Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos da Bia Nunnes

A Elisa de “Amor com Amor se Paga” e a Dalva de “O Cravo e a Rosa



        O Post desse mês tem um gostinho de “Por onde Anda?”, vamos relembrar a carreira da Bia Nunnes, que já está há 8 anos longe da tv.

        A atriz está sendo vista  em 2 reprises - como a Elisa de Amor com Amorse Paga no Viva e em O Cravo e a Rosa na Globo, duas tramas onde a atriz teve grande destaque com suas personagens.

        Bia é filha do escritor, dramaturgo, humorista, compositor e criador de programas do período de ouro da  rádio  e da tv brasileira,  Max Nunes, compositor de “Bandeira Branca”, um dos grande sucessos na voz da Dalva de Oliveira.

        Ela iniciou na carreira artística no teatro ainda adolescente, pelas mãos de Maria Clara Machado, no teatro Tablado, onde realizou mais de dez peças da autora, sendo agraciada com o prêmio Mambembe de melhor atriz.

        No início da carreira na tv a atriz ficou marcada por um estilo de humor pessoal, que a deixou nacionalmente conhecida pelas atuações cômicas no programa Viva o Gordo, programa de humor de sucesso do Jô Soares,  na Globo,  no início da década de 80.  Foi nesta mesma década que Bia Nunnes estreou na tv na pele da romântica e reprimida Elisa,  na trama da Ivani Ribeiro, Amor com Amor se Paga (1984), que atualmente está em reprise no Viva.

        Parceira de Miguel Falabella , Bia teve muito destaque nas produções assinadas pelo autor, inclusive seu último trabalho na tv foi na série dele – Sexo e as Negas (2014).

        A Atriz desenvolveu também uma carreira ascendente no teatro se destacando, dentro outras, as peças Os Monólogos da Vagina.  Já dividiu os palcos com nomes como Marília Pêra, Marco Nanini, Jorge Fernando e Miguel Falabella entre outros.

        Nos cinemas, estreou no filme O Cavalinho Azul, do Eduardo Escorel, em 1984. No ano seguinte foi escalado por Júlio Bressane  para o belo Brás Cubas,   do Machado de Assis. A Atriz ainda participou de mais 3 produções do cineasta – Sermões, a História de Antônio Vieira , Miramar e São Jerônimo.

        Para reverenciar o trabalho da  Bia Nunnes e torcer por sua volta á Tv, o e10blog vai relembrar  suas mais marcantes personagens na tv.

 

Elisa de Amorcom Amor se Paga  (1984)



         A Elisa de Amor com Amor se Paga, marcou a estreia da Bia Nunnes nas novelas. A personagem, que pode ser vista atualmente na reprise da trama no Viva, é uma mocinha romântica reprimida pela timidez e pelo Pai avarento, um perfil totalmente diferente do qual estávamos acostumados ver Bia fazer nos programas de humor. A personagem teve um grande destaque na trama, principalmente depois que passa por uma repaginada pós-casamento com seu grande amor,  Gustavo (Caique Ferreira).

 

Marta de História de Amor (1995)



        Depois de Amor com Amor se Paga, Bia Nunnes voltou aos programas de humor na linha de shows da Globo, e só retornou as novelas 11 anos depois, na trama de História de Amor (1995), do autor Manoel Carlos. Na trama, Bia deu vida a Marta, a melhor amiga de Helena, a protagonista vivida pela Regina Duarte. No decorrer da história , Marta passa por um câncer de mama, o que mostrou toda a versatilidade da  atriz na apresentação de todo o drama da personagem. No penúltimo capítulo de História de Amor, coube a Marta revelar um dos grandes segredos  da  novela. Ela joga na cara de Joyce (CarlaMarins),  a filha egoísta da Helena, que na verdade ela não é sua filha, e sim Helena a criou depois que sua mãe morrera.

