Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Dia das Crianças – Aberturas das novelas dedicadas ao público infantil



        A Tv aberta a cada dia está limitando sua programação direta ao público infantil, com exceção ao SBT, praticamente nenhuma tem mais como foco esse público que na década de 80 e 90 era tão prestigiado.

        Para comemorar mais esse Dia das Crianças relembre as aberturas de novelas dedicadas a esses baixinhos.

 

Mundo da Lua (1991)



        O simples cotidiano de uma família de classe média pode revelar curiosas situações do comportamento humano, principalmente quando narradas segundo a ótica singela, fantasiosa e bem-humorada de um garoto de 10 anos, o menino Lucas, o caçula da família Silva e Silva.  O Seriado Mundo da Lua no ar pela Globo e a Tv Cultura em 1991, tinha  tinha Antônio Fagundes e o garoto Luciano Amaral como protagonistas.

        Mundo da Lua, foi um seriado feito para o público infantil, mas que agradou crianças de todas as idades, pela forma como ensinava brincando. Os conselhos do avô Orlando (Gianfrancesco Guarnieri) e dos pais Rogério (Antônio Fagundes) e Carolina (Mira Haar) ao garoto sonhador Lucas (Luciano Amaral) serviam como lições aos pequenos telespectadores. Lucas Silva e Silva era um garoto com todos os problemas, diversões e dúvidas decorrentes na sua faixa etária, o que ajudou a atrair ainda mais o público alvo.

 

Sonho Meu (1993)



        Como esquecer o carisma  da Laleska , protagonista  de Sonho Meu novela do autor Marcílio Moraes ? . Órfã,  a menina  só reencontra a  felicidade ao lado de Tio Zé (Elias Gleizer) que lhe acolhe como uma verdadeira neta.

        A Laleska na verdade chama-se Maria Carolina (Carolina Pavanelli), filha de Claúdia (Patrícia França) , que perde a sua  guarda quando se separa do marido violento.

         Sonho Meu  foi escrita a três mãos – além de Marcílio Moraes  , tínhamos Maria Adelaide Amaral e Margareth Boury, inspirados em duas outras  novelas  - A Pequena Órfã (1969) e Ídolo de Pano (1974) , ambas do  Teixeira Filho, e  direção de Reynaldo Boury, Roberto Naar e Marcelo Travesso.  

           JoséAugusto e Xuxa – que cantavam a música-tema da abertura “Querer é Poder” – participaram do último capítulo , gravado em Curitiba, fazendo um show para as crianças do orfanato da trama. 

 

Caça-Talentos (1996)


 

A série Caça Talentos apresentava uma história completa por semana. Primeiramente, era exibida às 11h30, logo após o programa Angel Mix, apresentado também por Angélica. Tempos depois, passou a ser exibida dentro do Angel Mix.

A ideia original seria fazer uma novela de verdade como um complemento do Angel Mix, no horário da manhã, para jovens. Porém, a novelinha fez mais sucesso que o infantil, em uma época em que as produções do tipo viraram moda (vide Chiquititas, no SBT).

 

Meu Pé de Laranja Lima (1998)



        Em 1998, a Band ressuscitou a história de José Mauro de Vasconcellos, adaptada por Ivani Ribeiro com sucesso na TV Tupi, em 1970-1971, e na própria TV Bandeirantes, em 1980-1981, e assim as aventuras de Zezé  em Meu Pé de Laranja Lima (1998),  reescrita por Ana Maria Moretzsonh,  voltava a tv. 

        Diferente das versões anteriores, em que a trama era ambientada em um bairro pobre da periferia, nesta as desventuras de Zezé (Caio Romei) ocorreram em uma cidade do interior paulista, com casas humildes e muita natureza. A família continuou pobre, mas não sem um certo glamour, já que o pai do garoto, desempregado, foi morar com a família de favor em um casarão emprestado.

 

Era Uma Vez . . . (1998)



        Agradável novela de Walther Negrão, cuja trama era voltada basicamente para o público infanto-juvenil e às aventuras das crianças. Mérito para os quatro atores-mirins: Luiza Curvo, Alexandre Lemos, Alessandra Aguiar e Pedro Agum.

Era uma Vez fazia referência a clássicos da literatura e cinema, como “Pinóquio”, “A Noviça Rebelde” e “O Mágico de Oz”.

        Novamente Elias Gleizer vivia o avô bondoso e bonachão (Pepe), à volta com crianças, um tipo que marcou a sua carreira.

        Sandy ainda estava na dupla com o irmão Junior, e fez o  dueto  com Toquinho na música  Era Uma Vez” tema da abertura da novela.

 

Carrossel (2012)



        Remake da versão mexicana (Carrusel) adaptada por Lei Quintana e Valeria Phillips a partir do original argentino de Abel Santacruz. O original argentino é dos anos 1960 e a versão mexicana foi produzida em 1989 e fez muito sucesso no Brasil, quando apresentada pelo SBT entre 1991 e 1992, com a atriz Gabriela Rivero como a Professora Helena.

A Novela adaptada por Íris Abravanel,  deu início ao rentável filão da emissora em desenvolver tramas voltadas ao público infanto-juvenil. Revelou os atores mirins Larissa Manoela, Jean Paulo Campos e Maisa Silva, que surpreendeu como atriz (até então era famosa como apresentadora e cantora mirim). Seu sucesso, de audiência e faturamento, fez render um spin-off, a série, Patrulha Salvadora (2014-2015), com quatro temporadas, dois filmes (Carrossel, O Filme e Carrossel 2, O Sumiço de Maria Joaquina), uma versão em desenho animado, turnê de shows pelo Brasil e também uma versão como teatro musical (Carrossel, O Musical) que ficou em cartaz em 2017.

