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10 Personagens que mesmo em “A Lei do Amor” se destacaram




        A Novela A Lei do Amor vai terminar marcada  como a trama que mais descaracterizou seus personagens. Alguns deles  de tanta mudança de perfil ficou impossível acreditar na  sua trajetória.

        Porém alguns personagens conseguiram se salvar dessa  roda viva  e mesmo em A Lei do Amor conseguiram uma boa trajetória, graças a seus intérpretes ou por terem escapado da linha de fogo da troca desmedida de perfis.



        O Ciro foi o primeiro grande comparsa da Magnólia (Vera Holtz) e ganhou status de vilão ao ser revelado  seu caso há mais de 20 anos com a sogra. Porém o personagem só deslanchou mesmo depois de revelado todo o seu lado sombrio,   e ao se apaixonar pela Bete (Regiane Alves), ter se   arrependido e    ganhado  uma espécie de redenção.  A impressão é que o Ciro,  que passou a trama toda numa interpretação engessada,    só ganhou vida  nesta reta final. Uma pena. O Thiago Lacerda poderia ter rendido muito mais na trama.


Dona Silvia da  ReginaBraga


        No rastro  da história do Ciro, A Lei do Amor nos apresentou com  a mãe que ele escondia há anos. Assim   ganhamos a Dona Sílvia, numa interpretação cirúrgica da Regina Braga. É de emocionar a atriz e suas nuances  com a deficiência visual da personagem. Aliás nessa entrada e saída de personagens na trama da Maria Adelaide Amaral, a Sílvia foi sem dúvidas o melhor acerto. A personagem deu uma humanizada na história do Ciro com a Vitória (Camila Morgado) e foi crucial para  a libertação do filho das garras da Mag.


Yara da Emanuelle Araújo

        A Yara, vivida pela Emanuelle Araújo, era uma espécie de personagem “orelha”  da Helô (Cláudia Abreu), mas com o talento e exuberância da atriz, logo a Yara ganhou vida própria com seus problemas familiares com a filha e o marido. Ela é a personagem mais reta da trama de A Lei do Amor. Não sofreu drástica alteração de perfil  e teve uma trajetória linear. Nessa reta final a Yara ainda ganhou uma segunda chance com o quase ex-vilão Ciro (Thiago Lacerda). Eles haviam namorado na primeira fase da trama, mas a ambição do Ciro separou o casal quando este se casou como a Vitória (Sophia Abrão). Eu torço por um final feliz deles. É atualmente um dos casais, se não o único, mais crível de A Lei do Amor.


Senador César Venturini do Otávio Augusto


        Otávio Augusto foi um dos atores que teve seu personagem eliminado de A Lei do Amor quando a autora resolveu enxugar o elenco. Porém independente do entrecho político do personagem, sua dobradinha com a Grazzi Massafera já tinha conquistado o público e fez muita falta à trama. Felizmente Maria Adelaide Amaral percebeu isso à tempo e o Senador mais sacana e ao mesmo tempo adorável  da teledramaturgia nacional, ganhou uma segunda chance.


Fausto do Tarcísio Meira


        Tarcísio Meira teve um personagem difícil em A Lei do Amor. Já era sabido que o ator passaria a maior parte da trama inerte, já que o Fausto sofreria uma acidente e ficaria em coma por meses. Mas só um ator do nível do Tarcisão  para  emocionar em cena sem palavras e gesto, passando essa emoção só com expressão no olhar.

       
Gigi da Mila Moreira


        A Gigi que a Mila Moreira ganhou em A Lei do Amor foi uma das personagens sortudas da trama. Inicialmente a Gigi parecia que iria amargar aquele posto de personagem que serviria de ponte entre a Helô (Isabele Drumond) e Tião (Thiago Martins) ou o mesmo Tião (José Mayer) e Magnólia (Vera Holtz) na segunda fase da trama. Mas ela foi muito além e fez da sofisticada e um tanto interesseira Gigi,   uma personagem rica dramaturgicamente e que até merecia um final legal na novela.


Vitória da Camila Morgado


        Camila Morgado teve que pagar um dobrado para fazer a Vitória, uma personagem tão mal delineada pelo texto, dar certo. Felizmente e graças  única e exclusivamente ao talento da atriz,  a Vitória  se salvou  e conseguiu acontecer mesmo em A Lei do Amor. Vale destacar também a entrega total da atriz às nuances da personagem, horas bêbadas, outras desiquilibrada até achar seu eixo nos braços do Augusto (Ricardo Tozzi). Esse é o caso clássico da atriz que literalmente sozinha consegue levantar uma personagem que tinha o fundo do poço da dramaturgia como destino.


Zuza da Ana Rosa


        Ana Rosa continua como recordista em personagens e todos personagens de peso e significativos  para as tramas que integra. Esse é o caso da Zuza de A Lei do Amor. Claro que a personagem serve para apaziguar os problemas, é a personagem que ouve e aconselha todos aos seus redor, mas a Ana Rosa faz de uma maneira tão simples,  e  por isso mesmo tão crível que dá vontade de ter uma Zuza pertinho da gente cada vez que surge um problema.


Élio Bataglia do João Campos


        O João Campos, que viveu o repórter Élio Bataglia na trama, foi a aposta da Globo em A Lei do Amor. O Ator com mais de 10 anos de experiência no cinema e teatro independente, aceitou o desafio de estrear numa trama das nove  global e com um personagem de peso. Logo em suas primeiras cenas provou que tinha cacife para segurar o personagem e brilhou de igual para igual com grandes nomes como Regina Duarte e Vera Holtz. Uma pena que na reta final o personagem tenha perdido importância dentro da trama, porém mesmo assim o bom trabalho do João Campos ficou marcado.


Edu do Mateus Fagundes
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        Se a falta de coerência e mudança drástica de perfil de alguns personagens foi o que mais desagradou em A Lei do Amor, o Edu do Mateus Fagundes é sem dúvidas o personagem mais crível da trama. Dentro da desajustada família e sendo filho do vilão Tião Bezerra (José Mayer), o Edu se manteve um bom  rapaz, capaz de gestos fraternos e de amor para com a mãe e irmã nos momentos em que elas mas precisaram.  Mateus Fagundes provou em seu segundo trabalho na tv e no auge dos 19 anos que já é um profissional promissor.




Menção honrosa para Vera Holtz e Grazzi Massafera. Não citei como bons personagens a Magnólia, grande vilã da trama e Luciene, a esqueleto de peruca,  por que elas foram  as donas da trama, e ganharam  um post especial exclusivo no link acima.


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa 

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