A Rosemere de “Sangue Bom”
Maria de Lourdes "Malu" da Silveira Mäder1 (Rio de Janeiro, 12 de setembro de1966) |
A Rosemere da novela Sangue Bom da autora Maria Adelaide Amaral é uma das personagens mais críveis da trama. Uma mulher do povão , que depois de ter o filho sozinho, e quase ter se prostituido , conseguiu criar com muito sacrifício esse filho. O Perfil extravagante e barraqueiro da personagem contrasta com o perfil da maioria dos personagens vividos pela Malu Mader na TV, e é exatamente essa brusca mudança de perfil que faz a Rosemere ainda mais interessante. Ver a Malu interpretando uma personagem simples do povão , é mais uma prova do talento dessa atriz, que pode crescer em qualquer tipo de personagem, não se apegando apenas a um perfil.
Foto : contigo.com.br |
A personagem em Sangue Bom pode ser considerada uma recompensa pela apagada Suzana que a autora escreveu para a Malu Mader no remake de Ti Ti Ti (2010) , que praticamente não teve nenhum peso na trama. Se a intenção tiver sido realmente essa, Maria Adelaide já pode ser perdoada , por esse presente que está sendo a Rosemere.
Filha de um coronel do exército brasileiro, Rubens Tramujas Mäder (que cede seu nome à rodovia RJ-163, que vai a Penedo) e de uma assistente social, Ângela Maria da Silveira.
Malu , Tony Belotto e a filha do primeiro casamento e os filhos do casal Foto : http://amauryjr.com.br |
É casada desde 1990 com o músico, apresentador e escritor Tony Bellotto, que integra o conjunto de rock Titãs.
Malu e Bellotto terminaram os respectivos casamentos – o de Malu, com o ator Taumaturgo Ferreira com quem na época dividia os palcos na peça teatral Dores de Amores, e as gravações da novela Top Model. A atriz Betty Gofman foi quem mediou a formação do casal. Após se encontrarem na praia, ele a convidou para passar o reveillon em Porto Seguro, e estão juntos até hoje. Da união, nasceram dois filhos, João Mäder Bellotto, nascido em 14 de maio de 1995, no dia das mães, e Antonio Mäder Bellotto, nascido em 1 de setembro de 1997.
Quando o marido começou a escrever romances policiais, Malu logo alimentou o desejo de levar o livro de estréia, Bellini e a Esfinge, para o cinema, o que aconteceu em 2001. Malu participou do filme, não só como atriz, mas também como co-produtora. Além de ter trabalhado no lançamento e na distribuição. E ainda dedica-se à redação do programa Afinando a Língua, onde o marido era apresentador no canal Futura.
Quando o marido começou a escrever romances policiais, Malu logo alimentou o desejo de levar o livro de estréia, Bellini e a Esfinge, para o cinema, o que aconteceu em 2001. Malu participou do filme, não só como atriz, mas também como co-produtora. Além de ter trabalhado no lançamento e na distribuição. E ainda dedica-se à redação do programa Afinando a Língua, onde o marido era apresentador no canal Futura.
Em agosto de 2005, depois que sofreu uma convulsão em Florianópolis, foi-lhe diagnosticado um cisto benigno no lado esquerdo da cabeça, do qual foi operada com sucesso. Malu já tinha passado por um susto semelhante quando tinha 25 anos, quando numa consulta para engravidar do primeiro filho foi-lhe diagnosticado um tumor de 8 centímetros no figado e outro na bexiga. Seguiu para Nova York, onde foi operada no Memorial Hospital, e os tumores foram diagnosticados como benignos. Em Nova York, ainda fez seu primeiro curso de direção de cinema, enquanto esperava seu primeiro filho.
A vida profissional de Malu Mader começou aos 15 anos. Malu foi levada pela cunhada Maísa, que estava começando a namorar seu irmão mais velho, para assistir CAPITÃES DE AREIA e decidiu atuar.
Em 1982, inscreveu-se no curso para atores do Teatro Tablado, dirigido por Maria Clara Machado, e teve como professora a atriz Louise Cardoso. No final do ano, fez sua primeira encenação ao participar da montagem de Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato. Através desse trabalho, chamou a atenção do diretor Dennis Carvalho, que assistiu a peça, e a convidou para viver Dóris Cantomaia, na novela EU PROMETO ( 1983 ) da Janete Clair. Aos 16 anos, em 1983, Malu estreou na TV Globo, sendo a única emissora de televisão aberta para a qual presta trabalhos até os dias atuais.
