Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Francisco Cuoco (Parte 2)



        Francisco Cuoco encerra nesta terça-feira (21.03) mais um personagem na tv nesses mais de 50 anos de carreira. Na pele do Italiano Gaetano di Angeli,  de Sol Nascente do autor Walther Negrão, o ator emocionou e também proporcionou cenas hilárias em parceria como Aracy Balabanian.

        Com mais de 50 anos de carreira, Francisco Cuoco não precisa provar mais nada, porém cada novo personagem seu é um presente, e está atuante na sua idade é um privilégio para o mesmo em um meio onde os mais experiência nem sempre é prestigiada.

        Cuoco sempre este rodeado pela aura do galã que ele mostrou que era em seus  primeiros trabalhos, sendo ao lado de Tarcísio Meira, Carlos Zara e Hélio Souto um dos primeiros na história da tv. Mas no decorrer dos anos foi mostrando que era bem mais que um belo ator, também era um profissional ímpar e inquieto, sempre à procura de novos desafios.

        Foi um dos atores preferidos da autora Janete Clair e o que mais estrelou novelas  dela. Estreou na tv em 1964 na trama de Marcados pelo Amor,  e daí em diante foi um personagem por ano até hoje.

        Em 2014, quando se destacou como o ranzinza Vicente na trama de Boogie Oogie, do Rui Vilhena, o e10blog homenageou o  ator nesta seção, mas com o vasto currículo do Cuoco recheado de bons personagens, muitos  ficaram de fora daqueles 10 primeiros. Link 

        Assim para comemorar o sucesso em Sol Nascente,   o blog vai homenagear  esse grande astro relembrando mais 10 inesquecíveis personagens que ele imortalizou na teledramaturgia nacional. 


Vitor Mariano de Assim na Terra como no Céu (1970)


        Assim na Terra como no Céu, do autor Dias Gomes,  marcou a estreia do Francisco Cuoco na Globo, que vinha do sucesso dos galãs que  interpretou  na Tv Excelsior.  Vitor Mariano era um padre que abandonava a batina para se casar. Porém  via seus planos serem frustrados depois do misterioso assassinato da noiva.  Começava com a trama uma parceira que dura até hoje: Francisco Cuoco x Globo!


Gilberto Athayde de O Cafona (1971)


        Em  O Cafona, do Bráulio Pedroso , Francisco Cuoco testou sua veia cômica e fez uma criação inesquecível do novo rico Gilberto Athayde. Cuoco ficou na dúvida em aceitar o papel, com receio que ele abalasse sua sólida imagem de galã. Athayde acabou virando um dos melhores vividos pelo ator. Inesquecível a cena em que  o personagem num jantar de milionários bebe a lavanda. Virou clássica!


Alex de O Semideus (1973)


        Em O Semideus, Janete Clair juntou os dois principais galãs globais da época Francisco Cuoco e Tarcísio Meira. Na verdade a trama foi do Tarcísio Meira que vivia  dois personagens na trama, mas Francisco Cuoco em nenhum momento foi esquecido e defendeu muito bem o jornalista Alex, que preparava uma reportagem especial sobre Hugo, um dos personagens do Tarcísio.


Vitor Amadeu de Duas Vidas (1976)


        Na trama de Duas Vidas, outro trabalho da  Janete Clair que Francisco Cuoco protagonizou,  ele deu vida a outro médico em sua carreira. Bem sucedido, é um homem sério e exigente, capaz de qualquer gesto para ajudar o próximo. Na trama Cuoco e Betty Faria formavam casal novamente, repetindo a dobradinha de sucesso de Pecado Capital um ano antes.


Chico Rubião  de OsGigantes (1979)


        Em 1979, Francisco Cuoco voltou a dividir o protagonismo de uma trama com Tarcísio Meira. Era a trama de Os Gigantes , do autor LauroCésar Muniz. A novela acabou se mostrando muito depressiva e é uma das mais polêmicas trama apresentadas na emissora. Mesmo com toda essa aura, o Chico Rubião, personagem do Cuoco foi um dos destaques  e  a química com Dina Sfat espetacular.


Otto de Deus nos Acuda (1992)


        A década de 90 reservava grandes personagens para o agora maduro Francisco Cuoco. Um deles foi o Otto Bismark de Deus nos Acuda, do autor Silvio de Abreu. Otto era um grande empresário do ramo da importação de madeira mas também escondia grandes segredos do seu passado. O Público tinha que  decidir se ficava a favor ou contra ao personagem. O Empresário,  viúvo duas vezes , era acusado ter mandado matar as duas mulheres, mãe de seus filhos, e isso deixava a relação entre eles muito difícil. Era um personagem dúbio capaz de grandes gestos em favor dos filhos, mas ao mesmo tempo,   grandes vilanias. Um personagem de mão cheia para o Francisco Cuoco que o interpretou com maestria.


