Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Trilha Sonora Eterna - Mulheres de Areia Internacional (1993)



 Em 1993, a Globo teve um bug na audiência quando levou ao ar o remake de Mulheres de Areia, da autora Ivani Ribeiro. A trama protagonizada por Glória Pires que viveu as  gêmeas, Rute e Raquel,  foi muito além do remake original e se transformou novamente em um dos clássicos da autora ,   da  história do horário das seis da Globo e da teledramaturgia nacional.

        A trilha nacional de Mulheresde Areia foi muito comercial e com uma diversidades de ritmos e estilos para todos os gostos, mas nem por isso  fugiu da identificação com a  história da trama,  tanto que a autora primou por toda a novela  por ela, em detrimento a trilha internacional que acabou sendo tocada timidamente.

        Foi uma pena, a trilha internacional reuniu os maiores sucesso daquele ano,  e transformou alguns deles em hit eterno,   e merecia sem sombra de dúvidas um lugar digno dentro da trama.  

        Para não dizer que a trilha não foi executada,  apenas duas faixas  tocaram em cena, porém ainda sim  timidamente – foi  o caso de “Easy” da Faith no More  e “Let It Be Me” do Ouriel , que tocaram  nas cenas de lua de mel de Marcos (Guilherme  Fontes) e Ruth (Glória Pires) em Nova York.

        Para corrigir um pouco dessa digamos,  injustiça , o e10blog relembra a trilha internacional da trama faixa a faixa para vermos o que perdemos.

 

“Easy”

Intérprete: Fath No More

Compositores: Lionel Ritchie



        Easy  abria o lado A do Disco da trilha, a música que se tornou clássica na tv  quando foi um dos temas internacionais principais da novela O Astro (1978), da Janete Clair,  aqui interpretado  pelo Commodores, voltando também na nova  versão da trama em  2011, numa gravação de André Leonno. Em Mulheres de Areia essa versão do Fath No More foi o tema de amor da Raquel (Glória Pires)  e Marcos, porém como já citei acima,  a música tocou apenas no capítulo em que Marcos e Raquel  estavam em lua de mel.

 

Sweat (A La La La Long)”

Intérprete: Inner Circle

Compositores: Ian Lewis e Roger Lewis



        Essa faixa da banda jamaicana Inner Circle seria o tema de locação de Pontal da Areia, a cidade fictícia de Mulheres de Areia.  Sweat” perdeu a aparição dentro da novela, porém esse “A La La La Long” ganhou o mundo e se tornou um dos single mais conhecidos  da banda.

 

Bed Of Roses

Intérprete: Bon Jovi

Compositor: Jon Bon Jovi



        Bed Of Roses seria o tema de Alaor e Malu, o casal nitroglicerina de Mulheres de Areia vividos pelo Humberto Martins e a Viviane Pasmanter. Jon Bon Jovi é o compositor da faixa que foi mais um dos sucessos imortalizados no disco de Mulheres de Areia Internacional.

 

“See The Light”

Intérprete: Snap

Compositores: Benito Benites, Jojn “virgo” Garrett III, Niki Haris



 

        A Banda Snap que invadiu todas as  pistas de dança  no início dos anos 90,  aqui no Brasil também  era presença constante  em nossas trilhas. Depois do fenômeno “Rhythm Is a Dancer” que a abria a trilha Internacional de De Corpo e Alma (1992), da Glória Perez, em 1993 , voltou na trilha de Mulheres de Areia com essa faixa, que seria o tema das baladas de Malu e seus amigos.

 

“Let It Be Me”

Intérprete: Ouriel



        Let It Be Me  foi a  outra faixa do disco a tocar na trama. Era o tema internacional do Marcos, o protagonista vivido pelo GuilhermeFontes.

 

“Close Encounters”

Intérprete: Clouseau

Compositores: Jan Savenberg



        A Banda belga Clouseau  foi responsável pela  faixa que seria tema da Tônia e Vitor,  os personagens da Andrea Beltrão e Oscar Magrini.

 

“Forever In Love”

Intérprete e Compositor: Kenny G

 


        O inconfundível saxofone do Kenny G entrou na trilha de Mulheres de Areia em “Forever In Love” , a faixa que seria o tema de amor de Ruth e Marcos. A Música foi a primeira do Kenny G a alcançar o topo da Billboard.

 

Bad Bad Boys”

Intérpretes: Midi, Maxi e Efti

Compositores: Efti Teclehaimanot, Maxi Berhanu, Midi Berhanu e Par Aronsson


 

        A Malu da Viviane Pasmanter teria ganho mais  esse tema  se a novela não tivesse abordado sua trilha internacional.  A Faixa  dançante do trio  Midi, Maxi e Efti é um clássico dos anos 90 . Quem mais, mais quem mesmo não deu uns passinhos assim que escutada “Bad Bad Boys . . .”