Com Dina Sfat Foto : http://www.google.com.br/ |
Em 1984 ela participou do elenco de CORPO A CORPO fazendo par romântico com o saudoso ator Lauro Corona. Esta seria a primeira de muitas novelas e minisséries do autor e seu grande amigo Gilberto Braga, que depois dessa produção MALU iria participar de quase todas as outras do autor.
Na primeira versão de TI TI TI ( 1985 ) Malu Mader deu vida a filha mimada de Jacques Leclair ( Reginaldo Faria ) a Walkíquia Spina.
Mas Malu Mader só passaria a cair no gosto do grande público depois de protagonizar a minissérie ANOS DOURADOS de Gilberto Braga. A Lurdinha uma típica moça da sociedade dos anos 50, que se apaixonava por um rapaz filho de pais separados, e sua família quatocentona não aceitava a relação. O sofrimento da personagem e o amor do casal conquistou o público, e elevou Malu a estrela de primeira grandeza.
Com Felipe Camargo Foto : http://1.bp.blogspot.com/ |
No ano seguinte ela faria sua primeira protagonista na novela FERA RADICAL ( 1988 ) do Walter Negrão, vivendo a vingativa Cláudia. Uma mulher amargurada devido uma chacina sofrida por sua família ainda quando esta era criança, ela prometeu vigar toda a família, e 15 anos depois volta aquela cidade onde acontecera toda a artrocidade, instalando-se na fazenda do supostamente responsável pelo que acontecera a seus pais. Só não contava que iria se envolver com os filhos desse homem Fernando (José Mayer ) e Heitor ( Thales Pan Chacon ). Mas acabava se apaixonando verdadeiramente por Fernando. Na novela vale ressaltar as inesquecíveis cenas entre Malu e a saudosa Yara Amaral, que viveu Joana Flores , a verdadeira responsável pela chacina de sua família.
Foto : http://3.bp.blogspot.com/ |
Foi neste mesmo ano que estreou no cinema, na comédia juvenil Rock Estrela, onde então com 16 anos e, após ter passado por sua primeira experiência sexual, sentiu-se enganada ao se ver exposta na ficção de uma maneira a qual ainda não havia se exposto na vida real, e pediu para a cena ser retirada. Será que foi devido a essa experiência que Malu nunca explorou seu lado sensual, a não ser que o personagem pedisse. Afinal até hoje a atriz é um das estrelas que anualmente são convidadas para estrelar um ensaio de nu para a revista PLAYBOY, mas todos os anos a resposta foi a mesma : Não! Especula-se que já foi oferecida a atriz o chachê de até 1 milhão de reais, mas mesmo assim ela não se convenceu.
Capa da Trilha Internacional com Malu Foto : http://www.novelasdaglobo.com |
Voltando para a carreira da atriz, em 1987 ela foi uma das estrelas da novela das oito O OUTRO de Aguinaldo Silva, dando vida a hip ex-menina de rua Glorinha da Abolição. A personagem era a única que sabia da troca de identidade dos sócios Paulo e Denizard, o que ela não esperava é que o sócia do homem que amava Paulo, era na realidade seu Pai.
Malu na capa da trilha internacional Foto : http://www.trash80s.com.br/ |
Em 1989 mas uma protagonista para Malu Mader, a Duda da novela TOP MODEL de Antônio Calmon e Walter Negrão. A personagem era uma menina humilde, mas que devido sua beleza se tornou a garota propaganda de uma grande empresa de confecções, a Covery. Devido esse contrato ela passa a ter contato com os irmãos Gaspar ( Nuno Leal Maia ) e Alex ( Cécil Thiré ) sócios da empresa. Alex acaba se apaixonando por Duda, que já é apaixonada pelo grafiteiro Lucas ( Taumaturgo Ferreira ) que descobre-se depois ser o filho abandonado de Alex.
Com Antônio Fagundes e Tadeu Aguiar Foto : http://1.bp.blogspot.com/ |
Em O DONO DO MUNDO ( 1991 ) mas um sucesso de Gilberto Braga protagonizado por Malu, ela viveu a engênua Marcia, uma mulher que na noite de núpcias foi alvo de uma aposta do inescrupuloso Felipe Barreto ( Antònio Fagundes ), que ao descobrir que ela se casara virgem com seu empregado Walter ( Tadeu Aguiar ) , resolve arquitetar um plano seduzindo Márcia e sendo assim o primeiro homem da vida dela. Márcia iludida com Felipe se entrega totalmente ao mau cáreter, seu marido os flagra e morre em um acidente desnorteado com a cena, o que faz Márcia se sentir muito culpado, principalmente depois que desobre que não passou de um trófeu na mão de Felipe. A extrema ingenuidade da personagem acabou criando um bloqueio entre o público, que rejeitou Márcia , e morria de amores por Thais , uma garota de programa vivida na trama pela então estreante Letícia Sabatella. Depois de alguns ajustes no perfil , a personagem acabou dando o troco em Felipe e lavando a alma do público.
