Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Maria Padilha



        Maria Padilha, nascida no Rio de Janeiro, fez uma sólida carreira. Circulou por alguns dos grupos e escolas mais marcantes de sua geração. A atriz sempre teve como principal característica a simplicidade e delicadeza ao interpretar.
        A Atriz tem em seu currículo mais de 26 espetáculos de teatro, 31 trabalhos em televisão e 11  filmes, que a elevaram ao  primeiro time de grandes atrizes brasileiras.
        Atualmente Maria Padilha está no elenco de A Regra do Jogo, vivendo Claudine, amante de dois irmãos que se odeiam. A personagem já entrou em cena dando o que falar, vivendo momentos  antológicos com Renata Sorrah.
        Neste post vou relembrar as 8 personagens na tv  vividas pela atriz que mais me marcaram.

Beth de Água Viva (1980)
aguaviva_logo

com a GLÓRIA PIRES 
        Beth  da novela Água Viva, do autor Gilberto Braga, foi a primeira personagem da atriz em novelas. Sua estreia para o grande público.  Beth  ficou marcada pela cena do topless que protagonizou na trama.  No dia da gravação Maria Padilha, Glória Pires, Tonia Carrero e Mariz Zilda foram repreendidas por populares quando perceberam que as atrizes iam tirar a parte de cima do biquíni. As gravações tiveram que ser canceladas e transferidas do Posto 9 da praia de Ipanema para São Conrado.


Amanda de Mico Preto (1990)
micopreto_logo



        Em 1990, Maria Padilha integrou o núcleo cômico da trama de Mico Preto, novela dos autores Marcílio Moraes, Leonor Básseres e Euclydes Marinho. A Atriz deu vida a Amanda, esposa de Adolfo (Tato Gabus) e ambos eram  pais de Denise, vivida pela Déborah Secco, uma criança na época.


Karen de O Dono do Mundo (1991)
donodomundo_logo


        Maria Padilha deu um show de interpretação ao viver a vilã e preconceituosa Karen na trama de O Dono do Mundo, do autor Gilberto Braga. A personagem era pura ostentação e não media esforços para manter o seu padrão de vida. Entre as muitas maldades da Karen vale destacar que  ela foi capaz de dopar o sobrinho que criava como filho,  só para ele não voltar a morar com o pai, e  assim ela não perder a “gorda” pensão que recebia para cuidar da criança. Vale destacar também a química entre Maria Padilha e Daniel Dantas em cena. A dupla enriqueceu muito os personagens.


Stela de Anjo Mau (1997)
anjomau97_logo

com DANIEL DANTAS 
        Depois de 6 anos, Maria Padilha e Daniel Dantas voltaram a contracenar como casal novamente, desta vez na trama do remake de Anjo Mau, reescrito por Maria Adelaide Amaral. As aventuras do casal Tadeu e Stela, tal qual na versão original, também foi sucesso absoluto.

Dinorá de O Cravo e a Rosa (2000)
cravoearosa_logo


        Uma mulher muito à frente do seu tempo. Assim era a Dinorá, personagem que a Maria Padilha viveu na trama de O Cravo e a Rosa, do autor Walcyr Carrasco.  Dinorá traia o ingênuo marido Cornélio, vivido pelo Ney Latorraca, e bancava a dama da sociedade acima de qualquer suspeita. Maria Padilha e Ney Latorraca brilharam na trama e  a química do casal foi o grande destaque do núcleo cômico da novela.


Hilda de Mulheres Apaixonadas (2003)
mulheresapaixonadas_logo

com CHRISTIANE TORLONI e GIULIA GAMM 
        Entre os vários assuntos politicamente corretos tratados na trama de Mulheres Apaixonadas, do autor Manoel Carlos, a prevenção sobre o câncer de mama foi um dos mais importantes. Maria Padilha, que viveu a personagem Hilda, foi a escolhida para passar pelo drama da descoberta do câncer e todas as fases que as mulheres passam para se curar. Foi um momento importante para teledramaturgia brasileira e para o currículo da atriz.


Leonor Berganti de Cinquentinha (2009)
cinquentinha_logo

com SUSANA VIEIRA, MARILIA GABRIELA e BETTY LAGO 
        Em Cinquentinha, seriado do autor Aguinaldo Silva, Maria Padilha entrou vivendo a quarta ex-mulher de Daniel (José Wilker), um multimilionário que ao morrer deixa uma série de exigências para que suas ex-esposas recebam a herança.   Conforme reportagens dadas pelo autor na época do lançamento da série, o perfil das personagens foram pensados e escritos tomando como base  exatamente as características pessoais de cada a atriz que  viveria as personagens. Será?


Diva Celeste de Lado a Lado (2012)   
ladoalado_logo 



        Diva Celeste, a personagem que a Maria Padilha viveu na trama de Lado a Lado, dos autores estreantes João Ximenes Braga e Cláudia Lage,  era literalmente uma “Diva”, ou pelos se sentia como tal.  Uma atriz decadente em pleno início do século XX, Diva Celeste fazia questão  de tentar manter todo o glamour que tivera no passado quando era a grande estrela da sua companhia teatral. Novamente Maria Padilha “divou” fazendo comédia ao lado de Paulo Betti, Maria Clara Gueiros e Tuca Andrada.  Em Lado a Lado, Maria Padilha passou por uma situação de “Dejavú”. A certa altura da trama, Diva Celeste recebe a amiga Madame Jeanette,  vivida pela Maria Fernanda Candido , uma famosa dançarina francesa. As duas chocam a sociedade ao vestirem roupas mínimas para tomar banho de sol na praia. A Atitude das personagens causou confusão na trama e deu até polícia. Maria Padilha viveu uma situação igual na trama de Água Viva (1980), quando  sua personagem resolveu fazer topless na praia de São Conrado.




Fonte :
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com , Wikipédia.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...