  

Remédios de Salsae Merengue (1996)



        Em 1996,  Bia Nunnes estreou  em uma trama do Miguel Falabella, em Salsa e Merengue, escrita também por Maria Carmem Barbosa. A partir de então a atriz esteve praticamente em todas as tramas escritas pelo autor. Em Salsa e Merengue deu vida a Maria dos Remédios, a filha mais velha de Anabel (Arlete Sales). É a sonoplasta do cerimonial da mãe. No decorrer da trama descobre ser meia irmã de Valentim (Marcos Palmeira) e Eugênio (Marcelo Antony), filhos de Anabel com Urbano (José Wilker).

 

Jacira de MeuBem Querer  (1998)



        Em Meu Bem Querer, do Ricardo  Linhares, Bia Nunnes deu vida á Jacira, mulher de Gregory (Ricardo Petraglia) e cunhada de Ava Maria (ÂngelaVieira), de quem é promoter no salão de beleza. A Cidade apenas tolera Jacira por causa de Gregory, o marido que ela faz de gato e sapado. Jacira é uma mulher venenosa, impiedosa, impaciente, mesquinha e interesseira.

 

Dalva de O Cravo  e a Rosa (2000)



        A Dalva de O Cravo e a Rosa, do Walcyr Carrasco, é outra personagem da Bia que pode ser vista no ar, na reprise da trama nas tardes da Globo.  Dalva é a prima pobre de Dinorá (MariaPadilha),  costureira, mulher do povo e de bom coração. Quase se casou com Cornélio (Ney Latorraca),  mas Dinorá lhe passou a perna e ganhou o marido. Se sente culpada por ainda sentir uma queda por  Cornélio.  Como teve seus sonhos frustrados , tenta a todo custo casar o quanto antes a filha Candoca (Míriam Freeland), empurrando a menina  para cima de Edmundo (Ângelo Antônio) ou Celso (Murilo Rosa).

 

Adail de ALua me Disse (2005)



        Em 2005,  Bia Nunnes volta para as tramas do Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, dando vida a Adail em A Lua me Disse. Sua personagem é filha de Ademilde (Arlete Sales), dona da loja Frango com Tudo Dentro.  Interesseira, vive incentivando o filho  Adonias (Paulo Vilhena) a ter uma relação com a ricaça Branca (Monique Alfradique).

 

Matilde de Negócioda China (2008)



        Em Negócio da China, outra trama do autor Miguel Falabella, Bia Nunnes deu vida a Matilde, a irmã solteirona de Adriano, o protagonista vivido pelo Herson Capri.

       

Damiana de AqueleBeijo (2011)



        Em outra trama do Miguel Falabella, Bia Nunnes interpretou a farsante Damiana, que   finge ser a irmã desaparecida de Felizardo (Diogo Vilela). Dizendo que veio da Paraíba , ela se infiltra na família que nem desconfia  de suas reais intenções. Sua chegada a família dá uma chacoalhada, principalmente quando  começa a  infernizar a vida da suposta cunhada Locanda (Stella Miranda).

Veja Também:

Amor com Amor se Paga (1984) 


Meus Personagens Favoritos da Giovanna Antonelli 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipédia.com.br www.memoriaglobo.com.br 

       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilha Sonora Eterna – História de Amor Internacional (1995)

        Um folhetim leve e charmoso , que talvez até pela falta de pretensão , tenha atingido um nível de sucesso não esperado. O Horário  das seis havia sofrido uma queda com a exibição do remake de  IrmãosCoragem  (1995) , e  História deAmor   conseguiu levantar  o IBOPE e caiu no gosto do público, que começou acompanhar os dramas dos personagens do Maneco, que  são fáceis de ser encontrados ao nosso redor. A Novela tratava principalmente do relacionamento entre pessoas  em todos os  seus níveis, nos apresentando um leque de situações cotidianas apaixonantes.         Protagonizada por   Regina Duarte , em sua primeira Helena do autor (Ela ainda faria mais 2 – em Por Amor em   1997 e Páginas da Vida em 2006), a novela está no ar pelo Canal Viva no horário do almoço e é um dos grandes sucesso atuais do canal.         A ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas - 19.07.2025

