Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

10 Motivos para não perder “Corpo a Corpo” Viva

 


          Um suposto pacto com o diabo  foi o mote principal e a trama que mais chamou atenção dentro da novela Corpo a Corpo, um dos sucessos do Gilberto Braga,  nunca reprisada, considerada, pelo próprio autor, sua melhor novela,  está de volta a apartir do próximo  dia  24.06, no  Canal Viva.

        O  e10blog cita abaixo 10 motivos que tornam essa reprise imperdível:

Primeira Reprise:



        A Novela que tem 40  anos, só agora vai ter finalmente sua primeira reprise. Considerada uma novela complexa, principalmente pelo pacto, entre outros fatores, acabou sendo protelada. Agora  vamos poder matar essa vontade de quase cinco décadas.

 

Personagens femininas memoráveis e marcantes

        Corpo a Corpo foi um momento brilhante da nossa teledramaturgia daquele inicio de década. Personagens femininos sedutores  que davam o charme do folhetim –

- A Mulher que perde o homem amado e planeja vingança para destruí-lo, a Tereza da Glória Menezes;

- A Mulher que faz um pacto com o diabo para ascender profissionalmente – Eloá, vivida pela DeboraDuarte;

- A  Mulher vítima de racismo, cujo sangue salva a vida do homem que um dia lhe menosprezara e  fizera sofrer- Sônia, vivida pela Zezé Motta;

- e a mulher da sociedade vivendo em conflito com o passado glorioso e o presente sem dinheiro, à procura de um casamento de interessante – Lúcia, da Joana Fomm.

 

Racismo



        Foi na trama de Corpo a Corpo, que houve  uma das primeira representações, se não a primeira, de uma família de negros bem colocada socialmente, em uma época em que atores negros muito raramente fugiam do estereótipo do escravo, do serviçal ou do bandido.  Zezé Motta, viveu em Corpo a Corpo a personagem Sonia, uma moça negra, de classe média, arquiteta paisagista, culta e esclarecida.

        O Racismo foi retratado a partir de momento em que Cláudio, o personagem do saudoso Marcos Paulo, um rapaz muito rico, de temperamento rebelde que vivia batendo de frente com  a família  e a intransigência  do pai, Alfredo Fraga Dantas(Hugo Carvana), um homem conservador, arrogante e preconceituoso, se apaixona por Sônia.   O Pai claro que não aceitou esse romance e foi capaz de tudo para tirar Sônia do caminho do filho e da família. Mas como novela é novela, na reta final de Corpo a Corpo, foi o sangue de Sônia que salvou Alfredo da morte.

        Porém, o entrecho real chocou mais que o da ficção. Em uma pesquisa para aferir a aderência do público sobre o casal Sônia e Cláudio, o resultado  surpreendeu todos os envolvidos.  As reações foram as mais violentas e preconceituosas possíveis conforme Zezé Motta narrou nos documentários “A Negação do Brasil  e confirmou no “Tributo”:

        “As reações foram violentas (…) Um homem disse que se fosse ator e estivesse precisando de dinheiro e a televisão obrigasse a beijar uma negra feia e horrorosa ‘como aquela’, chegaria em casa todos os dias e desinfetaria a boca com água sanitária. (…) Teve uma empregada doméstica que disse que toda vez que o casal se beijava, ela trocava de canal porque não acreditava nesse amor. (…) Outro disse que não acreditava que Marcos Paulo estivesse tão necessitado de dinheiro para passar por essa humilhação.”

        Nove anos depois, em 1995 na trama de A Próxima Vítima, do Sílvio de Abreu,  Zezé Motta voltou a encabeçar uma família negra de classe média alta.

       

Flávio Galvão como o  Diabo



        Flávio Galvão foi um dos destaques masculinos de Corpo a Corpo na personificação do próprio Diabo.

