Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Selton Mello


        Selton Mello, mais conhecido como o ator e diretor mais cobiçado do Brasil, terminou na semana passado mais uma grande e célebre participação na tv, vivendo o Augusto de Valmont na versão brasileira do clássico  Ligações Perigosas, da Manuela Dias.

        O Ator está cada vez mais reticente a participações na Tv, e assim temos que aproveitar cada vez que ele cede aos apelos dos fãs que sentem sua falta  em novelas. A parte boa desse distanciamento da tv e que a cada ano que passa aquele menininho que começou tímido em novelas como Dona Santa (1981), Corpo a Corpo (1984) e Sinhá Moça (1986) entre outras, vem se  consagrando como grande ator e diretor de cinema. 
        O Filme O Palhaço de 2011, estrelado, dirigido, roteirizado e produzido por Selton é o seu filme de maior sucesso até então com mais de 26 prêmios  e 4 indicações, entre elas  um dos cinco filmes indicados como Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.  
        Além do grande ator e diretor, Selton ainda é dublador e é dele a voz de personagens inesquecíveis como Daniel San do filme Karatê Kid; o Jones de Loucademia de Polícia e o Kiefer Sutherland de Linha Mortal.
        Já em seus primeiros trabalhos na tv o ator chamava atenção por sua interpretação  singular e imposição de voz só dele, já mostrada em seus personagens ainda quando criança. Com seu crescimento físico era natural o crescimento dramaturgo vivendo personagens complexos e que  deram um show em cada novela, minissérie ou seriado.
        Selton Mello nasceu na cidade de Passos em Minas Gerais e é irmão do também ator Danton Mello.
        O post de hoje homenageia esse ícone brasileiro por seu trabalho impecável em Ligações Perigosas e nos outros que vamos relembrar agora!

Vitor Velasques de Tropicaliente (1994)
com a PALOMA DUARTE 
        Depois de alguns personagens menores, o Vitor Velasques foi  o primeiro personagem com ares de protagonista vivido pelo ator.  Vitor era um playboy cearense que ao conhecer Açucena, personagem da Carolina Dieckmann, desenvolve um amor doentio pela garota. A situação piora quando sua mãe , Letícia (Silvia Pfeiffer) volta a se envolver amorosamente  com Ramiro (Herson Capri) , pai de Açucena.  Selton Mello conseguiu,  mesmo no horário das seis, mostrar todas as nuances de psicopatia e loucura do personagem e foi sem dúvidas um dos melhores da trama do Walther Negrão.

Tonico de A Próxima Vítima (1995)
Selton na capa da trilha nacional da novela 
        Numa vibe mais comédia, Selton Mello foi um dos destaques da trama de A Próxima Vítima, do autor Silvio de Abreu, na pele do machista Tonico. Sua dobradinha com Déborah Secco, que fazia seu par romântico,  rendeu cenas hilárias à trama.

Emanuel de A Indomada (1997)
indomada_logo
Adicionar legenda
        O Emanuel de A Indomada, do autor Aguinaldo Silva, foi outro personagem complexo vivido por Selton Mello em novelas. Uma espécie de anjo, cândido e inocente alheio à insensatez do mundo que lhe cercava. No decorrer da trama Emanuel se apaixonada por Grampola (Karla Muga), e os dois acabam se tornando o casal jovem por quem o público passou a torcer, esquecendo a Carolaine (Nívea Stelmann) e Felipe (Mateus Rocha), o casal jovem “oficial” da novela. O final de Emanuel foi poético. O personagem se transforma em um anjo com direito a asas em plena praça de Greenville. A sensibilidade  interpretativa do Selton Mello  foi sem dúvidas o mais importante na composição de um personagem  que ficava na linha tênue entre o poético e o patológico.

