Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Eliane Giardini


        Um furacão de atriz chamado Eliane Giardini ! Essa foi a primeira  impressão que tive  ao ver  a atriz pela primeira vez na novela Felicidade (1991) do autor Manoel Carlos  vivendo a personagem Isaura. Eliane estreou em um dos grandes sucessos da Rede Bandeirantes  na teledramaturgia, a novela Ninho de Serpente  (1982)  do autor Jorge Andrade.
        Mas a Eliane no decorrer  dos seus trabalhos mostrou que era muito mais  do que uma bela  mulher  e esposa do ator Paulo Betti. Ela foi  casada por 25 anos com o ator até meados de 1997. 
        A Cada trabalho mostrava mais garra , e nós nos apaixonando por aqueles olhos grandes que falavam em cena. Com uma carreira  iniciada aos 17 anos a atriz tem um leque de personagens  que amam, que sofrem e que mostraram acima de tudo força para recomeçar , grandes mulheres interpretadas, como não poderia ser diferente , por uma grande atriz.

10º. Dona Patroa de Renascer (1993)
Renascer
Com Herson Capri
Foto : http://g.glbimg.com
        Depois do sucesso em Felicidade do Maneco, em 1993 Eliane Giardini ganha um papel de maior destaque na trama de Renascer do autor Benedito Ruy Barbosa. Na trama ela fazia a submissa Yolanda  , que era chamada de forma depreciativa pelo marido : “Dona Patroa”. A Personagem só conseguiu desabrochar depois da morte do marido Teodoro (Herson Capri) , e achou o amor nos braços do turco Rachid (Luis  Carlos Arutin). A Dona Patroa pode ser vista atualmente na reprise de Renascer no Viva. É uma boa chance de ver a Eliane Giardini fazendo um papel ainda centrado,  com um  tom de voz baixo e bem diferente das que ela tem costumado fazer.

9º. Tarsila do Amaral de Um Só Coração (2004)
Um só coração
Foto : http://spa.fotolog.com
        Em 2004 Eliane viveu na minissérie da Maria Adelaide Amaral  Um Só Coração , a modernista Tarsila do Amaral. A Minissérie retratava os 450 anos de São Paulo sob o foco da arte, e tomando como ênfase a semana de arte moderna. O romance de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade (José Rubens Chachá) também foi retratado na minissérie. O casamento dos dois teve forte influência na criatividade de Tarsila. Além disso, no período em que estiveram juntos, foram produzidos o Manifesto da Poesia Pau-Brasil e o Manifesto Antropófagico. Eliane reviveu a personagem dois anos depois na minissérie JK,  que contava a vida  do presidente Juscelino Kubstichek , também da Maria Adelaide.

8º.  Caetana de A Casa das Sete Mulheres (2003)
A casa das sete mulheres
Foto : http://1.bp.blogspot.com
        Em 2003 a atriz viveu na minissérie  A Casa das Sete Mulheres de autoria da Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão a bela e forte Dona Caetana, mulher de Bento Gonçalves (Werner Schumermann).  Ao rebentar a revolução, Bento o grande herói, exila as mulheres e crianças  em uma fazenda da família, com a certeza que elas estariam seguras. Mas essas mulheres praticamente enfrentaram a guerra juntos com seus maridos, a guerra pela salvação de suas honras.

7º. Santa Maria de A Indomada (1997)
A indomada
Foto : http://static-aws-br.videolog.tv
        A Santa Maria de A Indomada do autor Aguinaldo Silva, foi outra personagem apaixonante da Eliane Giardini. Irmã de Maria Altiva (Eva Wilma) a grande vilã da trama, Santa Maria sempre foi obrigada a viver sobre os preceitos da irmã, que não aprovava sua vida  mundana e de bebedeiras. A Santinha foi uma das mais marcantes da trama e seus duelos em cena com Eva Wilma são inesquecíveis.