Com o elenco de Anos Rebeldes Foto : http://s2.glbimg.com/H |
Em 1992 Gilberto Braga resolve escrever sobre os anos de jumbo da época da ditatura, e escreve o grande sucesso daquele ano ANOS REBELDES e exigiu que a protagonista fosse ela Malu Mader. Assim ela deu vida a alienada e individualista Maria Lúcia, que vivia traumatizada com a história do pai Orlando Damasceno ( o saudoso Geraldo Del Rey ) , um jornalista conhecido como membro do partido comunista, que sempre colocou a ideologia acima da realização profissional. Quando ela conhece João Alfredo ( Cássio Gabus Mendes ) se apaixona perdidamente, mas depois percebe as semelhanças dele com seu pai, o que a faz pensar melhor nessa paixão e não entrar de cabeça. A atuação de Malu foi muito elogiada pela crítica na época, principalmente a da segunda fase da minissérie, onde Maria Lúcia já uma mulher adulta e independente resolve ajudar João Alfredo a fugir do país.
Em 1993 ela foi convidada para estrelar mais uma novela das sete, desta vez a última de Cassiano Gabus Mendes O MAPA DA MINA, mas só aceitou o papel depois de feito uma modificação. Malu havia sido convidada para viver a mocinha Elisa a freira que tinha a tatuagem do mapa no bumbum, mas cansada de viver mocinhas engênuas e sofredoras, ela pediu que seu papel fosse trocado, pois ela gostaria de viver a personagem Wanda que era uma mulher fatal e sensual e de caráter duvidoso , totalmente diferente de tudo que Malu havia interpretado até então. A atriz que viveria Wanda era Carla Marins que coindentemente também estava cansada de viver tipos que esbanjavam da sensualidade e prontamente aceitou a troca. Mas o carisma de Malu era tão grande que o público não aceitava a relação de Rodrigo ( Cássio Gabus Mendes ) com Elisa e exigiu que no final da trama Wanda e Rodrigo ficassem juntos, o que lógico acabou acontecendo.
A partir de 1994 Malu Mader resolve dar um tempo na carreira e se recolhe ao seu primeiro período sabático, e no ano de 1995 dar à luz a seu primeiro filho com “titanico” Tony Bellto. No ano seguinte ela participa do elenco fixo do seriado A VIDA COMO ELA É ...( 1996 ) , o que lhe daria mais tempo para continuar cuidando do filho.
Nos anos seguintes ela participou como a estrela do seriado A JUSTICEIRA ( 1997 ) interpretando a ex-policial Diana Maciek, uma mulher amargurada pela perda do filho, entregue a um organização criminal em troca de dívidas do próprio marido. O Seriado teria 32 episódios, mas devido a segunda gravidez de Malu ele foi reduzido para apenas 12.
Foto : http://img1.mlstatic.com/ |
Em 1998 ela protagoniza a minissérie LARIRINTO, mas um sucesso de seu autor preferido Gilberto Braga. Nesta Malu interpreta a prostitura Paula Lee, uma esperta garota que ajuda a André Meirelles ( Fábio Assumpção) a tentar provar sua inocência na morte do grande empresário Otácilio Martins Fraga ( Paulo José ).
Foto : http://imguol.com/ |
Em 1999 Malu recusa o papel da italiana Juliana na novela TERRA NOSTRA de Benedito Ruy Barbosa. Mas ela voltaria a telinha ainda neste mesmo ano em mais uma produção de Gilberto Braga, desta vez no horário das seis, no grande sucesso de crítica FORÇA DE UM DESEJO. A Cortesã Ester Dellamare rendeu a Malu Mader também todos os elogios da crítica. A novela que não teve muito apego por parte do público ficou mais connhecida pela resconstituição de época perfeita, e pela atuação do elenco jamais tão bem escalado com nessa produção.