Gaspar de Tropicaliente (1994)


        Em Tropicaliente, do autor Walther Negrão, Francisco Cuoco voltou a testar sua veia cômica na pele do Gaspar Velasquez, pai da protagonista Letícia, vivida pela Silvia Pfeiffer. Sempre foi um empresário honesto e passa isso para a filha que assume os negócios da família. Socialmente é um homem muito divertido, adora futebol e banca um time por puro prazer.


Salviano de Pecado Capital (1998)


        Francisco Cuoco viveu em 1975 um dos  personagens mais importantes da sua carreira, o Carlão de Pecado Capital, da Janete Clair. No Remake  escrito por Glória Perez em 1998, Cuoco é homenageado ao ganhar o papel de Salviano Lisboa. Foi um grande momento para a tv e pura emoção para o ator. Uma pena que sua falta de  química com a  Carolina Ferraz não tenha deixado  repetir o sucesso do personagem de 1975.


Omar Pasquim de Cobras e Lagartos (2006)


                Outro grande empresário vivido por Cuoco foi o Omar Pasquim, da trama de Cobras e Lagartos, do autor João Emanuel Carneiro. O personagem era um homem muito rico, dono da maior loja de grifes do pais, a Luxus , e por isso mesmo era bajulado por toda a família, que almejava herdar sua fortuna. Ao descobrir que tinha uma doença grave, ele resolve se disfarçar de faxineiro da sua empresa para descobrir quem verdadeiramente está do seu lado por afeto e quem por interesse. Na pele do simplório Pereira conhece Duda (Daniel de Oliveira) e o faz seu grande herdeiro juntamente com Bel (Mariana Ximenes), sua sobrinha, a única que nutre um afeto verdadeiro por ele.


Vicente de Boogie Oogie (2014)


        Em 2014, Francisco Cuoco volta às novelas com um papel de destaque na trama de Boogie Oogie, do autor Rui Vilhena. Vicente era um velhinho   com problemas de saúde por se recusava a tomar remédios. No decorrer da trama conhece Madalena, a personagem de Betty Faria e  acaba se apaixonando pela vitalidade da bela mulher. Boogie Oogie acabou nos proporcionando mais um encontro em cena entre Francisco Cuoco e Betty Faria, e é claro que não faltaram alusões ao inesquecível casal de Pecado Capital, quase quarenta anos antes.




Fonte:
Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

Trilha Sonora Eterna – A Viagem Internacional (1994)

        A Viagem   ,   é o    remake escrito por Ivani e  Solange Castro Neves , tendo como base a original  apresentada na  Rede  Tupi  em 1975, e tal qual acontecera com  Mulheres de Areia    (1993), outro remake da autora , a novela que abordava a vida após a morte, de acordo com a doutrina kardescista, foi sucesso de crítica e público sendo uma das mais marcantes da década de 90. Christiane Torloni  , que viveu  a protagonista Dinah,  fez um dos seus melhores personagens para a Tv, com um trabalho incrível de caracterização e construção de uma mulher inicialmente tão prática e  cética.  Não posso deixar de citar os outros dois protagonistas,  Antônio Fagundes  (O Dr. Otávio Jordão) e  Guilherme Fontes  ( O Vilão Alexandre), impecáveis também. Fugindo das imagens estereotipadas de representação do céu, a produção escolheu um campo de go...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas - 25.10.2025

  Rainha da Sucata   - Os clássicos estão voltando         O clássico dos anos 90, Rainhada Sucata , do Silvio   de Abreu , está voltando para a faixa do Vale a Pena Ver de Novo a   partir do dia 3 de novembro de 2025.         A trama protagonizada   pela Regina Duarte, Glória Menezes e um grande elenco   conta uma história   de   ambição, poder, ascensão e queda. E claro: muita elegância, drama e estilo.         Nós pedidos e a Globo   atendeu! E a enquete do   e10blog   também tinha dado a Rainha como escolha.     “Coração Acelerado ”   - Globo começa a divulgação da trama em suas redes         A Globo iniciou as divulgações em suas redes     da   nova novela das 7, Coração Acelerado ,   das autoras Izabel de Oliveira   e Maria He...