ator foi escolhido inclusive pela semelhança  entre eles.

Um dos desafios da equipe de cenografia foi construir a caverna do Velho Bartô, mais um tipo inesquecível criado pelo Walther Negrão para o ator Elias Gleizer, assim como foram o Donato Orsini  de Fera Radical (1988), o Vitório de Despedida de Solteiro (1992), o Canequinha de Anjo de Mim (1996) e o  Pepe de Era Uma Vez  (1998). A Caverna foi construída  em uma  floresta  totalmente criada dentro do Projac.

Uma dupla cômica vivida pelos atores Ernani Moraes e Dudu Azevedo – Quebra-Queixo e Querubim, chamaram a atenção das crianças. A dupla tinha um veículo definido pelo cenógrafo Keller Veiga como “Meio barbo, meio casa, meio banheira, meio bicicleta e meio liquidificador velho”. O Veículo era um espécie de reedição da “camicleta” ,  inventado pela dupla Shazan e Xerife, os personagens do Paulo José e Flávio Migliaccio criados pelo Walther Negrão para a sua novela O Primeiro Amor (1972), e que ganharam um seriado próprio Shazan, Xerife e Companhia, exibido pela Globo entre 1972 e 1974.

O Ator Paco Sanches viveu em Como Uma Onda o pescador Majubinha, mesmo personagem que viveu na trama de Tropicaliente (1994).

Como Uma Onda foi a primeira novela das seis dirigida  pelo Dennis Carvalho e   marcou o reencontro profissional  entre ele  e Walther Negrão após 35 anos. Os dois trabalharam juntos na extinta Tv Tupi, na novela Nino,  o Italianinho (1969), de autoria do Negrão e Geraldo Vietri, e cujo Dennis era uma das estrelas do elenco.



Laura Cardoso, figura sempre constante em tramas do Negrão, foi um dos destaques de Como Uma Onda como a cega Francisquinha.  A atriz contou que teve como uma de suas referências o filme Perfume de Mulher (1992), do Martin Brest, estrelado por Al Pacino e Chris O´Donnell.

Além de Ricardo Pereira, Joana Solnado e  Antônio Reis foram outros atores portugueses que participaram da trama.



Cauã Reymond e Sheron Menezes , viveram um casal  com uma total química em Como Uma Onda – Floriano e Rosário. Os dois iniciam a trama noivos,  porém Rosário pretende se casar virgem, e deixa o noivo pegando fogo sempre que se encontram. No decorrer da trama, Floriano é assediado pela vilã Lenita , vivida pela Mel Lisboa.  Com o Floriano, Cauã  começava a dar um novo perfil na sua carreira, onde até então vinha fazendo apenas  personagens  cômicos  como o Mau Mau da Malhação (2002  - 2003) e o Thor Sardinha de Da Cor do Pecado (2004).



Na reta final de Como Uma Onda, o grande vilão da trama,  JJ vivido pelo Henri Castelli, como todos os vilões do autor,   começava apresentar um perfil  doente, beirando a loucura e a cerca de 10 capítulos do final da trama o mesmo foi assassinado, criando um “Quem matou?” para dar uma chacoalhada nos capítulos finais.



Como Uma Onda  não  teve a repercussão  dos novelões do Walther Negrão, e nem é  citada como uma das melhores do horário  pela crítica , mas a história tem aqueles ingredientes das tramas do autor, aquela mistura de  clima praiano  com o cosmopolita, e personagens cativantes , ricos dramaturgicamente que o noveleiro raiz se apega com facilidade.

        Seria uma grande presente se o Viva ou a Globoplay lembrasse da trama  para comemorar esses 18 anos da estreia.

Ficha Técnica:



Novela do Autor Walther Negrão

Direção Geral: Dennis Carvalho e Luiz Fernando Carvalho

Elenco:

RICARDO PEREIRA – Daniel Cascaes
ALINNE MORAES – Nina (Mônica)
HENRI CASTELLI – JJ (Jorge Junqueira)
HERSON CAPRI – Sandoval
MARIA FERNANDA CÂNDIDO – Lavínia
KADU MOLITERNO – Antônio Amarante
HUGO CARVANA – Sinésio Paiva
DENISE DEL VECCHIO – Mariléia
LAURA CARDOSO – Francisquinha
BIANCA BYNGTON – Encarnação
MEL LISBOA – Lenita
JOANA SOLNADO – Almerinda
ELIAS GLEIZER – Velho Bartô
TATO GABUS MENDES – Pedroca do Espírito Santo
LOUISE CARDOSO – Idalina
CAUÃ REYMOND – Floriano
SHERON MENEZES – Rosário
ERNANI MORAES – Quebra-Queixo (Lauriclenis)
DUDU AZEVEDO – Querubim
MAYTÊ PIRAGIBE – Júlia
FERNANDA DE FREITAS – Amanda
SÉRGIO MARONE – Rafael
MARCOS CARUSO – Dr. Prata
DÉBORA DUARTE – Alice
GUSTAVO HADDAD – Conrado
NILL MARCONDES – Samuca
ANTÔNIO GRASSI – Robusto (Roberto Augusto)
DÉBORA OLIVIERI – Ana Amélia
AMANDA LEE – Ilana
THAIS GARAYP – Biga (Abigail)
SIRMAR ANTUNES – Balbino
MILA MOREIRA – Virgínia
LARISSA QUEIRÓZ – Carol
PACO SANCHES – Manjubinha
EDUARDO LAGO – Osvaldo
INEZ VIEGAS – Marli
YAÇANÃ MARTINS – Jackie
KARINE CARVALHO – Memel
ADRIANA ALVES – Darci
CLÁUDIA SANTOS – Érika
BRUNA DI TÚLIO – Vanessa
AMIR HADDAD – Menez