 

“Wild Thing”

Intérprete: Tone Loc

Compositores: Anthony Smith, Matt Dike, Michael Ross e Young Mc



        Wanderlei, o personagem do Paulo Betti ganharia o hap “Wild Thing” do Tone Loc como tema.  A Canção do rapper  foi single do seu álbum de 1989 “Loc-ed  After Dark”.

 

“Simple Life”

Intérprete: Elton John

Compositor: Elton John e Bernie Taupin



        Elton John com “Simple Life” acompanharia a história de amor de Clarita e Alemão, os personagens vividos pela SusanaVieira e  Jonas Bloch na trama. A Música foi extraída do  clássico álbum “The One”, que marcou a volta de Elton John às paradas. Esse mesmo álbum já havia rendido a faixa  que o batizou para a trilha de De Corpo eAlma (1992).

 

“Looking At My Girl”

Intérprete: Double You

Compositores: Alessandro Angeletti, Andrea de Antoni, Frank Amato e William Naraine


 

        Double You foi um das mais bem sucedidos grupo de Eurodance  aqui no Brasil do início da década de 90. “Looking At My Girl”, que seria tema do casal Tito e Glorinha, vividos pelo Eduardo Moscovis e Gabriela Alves, foi um dos maiores sucessos da banda e que a consagrou de vez por aqui, quando a banda pipocou apresentações  em vários programas de auditório.

 

No Ordinary Love”

Intérprete: Sade

Compositor: Sade Adu e Stuart Matthewman



        Raquel, a gêmea má da trama, seria ainda mais inesquecível se suas vilanias e jogo de sedução tivessem sido embalados por “No Ordinary Love”, na voz da cantora Anglo-nigeriana  Sade. Essa faixa é considerada uma das músicas que marcam a assinatura da Sade, junto com “Smotthe Operater” de 1985 que foi tema de A Gata Comeu e “Paradise” de 1988, tema internacional de Vale Tudo.

 

“Lantin Montion”

Intérprete e compositor: Frank Shadow



        A instrumental “Lantin Montion  do Frank Shadow  seria o tema internacional do vilão Donato, vivido pelo saudoso Paulo Gourlart.

 

“Grovin´ In The Midnight”

Intérprete: Max Priest

Compositor: David Morales, Handel Tucker, Max Elliott e Michel Bennett



        Grovin´ In The Midnight   é uma combinação de reggae com elementos do Rythm and Blues , interpretada pelo inglês de  descendência jamaicana Maxi Priest. A Faixa seria tema de locação dentro da trama, mas na verdade foi mais executada mesmo nos créditos finais do encerramento de cada capítulo, Na época todas as novelas usavam esse recurso, o que acabava apresentando todas as faixas  de suas trilhas, embora não tocassem dentro dos capítulos.

 

“The Colour Of The Risk”

Intérprete e Compositor : Franco Perini



        O Disco fecha  com  The Colour Of The Risk  composição e interpretação do Franco Perini que na trama seria o tema do vilão Virgílio Assumpção, interpretado com maestria pelo saudoso Raul Cortez.

Veja Também:

Novelas Inesquecíveis   - Mulheres de Areia (1993) 


Trilha Sonora Eterna  - Mulheres de Areia (1993) 


Trilha Sonora Eterna - A Gata Comeu Internacional (1985) 


Trilha Sonora Eterna 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Vídeos: You Tube

Pesquisa: www.memóriaglobo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Trilha Sonora Eterna – Vale Tudo Internacional (1988)

        Vale Tudo , do Gilberto Braga , está bombando   em sua segunda reprise no Canal Viva . Raquel Aciolly ( ReginaDuarte ), Maria de Fátima ( Gloria Pires) e Odete Roitmann, da agora saudosa Beatriz Segall , novamente   estão cativando o público que já lhe assistem pela quarta vez (contando exibição original, reprise no VPVN e as duas do Viva) .         A trama é uma clássico dos clássicos e na atual fase de exibição, prestes a chegar ao capítulo 100, as músicas da trilha internacional vão começar a ser veiculadas.         O e10blog que não perde tempo,   preparou esse post especialmente para relembrar essa trilha, que embora tenha tocado apenas   cerca da metade dentro da novela, vale muito a pena curtir de novo.         Vale Tudo   Internacional   quando foi lançado já me chamou atenção pela cap...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube