Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Renato Góes

O Tertulinho de “Mar do Sertão”



        Ele vem dando vida com charme e talento ao antagonista mais querido do horário das seis. É a terceira ponta do triângulo amoroso central de Mar do Sertão, do Mário Teixeira, mas conseguiu imprimir um tipo tão crível e interessante que, ficou impossível torcer contra o Tertulinho, mesmo   depois dele quase dá um fim no amigo  para ficar com sua noiva.



        Renato Góes é nosso homenageado da quinzena na seção para comemorar seu destaque na trama das seis, que dá continuidade a linha de personagens de sucessos que o ator vem fazendo  nos seus quase 18 anos de carreira.

        Nascido na cidade do Recife, em 1986, começou desfilando desde os 4 anos de idade na capital pernambucana, sempre em trabalhos relacionados a fotos e figurações em comerciais. Aos 15 anos, ainda fazendo comerciais de Tv, sentiu falta de falar em cena, foi ai que teve a ideia de fazer o curso de teatro. Cursou teatro no Sesc Teatro de Piedade, e começou a dar seus primeiros passos na interpretação em Recife mesmo.



        Iniciou a carreira no teatro profissional  em 2005, atuando nas  peças Improvisações e Cenas Curtas e Será que Vale a Pena? Nos anos seguintes atuou em Dois Perdidos numa Noite Suja e o Vendedor de Cordel entre outros.

        No cinema participou dos longas-metragens Jesus,  o Nascimento, Polaroídes Urbanas, Tropa de Elite entre outros.



        Na Tv estreou em 2006, numa participação na trama de Pé na Jaca, do Carlos Lombardi, fazendo o personagem Lance, do Marcos Pasquim, quando jovem. Em 2008, passou nos testes e ganhou um dos principais papéis da novela Águana Boca na Band.  A partir de então teve  uma carreira ascendente com papéis importantes na história da nossa teledramaturgia como  o Santo da primeira fase de Velho Chico (2015); o Renato da minissérie Os Dias Eram Assim (2017); Jammil,  o protagonista de Órfãos da Terra (2019), O José Leôncio jovem na primeira fase de Pantanal (2022) e agora nos encanta com o Tertulinho de Mar do Sertão.

        São esses e outros personagens que vamos relembrar no post de hoje.

 

Raí de Água na Boca (2008)



        O Raí foi o personagem  fixo de estreia do Renato Góes. O ator ganhou o personagem depois de testes  e brilhou na trama de Água na Boca, do Marcos Lazarini, última novela brasileira produzida pela Band, formando um triângulo amoroso com Joaquim Lopes e Priscila Sol.

 

Fausto de Cordel Encantado (2011)



        De volta a Globo, depois de uma  participação em Cama de Gato (2009), em 2011 entra no elenco de Cordel Encantado da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, dando vida ao influenciável  Fausto, amigo do vilão Timóteo (Bruno Gagliasso).

 

Nuno de JoiaRara (2013)



        De volta em outra trama da dupla Duca e Thelma, Joia Rara, Renato Góes deu vida ao Nuno,  o contador do Cabaré Pacheco,  que vive sendo assediado pela patinho feio Belmira (Juliana Lohmann), mas  não  lhe dá atenção.

 

Vicente de LigaçõesPerigosas (2016)



        No início do ano de 2016, Renato Góes deu vida ao Vicente,  humilde criado do  Augusto, o personagem  do Selton Mello, protagonista da minissérie Ligações Perigosas, da autora Manuela Dias, baseada no romance “As Ligações Perigosas”, de Chardelos de Laclos. Na época do lançamento da série,  o ator contou em entrevistas que estava realizando um sonho em trabalhar ao lado de Selton Mello, de quem era muito fã e admirador.

 

Santo  (Jovem) de Velho Chico  (2016)



        Em Março de 2016, entrou no ar o personagem que seria um divisor de águas na carreira do ator – Foi apenas uma primeira fase,  o que aliás acabou virando uma marca em seus personagens, muitos deles o ator viveu personagens jovens, que ao passar de fase são vividos por outro ator. Em Velho Chico, do Benedito Ruy Barbosa, ele foi o protagonista Santo, assumido pelo saudoso Domingos Mantagner na segunda fase da novela.  A interpretação do Renato Góes foi um dos destaques da trama , que  entregou um Santo para o Montagner já aclamado e adorado pelo público. O Personagem deu um novo status a  sua carreira, que a partir de então passou a  ganhar papéis mais densos, complexos e importantes.

