Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis – Louca Paixão (1999)



        Há 18 anos a RecordTv em parceria com a produtora JPO produziu a novela Louca Paixão, que era baseada na trama de 2-5499 Ocupado,  a novela conhecida como a primeira diária da tv brasileira, que teve Glória Menezes e Tarcísio Meira nos papéis principais.

        A novela original teve 42 capítulos e 12 personagens, Louca Paixão ganhou outras histórias e acabou sendo apresentada com 132 capítulos e um elenco de 30 personagens. Foi a mais bem sucedida dentre as três que a RecordTv produziu com a JPO. As outras duas foram Estrela de Fogo (1998) e Tiro e Queda (2000).



        A trama conta a história de Letícia (Karina Barum) que trabalho como secretária e telefonista do presídio onde cumpre peno por crime que, assegura, não cometeu. Tendo cumprido cinco dos quinze anos de reclusão aos quais foi condenada por homicídio, sua situação  é mais um dos casos de erro judicial. Criada à um passo da delinquência, ela foi parar em um reformatório após o desaparecimento da sua  mãe de criação, sendo assim acusada desse crime. André (Maurício Mattar) é um advogado de família rica, dono de uma revista de moda. Uma ligação telefônica, feita por Letícia, acaba caindo, por engano, no telefone de André. Os dois conversam por alguns e minutos, e, reciprocamente fascinados um pela voz do outro, são tomados por uma atração instantânea. Daí em diante, eles vão se envolver em um romance complicado e fascinante.




        Karina Barum ganhava o posto de grande estrela da novela e da RecordTv depois do sucesso da Shirley na trama de Torre de Babel (1998), do autor Sílvio de Abreu na Globo, no ano anterior.  A Letícia de Louca Paixão  foi praticamente a  única personagem relevante da atriz na tv depois da Shirley. Sua última aparição  foi na Rede Bandeirantes no programa Tribuna na Tv em 2011.


Resultado de imagem para FOTOS DA NOVELA LOUCA PAIXÃO


        Já Maurício Mattar aceitou sair da Globo desde que a RecordTv lhe desse chance de além de atuar,  mostrar seu lado cantor em Louca Paixão. E Assim foi.  Cantou várias músicas durante a novela, inclusive o tema de abertura.


        As tramas paralelas de Louca Paixão também chamaram atenção como a vida de Iracema (Maria Alves), também presa; o obsessivo amor de Carla (Cássia Linhares), a noiva de André; as vilanias de Tereza (Glauce Graieb), mãe do Rapaz ; e o núcleo da cantina italiana que o casal Domênico (Carlo Briani) e Bianca (Rosaly Papadopol), que conduzem o núcleo de humor na história.


Resultado de imagem para FOTOS DA NOVELA LOUCA PAIXÃO


        Louca Paixão apresentou um suspense em sua reta final. Pedrão, o personagem do Mateus Carrieri era assassinado e o público tinha que descobrir que era o assassino. A RecordTv gravou três finais em que Vera ( Susy Rêgo), Teresa (Glauce Graib) e Gil (Paulo Leite) eram os assassinos. No último capítulo Vera é escolhida, que matara o ex-marido para livrar-se das constantes chantagens que sofria.


        O Autor Ives Dumont  mostrou através da trama problemas contemporâneos e do cotidiano, como o dia a dia carcerário, a homossexualidade, drogas e violência.  Mas todas essas situações foram usadas exclusivamente como pano de fundo para a história central que era um puro folhetim.



        Louca Paixão foi uma novela tida como popular e talvez exatamente por isso seja uma das mais lembradas da história da RecordTv. A trama não poupou   em clichês e maniqueísmo, como a mocinha presa injustamente, o galã rico e infeliz e a vilã extremamente pérfida e malvada. A novela não pedia para o telespectador pensar, as situações eram entregues todas mastigadas, sem metáforas ou sutilezas.  Foi um bom momento da RecordTv antes da era das tramas de épocas e bíblicas que a partir de 2004 começaram a chamar atenção novamente para a teledramaturgia da emissora.


Ficha Técnica:

