Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Homenagem da Semana – Rosamaria Murtinho


A Tamara de “Amor à Vida”

Rosamaria Murtinho, cujo nome completo é Rosa Maria Pereira Murtinho, (Belém24 de outubro de 1935)

         Todo vilão gostaria de ter uma cobra , digo  uma sogra  igual a do Félix (Mateus Solano) de Amor à Vida. A Pesonagem Tamara vivida pela Rosamaria Murtinho , que nas primeiras semanas da novela  não passava de uma figuração de luxo se revelou na semana passada  um lobo em pele de cordeiro, ao se aliar ao seu genro vilão na  luta pela distruição da irmã e da sobrinha que reapareceu.

Com Mateus Solano
Foto : http://contigo.abril.com.br/
        Adoro essas personagens pervidas que a Rosamaria costuma interpretar , afinal quem não lembra da Tia Magda de O Astro (2011) do Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro  , que  era quase um fantasma dentro da mansão dos Hayalla , mas depois é revelada que ela era uma das amantes de Salomão, tudo isso debaixo dos olhos de Clô (Regina Duarte), ou a inesquecível Romana Ferreto , que desfilava na trama de A Próxima Vítima (1995)  do autor Silvio de Abreu com seu amante que sustentava a tiracolo.
        Rosamaria Murtinho é uma atriz excepcional, de uma classe nata, suas personagens sejam vilãs ou mocinhas  tem destaque absolutos nas novelas.
Foto : http://tv.i.uol.com.br/televisao/
        Descendente do político brasileiro Joaquim Murtinho. Seu pai, o engenheiro agrônomo carioca Frederico Murtinho Braga, teve que fazer um trabalho no Norte do Brasil, para o Instituto Agronômico do Norte, e então conheceu Maria do Carmo, filha do Dr. Enéas Calandrini Pinheiro, então diretor do instituto, e os dois se apaixonaram. Casaram-se e Rosamaria nasceu em Belém e foi para o Rio de Janeiro ainda bebê. Morou durante um ano nos Estados Unidos. Queria estudar Direito e para isso vinha se preparando, mas entrou para o teatro, arte pela qual se apaixonou e que a fez desistir de tudo o mais. Seu irmão começou a fazer teatro amador com Paulo Francis, e Rosamaria ingressou no grupo "Studio 53". Uma das atrizes adoeceu e Rosamaria, a pedido de seu irmão e por sugestão de Paulo Francis, tomou o lugar dela, isso aos dezoito anos, num grupo amador, mas que levava o trabalho a sério. Um dia, Silveira Sampaio, que era dono do Teatro de Bolso, assistiu a uma apresentação do grupo e gostou de Rosamaria, convidando-a a participar de uma peça dele. Só aí ela ganhou seu primeiro salário. Depois foi a vez de Sandro Polônio chamá-la para fazer teatro em São Paulo, mas os pais não permitiram. Porém, acompanhada pela mãe, Rosamaria foi para Portugal trabalhar. Ainda nem era atriz nacional, e já era  internacional.
        Voltando ao Brasil começou fazer teatro com o Teatro dos Sete, que era de Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e outros, por volta de 1955. Participou nessa época do programa "Câmera Um", de Jacy Campos, que montava todo o espetáculo usando apenas uma câmera. Depois Rosamaria foi do Rio para São Paulo, participando de grandes peças, dentre as quais O Canto da cotovia, A Rosa tatuada e Manequim. Foi numa dessas montagens que viria a conhecer o ator Mauro Mendonça, com quem se casou em 1959. Com o ator teve três filhos homens, sendo um deles o diretor de Amor à Vida  Mauro Mendonça Filho.


