Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - O Cravo e a Rosa (2000)



        O Cravo e a Rosa, o primeiro grande sucesso do Walcyr Carrasco, está de volta a partir do próximo dia 25, como uma das atrações do Canal Viva, substituindo a reprise de A Indomada (1997).
        Uma comédia romântica leve e divertida que alavancou a audiência no horário das seis e um amuleto para a Globo. A trama já foi reprisada duas vezes, em 2003 e 2013,  ambas as reprises marcadas pelo sucesso de audiência.
        O Cravo e a Rosa é inspirada no clássico “A Megera Domada”, clássico do Shakespeare, com referências nas novelas A Indomável (1965), da Tv Excelsior e O Machão (1974) da Tv Tupi. Os  personagens atualizados por Walcyr  cativaram o grande público e transformaram a novela  em uma  das melhores já produzidas para o horário das seis até então.
        A novela foi idealizada inicialmente para ser uma novela curta, assim como sua antecessora Esplendor (2000), mas o sucesso logo nas primeiras semanas esticaram a história que fechou com 221 capítulos.
        Para comemorar esse retorno da trama vale a pena relembrar sua trilha sonora. Lançada em um único CD, a trilha trouxe uma seleção de 14 músicas  mesclando sucessos que viraram hits na época do lançamento  com nomes como Sandy e Junior  em “Olha o Que o Amor me Faz” e Belo com ‘Tua Boca”; mas também com clássicos caipiras, como “Tristeza do Jeca” na voz do Sérgio Reis ou “O Cravo e a Rosa” na voz do saudoso Jair Rodrigues. 
        No CD vale ainda destacar  o tema de abertura “Jura” regravação do clássico samba de Sinhô, que em 1929 foi imortalizado  numa regravação de Mário Reis e “Tea For Two”, numa regravação de 1925, da Ella Fitzgerald e Count Basie, composta por Vicent Youmans e Irwing Caesar.
        Vamos então  à faixa a faixa da trilha ...

“Jura”
Intérprete: Zeca Pagodinho
Compositor: Sinhô


O tema de abertura da trama também abria o Cd,   e a interpretação de  Jura” , clássico do samba composto pelo Sinhô,  por  Zeca Pagodinho  deu o charme que abertura e a  novela pediam. Impossível não ouvi-la e lembrar imediatamente das eternas brigas e  beijos de Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis).


“Olha o que o Amor me Faz”
Intérprete: Sandy e Jr
Compositores:  Sandy e Feio


        A Doce e romântica Bianca, personagem da Leandra Leal, que estampava a capa do Cd da trilha, ganhou uma das músicas que marcaram a carreira de Sandy e Jr. “Olha o que o Amor me Faz”,  que integra o cd “As Quatro Estações”, um dos melhores da dupla, foi lançada em 1999 e já era sucesso nas rádios mesmo antes de entrar na trilha de O Cravo e a Rosa. Com inserção na trilha só ganhou ainda mais força no cenário musical.


“O Cravo e a Rosa”
Intérprete: Jair Rodrigues


        O Saudoso Jair Rodrigues gravou especialmente para a trama a música “O Cravo e a Rosa”, que serviu de tema de locação da bucólica e hilária fazenda do Petruchio (Eduardo Moscovis), dando o clima  sertanejo que o núcleo exalava.


“Nada Sério”
Intérprete: Joanna
Compositores: Sérgio Saraceni e Ronaldo Monteiro de Sousa


        Míriam Freeland, depois de algumas pequenas participações em produções da Globo, ganhou em O Cravo e a Rosa a personagem Candoca, que teve um bom destaque dentro da história. Moça humilde e romântica, escondia sua paixão secreta por Edmundo (Ângelo Antônio), por saber que ele é apaixonado por sua amiga Bianca. No decorrer da trama revela que esconde um segredo do passado que pode manchar sua reputação de “moça donzela” e atrapalhar os planos de sua mãe em vê-la casada com um bom partido. Esses dramas da personagem foram acompanhados pela música “Nada Sério”, numa interpretação muito romântica da Joanna.


“Tristeza do Jeca”
Intérprete: Sérgio Reis
Compositores: Angelino de Oliveira


        Taumaturgo Ferreira, deu um show de interpretação na pele caipira Januário. Seu personagem ganhou como tema o clássico sertanejo/caipira do Angelino de Oliveira – “Tristeza do Jeca” numa interpretação impecável do Sérgio Reis.