Novela do Autor Ives Dumont
Direção Geral: José Paulo Vallone
Elenco:
KARINA BARUM – Letícia Moraes
MAURÍCIO MATTAR – André Albuquerque
SUZY RÊGO – Vera Soares
GRACINDO JÚNIOR – Miguel de Albuquerque
GLAUCE GRAIEB – Teresa
MARIA ALVES – Iracema Rangel
LOLITA RODRIGUES – Helena
ALTAIR LIMA – Jacinto Leão
CARLO BRIANI – Domênico de Lucca
ROSALY PAPADOPOL – Bianca
GEÓRGIA GOMIDE – Joana Soares
CÁSSIA LINHARES – Carla de Holanda
RODRIGO VERONESE – Cadu
ÂNGELA FIGUEIREDO – Suzana
INGRA LIBERATO – Soninha 38
ELIETE CIGARINI – Aracy Bandeira
PAULO LEITE – Gil
MATHEUS CARRIERI – Pedrão
VIVIANE PORTO – Amanda
MAURÍCIO XAVIER – Bira
FABIANA ALVAREZ – Juliana
ERNANDO THIAGO – Daniel
CARLA PAGANI – Matilde
RÉGIS MONTEIRO – Custódio
CRÉO KELLAB – Thiago
TUCA GRAÇA – Rico (Ricardo Holanda)
CÁTIA FONTINELLI – Camila
e
VANUSA SPINDLER – Débora
ROGÉRIO FRÓES – juiz
ÊNIO GONÇALVES – relator
SÉRGIO BUCK – Evandro (advogado de Miguel)
Exibição: 30 de Março à 10 de Setembro de 1999
Capítulos: 132

Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Adoro esta Novela.É uma das minhas favoritas.Gostava que a Record Tv voltasse a reprisá-la.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...

Minissérie “Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados” entra na plataforma da Globoplay nesta segunda

           Baseada no romance do anjo pornográfico  Nelson Rodrigues,  a minissérie  Engraçadinha ... Seus Amores e Seus Pecados , do autor  Leopoldo Serran  foi o grande sucesso de 1995 em comemoração aos 30 anos da  Globo   com uma impecável reconstituição  de época  da sociedade conservadora e hipócrita dos anos 40 e 60. A minissérie   entra a   partir desta segunda-feira (15.12) na plataforma da Globoplay .           Alessandra Negrini  foi a grande revelação da minissérie  dando vida a sensual Engraçadinha na primeira fase da trama, assim como  Cláudia Raia  brilhou absoluta na segunda fase da personagem. Inicialmente a Engraçadinha dos anos 60 era evangélica e mulher muito recatada, o inverso da Raia. Mas  foi exatamente esse contraponto que fez com que o trabalho da atriz se tornasse ainda mais importante. ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Novelas Inesquecíveis – Gina (1978)

A Novela das seis mais esquecida que “ O Amor é Nosso ”   e que marcou a estreia da Christiane Torloni como protagonista         Já disse aqui que o e10blog , além de falar dos sucessos da nossa teledramaturgia, também é apaixonado    por aquelas tramas que não fizeram tanto sucesso assim e,   que ficaram esquecidas , até mesmo pela própria emissora que a transmitiu.         A estrela   da seção “ Novelas Inesquecíveis ” este mês é exatamente uma novela das seis que ficou lá “esquecível’   no longínquo ano de 1978 – Gina , a trama   escrita por Rubens Edwal Filho, baseado no romance homônimo de Maria José Dupré (Mesma autora de Éramos Seis ), e que trouxe Crhistiane Torloni com sua primeira protagonista oficial.         Gina foi tão complexa, que ela é até menos lembrada que O Amor é Nosso ! (1981), trama do Roberto Freire e Wilson Agui...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Aguardada cena do dilúvio em “Gênesis” marca um dos primeiros grandes momentos da trama da RecordTv

        A RecordTv exibiu no capítulo de quarta-feira (27.01) de Gênesis , a aguardada cena do dilúvio , uma das primeiras aguardadas   passagens da bíblia que a trama vai   retratar.         Com Oscar Magrini como o Noé, o capítulo mostrou   o dilúvio e Arca sendo   levada pelas águas salvando a família e vários animais do seu criador.         A cena repleta de efeitos especiais e computação gráfica, bem melhores e mais preparados do que as mostradas na primeira semana que retrataram os Jardins do Éden,   foi muito bem recebida pelo público e   deu picos de audiência para a trama dos autores Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro .         Na próxima fase da trama a passagem bíblica retratada será a construção e destruição da torre de babel, outro momento épico que a novela nos reserva. Veja...

Trilha Sonora Eterna – As Filhas da Mãe Internacional (2001)

          Misturando farsa e chanchada a uma narrativa folhetinesca, o humor pretendido era mesclado na representação do drama e do romance dos entrechos, assim   Silvio de Abreu  apresentou mais uma trama que sugeria uma comédia rasgada bem ao seu estilo, e com o elenco espetacular encabeçado por  FernandaMontenegro  -     As Filhas da Mãe .         A novela seguiu uma linha poucas vezes utilizadas dentro da  Globo , cada personagem foi escrito já sabendo quem seria o ator que iria representá-lo, o que fez com que Silvio usasse os traços e pontos mais fortes do profissional para dar ainda mais brilho aos personagens.         Dirigida pelo saudoso  Jorge Fernando ,   a trama contou com um elenco de peso, incluindo além de   Fernanda Montenegro,   - CláudiaRaia ,  Raul Cortez  e  Alexandre Borge...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...