Com Fábio Assumpção Foto : http://f.i.bol.com.br/2 |
Em 2003 Gilberto Braga escreve especialmente para MALU em comemoração aos seus 20 anos de carreira a novela CELEBRIDADE lhe presenteando com a personagem Maria Clara Diniz, uma produtora de show e ex-modelo muito bem sucedida, e que exatamente por isso despertou a inveja da ambiciosa Laura ( CláudiaAbreu ) que não mediu esforços para tomar tudo que era de Maria Clara inclusive seu lugar no show business . A amizade de Malu com o autor Gilberto Braga ultrapassa a barreira da admiração profissional, eles já são amigos de longa data, tanto que Gilberto até já divulgou na imprensa que “se não tivesse optado por outro estilo de vida, ela seria mulher com quem eu gostaria de casar e ter filhos”.
Malu na capa da trilha Foto : http://3.bp.blogspot.com/ |
Depois de CELEBRIDADE, Malu só voltaria a telinha na pele da pianisa Eva Sullivan da novela ETERNA MAGIA de Elisabeth Jhin. Depois da não repercussão do personagem e do suposto fracasso de público da trama, Malu divulgou está muito decepcionada com a personagem, principalmente depois que a autora resolve transformar Eva que era a Vilã da história em heroína para ver se recuperava o público que teimava em não se identificar com a mocinha vivida por Maria Flor. Malu ficara decepcionada, pois esta seria sua primeira grande vilã na teledramaturgia.
Foto : http://f.i.bol.com.br/ |
Em 2008, estreou como diretora em Essa História Dava Um Filme, programa do canal pago Multishow, que na verdade trata-se de uma mistura de reality, ficção, documentário e making of, mostrando o processo de produção do curta-metragem desde as reuniões de pauta até as filmagens. O curta produzido por Malu foi inspirado em uma caso verídico que aconteceu com o ator Thiago Lacerda. Além de Thiago, a história contou também com a participação da atriz Daisy Lúcidi. No mesmo ano, foi diretora e roterista, junto a Mini Kerti, do documentário Contratempo. E ainda atuou no projeto Se Não Fosse o Onofre, em que interpreta a mãe de Zé, vivido por seu filho caçula.
Malu no Filme "Beline e a Esfinge" Foto : http://4.bp.blogspot.com/ |
No cinema, atuou em vários filmes que marcaram a década de 1980, entre eles, Dedé Mamata e Feliz Ano Velho, ambos de 1988. Em 1999, acompanhando o renascimento do cinema nacional, fez Mauá, O Imperador e o Rei. Em 2002, interpretou uma prostituta no filme O Invasor. Já havia interpretado um papel semelhante no ano anterior, quando protagonizou o filme Bellini e a Esfinge, baseado no livro de Tony Bellotto. Também fez participações memoráveis em Sexo, Amor e Traição, Brasília 18%, Podecrer! e Sexo com Amor?.
No teatro Malu tem tem peças em seu currículo :
· 1981/1982 - Os Doze Trabalhos de Hércules"
· 1989/1990 - Dores de Amores
· 1993/ 1994 - Vestido de Noiva
Foto : www.historiadocinemabrasileiro.com.b |
Uma atriz dona de uma talento invejável e de uma beleza eterna, Malu Mader sempre calçou sua carreira com muito profissionalismo. No meio é uma das mais respeitadas atrizes , e considerada uma das melhores da sua época. Malu conseguiu já com esse leque de personagens , fazê-los usando apenas do perfil e texto, seu visual praticamente é o mesmo, o cabelo também pouquíssimas vezes foi modificado, provando ainda mais o empenho da atriz, que só poderia usar mesmo do seu talento para imprimir as diferenças entre tantas heroínas, vilãs , mocinhas, etc.
Não sei se vocês são como eu, que tem alguns profissionais que de tanto admirar e acompanhar a carreira, tornam-se os mais queridos. Comigo isso acontece com a Malu Mader, que sempre está na lista das minhas preferidas.
Foto : http://3.bp.blogspot.com/ |
Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa
Pesquisa : Wikipédia.com , memóriaglobo.com
Antes de mais nada quero parabenizar seu texto e esse blog e pela análises sempre coerentes e inteligentes para cada tema.
ResponderExcluirSou um dos incontáveis fãs da beleza e do talento de Malu Mader, adorei rever cada trabalho sempre desempenhado com grande desenvoltura pela minha musa maior. Malu completa 30 anos de uma carreira brilhante, onde a discrição, a inteligência e o talento foram pilares. Amo e admiro muito Malu e quero sempre ve-la brilhando.
Malu Mader é deslembrante, magnífica, adoro essa atriz.
ResponderExcluirGilberto Braga até já divulgou na imprensa que “se não tivesse optado por outro estilo de vida, ela seria mulher com quem eu gostaria de casar e ter filhos”. Achei isso lindo
ResponderExcluir