Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Bons entrechos que “O Sétimo Guardião” ficou nos devendo



        A novela O Sétimo Guardião está chegando a sua reta final para dar lugar A Dona do Pedaço, e infelizmente o que  foi uma das grandes promessas do horário nobre,  a volta  de Aguinaldo Silva ao  realismo fantástico   foi escoando pelo ralo a cada capítulo e a novela foi uma sequência de entrechos desinteressantes e personagens  que ficaram esquecidos ou sem sentido no decorrer da história.
        O mais engraçado é que a novela estreou recheada de bons entrechos e   personagens que,   se bem trabalhados,  teriam sido sucesso com certeza.
        Com uma certa dose   de ousadia, o e10blog  cita abaixo 10 entrechos que,  se melhores trabalhados pelo Aguinaldo Silva teriam feito O Sétimo Guardião decolar . . .

1 – A Personagem Luz

        A Protagonista Luz, da Marina Ruy Barbosa, era uma grande promessa. Mesmo com a imagem desgastada a atriz é sem dúvidas é uma das mais preparadas da sua geração e depois de uma apagada Amália em Deus Salve o Rei,  seria a hora e a vez da atriz mostrar o que sabia fazer.  Infelizmente o roteiro complexo e confuso de O Sétimo Guardião  deu uma apatia aguda à personagem que se “apagou” em cena. A Confusão que aconteceu nos bastidores da novela envolvendo o nome da atriz e José Loreto,  o que  dependendo da situação fariam os holofotes se abrir em cima da personagem, na verdade só aumentou o desinteresse do público. O Autor que já havia feito algumas mudanças no perfil da personagem antes mesmo da estreia da novela – A Luz na verdade seria uma extraterrestre –  foi dando indícios que ela seria filha do Gato Léon (Eduardo Moscovis)  e Edith (Viviane Araújo), agora  nesta reta final a história já mudou – Luz é filha da Ondina (Ana Beatriz Nogueira). Enfim um emaranhado envolvendo a Luz que, de forma alguma conseguiu ascender o interesse do público na personagem. E a cereja do bolo foi a total falta de química entre ela e Bruno Gagliasso, seu par romântico.

2 – O Gato Léon

        Soou estranho um gato como protagonista de uma novela, porém as primeiras cenas  do felino  mostraram que ele  era bem mais interessante do que muitos personagens de O Sétimo Guardião. Mas a transformação do gato em gente, um momento tão esperado da novela foi um balde d´agua no entrecho. O Gato na figura do Eduardo Moscovis perdeu a mística e o Murilo entrou para o hall dos personagens sem peso dentro da história.

3 – Nicolau e Afrodite

        Alguns entrechos bons de O Sétimo Guardião,  o autor Aguinaldo Silva simplesmente parece que não quis desenvolver na trama. Iniciou a história e deixou lá andando em círculos. Um deles e o casal Nicolau e Afrodite, vividos pelo Marcelo Serrado e CarolinaDieckmann. A Abordagem da violência doméstica através do Nicolau, um marido prepotente e grosso e que só via a mulher como uma geradora de filhos,   prometia bons  entrechos dramaturgos à trama , além do abordagem social pertinente.

4 – Lourdes Maria

        Bruna Linzmeyer iniciou a novela com uma Lolita que usava da sensualidade para conquistar o que queria. Com uma vibe de vilã, sua paixão por Junior (José Loreto) e depois o envolvimento com Olavo (Tony Ramos), eram entrechos que poderiam fazer da personagem um grande papel para atriz e render momentos memoráveis a trama do Aguinaldo, porém logo a personagem murchou e hoje está fazendo uma mera figuração de luxo ao lado do Caio Blat, novamente em um personagem muito aquém do seu talento.

5 – Stefânia e João Inácio

        Outro casal que poderia ter feito às vezes de casal romântico, quando ficou nítida a falta de química entre os personagens da Marina e do Gagliasso, Stêfania (Carol Duarte) e João Inácio (Paulo Vilhena) seguiu um linha tão obscura, que mesmo a Carol Duarte conseguindo fazer uma personagem interessante depois da Ivana de A Força do Querer  (2018) , ainda tão viva em nossa memória, não teve  mais chances de brilhar. Suas primeiras cenas no cabaré da Ondina (Ana Beatriz Nogueira) ou na luta contra Mirtes (Elizabeth Savalla) para viver seu grande amor, foram muito importantes, mas logo que o autor concretizou o amor do casal os congelou na trama e  até hoje estão ai  sem mais entrechos. Essa última semana Stefânia descobriu uma gravidez que até então ainda não revelou ao João Inácio, será que vem mais algum entrecho  por ai? Isso é uma pena, que além da história propriamente dita, a prostituta que se apaixona e larga a vida, o entrecho ainda traria a atriz Carol Duarte em um papel totalmente do seu anterior e o Paulinho Vilhena em um personagem sereno, muito distante dos que havia feito até então.
       
