Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - O Cravo e a Rosa (2000)



        O Cravo e a Rosa, o primeiro grande sucesso do Walcyr Carrasco, está de volta a partir do próximo dia 25, como uma das atrações do Canal Viva, substituindo a reprise de A Indomada (1997).
        Uma comédia romântica leve e divertida que alavancou a audiência no horário das seis e um amuleto para a Globo. A trama já foi reprisada duas vezes, em 2003 e 2013,  ambas as reprises marcadas pelo sucesso de audiência.
        O Cravo e a Rosa é inspirada no clássico “A Megera Domada”, clássico do Shakespeare, com referências nas novelas A Indomável (1965), da Tv Excelsior e O Machão (1974) da Tv Tupi. Os  personagens atualizados por Walcyr  cativaram o grande público e transformaram a novela  em uma  das melhores já produzidas para o horário das seis até então.
        A novela foi idealizada inicialmente para ser uma novela curta, assim como sua antecessora Esplendor (2000), mas o sucesso logo nas primeiras semanas esticaram a história que fechou com 221 capítulos.
        Para comemorar esse retorno da trama vale a pena relembrar sua trilha sonora. Lançada em um único CD, a trilha trouxe uma seleção de 14 músicas  mesclando sucessos que viraram hits na época do lançamento  com nomes como Sandy e Junior  em “Olha o Que o Amor me Faz” e Belo com ‘Tua Boca”; mas também com clássicos caipiras, como “Tristeza do Jeca” na voz do Sérgio Reis ou “O Cravo e a Rosa” na voz do saudoso Jair Rodrigues. 
        No CD vale ainda destacar  o tema de abertura “Jura” regravação do clássico samba de Sinhô, que em 1929 foi imortalizado  numa regravação de Mário Reis e “Tea For Two”, numa regravação de 1925, da Ella Fitzgerald e Count Basie, composta por Vicent Youmans e Irwing Caesar.
        Vamos então  à faixa a faixa da trilha ...

“Jura”
Intérprete: Zeca Pagodinho
Compositor: Sinhô


O tema de abertura da trama também abria o Cd,   e a interpretação de  Jura” , clássico do samba composto pelo Sinhô,  por  Zeca Pagodinho  deu o charme que abertura e a  novela pediam. Impossível não ouvi-la e lembrar imediatamente das eternas brigas e  beijos de Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis).


“Olha o que o Amor me Faz”
Intérprete: Sandy e Jr
Compositores:  Sandy e Feio


        A Doce e romântica Bianca, personagem da Leandra Leal, que estampava a capa do Cd da trilha, ganhou uma das músicas que marcaram a carreira de Sandy e Jr. “Olha o que o Amor me Faz”,  que integra o cd “As Quatro Estações”, um dos melhores da dupla, foi lançada em 1999 e já era sucesso nas rádios mesmo antes de entrar na trilha de O Cravo e a Rosa. Com inserção na trilha só ganhou ainda mais força no cenário musical.


“O Cravo e a Rosa”
Intérprete: Jair Rodrigues


        O Saudoso Jair Rodrigues gravou especialmente para a trama a música “O Cravo e a Rosa”, que serviu de tema de locação da bucólica e hilária fazenda do Petruchio (Eduardo Moscovis), dando o clima  sertanejo que o núcleo exalava.


“Nada Sério”
Intérprete: Joanna
Compositores: Sérgio Saraceni e Ronaldo Monteiro de Sousa


        Míriam Freeland, depois de algumas pequenas participações em produções da Globo, ganhou em O Cravo e a Rosa a personagem Candoca, que teve um bom destaque dentro da história. Moça humilde e romântica, escondia sua paixão secreta por Edmundo (Ângelo Antônio), por saber que ele é apaixonado por sua amiga Bianca. No decorrer da trama revela que esconde um segredo do passado que pode manchar sua reputação de “moça donzela” e atrapalhar os planos de sua mãe em vê-la casada com um bom partido. Esses dramas da personagem foram acompanhados pela música “Nada Sério”, numa interpretação muito romântica da Joanna.


“Tristeza do Jeca”
Intérprete: Sérgio Reis
Compositores: Angelino de Oliveira


        Taumaturgo Ferreira, deu um show de interpretação na pele caipira Januário. Seu personagem ganhou como tema o clássico sertanejo/caipira do Angelino de Oliveira – “Tristeza do Jeca” numa interpretação impecável do Sérgio Reis.


“Mississippi Raq”
Intérprete: Cláudio Bolling
Compositor: William H. Krell


        Esse tema instrumental  tocava na trama para as passagens de tempo e deixava o telespectador bem situado na época que a novela retratava. Inspirada no cinema mudo, desde que foi descoberto durante o primeiro renascimento de ragtime durante a década de 50 “Mississippi Raq” tem sido tradicionalmente considerado como o primeiro instrumental de ragtime publicado.


Quem Toma Conta de Mim”
Intérprete: Paula Toller
Compositores: Ira Gershwin, George Gershwin e Carlos Rennó


        Paula Toller,  em mais uma incursão solo, sem os companheiros do Kid Abelha, emprestou sua linda voz para “Quem Toma Conta de Mim” que em O Cravo e a Rosa  foi tema da bela Kiki, vivida pela atriz Rejane Arruda.  Sete anos depois a música voltou a figurar  em uma trilha de novelas. Em 2007,  entrou na trilha nacional de Duas Caras, como tema romântico geral.

“Lua Branca”
Intérprete: Verônica Sabino
Compositora: Chiquinha Gonzaga


        Uma das mais célebres canções brasileiras e das mais conhecidas composições de Chiquinha Gonzaga, a modinha “Lua Branca”, numa interpretação visceral da Verônica Sabino entrou na trilha de O Cravo e a Rosa como tema romântico da Lindinha, personagem complexa da Vanessa Gerbelli. A Música numa versão gravada pela Joanna, fez parte da trilha da minissérie Chiquinha Gonzaga (1999), que homenageou a compositora e musicista.


“Odeon”
Intérprete: Sérgio Saraceni
Compositores: Nazareth e Vinícius de Moraes


Odeon  foi outra faixa instrumental a compor a trilha da trama. Interpretada por Sérgio Saraceni e uma composição de Nazareth e Vinícius de Moraes, a música foi usada como tema geral dentro da história.


“Coquette”
Intérprete e Compositor: Guy Lobardo


        Mais uma faixa instrumental que encantou o público de O Cravo e a Rosa. “Coquette” foi o tema do gracioso casal Calixto e Mimosa, vividos pelos veteranos Pedro Paulo Rangel e Sueli Franco.


“Tua Boca”
Intérprete: Bello
Compositores: Sérgio Saraceni e Ronaldo Monteiro de Souza


        Tua Boca” foi o carro chefe da trilha da trama. A música marcava a estreia do cantor Bello em carreira solo e pipocou em todas as rádios do Brasil logo que entrou nos capítulos da novela pela primeira vez  acompanhando a história de amor entre tapas e beijos do casal protagonista Petruchio e Catarina, vividos pelo Eduardo Moscovis e Adriana Esteves.


“Tea For Two”
Intérprete: Ella Fitzgerald & Count Basie
Compositor: Caesar e Yomans


        Grande destaque da trilha foi a faixa “Tea For Two”, uma gravação de Ella Fitzgerald & Count Basie, composição de 1925. A música embalava o casal Cornélio e Dinorá, vividos por Ney Latorraca e Maria  Padilha.


“Rain”
Intérprete e Compositor: Sérgio Saraceni


        Sérgio Saraceni  compôs e gravou  Rain” especialmente para a trama, e a faixa  foi a décima terceira do CD.

“On The Mississippi”
Intérprete: Claude Bolling
Compositor: Harry Carroll e Arthur Fields


        On The Mississippi fecha o CD e foi outro tema inserido na trilha de O Cravo e a Rosa para deixar o telespectador bem ambientada com os anos 20, época que a novela retratava com perfeição.

Veja Também : 
Aberturas das Novelas do autor Walcyr Carrasco 

Aberturas Inesquecíveis - O Cravo e a Rosa (2000)
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Como saber sobre a valsinha tema de Marcela? Quem compôs? Qual o nome da música?

    ResponderExcluir
  2. A valsa da Marcela é da Chiquinha Gonzaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você poderia me infomar o nome dessa valsa da Chiquinha Gonzaga?
      Sabe o nome da outra canção da Marcela?

      Excluir
  3. Eu tô pesquisando absurdamente a música que toca nas festas, que parece um machiche e não encontro de jeito nenhum. Não é nenhuma dessas que está no CD. Você saberia informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser essa: Maple Leaf Rag Played by Scott Joplin. Para mim, é a melhor instrumental.

      Excluir
  4. Gente, alguém sabe como chama o tango que toca quando aparece Cornélio e Dinorá? E um que é de Marcela e Petrucchio?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas – 29.09.2024

“ Rainha da Sucata ” na Globoplay         E chegou o grande dia!!   Finalmente Rainha da Sucata , trama do autor Silvio de Abreu vai ser disponibilizada   em outubro na Globoplay .         Trama protagonizada por Regina Duarte   e Glória Menezes    sempre foi uma das mais pedidas desde o início do Projeto Resgate na plataforma.   Déborah Bloch será nossa Odete Roitmann!         Nem Fernanda Torres , nem Fafy Siqueira , nossa Odete Roitmann será Déborah Bloch .   Inicialmente escalada para  interpretar a vilã Odete Roitman no remake de Vale T udo  — produção que a Globo prepara para suceder a Maniade você , em 2025 —, Fernanda Torres não poderá mais se dedicar ao projeto. Tudo por conta do sucesso do filme “ Ainda estou aqui ”, protagonizado pela atriz. Em seu lugar, Manuela Dias , autora do remake, cogitou chamar Malu G...