as crianças
ARTHUR LOPES – Rubico
SÉRGIO MALHEIROS – Franklin
GUTA GONÇALVES – Gigi

e
ALEXANDRE PATERNOST – Oscar
ANTÔNIO RODRIGUES – Almirante Figueiroa
BRUNO GIORDANO – Inspetor Jorge
CLARISSA FREIRE – Dolores
GRACINDO JÚNIOR – Fernando
LEONARDO VIEIRA – João Gabriel
PAULO JOSÉ – narrador no primeiro capítulo
PIETRO MÁRIO – Capiba
RICARDO DUQUE – Davi (irmão de Marli)
RICARDO MARECOS – Benvindo (segurança de JJ)
THOMAZ VELOSO – Pedroquinha
ZULMA MERCADANTE – Neide (empregada na casa de JJ)

Exibição: 22 de Novembro de 2002 à 18 de Junho 2005

Capítulos: 179

Veja Também:

Walter Negrão 


Tropicalieente (1994) 


Como Uma Onda (2004) 


Ricardo Pereira 


Mel Lisboa 


O Profeta (1977)


Brilhante (1981) 


Maria Fernanda Candido 


Alinne Moraes 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No Tema e Na Trilha da Mariah Carey

        Na semana atrasada,   Zezé di Camargo causou a maior polêmica no palco do Domingão do Faustão , quando usou a Mariah Carey como exemplo de uma má cantora, alegando que a  Mariah enfeita tanto as músicas que fica impossível escutar mais de uma vez.         Porém mesmo Mariah Carey  não sendo uma boa cantora, pelo menos segundo a opinião do Zezé, já vendeu mais de 250 milhões de discos no mundo todo  e é a recordista de vendas de álbuns.         Maryah Carey   gravou seu primeiro álbum de estúdio em 1990 , e atualmente está no  décimo quarto,  isso sem contar as participações em outros álbuns e os especiais.         Não dá para contestar o talento e potencial de uma cantora do nível da Mariah, e o blog  entra na guerra em favor da cantora fazendo esse post mais do que especial  em home...

Novelas Inesquecíveis – Hipertensão (1986)

        Neste mês de outubro um dos remakes da Ivani Ribeiro produzidos pela Globo completa 31 anos – Hipertensão que era uma adaptação do sucesso da autora Nossa Filha Gabriela ,   apresentada pela Rede Tupi em 1971.         A Autora mudou o nome de alguns personagens, inclusive o nome da protagonista, que de  Gabriela, passou para  Carina, incluiu  outras tramas à espinha dorsal e apresentou a novela que parecia uma novela das seis apresentada no horário das sete.         A novela  começava com a chegada do Teatro mambembe de Sandro Galhardi (Cláudio Cavalcanti)  à pacata cidade de Rio Belo e muda o comportamento de todos os habitantes. Carina (Maria Zilda Bethlem), a estrela da companhia, paixão de Sandro, volta à terra natal de sua mãe e conhece três simpáticos velhinhos: Candinho ( Paulo Gracindo ), Romeu ( Ary Fontoura ) e Nap...

No Tema e Na Trilha do Lionel Richie

        O norte-americano Lionel Richie tem a marca de mais de 100 milhões de discos vendidos só em carreira solo. O Cantor e produtor musical  foi saxofonista  da famosa banda The Commodores logo no início da sua carreira.         Em 1982, Lionel Richie tomou coragem e seguiu em carreira solo abandonando  o The Commodores , porém manteve em seu primeiro disco lançado o mesmo estilo da banda.         No ano seguinte Lionel Richie teve seu primeiro grande sucesso em uma trilha de novela e é essa e  os outros temas do cantor nas novelas que vamos relembrar no post de hoje. My Love ( Eu Prometo – 1983)         A Saudosa   Dina Sfat foi uma das estrelas da novela Eu Prometo , última trama da autora Janete Clair . Darlene, sua personagem ganhou essa música como tema. All Nigth Long ( Champagne – 1983...

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 15.08.2025

  “ Coração Acelerado ” – Sai   Lázaro Ramos e entra Thomás Aquino           Lázaro Ramos deixa Coração Acelerado , a nova   trama das sete da Globo      e vai para A   Nobreza do Amor   do horário das   seis.     Thomás Aquino assume seu papel na trama das 19h, vivendo Roney Soares, empresário que rivaliza com a personagem de Isadora Cruz .   O Casal de atores   vai   repetir   a parceira   de Guerreiros do Sol da Globoplay e Globoplay Novelas , só que agora   como inimigos.     “ A Nobreza do Amor”   - Nova trama das seis          E   por   falar   em novela das seis, pode esquecer   tudo que você já viu sobre princesas na TV. A próxima novela das seis da Globo , A Nobreza do Amor , vem para mudar o jogo. Nada de reinos europeus, castelos frios e donzelas esperando serem salvas....

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...