        Sua estreia na Tv foi em 1964 como a protagonista da novela A Moça que Veio de Longe na Excelsior da autora Ivani Ribeiro. A Novela era adaptada do original argentino da Abel Santa Cruz. Mas Ivani Ribeiro deu um reviravolta total na trama , criou mais capítulos e deu um final diferente do original para Maria Aparecida a protagonista. O Brasil esperou um final feliz entre a empregada doméstica e o filho rico de seu patrão, assim Ivani obedeceu ao clamor nacional e deu esse tão esperado final.  A novela e seus protagonistas foram tão queridos pelo grande público que a emissora promoveu uma noite de autógrafos  no ginácio do Pacaembu com as estrelas da novela, entre eles Rosamaria Murtinho e Hélio Souto o par romântico.
A moça que veio de longe
Rosamaria com o elenco da trama
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br/
        Ainda na Excelsior Rosamaria protagonizou em Eu Quero Você (1965) do autor Vitor Martini; Uma participação especial em Pecado de Mulher (1965) da Nene Castellar  e protagonizou Ainda Resta Uma Esperança (1965) do  Júlio Atlas.
        Em 1966 Rosamaria deixa a Excelsior para protagonizar a novela A Inimiga  do Geraldo Vietri  e no mesmo ano  Somos Todos Irmãos do Benedito Ruy Barbosa na Rede Tupi. Esta última  foi um dos grandes sucessos da emissora graças a união do casal mais famoso da tv na época Rosamaria Murtinho e Sérgio Cardoso, campeões de cartas na emissora. Com o final da novela o casal volta junto novamente para protagonizar O Anjo e o Vagabundo outro sucesso do Benedito Ruy Barbosa.  O Casal ainda faria Paixão Proibida da Janete Clair em 1968.
Paixão proibida
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br/tele/paixaoproibidaf.asp
        Em 1968 Rosamaria ao lado de Sergio Cardoso  estreia na Globo  na novela O Santo Mestiço da Glória Magadan , mas ao terminar a trama retorna a TV Excelsior  dando vida  a personagem Isabel na novela A Muralha da Ivani Ribeiro. Era a primeira novela em que ela e Mauro Mendonça protagonizavam juntos.
O santo mestiço
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br/tele/santomesticof.asp
        Em 1969 Rosamaria faz uma pequena participação especial na trama de Sangue do Meu  Sangue do autor Vicente Sesso e protagoniza a novela Os Estranhos da Ivani Ribeiro.
Os estranhos
Com João José Pompeo, Claudio Correia e Castro , Roberto Maya e Regina Duarte
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br/tele/estranhosf.asp
        De volta a Globo Rosamaria Murtinho protagoniza a novela O Primeiro Amor em 1972 do autor Walther Negrão , novamente ao lado do seu par perfeito Sérgio Cardoso. Na emissora ela viveu ainda a Irene de Carinhoso (1973)  do Lauro César Muniz; a Elka Escobar de O Espigão (1974)  do Dias Gomes; a Arlete de Escalada (1975) do Lauro César Muniz e a Kinu de Cuca Legal (1975) do autor Marcos Rey.
        Em 1975 a atriz faria a Matilde na  versão da trama de Roque Santeiro que acabou não indo para o ar. Com ao cancelamento da novela , Rosamaria assim como boa parte do elenco passaram para  Pecado Capital da Janete Clair  que substituiu Roque Santeiro. Na trama Rosamaria deu vida a Eunice , a mulher que esquece a bolsa de dinheiro no carro de Carlão (Francisco Cuoco) dando início a saga do personagem.  
Pecado capital
Carlão e Eunice
Com Francisco Cuoco
Foto : http://www.teledramaturgia.com.br/tele/pecado75f.asp
        Finalizando a década de 70 a atriz participou ainda das tramas da novela Nina (1977) do Walther George Durst e Pai Héroi (1979) da Janete Clair.
        Na década de 80 ela viveu a Léa de Chega Mais (1980) do autor Walther Negrão; a Loreta de Jogo da Vida (1981) do Silvio de Abreu; a Tarsila Serra de Eu Prometo (1983) da Janete Clair  e  a Barbara de Vereda Tropical (1984) do Carlos Lombardi.
        Em 1985 a atriz fecha contrato com o SBT e protagoniza a novela Jogo do Amor  de autoria do Aziz Bajur.  Voltando a Globo no ano seguinte para viver a Ceci de Cambalacho do autor Silvio de Abreu e a Glória Lunardo de Mandala  (1987)  do Dias Gomes.
Foto : http://img1.mlstatic.com/jogo
        Em 1989 a atriz fecha contrato com a Rede Manchete  e participa das produções das novelas Kananga do Japão do autor Wilson Aguiar Filho e Pantanal (1990) do Benedito Ruy Barbosa ; e da minissérie O Fantasma da Ópera (1991) do Geraldo Vietri.
Kananga do Japão
Epílogo e Josephine
Foto : 
        De Volta a Globo em 1994 ele integrou o elenco da minissérie Memorial de Maria Moura  minissérie dos autores Jorge Furtado e Carlos Gerbase, trocando novamente de emissora , indo para o SBT  fazendo uma pequena participação na novela As Pupilas do Senhor Reitor (1994)  do Lauro César Muniz.
        De volta a Globo a atriz finalizou a década de 90 com grandes personagens, como a Romana de A Próxima Vítima (1995) do Silvio de Abreu ;  a Bárbara de Salsa e Merengue (1996) do Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa ; a Isabel de Corpo Dourado (1998) do Antônio Calmon e a Margot de Vila Madalena (1999) do Walther Negrão. Fechou a década vivendo a princesa Isabel  na minissérie do autor Lauro César Muniz Chiquinha Gonzaga (1999).
A próxima vítima



        Nos anos 2000 a atriz integrou o elenco das novelas : Estrela-Guia (2001) da Ana Maria Moretzshon ;  As Filhas da Mãe (2001) do Silvio de Abreu; Chocolate com Pimenta (2003) do Walcyr Carrasco; Malhação em 2005; Paraíso Tropical (2007) do Gilberto Braga e Sete Pecados (2007) do Walcyr Carrasco.
        Em 2008 Rosamaria foi uma das estrelas da Dança dos Famosos do Domingão do Faustão. Em 2011 ela viveu a inequecível Tia Magda no remake de O Astro e em 2012 fez uma pequena participação no remake de Guerra dos Sexos do Silvio de Abreu. 




        No cinema a atriz tem participações tímidas porem marcantes :



        Essa homenagem à Rosamaria Murtinho  eu devia já algum tempo. Acho que desde a sua brilhante atuação em O Astro , vivendo a Tia Magda , ela merecia a homenagem do e10blog, mas também se for homenageá-la sempre que fizer um bom papel e de destaque na tv, praticamente vai ser uma homenagem por personagem. Afinal a atriz perita no que faz, sempre dá uma show de talento e profissionalismo a cada  papel que dá vida. A Tamara agora em  parceira com  Félix com certeza vai ser outro grande momento de Rosamaria na telinha , e que venha o próximo personagem , que eu preparo mais uma homenagem !



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : wikipédia.com e teledramaturgia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...