“Mississippi Raq”
Intérprete: Cláudio Bolling
Compositor: William H. Krell


        Esse tema instrumental  tocava na trama para as passagens de tempo e deixava o telespectador bem situado na época que a novela retratava. Inspirada no cinema mudo, desde que foi descoberto durante o primeiro renascimento de ragtime durante a década de 50 “Mississippi Raq” tem sido tradicionalmente considerado como o primeiro instrumental de ragtime publicado.


Quem Toma Conta de Mim”
Intérprete: Paula Toller
Compositores: Ira Gershwin, George Gershwin e Carlos Rennó


        Paula Toller,  em mais uma incursão solo, sem os companheiros do Kid Abelha, emprestou sua linda voz para “Quem Toma Conta de Mim” que em O Cravo e a Rosa  foi tema da bela Kiki, vivida pela atriz Rejane Arruda.  Sete anos depois a música voltou a figurar  em uma trilha de novelas. Em 2007,  entrou na trilha nacional de Duas Caras, como tema romântico geral.

“Lua Branca”
Intérprete: Verônica Sabino
Compositora: Chiquinha Gonzaga


        Uma das mais célebres canções brasileiras e das mais conhecidas composições de Chiquinha Gonzaga, a modinha “Lua Branca”, numa interpretação visceral da Verônica Sabino entrou na trilha de O Cravo e a Rosa como tema romântico da Lindinha, personagem complexa da Vanessa Gerbelli. A Música numa versão gravada pela Joanna, fez parte da trilha da minissérie Chiquinha Gonzaga (1999), que homenageou a compositora e musicista.


“Odeon”
Intérprete: Sérgio Saraceni
Compositores: Nazareth e Vinícius de Moraes


Odeon  foi outra faixa instrumental a compor a trilha da trama. Interpretada por Sérgio Saraceni e uma composição de Nazareth e Vinícius de Moraes, a música foi usada como tema geral dentro da história.


“Coquette”
Intérprete e Compositor: Guy Lobardo


        Mais uma faixa instrumental que encantou o público de O Cravo e a Rosa. “Coquette” foi o tema do gracioso casal Calixto e Mimosa, vividos pelos veteranos Pedro Paulo Rangel e Sueli Franco.


“Tua Boca”
Intérprete: Bello
Compositores: Sérgio Saraceni e Ronaldo Monteiro de Souza


        Tua Boca” foi o carro chefe da trilha da trama. A música marcava a estreia do cantor Bello em carreira solo e pipocou em todas as rádios do Brasil logo que entrou nos capítulos da novela pela primeira vez  acompanhando a história de amor entre tapas e beijos do casal protagonista Petruchio e Catarina, vividos pelo Eduardo Moscovis e Adriana Esteves.


“Tea For Two”
Intérprete: Ella Fitzgerald & Count Basie
Compositor: Caesar e Yomans


        Grande destaque da trilha foi a faixa “Tea For Two”, uma gravação de Ella Fitzgerald & Count Basie, composição de 1925. A música embalava o casal Cornélio e Dinorá, vividos por Ney Latorraca e Maria  Padilha.


“Rain”
Intérprete e Compositor: Sérgio Saraceni


        Sérgio Saraceni  compôs e gravou  Rain” especialmente para a trama, e a faixa  foi a décima terceira do CD.

“On The Mississippi”
Intérprete: Claude Bolling
Compositor: Harry Carroll e Arthur Fields


        On The Mississippi fecha o CD e foi outro tema inserido na trilha de O Cravo e a Rosa para deixar o telespectador bem ambientada com os anos 20, época que a novela retratava com perfeição.

Veja Também : 
Aberturas das Novelas do autor Walcyr Carrasco 

Aberturas Inesquecíveis - O Cravo e a Rosa (2000)
e10blog
Trilha Sonora Eterna 
Fonte:
Texto: Evaldiano de Sousa

Comentários

  1. Como saber sobre a valsinha tema de Marcela? Quem compôs? Qual o nome da música?

    ResponderExcluir
  2. A valsa da Marcela é da Chiquinha Gonzaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você poderia me infomar o nome dessa valsa da Chiquinha Gonzaga?
      Sabe o nome da outra canção da Marcela?

      Excluir
  3. Eu tô pesquisando absurdamente a música que toca nas festas, que parece um machiche e não encontro de jeito nenhum. Não é nenhuma dessas que está no CD. Você saberia informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser essa: Maple Leaf Rag Played by Scott Joplin. Para mim, é a melhor instrumental.

      Excluir
  4. Gente, alguém sabe como chama o tango que toca quando aparece Cornélio e Dinorá? E um que é de Marcela e Petrucchio?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

Novelas Inesquecíveis - Padre Tião (1965)

60 Anos   da trama Moysés Weltman , baseada em  “ O Pequeno Mundo de Dom Camilo ” , de Giovanni Guareshi         A história acompanhava as confusões e dificuldades vividas por um padre bem-humorado em uma pequena cidade do interior. A novela era uma adaptação de O Pequeno Mundo de Dom Camilo , obra do escritor italiano Giovanni Guareschi , que já havia ganhado uma versão na TV Tupi de São Paulo, em 1958, com Otelo Zeloni interpretando o protagonista, Dom Camilo. Na adaptação da Globo , escrita por Moysés Weltman ,   o personagem principal passou a se chamar Padre Tião, papel vivido por Ítalo Rossi . Anos depois, Otelo Zeloni voltou a dar vida ao personagem no seriado Dom Camilo e os Cabeludos , exibido pela TV Tupi em 1972. Produzida pela Globo de São Paulo, Padre Tião foi exibida inicialmente às 19h no Rio de Janeiro e, posteriormente, transferida para o horário das 13h30, segundo o site Memória Globo . Marília Pêra e Gr...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

E10blog - Melhores do Ano 2025 – Resultado

Melhor Novela 1ª. Lugar   - Três Graças   2º. Lugar   - Garota do Momento 3º. Lugar   - Vale Tudo   Resultado Geral   Melhor   Série   1º.   Lugar   - Os Outros   - 2ª. Temporada     2º. Lugar   - Encantado´s   - 2ª.   Temporada 3º. Lugar   - Henga Hits – 2ª. Temporada   Resultado Geral     Ator de   Série 1º.Lugar – Sérgio Guizé   com Paulo   de Os Outros   - Segunda Temporada     2º. Lugar   - Eduardo Sterblitch como Sérgio de   Os   Outros – Segunda temporada 3º. Lugar – Guilherme Berenger como Jó em A Vida de Jó   Resultado Geral:     Atriz de Série 1º.   Lugar   - Adriana Esteve s como Cibele de Os Outros   - Segunda Temporada   2º. Lugar   - Leticia Colin como Raquel de   Os Outros – Segunda Temporada 3o. Lugar ...

Veja o primeiro teaser da novela “Coração Acelerado” – A Próxima novela das sete da Globo

        A Globo lançou o primeiro teaser da história de Coração Acelerado,   nova novela das sete da   Globo, com   estreia marcada para 12 de janeiro de 2026. A Trama é   uma comédia romântica musical ambientada no universo da música sertaneja contemporânea. A história mistura romance, humor, música e temas atuais como empoderamento feminino, rivalidade e a luta por reconhecimento na indústria musical. A história se passa em cenários inspirados pelo interior de Goiás, com muitas cenas externas gravadas no estado e uma trilha sonora que busca refletir a cultura e os ritmos do Centro-Oeste brasileiro. A protagonista é Agrado Garcia vivida por Isadora Cruz , uma jovem criada pela mãe Janete ( Letícia Spiller) e pela madrinha Zuzu (Elisa Lucinda) em caravanas musicais pelo interior. Desde cedo ela sonha em ser cantora e luta para conquistar seu espaço no sertanejo, enfrentando desafios e preconceitos em um ambiente dominado...

“Apocalipse” - Conheça a nova trama da RecordTv que estreia nesta terça-feira

A produção da mesma autora de Os  Dez Mandamentos e irá retratar o final dos tempos         Nesta terça (21.11) ,  estreia a nova novela bíblica da RecordTv.   Apocalipse , escrita pela autora Vivian de Oliveira (a mesma de Os Dez Mandamentos )  promete inovar.  Primeiro por ser a primeira trama bíblica contemporânea – a novela se inicia na década de 80, passa pela de 90 e chega ao dias atuais a partir da sua segunda semana, porém nem assim deixará de abordar passagens e personagens retratados na bíblia  como dilúvios e tsunamis, o mal, a besta fera e o diabo.  Além do livro O Apocalipse , a autora se inspirou também no Velho Testamento e alguns livro do Novo Testamento da bíblia.         A trama se inicia em 1987,  com um tsunami  num resort na Ásia  que provoca a morte dos pais dos irmãos judeus Alan (Maurício Pitanga) e Uri Gudman (Phelipe Gomes), n...