 

Renato de OsDias Eram Assim (2017)



        O Primeiro protagonista oficial do Renato veio em 2017 com seu personagem homônimo na trama de Os Dias Eram Assim, superssérie   da Ângela Chaves e Alessandra Poggi, que retratava a ditadura militar nos anos de chumbo  - Uma espécie de Anos Rebeldes (1992), dos anos 2000. Para viver o protagonista, que era um médico exilado  na época da ditadura, Renato Góes teve  fazer  laboratório na sede dos Médicos Sem Fronteiras  no Rio de Janeiro, com o intuito de entrar em contato direto com a complexidade do trabalho desse tipo de profissional.

 

Jamil de Órfãosda Terra (2019)



        Integrando o elenco de mais  uma trama da dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, era a quarta dele – Em Órfãos da Terra ele veio como o protagonista Jamil ,   sobrinho do Sheik Árabe Aziz Abadallah (Herson Capri) e é prometido em casamento a sua filha Dalila (Alice Weigmann) de quem nunca vira o rosto.  Porém Jamil tinha planos de casar por amor, e ao conhecer Laila (Julia Dalavia) em um campo de refugiados se apaixona perdidamente.  Renato incorporou com maestria o libanês  e sua química como Júlia Dalávia  foi crucial para o bom desenvolvimento  e empatia do público junto a trama.

 

José Leôncio (Jovem ) de Pantanal (2022)



        Em 2022, Renato Góes brilhou em outra primeira fase de novela do autor Benedito Ruy Barbosa, desta vez no remake de Pantanal, onde deu vida ao José Inocêncio jovem, defendido pelo Marcos Palmeira na fase adulta. Renato deu o brilho e a força que o personagem pedia, dando um novo perfil ao José Leôncio  já tão marcado em nossa memória da primeira trama exibida pela Manchete em 1990 e nos presentou com momentos memoráveis com uma interpretação singular e visceral. Algumas cenas se tornaram inesquecíveis e a marca do remake  - como o primeiro encontro de José Leôncio e Madeleine (Bruna Linzmeyer) entre outras cenas.

        O Ator teve pouquíssimo tempo entre Pantanal  e Mar do Sertão, e apesar  desse pouco tempo ele conseguiu apresentar um novo tipo na trama das seis, tão marcante quanto José Leôncio mas sem nenhuma semelhança ou vícios vindo do personagem anterior.

 

Veja Também:

Velho Chico (2016) 


Água  na Boca 


Fulvio Stefanini 


Sérgio Guizé 

Lavinia Vlasak 



Déborah Bloch 

Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipédia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...

No Tema e Na Trilha do João Bosco

        Cantor, Violonista e compositor brasileiro, João Bosco é um dos grandes nomes da MPB e um dos que mais representa a Bossa Nova.  Começou a tocar violão aos 12 anos, por incentivo da família repleta de artistas ligados a música. Influenciado pelo Jazz, Bossa Nova e o Tropicalismo, João Bosco   conheceu em 1967 Vinícius de Moraes , e essa amizade rendeu várias composições que viraram sucesso nacional como “ Rosa dos Ventos” ,  “O mergulhador” e “Samba do Pouso ”. Aldir Blanc , João Bosco conheceu em 1970 e essa parceira rendeu mais sucessos como: “ O mestre sala dos mares”, “O bêbado e a equilibrista” , “Bala com bala”, “Kid cavaquinho”, “Caça à raposa”, “Falso brilhante”, “O rancho da goiabada”, “De frente pro crime”, “Fantasia”, “Bodas de prata”, “Latin Lover”, “O ronco da cuíca” e “Corsário”. Mesmo depois de seu primeiro disco lançado pela Gravadora RCB, o nome de João Bosco só  ficou conhecido nacionalmente...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...