O Chicó de Auto da Compadecida (1999)
autodacompadecida_logo
com MATEUS NACHTERGAELLE 
        Uma das dobradinhas que mais deu certo na tv em todos os tempos sem dúvidas foi Selton Mello e Mateus Nachtergaelle, como Chicó e João Grilo   em O Auto da Compadecida, do Guel Arraes. A Minissérie que virou filme (na época era o contrário)     foi um dos maiores sucesso do ano graças a essa dupla que incorporou os personagens com uma força tão grande que era impossível imaginar que eles tivessem apenas contracenando.

Abelardo de Força de Um Desejo (1999)
forcadeumdesejo_logo

        Em 1999, Selton Mello foi um dos protagonistas da trama de Força de Um Desejo, do autor Gilberto Braga. Na pele do introspectivo Abelardo, Selton Mello passou a trama tentando superar traumas: a rejeição da mãe,  que não o  aceitava por ser fruto da sua traição;  a predileção do pai ao seu irmão mais velho, exatamente por saber que Abelardo não era seu filho e ainda a frustação de ver Alice (Lavínia Vlasak) por quem se apaixonara, apaixonada por seu irmão Inácio (Fábio Assumpção). O personagem foi outro trabalho impecável do ator e um dos primeiros de época, o qual a partir de então o ator passaria a fazer com mais frequência.

João da Ega de Os Maias (2001)
maias_logo

        João da Ega foi o personagem que Selton Mello viveu na minissérie Os Maias, adaptação da autora Maria Adelaide Amaral, para o romance de Eça de Queiroz. O personagem era o cínico bom vivant e melhor amigo de Carlos da Maia, personagem do Fábio Assumpção. João da Ega é considerado por muitos  o alter ego do autor.
       
Dimas de A Cura (2010)

        Dimas, o personagem vivido pelo Selton no seriado A Cura , tinha algo em comum com o ator. É que tal qual Selton, Dimas era mineiro, e o seriado se passou na histórica cidade de Diamantina. João Emanuel Carneiro um dos autores do seriado fez questão que fosse Selton Mello a fazer o personagem, que seria mais um complexo  para o currículo do autor. Dimas é um médico que teve que sair da sua cidade natal por causa de uma falsa acusação de assassinato de um paciente. Apesar da fama de assassino, Dimas é bem recebido pelo psiquiatra Turíbio Guedes (Ary Fontoura), diretor do Hospital Diamantina há mais de 30 anos, e é contratado como clínico-geral. A função não lhe agrada muito, afinal gosta de atuar como cirurgião, mas Dr. Turíbio não quer que ele suje as mãos de sangue. O personagem acaba travando uma luta entre o bem e o mal e buscando em outras vidas as explicações para os acontecimentos obscuros do seu presente.

Pedro de A Mulher Invisível (2011)    
 
com DÉBORA FALABELLA e LUANA PIOVANNI 
        Outro show de comédia do Selton Mello foi o Pedro que ele viveu no seriado A Mulher Invisível, baseado  livremente no filme homônimo  do Guel Arraes e Cláudio Torres. Juntamente com Selton, além de Luana Piovanni, que estava no filme, Débora Falabella  formou a trinca de sucesso  que protagonizava o seriado.



Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa : teledramaturgia.com, memóriaglobo.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

As Novelas de 2014

        Este ano no campo das novelas a teledramaturgia não foi muito feliz. Nenhum fenômeno do tipo Avenida Brasil (2012) ou Cheias de Charme (2012) , e muitas apesar de uma boa audiência não chegaram a virar uma coqueluche. Mas em compensação Joia Rara , novela das autoras Thelma Guedes e Duca Rachid  foi a ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela. Amor à Vida (Globo, 20 de Maio de 2013 à 01 de Fevereiro de 2014)         A primeira novela em horário nobre do Walcyr Carrasco terminou 01 de fevereiro de 2014 e foi exatamente esse último mês da novela que fez com o público se apegassem à trama. A transformação do vilão “Bicha má” Félix (Mateus Solano)  em protagonista foi o grande destaque da trama que deu para ele as duas cenas que finalizaram a novela. O Primeiro beijo gay do horário nobre global finalmente saiu entre os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso . A Cena final de rec...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...