Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Uga Uga (2000)



        Em pleno horário das sete em 2000 o público foi surpreendido com a bumbum do Claudio Heinrich diariamente na tela da Tv estrelando a novela  Uga Uga, do Carlos Lombard. . O Autor apresentou seu melhor trabalho, eu atrevo-me a dizer que  Uga Uga é  melhor que Quatro por Quatro (1994). A Ideia da trama veio de uma notícia lida pelo autor em um jornal, que falava sobre um índio que ficou órfão dos pais depois de ter sua tribo dizimada. A ideia não poderia ter sido melhor. Uga Uga deu um novo fôlego ao horário  das sete , revitalizando-o depois d ter  ficado chamuscado pelo fraco desemprenho de Vila Madalena (1999), e também fez justiça ao Carlos Lombardi, que foi bombardeado por críticas negativas pela trama de Vira –Lata (1996), sua novela antecessora.

        Uga Uga está completinha, resgatada pela Globoplay desde o último dia 27.02, esperando para ser maratonada.

        Nos padrões morais de hoje Uga Uga nunca passaria novamente como uma novela das sete, acho que só as 23h. Além do bumbum  do Claudio Heinrich, que viveu o índio Tatuapu, seu melhor momento na tv, a trama abusou de corpos desnudos, homens sem camisas e mulheres seminuas, mas tudo dentro de um contexto que pedia esse tipo de cena,  e exatamente por isso não tenha “chocado” a sociedade do início do século.

        Tatuapu, o índio louro criado pelo autor,  Bionda, a personagem da Mariana Ximenes, cativaram o público. Eles ficaram tão populares que até ganharam bonecos em miniaturas, sucesso entre as crianças.

        O Forte apelo sensual da trama foi mesclado por ótimos entrechos e interpretações memoráveis de LimaDuarte e a saudosa Nair Bello, na pele dos mal-humorados Nikos e Pierina; e Betty Lago com a enlouquecida aeromoça Brigitte.

         Uga Uga é uma novela tão ágil que era impossível imaginar perder um capítulo. Acho que o Carlos Lombardi estava em estado de graça.  Tem   todos os ingredientes que o autor sempre soube trabalhar:  Nudez, ação, humor sarcástico  e três atores que a partir de então viraram amuletos do autor (pelo menos enquanto ele esteve na Globo) : Humberto Martins, Marcos Pasquim e Daniele Winits.

        Para comemorar o resgate da trama pela  Globoplay vamos dissecar no post de hoje a trilha nacional com sucessos nas vozes da Rita Lee, Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Marina Lima , Milton Nascimento e os grupos RoupaNova, Raimundos, P.O.Box entre outros.

 

Viralata de Raça”

Intérprete: Ney Matogrosso

Compositores: Rita Lee e Beto Lee



        Rolando, o personagem do Heitor Martinez, ganha a faixa da trilha que abre o CD – “Viralata de Raça”, composição da Rita e Beto Lee, gravada pelo Ney Matogrosso. O personagem é filho de Santa (Vera Holtz), cunhada de Nikos (Lima Duarte), que mancomunado com a mãe, quer dar um fim em Tatuapú (Cláudio Heinrich) para ficar com a herança.  

 

“Metamorfose Ambulante”

Intérprete: Primo Johnny

Compositor: Raul Seixas



        Mariana Ximenes, como uma noiva em fuga,   em um das suas cenas mais marcantes da trama, na pele da Bionda  foi um dos grandes destaques de  Uga Uga .  As calças cinturas alta, brilhos durante o dia, cintos anos 70, brincos e colares que a personagem desfilou na novela foi a febre da moda daquele ano. Como tema,  ela ganhou uma nova versão de “Metamorfose Ambulante” , do Raul Seixas, numa regravação da banda Primo Johnny.


“Kotahitanga (Union)”

Intérprete e Compositores: Hinewehi Mohi



        A história em quadrinhos da abertura, com os créditos dentro dos balões de diálogos foi embalada pela banda estrangeira da Oceania Hinewehi Mohi em “Kotahitanga”. Impossível  ouvir a faixa e não lembrar imediatamente da trama.

 

“Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”

Intérprete: Ivete Sangalo

Compositores: Paulo Sérgio Valle e Herbert Vianna



        Viviane Pasmanter também foi um dos destaques da trama, vivendo a dura e ao mesmo tempo romântica Maria João. A personagem  trabalhava como mecânica, e fazia questão de ser grosseirona, quase uma “machona”, porém vivia tendo sonhos eróticos com o noivo Baldochi, que lhe abandonara no passado.  A personagem lembrou  a Ângela, que a Maria Zilda Betlhem viveu em Bebê a Bordo (1988) outra trama do autor. Como tema ela ganhou a clássica canção “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”,  que consagrou Ivete Sangalo cantando romântico em carreira solo.

 

Aquela

Intérprete: Raimundos

Compositores: Gabriel Tomás



        Beterraba,  o tiozão vivido pelo Marcelo Novaes na trama, teve como tema das suas cantadas e flertes com a mulherada o rock pauleira do Raimundos em “Aquela”.

 

Fogueira

Intérprete: Sandra de Sá

Compositores: Paulinho Soledade e Paulo Henrique



        No decorrer da trama, Maria João (Viviane Pasmanter), mesmo apaixonada por Baldochi (Humberto Martins), se casa com Beterraba (Marcelo Novaes). O Casal ganha como tema “Fogueira”, na voz da Sandra de Sá.

 

“Tô sem Grana”

Intérpretes e Compositores: Elétrika



        Baldochi,  o protagonista vivido pelo Humberto Martins, ganhou como tema de aventura o rock pesado da banda Elétrika.

 

“Vem”

Intérprete e Compositora  : Patrícia Coelho



        Patrícia Coelho embalou o romântico Van Damme, personagem do Marcos Pasquim, com a faixa “Vem”.

 

Deixa o Amor Acontecer”

Intérpretes: Roupa Nova

Compositores: Dudu Falcão



        Guinevera,  a Gui, vivida pela  Nívea Stelmann, é uma menina  doce e meiga. Apaixona-se por Tatuapu (Cláudio Heinrich), e tem essa paixão acompanhada pelos campeões em trilhas – O Grupo Roupa Nova em “Deixa o Amor Acontecer”.

 

“Não Tô Entendendo”

Intérpretes e Compositores: P.O.Box



        A Protótipo da Loura Burra foi  imortalizado pela Danielle Winits com a Tatiana de Uga Uga, em um dos seus melhores  momentos cômicos seus  na Tv. Como tema a personagem ganhou essa faixa da Banda P.O. Box  que virou febre no Brasil depois de estourar com o hit  Papo de Jacaré”.


Uma Antiga Manhã”

Intérprete e Compositora: Marina Lima



        A Charmosa Stela, personagem da Rita Guedes,  ganhou com tema essa composição da Marina Lima.

 

Feelings

Intérprete: Morris Albert

Compositores: Louis Gate e Morris Albert



        O Velho Nikos, do Lima Duarte, ganhou como tema “Feelings” , do cantor brasileiro Morris Albert. A Canção foi gravada em 1974 , lançada no álbum “After We´re Left Each Other”.

 

“Kiling Me Softly”

Intérprete: Milton Nascimento

Compositores: Normam Gimbel e Charles



        Milton Nascimento regravou “Killing Me Softly”, do Charles Fox e Norman Gimbel, composição  inspirada no poema “Killing me Sofly, His Blues” do Lori Lieberman, que ela  escreveu  depois de ver Don Mclean  cantando a música “Emply Chais”.  A própria Lieberman foi a primeira a gravar a canção, em 1971, mas foi a versão de Roberta Flack, de 1973, que tornou a canção sucesso mundial. Em Uga Uga , a  música foi o tema da Victória, vivida pela Silvia Pfeiffer. 

 

“Minha Timidez”

Intérpretes e Compositores: Fat Familly



        Ângelo Paes Leme deu vida na trama de Uga Uga  ao tímido Salomão, que ganhou como tema essa faixa nas vozes da banda Fat Familly.

 

“Amar, Amar”

Intérprete: João Bosco

Compositor: Cole Porter

Versão: João Bosco e Francisco Bosco



        A trilha fecha com João Bosco em “Amar, Amar”, versão do  cantor para a original do Cole Porter. A  Canção foi o tema da  personagem Brigite, a tresloucada aeromoça, vivida pela saudosa Betty Lago.

Veja  Também:

Amor Eterno Amor (2012) 


O Beijo do Vampiro Internacional (2002)



Vidas em Jogo (2011) 

Uga Uga (2000)


Nair Bello 


Betty Lago 


Viviane Pasmanter 


Danielle Winits 


Milton Nascimento 


Humberto Martins 


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...