6 - O Delegado de calcinhas

        Milhem Cortaz finalmente estreava oficialmente na Globo e ganhou do Aguinaldo um personagem digno do seu talento. O Delegado que gostava de usar calcinhas prendeu atenção do telespectador nas primeiras semanas e as cenas tórridas entre ele  e FláviaAlessandra, a Rita , empolgou o público. Novamente o decorrer dos capítulos mostrou os entrechos esquecidos no roteiro de O Sétimo Guardião, e o final dos personagens   com cenas tocas,  como o delegado sendo despido durante toda a cidade e morto, como uma das primeiras vítimas do Serial Killer criado para dar mais “vida” à trama nesses últimos capítulos. Junto com o Milhem, Flávia Alessandra viu sua sensual Rita não passar de mera figuração de luxo! Um Pecado!

7 – O Coroinha sem Cuecas

        Uma novela sem um casal teen para torcer não é  uma novela, certo!? O Sétimo Guardião até prometeu um casal assim: Maltonni (Mateus Abreu), o coroinha que não usava cuecas e Elisa (Giulia Busccácio). Porém o autor só lembrou do casal agora quase no final, enfim tarde demais para criar um bom entrecho para os personagens.

8 – Marilda e água milagrosa

        Que a fonte milagrosa já perdeu todo seu encanto isso é a mais pura verdade, não lembra nem de longe aquela em que Marilda, a personagem da Letícia Spiller usava para se banhar e manter-se sempre jovem. Aliás a Letícia na pele da Marilda foi o primeiro grande destaque da novela, e mesmo num tom muito pesado agradava o público. Acho que só não agradou ao autor, que esqueceu por completo da personagem, transformando-a em mais uma figuração de luxo dentro da história.

9 – Milu e Jurandir

        Milu,  a personagem da Zezé Polessa, se despediu da trama na semana passada em uma das cenas mais emblemáticas apresentadas pela trama. Ela sempre foi a mais sensata dos guardiões e estava vez ou outra envolvida em vários entrechos da novela. O que não entendi foi o porquê de criar uma relação entre ela e Jurandir,  o personagem do Paulo Miklos, para logo em seguida separar o casal sem maiores explicações. Me parece que o autor foi experimentando, experimentando ... e sem maiores requisitos simplesmente deixava no meio o que,  a seus olhos,  não funcionaria.
               
10 – O Alcoolismo da Stella

        Vanessa Giácomo conseguiu brilhar em cada cena que apareceu na trama – seus embates com a Mirtes, da Elizabeth Savalla,  renderam sem dúvidas o melhor que O Sétimo Guardião nos apresentou, e mesmo assim sua história   dos problemas com o álcool, um entrecho tão importante, foi mostrado com tamanha simplicidade, que a explicação da sua cura ficou a cargo de um trauma que a personagem sofreu quando pensava não poder engravidar.  Muito além da questão dramaturga, chega a ser irresponsável tratar um assunto tão sério de forma tão infantil.

Veja Também: 
Nossos Autores - Aguinaldo Silva 
Meus Personagens Favoritos do ZEZÉ POLESSA 
Meus Personagens Favoritos da Vanessa Giácomo

e10blog
O SÉTIMO GUARDIÃO
Texto: Evaldiano de Sousa  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Malhação – Casa Cheia” - entra nesta segunda na Globoplay

        Escrita por Ana Maria Moretzsohn e Patrícia Moretzsohn , mãe e filha, Malhação – Casa Cheia já consta no catálogo do Globoplay , porém nesta segunda (28.10), o Projeto Originalidade vai resgatar características da obra, como padrão de imagem e vinhetas. A temporada em questão seguiu a linha do filme Os Seus, os Meus e os Nossos (1968/2005). Com o casamento de Ronaldo (Tuca Andrada) e Vera (Isabela Garcia), os filhos dos relacionamentos anteriores passam a conviver num mesmo espaço. A paixão de Anita (Bianca Salgueiro)   e Bem (Gabriel Falcão) é inevitável; Sofia (Hanna Romanazzi), que prefere o luxo da casa do pai, Caetano (Paulo Betti), também se interessa pelo herdeiro do padrasto. Relembre quem é quem na trama: BIANCA SALGUEIRO – Anita GABRIEL FALCÃO – Ben HANNA ROMANAZZI – Sofia GABRIEL LEONE – Antônio ISABELA GARCIA – Vera TUCA ANDRADA – Ronaldo PAULO BETTI – Caetano FERNANDA SOUZA – Bernadete ALEXANDRA RICHTER – Ma...