6º. Condessa de Gouvarinho de  Os Maias (2001)
Os Maias
Foto : http://4.bp.blogspot.com
        Direito do belo texto de Eça de Queiroz , Eliane Giardini viveu em 2001 a fogosa Condessa de Gouvarinho na minissérie Os Mais  também da autora Maria Adelaide Amaral. A Condessa apesar de casada, não resistia aos encantos e belos olhos negros do Dr. Carlos da Maia (Fábio Assunção) . O Fogo  sexual da personagem contrastava com o clima bucólico da  Lisboa de 1788. Eliane Giardini foi impecável vivendo a passional personagem, que ardia de desejo por dentro , mas tinha que manter-se dama diante da  hipócrita sociedade lisbonense.

5º. Lola de Explode Coração (1996)
Explode coração
Com Paulo José e Leandra Leal
Foto : http://canalviva.globo.com
        Justiça seja feita, a Glória Perez foi a responsável pelas melhores personagens  interpretadas por Eliane Giardini. A atriz  já  havia participado da minissérie Desejo que a autora  escreveu em 1990, mas foi em 1996 que ela viveu a primeira personagem de grande apelo popular. Era a cigana Lola da novela Explode Coração , a mãe da protagonista Dara (Teresa Seiblitz) . Na trama a personagem  era uma cigana moderna de classe média alta, e ao lado de Paulo José , foi o destaque da trama.

4º. Nazira de O Clone (2001)
O clone
Foto : http://www.telehistoria.com.br
        Como esquecer a espalhafatosa Lala Nazira da novela O Clone ? Outra personagem da Eliane escrito por Glória Perez. Na trama NaziRa era a cunhada de Jade (Giovanna Antonelli) e Latiffa (Letícia Sabatella) , e por ter ficado solteirona infernizava a vida das cunhadas. Inesquecíveis as cenas de delírios de Nazira, que ao conhecer um homem logo se imaginava casada com ele, tamanha era a vontade de deixar de ser sozinha.

3º. Indira de Caminho das Ìndias (2009)
Caminho das Índias
Foto : http://redeglobo.globo.com
        Ainda no seleto time de personagens de Glória Perez, em 2009,  Eliane Giardini viveu a inesquecível Indira Ananda. A personagem era a sogra que com certeza ninguém gostaria de ter. Indira infernizou a vida das  três noras durante toda a trama.

2º. Viúva Neuta de América (2005)
América
Com Murilo Rosa
Foto : http://listas.terra.com.br
        A Viúva Neuta de América , outra personagem da Eliane criada por Glória Perez , pode ser considerada a mais complexa entre todas. Neuta teve dois dilemas dentro da trama : Aceitar  a felicidade nos braços de um homem mais jovem e homossexualidade do filho. Em ambas as situações Eliane Giardini empregou todo o seu talento , para dar o tom certo aquela mulher que era ao mesmo tempo forte e dona da sua vida, mas se viu apaixonada por Dinho um homem muito mais jovem que ela, um sentimento que iria contra os  preceitos. Mas a viúva resolve abrir mão do pulso forte e se entregar a Dinho (Murilo Rosa) em um das cenas mais belas da trama. Como esquecer a primeira noite de amor deles debaixo de um temporal ao som de “Os Amantes”  na voz do Daniel. A Emoção e a sensibilidade tomou conta da personagem  também ao descobrir a verdadeira  opção sexual do filho Junior (Bruno Gagliasso), tendo que mais uma vez mudar seus conceitos em nome da felicidade da família.

1º. Muricy de Avenida Brasil (2012)
Avenida Brasil
Foto : 
        Quem nunca se imaginou no meio da mesa de refeições da casa do Tufão em pleno bairro do Divino na novela Avenida Brasil do João Emanuel Carneiro ? Afinal a família mais complicada da história da teledramaturgia praticamente resolvia seus problemas à mesa e a matriarca dessa seção era Dona Muricy que aos berros tentava colocar ordem na casa. Uma mulherão , no mais completo sentido da palavra, a Muricy da Eliane Giardini esbanjava sensualidade sempre vestida com estampas de onças , zebras, etc. A Personagem foi tão marcante que a atriz foi escalada para Amor à Vida vivendo praticamente a mesma personagem, ou vocês não veem nenhuma semelhança entre a família do Bruno (Malvino Salvador) com a do Tufão (Murilo Benício) ?



Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa


Comentários

  1. Amei, como não amar essa mulher? Sou fã dela, e a cada vez que eu busco e conheço mais sobre a história e carreira dessa mulher eu me encanto...
    A cada personagem uma nova surpresa, como ela interpretava tão bem e interpreta até hoje, sem perder o seu carisma (: E esse lindos olhos verdes... Que como Max Sullivan(Werner Schunemann)em Eterna Magia (2007) disse: - Esse olhos verdes que são capazes de enlouquecer qualquer homem...

    ResponderExcluir
  2. Amoooooooo Eliane Giardini Meu DEUS DO CEU, AQUELES OLHOS VERDES, ai Eu qQUERIA SER ELA CATA, COMO ACREDITAR QUE WLA TEM 60 ANOS CARA NÃO DA!!!!!!! JURO POR DEUS QUE SE EU FOSSE HOMEM CASAVA COM ELA!!!!!!!! ELA É UMA ATRIZ TÃO MARAVILHOSA, INTERPRETA COMO NINGUEM AS SUAS PERSONAGES, NAS HORAS ALEHRES E ENGRAÇADAS E NAS HORAS TRISTES E DRAMATICAS NUNCA VI NA MINHA VIDA UMA MUKHER ASSIM , COMO ELA!!!! NÃO TEM COMO NÃO AMAR!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 4)

          Quarto   post   em homenagem aos 60 anos de   Globo através da sua teledramaturgia.         Antes   leia   o –   Post   1                                   Post   2                                 Post   3   Mulheres de Areia (1993)           Mulheres de Areia , o Remake da Ivani Ribeiro   feito em colaboração com  Solange Castro Neves  foi um dos maiores sucesso do horário das seis da década de 90, chegando até superar a audiência da novela das sete  exibida na época ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Meus Personagens Favoritos da Tereza Seiblitz

A Doralice de “ Volta Por Cima ” e   a Eterna Cigana Dara         Nossa eterna Cigana Dara de Explode Coração   voltou com tudo ás novelas   na trama de Volta por Cima , da Claudia Souto .         Muito bom ver a volta de atores veteranos, principalmente em papéis de destaque, e a Teresa Seiblitz como a Doralice,   esta    reconquistando o público, mostrando sua beleza e talento.         Teresa Iniciou na vida artística como bailarina, através de seu dom de dançar participou de musicais no teatro. Estudou na CAL com  Paulo Betti,  Moacyr Góes  e Tizuka Yamazaki , com quem teve a oportunidade de ser dirigida no longa-metragem Fica Comigo .         A atriz estreou na televisão no grande sucesso  Barriga de Aluguel , onde viveu a antagonista Laura, depois fez  Pedra sobre Pedra...

No Tema e Na Trilha do João Bosco

        Cantor, Violonista e compositor brasileiro, João Bosco é um dos grandes nomes da MPB e um dos que mais representa a Bossa Nova.  Começou a tocar violão aos 12 anos, por incentivo da família repleta de artistas ligados a música. Influenciado pelo Jazz, Bossa Nova e o Tropicalismo, João Bosco   conheceu em 1967 Vinícius de Moraes , e essa amizade rendeu várias composições que viraram sucesso nacional como “ Rosa dos Ventos” ,  “O mergulhador” e “Samba do Pouso ”. Aldir Blanc , João Bosco conheceu em 1970 e essa parceira rendeu mais sucessos como: “ O mestre sala dos mares”, “O bêbado e a equilibrista” , “Bala com bala”, “Kid cavaquinho”, “Caça à raposa”, “Falso brilhante”, “O rancho da goiabada”, “De frente pro crime”, “Fantasia”, “Bodas de prata”, “Latin Lover”, “O ronco da cuíca” e “Corsário”. Mesmo depois de seu primeiro disco lançado pela Gravadora RCB, o nome de João Bosco só  ficou conhecido nacionalmente...