Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna – Água Viva Nacional (1980)



        A Ensolarada Água Viva, do autor Gilberto Braga, anunciava o verão do início da  década de 80 com uma trama quente e com ambientações à beira mar,  que marcaram em nossa memória a passagem entre as décadas.
        Gilberto Braga vinha do arrebatador sucesso de Dancin´Days (1978), sua trama anterior, e Água Viva seguiu a mesma trilha e entrou para o hall das melhores do autor.
Com um elenco estrelar, vários personagens e atores brilharam na trama  com  destaque para  a simplória Suely, da Ângela Leal;  a excêntrica Stella Simpson  da saudosa Tônia Carrero; a ambiciosa Lígia da Betty Faria, a graciosa Maria Helena da ainda atriz mirim Isabela Garcia  e  Lourdes Mesquita, a primeira vilã do currículo de Beatriz Segall.
Uma trama envolvente e charmosa merecia uma trilha à altura, e assim foi. O disco nacional foi um compilado de clássicos e grandes sucessos que marcaram a trama, o início da década  e se transformou em uma das melhores trilhas sonoras já produzidas pela Som Livre.
Gilberto Braga teve Manoel Carlos como principal colaborador em Água Viva, e isso ficou ainda mais nítido na trilha  que trazia grandes nomes representantes da MPB e Bossa Nova, o que deu um ar cult à trilha.

Maria Bethânia ecoou seu “Grito de Alerta  embalando os sofrimentos, dramas e paixões entre Lígia e Nelson, os protagonistas vividos pela Betty e Reginaldo Faria.  A Música,   lançada um ano antes no  LP “Mel”, é até hoje um dos grandes sucessos da cantora, que em 1980 já era um grande nome da MPB. A veiculação da música da novela ajudou em muito na popularização da cantora  junto ao grande público.  
  
Ligia, a personagem da Betty Faria,  passou por várias barras na trama. Antes do envolvimento com os irmãos Fragonard, havia sido casada  com Sérgio (Milton Moraes) e depois Heitor (Carlos Eduardo Dolabella), que a traia com sua “melhor amiga” Selma, vivida pela  Tamara Taxmann. Essa traição inclusive, foi a que acabou rendendo a emblemática cena da surra na boate da casa de shows que marcou os primeiros capítulos da novela. Para embalar essa fase, Lígia ganhou a música “Altos e Baixos” na voz da Elis Regina.

A Lígia no decorrer de Água Viva, ainda ganhou de brinde  outro tema,   Desesperar Jamais”, clássico do Ivan Lins gravado  pela  Simone, que no início da trama  era tema da Sueli, a personagem da Ângela Leal.

Já o Nelson do Reginaldo Faria, também ganhou outros temas no decorrer de Água Viva. “Wave” do João Gilberto, a cota Bossa Nova do disco, retratou muito bem a sua  fase irresponsável e aventureiro, assim como “Cais” do Milton Nascimento, marcou sua fase mais serena,  depois que ele se ver sem seus bens e tem que recomeçar. Manoel Carlos, 26 anos depois, escalou a música novamente para trilha da novela Páginas da Vida (2006).

Gal Costa foi outro grande nome da trilha com “Noites Cariocas”. A Música embalou a exuberância e cintilância  da tresloucada Stella Simpson, a milionária excêntrica vivida pela Tônia Carrero. Composição do Jacob dos Bandolins, a música composta em 1957, batizou um  programa homônimo exibido na década de 60 na RecordTv.  

Vinte e Poucos Anos” foi outro tema que marcou Água Viva Nacional. Fábio Jr e Lucélia Santos, viviam Marcos e Janete, o casal jovem da história que conquistou o  público. Assim como a letra da música, Fábio e Lucélia  e  seus personagens, estavam nesta fase dos 20 e poucos,   e a  música caia como uma luva para os dramas que Marcos e Janete tiveram que enfrentar para viver esse  amor.

Glória Pires deu vida a personagem Sandra,  e mesmo com alguns momentos felizes  amargou dramas seguidos durante toda a novela – perdeu a mãe  num acidente nos primeiros capítulos, perdeu o amor do Marcos para Janete, e na reta final ainda teve o pai assassinado. Ângela Rô Rô acompanhou  todos esses drama com “Amor, Meu Grande  Amor”,  o tema da personagem. A Música voltou  a integrar uma trilha em 2009,  no Cd Nacional de Caminho das Índias,  da  Gloria Perez.

Com “Realce”, Gilberto Gil, embalou as aventuras do fotógrafo Bruno, vivido pelo Kadu Moliterno.  A trilha era completada ainda por “No Tempo dos Quintais  na voz da Elizeth Cardoso e “Peito Vazio”, tema da Sueli (Ângela Leal)  interpretada pela Lúcia Araújo, ainda não conhecida como a mãe do Cazuza.

Calma , Calma . . . não pensem que esqueci justamente a música que marcou a trama e até hoje é uma das mais lembradas da sua intérprete. “Menino do Rio”,  da ainda então Baby Consuelo, foi o tema de abertura da novela  e tão solar quanto a trama transpirava jovialidade e transmitiu ao telespectador exatamente o espírito de verão  que a novela queria imprimir na casa de cada telespectador. A Música foi o hit jovem daquele ano com incessantes execuções diárias em todas as rádios do Brasil, consagrou de vez  a ex- Novos Baianos,  e é  impossível ouvi-la e não lembrar imediatamente de Água Viva.
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa
Pesquisa : www.memoriaglobo.com.br www.wikipédia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...