 

Chiquititas (2013)



        Com o sucesso de Carrossel, ganhou força no SBT a ideia de fazer um novo remake de um clássico infantil da emissora. Cogitou-se Carinha de Anjo e, por fim, a emissora optou por Chiquititas, sucesso da década de 1990.

Chiquititas foi uma novela argentina, concebida por Cris Morena, originalmente exibida (na Argentina) em 1995, pela emissora Telefé. No Brasil ganhou uma versão de sucesso exibida entre julho de 1997 e janeiro de 2001, totalizando cinco temporadas. Cris Morena é a mesma criadora de outras novelas musicais voltadas para o público infanto-juvenil conhecidas no Brasil: Floribella Rebelde.

 

Cumplices de Um Resgate (2015)



        Cumplices de um Resgate versão da Íris Abravanel para a mexicana  Complices al Resgate, da autora Rosy Ocampo,   produzida em 2002 e apresentada pelo SBT no mesmo ano, estreou nesta segunda-feira (03.08)  com uma boa audiência e um bom  movimento nas redes sociais.

       

        A novela é mais uma dedicada às crianças, campo esse que o SBT se  especializou desde Carrossel (2012) e Chiquititas (2013), e Cumplices de Um Resgate ainda  explorou  o lúdico com animais que falam  e são personagens importantes dentro da trama. Porém a novela tem um  diferencial  com relação as  anteriores ,   teve  mais tramas adultas que se entrelaçaram  com as infantis.

 

 

Carinha de Anjo (2016)



        Adaptação da novela mexicana Carita de Ángel, produzida pela Televisa entre 2000 e 2001 e exibida no Brasil, pelo SBT, entre 2001 e 2002 – que, por sua vez, é uma adaptação do original argentino Papá Corazón, de Abel Santa Cruz, que ganhou uma versão brasileira pela TV Tupi, Papai Coração, em 1976, com Narjara Turetta como a menina protagonista.

As tramas da atual Carinha de Anjo e de Papai Coração são as mesmas: a menina (Narjara Turetta/Lorena Queiroz) que conversa com a mãe falecida (Arlete Montenegro/Lucero), cujo pai (Paulo Goulart/Carlo Porto) está de casamento marcado com outra mulher (Joana Fomm/Dani Gondin), mas se apaixona por uma noviça professora da garotinha (Selma Egrei/Bia Arantes).

               

As Aventuras de Poliana (2018)



        SBT      resolveu  não arriscar, e em As Aventuras de PolianaÍris Abravanel se baseia no clássico infantil Pollyana,  da Eleonor H. Porter, para apresentar mais uma trama infantil.

        A história em sua essência  não  tem nada de diferente das tramas anteriores do canal (Carrossel/2012, Chiquititas/2013, Cumplices de um Resgate/2015 e  Carinha de Anjo/2016), Poliana, vivida pela Sophia Valverde,  tem 11 anos e é uma menina doce e extrovertida. Ela viajava com seus pais, Lorenzo (Lázaro Menezes) e Alice (Kiara Sasso), na trupe de teatro mambembe Vagalume. Todavia, a protagonista vê seu mundo mudar quando a mãe morre e seu pai adoece. A garotinha livre acaba indo morar com Luísa (Milena Toscano) em São Paulo, uma tia rica e severa, que não queria cuidar dela, embora se sinta obrigada pela memória da irmã. Apesar das atitudes rígidas da mulher, Poliana encontra na empregada Nancy (Rafaela Ferreira) um elo forte de amizade.

Larissa Manoela, estrela criada nas novelas infantis do SBT, destaque de Carrossel (2012),  voltou  às novelas vivendo a fútil Mirela, que sonha em ser famosa e precisa lidar com a ira de Brenda (Flávia Pavanelli), garota mais popular da escola, um dos cenários da trama.

Veja Também : 

10 Novelas que marcaram a teledramaturgia infantil 


Aberturas de programas Infantis  


Fonte:

Texto : Evaldiano de Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

“Lado a Lado” – Saiba o final dos personagens da trama

Foto : IG GENTE               “Lado a Lado” tem apenas mais uma semana pela frente. Saiba   os desfechos de seus principais personagens. Zé Maria pede Isabel em casamento -  Mesmo namorando Fátima (Juliana Knust), Zé Maria (Lázaro Ramos) não consegue esquecer Isabel (Camila Pitanga). O rapaz perceberá que ela ainda gosta dele e que age com frieza apenas para poupá-lo de encontros com Albertinho (Rafael Cardoso). “Não sei qual dos dois é pior. Você que mente mal toda vida, e eu acredito em qualquer besteira que você diz. Fica quieta, eu te entendo melhor quando te olho que quando te escuto”, brinca Zé Maria, que rouba um beijo da amada e a pede em casamento. Edgar tira Laura do hospício e os revogam o divórcio -  Internada num hospício por Constância (Patrícia Pillar), quer evitar que a filha escreva sobre seu envolvimento num esquema de corrupção, Laura (Marjorie Estiano) tentará fugir diversas vezes, sem sucesso. Tudo...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...