Rapidinhas - 08.11.2025

“ Salve Jorge ” chega na Globoplay Novelas   em Dezembro         Salve Jorge (2014) é a próxima reprise do Globoplay Novelas , substituindo Celebridade (2003) às 23h30. Será a 1ª vez que o folhetim de Gloria Perez será reapresentado. A partir de 8 de dezembro, o público vai rever a história de Morena ( Nanda Costa ), moradora do Complexo do Alemão l, que é enganada ao receber uma proposta de trabalho na Turquia.      “ Avenida Brasil   2”         A Globo   bateu   o martelo e vai fazer a continuação de Avenida Brasil , último grande sucesso do horário nobre. O objetivo da   Globo   com essa     continuação é reunir o verdadeiro “time dos sonhos” da teledramaturgia para conquistar novamente o público do horário nobre. O novo projeto – que ainda não recebeu título oficial – é tratado como prioridade dentro da emissora. Com Ricardo Waddington na dire...

No Tema e Na Trilha do Renato Russo

            Renato Russo (1960–1996) foi um dos nomes mais importantes da música brasileira e um dos maiores letristas da nossa história. Líder da Legião Urbana , ele transformou sentimentos comuns em poesia direta, intensa e profundamente humana — e é por isso que sua obra continua atravessando gerações. Renato começou no movimento punk de Brasília, com a banda Aborto Elétrico , e mais tarde formou a Legião Urbana , ao lado de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá . A partir daí, seu talento floresceu em letras que falam de amor, política, dúvidas existenciais, conflitos familiares e juventude, sempre com uma honestidade brutal. Entre suas músicas mais marcantes estão “Tempo Perdido” , “Eduardo e Mônica” , “Faroeste Caboclo” , “Pais e Filhos” , “Ainda É Cedo” e “Vento no Litoral” — todas obras que não apenas se tornaram hinos, mas que moldaram a identidade musical de uma geração inteira. Além do impacto cultural, Renato Russo também ...

Novelas Inesquecíveis – Rebelde (2011)

Versão brasileira do clássico mexicano   foi um dos grandes sucessos da teledramaturgia da   RecordTv             A “ Rebeldemania ” voltou junto com a nova turnê do agora quinteto   que conquistou o   mercado latino em 2004, e aqui no Brasil em 2005, quando a novela original começou a ser transmitida pelo SBT .         O sucesso foi imediato e a novela virou mania aqui também. Em 2011, a RecordTv conseguiu os direitos da trama e levou ao ar   a versão brasileira da trama, que dada as devidas proporções, foi um dos grandes sucessos   da teledramaturgia da emissora.         Essa produção da RecordTv – a segunda parceria com a   emissora mexicana – é baseada na versão da Televisa , adaptada por Pedro Damián , exatamente a que se tornou mais famosa no mercado – responsável pelo fenômeno “ Rebeldemania ”.     ...

Meus Personagens Favoritos da Elizabeth Savalla (Parte 2)

A Cunegundes de “ Êta Mundo Melhor ”         Em 2016   Elizabeth Savalla presenteou o público com uma de suas atuações mais divertidas: a impagável Cunegundes, a matriarca impulsiva e hilária de Êta Mundo Bom!. E para a alegria dos fãs,   a personagem esta   de volta em    Êta Mundo Melhor ! , continuação da trama do Walcyr Carrasco .    —   A personagem que virou meme, caiu no gosto popular e garantiu momentos de puro humor na faixa das seis, deu a Savalla   esse novo status em sua carreira, com uma personagem cheia     de energia, celebrando reencontros com veteranos, novas parcerias em cena e o prazer de fazer comédia, algo que ela domina com maestria. Esse retorno reafirma não apenas sua importância histórica na teledramaturgia, mas também seu brilho contínuo. Aos 71 anos, Elizabeth Savalla segue firme, amada e absolutamente indispensável na TV brasileira no auge dos seus 51 de carrei...