  “ Fina Estampa ” de   volta na Globoplay Novelas         A novela de Aguinaldo Silva , estrelada por LiliaCabral , a Griselda, volta dia 18 de agosto, substituindo 'Guerreiros do Sol ' , na Globoplay   Novelas . O Pereirão vai voltar !   Felipe Bragança vai ser   o protagonista de “ Coração Acelerado ”         Nem Nicolas Prattes ou Danilo Mesquita ,   Filipe Bragança fará o cantor sertanejo João Raul, protagonista de 'Coração Acelerado' , próxima novela das sete da Globo . A trama de Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento substitui 'Dona de Mim' em janeiro. Filipe fará par com Isadora Cruz e Isabelle Drummond .   Nova   “ Carga Pesada”           Na nova versão da icônica série   Carga Pesada , estrelada nos   anos   90 e 2000   por Antônio Fagundes e Stênio Garcia , o asfalto será domin...

“Tributo Lima Duarte”

           Não tem com não se emocionar com o tributo ao Lima Duarte , um artista que   tem a trajetória entrelaçada com a história da Tv. “ Tributo ”,   projeto da Globoplay que vai homenagear grandes nomes que ajudaram a consolidar a história da tv, teatro e cinema nacional,       começou a ser apresentado   a   partir desta sexta -feira   (19.04), na Globo   com o documentário em homenagem ao Lima Duarte .   O Documentário apresentou além dos clássicos personagens imortalizados pelo ator – Como Zeca Diabo de O Bem Amado (1972), Senhorzinho Malta de Roque Santeiro (1985), O Sassa Mutema de O Salvador da Pátria   (1989), Murilo Pontes   em Pedra sobre Pedra (1992) entre outros,     cenas e momentos inéditos, nunca ainda apresentados na Tv.   Muito bom ver uma homenagem desse tipo   feita ainda com o   homenageado em   vida, o que é mais impo...

12 cenas marcantes de “A Viagem”

          Nesta segunda-feira (21.12),   o Canal Viva trás de volta um dos clássicos do horário das sete dos anos 90 – A Viagem (1994), remake da Ivani Ribeiro .         Antes da estreia relembre 12 cenas marcantes da novela:   1 – Alexandre ( Guilherme Fontes )   no vale dos suicidas  2 – Dinah ( CrhistianeTorloni ) agride Liza ( Andreia Beltrão ) 3 – O Primeiro beijo de Dinah e Otávio ( Otávio Fagundes ) 4 – A Revelação do mascarado 5   - Alberto (Cláudio Cavalcanti)   ver o espírito   de Alexandre 6 – Alexandre provoca a morte de Otávio 7 – Alexandre incorpora Guiomar ( Laura Cardoso ) 8 – A morte de Dinah 9 – Dinah descobre que está morta 10 – Estela (LucinhaLins)   Ver Dinah 11 – Alexandre chegando ao nosso Lar 12 – Mensagem final da trama   Veja   Também: Novelas Inesqueciveis  - A Viagem (1994) Trilha Sonora Eterna ...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Tributo – Glória Menezes

        O Tributo desta   sexta-feira (09.05) fez uma   homenagem mais que   merecida   à Glória Menezes .   Uma das estrelas   da história das novelas.                   Glória Menezes  uma das damas da TV brasileira que irá completar dia 22 de julho próximo 62 anos de sua estreia na teledramaturgia,     em 22 de julho de 1963 a atriz protagonizou junto já com seu marido  Tarcísio Meira   -   2-5499 Ocupado   - a primeira telenovela brasileira diária , exibida pela  TV Excelsior   adaptada do original do  argentino  Alberto Migré  por  Dulce Santucci .         O Tributo aqueceu nossos corações   ao   dar a chance de rever a Glória   tão lúcida e simplesmente radiante.    O Produção destacou   grandes   momentos da at...