Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Sassaricando Internacional (1987)



        A trilha internacional  revisitada desta semana será de um dos grandes sucessos  do horário das sete  global – Sassaricando– a divertida trama do autor Sílvio de Abreu  que alcançou um grau de sucesso popular  gigantesco tendo Paulo Autran e Tônia Carrero como protagonistas.
        O ponto de partida da trama são  três amigas  - Rebeca (Tonia Carrero), Penélope (Eva Wilma) e Leonora (Irene Ravache) – que resolveram sair do sufoco “caçando” um homem rico. Era uma clara inspiração do autor, cinéfilo declarado, no filme Como Agarrar um Milionário (1953). Nesse caminho elas encontram o milionário Aparício Varella (Paulo Autran) que no passado abandonara Rebeca para casar-se com Teodora (Jandira Martini) por causa da sua fortuna.  Ao descobrir as intenções de sua amada e amigas,  ele resolve fingir que é pobre e conquista-la novamente. 
        A novela teve um grande tropeço logo em seus primeiros capítulos. O Público perdeu o interesse nos tais “Saçaricos”  do Aparício  e a história da caça ao milionário,  assim  as três amigas ganharam novas tramas particulares e personagens ditas secundárias acabaram terminando como o grande destaque da trama – a Fedora , vivida pela Cristina Pereira e  a Tancinha, que mesmo com exageros, foi o primeiro grande momento da Cláudia Raia nas novelas. Com a exuberância   e  sotaque criado especialmente para  a personagem  – um italianado com graves erros de português  ,  roubou a cena   e consagrou a atriz como grande estrela da Globo “divididinha” entre seus dois pretendentes  - Beto e Apolo , vividos pelos Marcos  e Alexandre Frota, respectivamente.
        Não à toa  que foi dado a Tancinha a capa da trilha internacional,   com a Claudia Raia exibindo suas belas pernas e que com certeza foi um ingrediente a mais para o sucesso de vendas do LP. Mas justiça seja feita, o repertório internacional de Sassaricando,  selecionado pelo mestre Nelson Motta ,   é espetacular  e casou  com perfeição com o sucesso  de uma das melhores tramas do autor Silvio de Abreu.
        Com astros como Tina Turner, Carly Simon, Sting, Rita Pavone, e o inesquecível dueto de Bill Medley e Jennifer Warnes , vale muito a pena rever, ou melhor ouvir de novo, Sassaricando Internacional.

“Paradise Is Here”
Intérprete: Tina Turner
Compositor: Paul Brady

        O LP abria com Tina Turner em “Paradise Is Here”, tema da Tacinha (Cláudia Raia).  A música composição de Paul Brady,  já havia sido gravada pelo mesmo  e depois também pela Cher.

“Just To See Her”
Intérprete: Smokey Robinson
Compositor: Peter Bunetta e Rick Chudacoff

        Diana e Tavinho, os personagens da Marcela Muniz e do saudoso Alexandre Lipiani, viveram um romance conturbado  na trama de Sassaricando por serem de classes sociais diferentes.  O romance foi embalado por esse tema.

“Break Out”
Interprete e compositores: Swing Out Sisters

        Break Out” é um single do álbum de estreia da banda britânica Swing Out Siter. O Single alcançou a quarta posição no Reino Unido no outono de 1986, e subiu quase que instantaneamente na Billboard Hot 100 nos EUA. A música deu o Grammy Award de melhor performance vocal  Pop por um Duo ou Grupo. Executado e composto quando o grupo ainda era um trio,  é o maior sucesso  deles e até hoje um marco das listas de reprodução de estações de rádio de jazz contemporâneo e smooth jazz.  Em Sassaricando a faixa foi usada como tema de locação de São Paulo.

“Loving You Again”
Intérprete e Compositor: Chris Rea

        Composta e interpretada por Chris Rea,  “Loving You Again” embalou as aventuras de Aprígio, o atrapalhado  irmão de Aparício (Paulo Autran), vivido pelo saudoso  Laerte Marrone.

“Give Me All Night”
Intérprete e compositor: Carly Simon

        Carly Simon emprestou todo seu talento e charme  para “Give Me All night” ,  tema da Leonora,  a charmosa atriz canastrona vivida pela Irene Ravache na trama.

“Milk Way”
Intérprete: Peter Dominic

        Milk Way” do Peter Dominic embalou o casal Ariovaldo e Dinalda, os personagens do Marco Miranda e Stella Freitas, que arrancaram muita gargalhada dentro da trama.

“Fatamorgana”
Intérprete: Dissidenten

        Dissidenten é uma banda de Rock Alemã que conseguiu uma grande repercussão  na Espanha, Canadá e Itália. Formada na cidade de Berlim, em 1981, é conhecida por sua colaboração com músicos do Magrebe, Oriente Médio e Indianos, descrita uma vez pela Rolling Stone com o “o pai da Word Beat”. No Brasil o sucesso da banda foi instantâneo quando “Fatamorgana” se popularizou ao entrar na trilha internacional de Sassaricando embalando as loucuras sensuais de Fedora e Leozinho, o casal formado por Cristina Pereira e Diogo Villela. A Música voltou a ser trilha de novela  quase 30 anos depois, quando entrou em Haja Coração, uma espécie de releitura de Sassaricando, também como tema da personagem Fedora, agora vivida pela Tatá Werneck.

“We´ll Be Together”
Intérprete e compositor: Sting

        We´ll Be Together é a canção mais conhecida na América do Norte do Sting. Aqui no Brasil se popularizou ao embalar as aventuras do Guel, o personagem do Edson Celulari na trama do Silvio de Abreu.

“(I´ve Had) The Time Of My Life”
Intérprete: Bill Medley e Jennifer Warnes
Compositores: D. Markowitz , F. Previte e J. DeNicola

                “(I´ve Had) The Time Of My Life  sem dúvidas foi o carro-chefe da trilha internacional de Sassaricando. A Canção  tema do filme “Dirty Dancing”,  sucesso do ano de 1987, foi premiada no Globo de Ouro como melhor canção original e até hoje é sucesso em todas as rádios nostálgicas, mais de 30 anos depois. Em Sassaricando,  a música foi tema da boate Ella, que além de servir de centro de diversão para alguns personagens da trama, era uma cortina de fumaça para organização criminosa criada no decorrer história.  O Dueto do  Bill Medley e Jennifer Warnes enriqueceu consideravelmente a  trilha e ajudou nas vendas do LP tanto quanto ao do filme, dada as devidas proporções, claro!. 

“Call Me”
Intérprete: Spagna
Compositor: G. Spagna, I. Spagna e A. Pignagnoli

        Depois de perceberem que o plano para conseguir marido rico não daria mais certo,  Penélope (Eva Wilma), Leonora (Irene Ravache) e Rebeca (Tonia Carrero) resolveram abrir a Escola Femina, que ensinava etiqueta e fineza a mulheres que desejavam impressionar maridos e namorados. As aventuras das três à frente da escola foi acompanhada por “Call Me” do Spagna, que levou o cantor e compositor italiano  ao 1º.  lugar no European Chart e número 2 na Itália.

“Unchain My Heart”
Intérprete: Joe Cocker
Compositor: B. Sharp e F. James

        Depois de gravada por Ray Charles em 1961 e Trini Lopez em 1963,  Unchain My Heart”, clássico do  Bobby Sharp ,   foi popularizada por Joe Cocker  quando gravou e titulou seu álbum de 1987. A versão entrou na trilha de Sassaricando como tema da Camila, uma das protagonistas vivida pela Maitê Proença.

“Finito”
Intérprete: Rita Pavone

        Rita Pavone embalou o drama de Aldonza (Lolita Rodrigues) com “Finito”. A personagem passou boa parte da trama sonhando com o marido que havia ido comprar cigarros e nunca mais voltou. No decorrer da novela descobre que,  ele na verdade foi embora por que quis e para se dar bem, deixando seu grande amor com os filhos para criar e uma paixão para amadurecer.

“Love´s Closing In”
Intérprete: Nick Jameson

        São Paulo foi explorada ao extremo em Sassaricando, e não à toa que ganhou 2 temas internacionais para embalar as cenas em suas locações. A segunda foi essa balada na voz de Nick Jameson.

“One More  Night”
Intérprete: Ana Rodriguez

        A melosa balada romântica “One More Night” da Ana Rodriguez ,  marcou  e fechou o LP da trilha como tema dos personagens Tadeu e Penélope, vividos pelo Roberto Bataglin e Eva Wilma.  Na trama eles viveram uma relação conturbada, visto que Penélope era mãe do melhor amigo de Tadeu, o nervosinho Beto (Marcos Frota), e esse amor complicou ainda  mais a relação mãe e filho.

Veja Também: 
Trilha Sonora Eterna - Sassaricando Nacional (1987)

Trilha Sonora Eterna - O Sexo dos Anjos Internacional (1989) 
Novelas Inesquecíveis - Sassaricando (1987)
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Sassaricando é a novela que eu mais gosto sem duvida! Trilha incrível!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais importante. Em tempos em que os artistas veteranos estão sendo cada vez mais descartados, o “ Tributo ”   é um registro mais que necessári

Rapidinhas - 13.02.2024

Globo quer  reprises de novelas icônicas em 2025  para  comemorar os 60 anos da emissora         A Globo pretende reprisar novelas icônicas em   2025 para comemorar os   60 anos da emissora.         Títulos como   Avenida Brasil (2012) e Senhora do Destino (2004) deve entrar   no    Vale a Pena Ver de   Novo e , Roque Santeiro ( 1985) e   Alma Gêmea (2005) no horário   especial de reprises   a tarde.   Veja Também: Melhor reprise no ar  Joao Carlos Barroso Marly Bueno  Uma Saudade  Leonardo Villar  Eloisa Mafalda  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa

Rapidinhas – 16.03.2024

Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ” Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro “Mulheres de Areia” Déborah Bloch de Volta em “ No Rancho Fundo ”         Muito boa a volta repaginada da Deodora, personagem que a DéborahBloch viveu em Mar do Sertão , na próxima novela das seis, No Rancho Fundo , que é uma espécie de continuação da trama. Depois de perder o filho, como vimos no final de Mar do Sertão , Deodora deixa Canta   Pedra   e chega a nova trama como sócia de um bordel na cidade.   Atriz   de   muito recursos,   é sempre muito    bom vê-la em cena, seja no drama ou na   comédia.   Murilo Benício e Adriana Esteves de volta em uma novela do João Emanuel Carneiro         Murilo Benício e Adriana Esteves que imortalizaram Tufão e Carminha em Avenida Brasil (2012), acertaram a participação em Mania de Você , a nova trama das nove que substituirá Renascer , também escrita pelo JoãoEmanuel Carneiro. Murilo viverá o gr

Perdemos Lolita Rodrigues!

Um dos símbolos da televisão no Brasil           A Atriz e 94 anos , nos deixou na madrugada deste domingo. De acordo com o portal de notícias G1 , a morte da artista fora registrada às 4h30. Lolita Rodrigues   residia   desde 2015 em João Pessoa,   com a filha, Sílvia Rodrigues .         Considerada um dos símbolos da televisão   no Brasil Em 1950, LolitaRodrigues substituiu Hebe Camargo , sua amiga de longa data, cantando o hino da televisão no Brasil. Filha de imigrantes espanhóis, Lolita cresceu ouvindo seu familiares cantando músicas espanholas. Em 1939, iniciou sua carreira de cantora, e aos 10 anos participou de programas nas rádios na Record, Cultura e Tupi. No decorrer dos anos ela ganhou dois Troféus Roquette Pinto de melhor cantora internacional. Depois de consagrar-se como cantora, Lolita começou a apresentar programas, e em 1952 quando conheceu aquele que seria seu marido, Airton Rodrigues, ganhou projeção na televisão nacional ao apresentar ao lado dele, os histó

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renascer  Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa Vídeos: You Tube  

Novelas Inesquecíveis – Despedida de Solteiro (1992)

     Esta semana o Canal Viva lançou a enquete para o público escolher a reprise que vai substituir História de Amor (1995), a partir de 10 de novembro.         As opções são :   Lua Cheia de amor (1990), remake de Dona Xepa , escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbos a; Despedida de Solteiro (1992) e Tropicaliente   (1994) , ambas do autor Walther Negrão .         Das três opções,  Despedida de Solteiro   era  a única, até hoje,  a  não figurar na seção novelas inesquecíveis do e10blog.   Para corrigir esse erro, hoje ela é a  nossa estrela.         Sou fã inveterado das novelas do Negrão, o estilo do autor me encanta, e a muitos outros telespectadores também, levando em consideração o sucesso de suas novelas. Por que não chama-lo de “ Mago das Seis ” ? Afinal  muitas das suas tramas da década de 80 e 90 são verdadeiros clássicos do horário.         Despedida de Solteiro é uma delas. A trama foi escrita  às pressas para substituir Mu

Rapidinhas e10blog - 06.01.2024

“A Viagem” 30 anos / Helena Ranaldi de Volta às Novelas / Repentistas de “ Mar  do Sertão ”   estarão em “ No Rancho Fundo ”   1 –   “ A Viagem ” 30 anos   - O Viva   vai comemorar os 30 anos de estreia de A Viagem ( 1994), com a quinta reprise da trama. O Canal pretende trazer a novela de volta    em meados de abril, exatamente quando a trama ficaria trintona, substituindo   a reprise de Histórias de Amor . Além da reprise da novela,   o Viva vai produzir um programa com a reunião entre alguns nomes do elenco   para falar   sobre a novela. Nomes como Christiane Torloni, Lucinha Lins, Maurício Mattar e Guilherme Fontes já estão confirmados.   2 – Helena Ranaldi de Volta às Novelas – Longe da tv e novelas desde 2014, quando   participou da novela Em Família, do ManoelCarlos , Helena pode voltar ás   novelas ainda este ano, na trama de Mania de Você , do autor João Emanuel Carneiro , que deve substituir Renascer no horário nobre da Globo . O Autor e direção da Globo

Meus Personagens Favoritos da Cristina Mullins

        Depois de 10 anos afastada da Globo , a atriz Cristina Mullins voltou a emissora que lhe consagrou na década de 80. Na pele da Zuleika, a fiel escudeira de Gui Santiago (Vladimir Brichta), a atriz vem emocionando com seu talento em cenas simples mais crucias para o desenrolar da trama de Rock Story,  em parceria com novatos como Nathália Dill (Julia / Lourena) e Nicolas Prates (Zac).         Cristina Mullins iniciou a carreira no final da década de 70, quando viveu  vários personagens no programa Os Trapalhães ,  e em 1978 ganhou sua primeira personagens em novelas, a Maria Eugênia de Nina .         Sua carreira deslanchou na década de 80,  quando interpretou todos os tipos  personagens na tv. Foram mocinhas, personagens cômicas, vilãs entre outras que se imortalizaram   com sua beleza, seu olhar inconfundível e seu talento ímpar.         O Post de hoje vai relembrar essas personagens inesquecíveis que recheiam o currículo de Cristina Mullins . Godo

No Tema e Na Trilha do Maurício Manieri

          Cantor, compositor, pianista clássico, arranjador e produtor musical Maurício Manieri é o astro do   post onde vamos   relembrar suas músicas em nossas novelas.         Descendente de italianos, é oriundo de uma típica família operária dos anos 70. Começou seus estudos de música e do piano clássico aos seis anos de idade quando ganhou de presente dos pais um tradicional piano Bechstein.         Prodígio, já na adolescência ganhou concursos de piano, mas mesmo assim enveredou pelo mundo da música pop, quando formou ao lado de seu irmão Marcelo ,   a banda de garagem Delta T .         Em 1990, grava ao lado do irmão o   primeiro compacto independente com duas canções pop que seriam o embrião do trabalho que anos depois Manieri iria mostrar ao público.         Descoberto   pelo renomado produtor Dudu Marote , responsável por nomes com Jota Quest , Pato Fu e Skank , começou a grande escalada na carreira dele.         Em 1998, sai o primeiro álbum nacional – “ A Noit

"A Viagem" comemora 30 anos com retorno ao Canal Viva a partir desta segunda-feira

            O  Canal Viva   reapresenta a partir desta segunda-feira (22.04) mais uma reprise da novela  A Viagem , um dos clássicos do horário das sete da  Globo ,  remake da  autora  Ivani Ribeiro ,  que completa 30 anos este mês, exibida originalmente em 1994 e protagonizada por  Christiane Torloni ,  Antônio Fagundes  e  Guilherme Fontes .          A  novela  que  aborda a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Relembre a trama :   Alexandre  ( Guilherme Fontes ) é um  playboy  inconsequente que matou um homem em um assalto. Ao tentar fugir da polícia, é delatado pelo irmão Raul  (Miguel Falabella)  e pelo cunhado Téo ( Mauricio Mattar) . O famoso criminalista Otávio Jordão  (Antônio Fagundes) não aceita defendê-lo nos tribunais, pois a vítima era um amigo pessoal. Para ajudá-lo, Alexandre conta apenas com a irmã mais velha, Diná ( Christiane Torloni ), mulher de Téo, qu