Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Fogo sobre Terra (1974)

        Em 1974, Janete Clair  apresentou ao seu público a trama de Fogo sobre Terra e com a novela  voltou  a falar sobre o drama rural, como ela havia feito com sucesso em Irmãos Coragem (1970). Na época em que apresentou O Semideus (1973),  Janete queria fazer a história de Fogo sobre Terra que  tinha o título provisório de Cidade Vazia, mas a ditadura não aprovou a sinopse.


        Fogo sobre Terra completou 42 anos e  me parece mais recente do que nunca, graças ao seu entrecho em que a autora fazia questão de mostrar a luta do povo do campo contra o progresso indiscriminado  que não se preocupava com a natureza que iria destruir ao seu redor.
        Mesmo com  o foco forte nesse mote rural em contra ponto ao progresso, que tinha como representantes os personagens da fictícia cidade de Divineia, que na trama seria inundada e desapareceria do mapa  submersa às águas para a instalação de uma hidrelétrica, Janete não fugiu aos seus clichês,   e Fogo sobre Terra foi bombardeada pela crítica que não aceitava as coincidências absurdas, o excesso de fantasias no texto e o romantismo exacerbado.

        Cansada das críticas e dos cortes impostos pela censura, Janete Clair desabou em várias entrevistas que ficou muito difícil escrever Fogo sobre Terra, e não entendia por que tanta má vontade com uma trama que apenas primava pelo amor do homem pela natureza.

        O personagem do Juca de Oliveira, Pedro Azulão, foi o grande pivô da marcação serrada da censura sobre a trama. Pedro liderava os moradores de Divinéia contra a construção da hidrelétrica. A Censura não aprovava o perfil contestador do personagem e ele tinha que se “emendar”. A Autora pensou em uma morte heroica para Pedro Azulão, mas  as autoridades preferiam que, ele tivesse o perfil mudado e se tornasse uma pessoa mais contida e cordata.  Um dos grandes absurdos que a autora teve que obedecer.  

         Dina Sfat foi o grande destaque de Fogo sobre Terra na pele da exuberante e irreverente  Chica Martins. A Atriz, uma das preferidas da Janete, gravou a novela grávida da sua terceira filha. 

      
        Regina Duarte, que viveu a sofisticada Bárbara, tinha acabado de dar à luz a sua filha Gabriela Duarte há apenas 45 dias quando começou a gravar a trama. A personagem de Regina sofria de um distúrbio psicológico e sempre que ficava nervosa sofria com uma cegueira momentânea.
        Sônia Braga deu vida na trama a personagem Brisa, irmão de Chica. As duas brincavam  de se comunicar entre si através da “língua do P”. A brincadeira virou mania  em todo o Brasil durante  a exibição da novela.


        Uma música da trilha de Fogo sobre Terra acabou ficando mais famosa depois do término da trama. “Uma Rosa em Minha Mão” cantada por Marília Barbosa, de autoria do Toquinho com letra do Vinícius de Moraes,  responsáveis pela trilha da trama,  ganhou uma nova letra e virou a  famosa  “Aquarela” da campanha das Industrias Faber Castell.


        Uma das cenas mais marcantes da trama sem dúvidas foi a que Nara,  personagem da Neuza Amaral, se recusando a sair da cidade de Divinéia morre afagada pelas aguas que inundam a cidade. Neuza Amaral contou em entrevistas que a cena ficou por anos em sua memória, e com certeza na nossa até hoje.
        Uma forte história de amor tendo como pano de fundo os conflitos entre a modernidade urbana e tradição do povo rural, que infelizmente  não foi o  sucesso esperado, devido a grande mutilação imposta pela censura,  mais que valeu pelo cunho social, levantando um bandeira que hoje faz parte da história atual do Brasil.  Talvez a Janete nem saiba, mas Fogo sobre Terra  pode ter sido o primeiro aceno para a convivência mútua do progresso com a natureza.
Ficha Técnica:
Novela da Autora Janete Clair
Direção Geral : Walter Avancini
Elenco:
JUCA DE OLIVEIRA – Pedro Azulão
REGINA DUARTE – Bárbara
DINA SFAT – Chica Martins
JARDEL FILHO – Diogo
FÚLVIO STEFANINI – Gustavo de Almeida
JAIME BARCELLOS – Dr. Heitor Gonzaga
NEUZA AMARAL – Nara
SÔNIA BRAGA – Brisa
MARCOS PAULO – André de Melo
HERVAL ROSSANO – Arthur Braga
EDSON FRANÇA – Nilo Gato
GILBERTO MARTINHO – Zé Martins
ÊNIO SANTOS – Beato Juliano
DARY REIS – Tonho Madeira
IDA GOMES – Frida
GESSY FONSECA – Celeste
ARACY CARDOSO – Drª Lisa
ISAAC BARDAVID – Salin
TAMARA TAXMAN – Jamile
FRANÇOISE FORTON – Estrada-de-Ferro
GERMANO FILHO – Quebra-Galho (Expedito Santos de Matos)
DARCY DE SOUZA – Ivone
LÉA GARCIA – Tiana 
JOSÉ MIZIARA – Amadeu
TONY FERREIRA – Delegado Amaro
LÍCIA MAGNA – Isabel
LURDINHA BITTENCOURT – Sueli
ROBERTO BONFIM – Saul 
EDSON SILVA – Kalin 
IVAN DE ALMEIDA – Moura
MARY DANIEL – Dona Hilda Maria
as crianças
ROSANA GARCIA – Vivi
RICARDO GARCIA – Ônibus
ISABELA GARCIA – Rodoviária
e
ABEL PÊRA – Vigário Luis
ADA CHASELIOV – Maria Paula
ALDO DELANO – Juca
AMELIN FIANNI – Lindalva
ANALY ALVAREZ – Rita
ANTÔNIO VICTOR – Lucena 
CARAPANÃ – Tamaê
CLEYDE BLOTA – Mirtes 
DARTAGNAN MELLO – Bicho-Brabo 
EXPEDITO DE MATTOS – capanga
GENY DO AMARAL – Zoraide
HELIO ARY – Custódio
IVO GIFFONI – hippie
JORGE CÂNDIDO – Ismael
JORGE CHERQUES – Coronel João Aires de Brito 
JOTA BARROSO – dono do restaurante
MARIA ZILDA – Márcia
MOACYR BASTOS – Jairo
MONIQUE LAFOND – Judi
NILTON MARTINS – Januário
PEPA RUIZ – Isolina
PHYDIAS BARBOSA – Vicente
REGINA LINHARES – Mimi
ROBERTO VIEIRA – Cabo Anacleto
TENEN RESENDE – Argentino
VINÍCIUS SALVATORE – Bruno
Exibição : 08 de Maio de 1974 à 04 de Janeiro de 1975
Capítulos: 209

Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Pesquisa  : teledramaturgia.com , memóriaglobo.com e Wikipédia.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em janeiro de 2026

          Veja os títulos que a Globoplay vai disponibilizar a partir de janeiro de 2026 : 05.01 - Fera Radical   (1988) -    Uma trama que mescla o universo rural com o urbano tendo uma bela protagonista em busca de vingança!  Fera Radical  é nitroglicerina pura. A novela   inspirada na peça  A Visita da Velha Senhora , de  Frederich Durrenmatt , que já havia inspirado  Cavalo de Aço , trama também do autor exibida pela  Globo  em 1973, já estava na plataforma pelo Projeto Resgate   e   agora   entra   pelo Originalidade .  Fera Radical   foi uma espécie de remake de  Cavalo de Aço ,  com o sexo do protagonista trocado. Na trama de 1973,  Tarcísio Meira  era o vingador que chegava a pequena cidade montado em uma  moto, desta vez a protagonista é a   exuberante Malu Mader, vivendo Cláudia.   12.01 - Nina (1977) -...

Rapidinhas - 25.01.2026

    Téo Pereira - Ele Também vai   voltar!         Depois do Crô, que o Marcelo Serrado viveu em Fina Estampa (2011), Téo Pereira,   o fofoqueiro das celebridades   que o Paulo Betti viveu em Império (2014) , também vai voltar na trama de Três Graças , do Aguinaldo Silva .     Téo Pereira   será responsável por divulgar a notícia do caso entre   Ferrete ( MuriloBenício ) e Arminda ( Grazzi Massafera) dando um boa chocoalhada na história.   Novas reprises da Globo   - Será que   vem ai   “ Verão 90 ” e “ O   Outro Lado do   Paraíso ”         Os rumores estão cada vez mais fortes nos bastidores: “Verão 90” e “ O Outro Lado do Paraíso ” despontam como fortes candidatas às próximas reprises da Globo. Na Edição Especial , o clima leve, divertido e cheio de nostalgia de Verão 90 cairia como uma luva. A novela de Izabel de Oliveira...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Vejam os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Fevereiro

        Confira os   títulos que a Globoplay vai disponibilizar no mês de fevereiro nas seções Resgate, Fragmentos, Originalidade   e   Minissérie . Dia 02.02   - Porto dos Milagres (2001) - clássico do realismo fantástico, do autor  Aguinaldo Silva , entra para o catálogo na seção Originalidade.     Apresentada originalmente em 2001, A Trama  é protagonizada por  Antônio Fagundes ,  Cássia Kiss ,  Marcos Palmeira   e  Flávia Alessandra , e volta exatamente no dia   Iemanjá, uma das    personagens da história baiana.     Dia   09.02   - Duas Vidas (1976 )   - Vem na seção Fragmentos .   A trama setentista da autora  Janete Clair, protagonizada por BettyFaria , Francisco Cuoco e Mário Gomes ,  propunha três partes distintas: a vivência dos moradores desapropriados pelas obras,  a dispersão deles , e...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas – 22.11.2025

Isabela Garcia de Volta as novelas da Globo IsabelaGarcia volta às novelas da Globo em Quem Ama, Cuida, substituta de Três Graças às nove.   A atriz vai dividir a cena com LeticiaColin e Tony Ramos – um dos principais núcleos da trama de WalcyrCarrasco e Claudia Souto , com direção artística de Amora Mautner .   Vai ser um reencontro cênico entre ela e Tony que já rendeu vários momentos a nossa teledramaturgia   - como em Pai Herói (1979), Bebê a Bordo   (1988) e OSétimo Guardião   (2018).   Globo entre de vez   com sua teledramaturgia   nas   redes sociais e novo formato vertical         Além das   novelas verticais inéditas   que já estão sendo   divulgadas , a Globo confirmou   spin-offs no mesmo estilo   , incluindo microdramas no Globoplay focados em personagens populares como Bibi Perigosa, personagem da JulianaPaes em A Força do Querer , Ramiro e...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...