No Tema e Na Trilha do Caetano Veloso

    Um dos mais respeitados e produtivos artista latino-americanos, Caetano Veloso é um ícone da música brasileira. O Cantor foi considerado pela revista Rolling Stones   o quarto maior artista  de todos os tempos pelo conjunto da obra.     Falar da obra do Caetano Veloso levaria uns 50 post´s , afinal o cantor é um marco para a nossa música.     Assim vou me ater apenas às clássicas músicas que o cantor emprestou para embalar a teledramaturgia brasileira.   10º.  O Leãozinho  -  ( Sem Lenço e Sem Documento   - 1977 )         Essa foi a primeira música   do Caetano a ser tema de novela. Em Sem Lenço e  Sem Documento do autor Mário Prata a música foi o tema de Rosário (Ana Maria Braga). 9º. Alegria , Alegria ( Sem Lenço  e Sem Documento /1979 e Anos Rebeldes /1992)         Na mesma novela ...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...

Rapidinhas - 09.08.2025

Remake de “ Vale Tudo ”   cresce na audiência , mas continua sendo   a grande piada da internet         O remake de   Vale Tudo conseguiu se livrar da incômoda marca de segunda pior audiência da faixa das 21h: com a média geral de 22,2 pontos, superou Um Lugar ao Sol (22,1) e deixou Mania de Você (21,1) isolada na lanterna. Depois de um início tímido, a trama de Manuela Dias engatou uma reação e promete crescer ainda mais com o mistério em torno do   assassinato   da   Odete Roitman ( Déborah Bloch) .   Porém   enquanto cresce em audiência, também   produz as melhores   piadas da internet. Tudo começou com a inserção dos bebês reborn na trama, passou pelo “morango do amor", que a autora confirmou e transformará em afrodisíaco, e agora rende memes que colocam de COP30 a lei Magnitsky no enredo. Internautas já “roteirizaram” situações absurdas, como Raquel ( Tais Araújo) indo parar no podcast err...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

Rapidinhas - 02.08.2025

“ Hipertensão ”  primeira reprise da trama         Sucesso dos anos 80, Hipertensão (1986) será exibida no Globoplay Novelas a partir de setembro. A trama   da autora   Ivani Ribeiro , protagonizada   por Maria Zilda, ClaudioCavalcanti, Ary Fontoura , Cláudio Correa e Castro , Paulo Gracindo e ElizabethSavalla   entra no ar   a partir de   1º. de Setembro    substituindo a reprise de Plumas e Paetês (1980).   Edvana Carvalho , como Eunice, lavando nossa alma em “ Vale Tudo ”         Que Raquel( Tais   Araujo)    ou Heleninha   ( Paolla Oliveira) que nada , quem lavou nossa alma metendo a mão   na Odete Rotmann   ( Deborah Bloch ) foi a Eunice   mesmo!!   Edvana Carvalho , sempre gigantesca   em cena, procurou a toda poderosa para tirar satisfações   por ela ter tentado   humilhar sua filha. ...

Rapidinhas - 26.07.2025

  “ Justiça 2 ” na Tv Aberta         A Globo vai exibir Justiça 2 na TV aberta ainda neste ano. A emissora marcou a estreia do seriado, que foi lançado pelo Globoplay em 2024. A atração é escrita por Manuela Dias , autora do remake de ValeTudo , atual novela das nove. O seriado vai ao ar a partir do dia 3 de novembro.   Mais sobre “Três Graças ” – Nova novela das nove      Três Graças   vai girar em torno de Gerluce Maria das Graças ( Sophie Charlotte ), uma mulher que carrega nas costas três gerações de histórias marcadas pela maternidade precoce. Filha de Lígia ( Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral), ela vive em uma favela e representa milhões de brasileiras que lutam todos os dias para dar aos filhos uma vida diferente da que tiveram. “ Ela não se conforma. Quer uma vida melhor pra filha e vai lutar até o fim por isso ”, explica Aguinaldo Silva , autor da trama.   Veja Também: Sophie Charlott...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

Rapidinhas - 21.06.2025

Jeniffer Nascimento em sua primeira   protagonista na Globo         Jeniffer Nascimento , atriz e cantora, está prestes a viver sua primeira   protagonista oficial na Globo . A Atriz volta   em Êta Mundo Melhor , trama do autor Walcyr Carrasco , com a Dita, que já foi sucesso em Êta Mundo Bom (2016), e agora ganha ares de protagonista da nova trama   ao   lado de Sérgio Guizé e Larissa Manoela .         O Autor   ainda vai aproveitar   o talento de cantora   dela   e   vai dar a Dita um novo entrecho   - uma caminhada para se tornar cantora.   “ Por Amor ”   de Volta Por Amor,   do Manoel Carlos , é a primeira   novela a ganhar   a batalha da Globoplay Novelas e será reexibido no Canal (Antigo Viva ) a partir de 07.07.2025. A novela   protagonizada por Regina e GabrielaDuarte , venceu a disputa contra Laços de Famí...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...