 

Débora Duarte como Eloá

        Débora Duarte  no auge da sua beleza e ascensão de carreira viveu uma de suas melhores personagens em Corpo a Corpo à protagonista Eloá.  A  atriz vinha do sucesso de duas minisséries – Padre Cícero e Anarquistas Graças a Deus, exibidas meses antes da estreia da  novela. Por  sua atuação na trama, Débora foi eleita pela APCA  Melhor atriz do ano, juntamente com Geórgia Gomide e Marieta Severo, por Vereda Tropical (1984) e Mírian Pires, por Meus Filhos, Minha Vida; Lucinha Lins pela minissérie Rabo de Saia e Nathália Timberg por Santa Marta Fabril. 

 

Joana Fomm / Lúcia Gouveia 

                Joanna Fomm, novamente brilhou vivendo uma grande vilã do Gilberto, tal qual acontecera com a Yolanda Pratini de Dancin´Days (1978). A Lúcia Gouveia  foi tão perversa que a atriz contou em entrevistas que chegou a ser hostilizada em restaurantes por pessoas que naquela época ainda confundiam personagens com os atores.

 

O Grande Mistério da Trama

        Corpo a Corpo aguçou a curiosidade do público acerca do mistério que envolvia o Diabo (Flávio Galvão). Em troca de uma promissora carreira profissional na empresa Fraga Dantas, Eloá (Débora Duarte) aceita fazer um pacto com o capeta. No meio da novela, descobria-se que tudo não passava de uma farsa arquitetada por um grupo de pessoas que estavam usando Eloá para se apoderar da empresa onde ela era executiva.

Alfredo Fraga Dantas (Hugo Carvana) havia fundado sua firma com um sócio, que veio a falecer e lhe deixou a sua parte em testamento. A viúva, Nádia (Tânia Scher), alia-se a Rogério (Odilon Wagner), alto funcionário da Fraga Dantas, para conseguir esse testamento. Por meio de Raul (Flávio Galvão), encarnando o próprio Diabo, é fácil para Rogério promover a ascensão de Eloá. Enquanto isso, a enfermeira Tereza (Glória Menezes) se infiltra na mansão Fraga Dantas com a incumbência de seduzir Alfredo, casar-se com ele e meter as mãos no testamento, guardado em um cofre. Em troca, Tereza quer o fim do casamento de Eloá e Osmar (Antônio Fagundes), sua antiga paixão, como uma vingança pessoal contra ele, que a abandonara grávida no passado.

Descoberta a farsa, todos os envolvidos são condenados, com exceção de Nádia, que morre atropelada antes do julgamento, e de Eloá, que era tão vítima quanto Alfredo. Tereza vai presa e se regenera na cadeia. Rogério morre ao fugir da polícia. Raul também tenta uma fuga e (aparentemente) morre, quase aos olhos de Tereza.

....a partir  de agora tem spoiler ...

Porém, para surpresa do público, o Diabo reaparece, agora para a atormentada Tereza, que já cumpriu sua pena. Ele a convence que todas aquelas mortes são obra sua, e que ela poderá vir a reconquistar o amor de Osmar. Entretanto, para isso, terá que matar Alfredo. É quando a novela inicia um novo mistério. Ao final, a elucidação do caso: Raul não morrera. Ele aliou-se a Amauri (Stênio Garcia), que queria a morte de Alfredo para finalmente ficar com o amor de sua vida, Lúcia (Joana Fomm), a nova mulher do empresário.

 

Trilha Sonora



                O Romance do casal Sônia e Cláudio,  ficou marcado pela música “Coração de Estudante”  que virou uma espécie de hino cívico depois que foi usada como música de fundo sobre as reportagens, cortejo fúnebre e sepultamento do primeiro presidente eleito pela democracia Tancredo Neves em 1983. A Música havia sido composta por Wagner Tiso para o filme “Jango” sobre o presidente João Goulart. Depois do lançamento do filme Milton Nascimento escreveu a letra que virou um clássico.

        Curiosamente a  música não consta em nenhuma trilha lançada comercialmente  da novela.

        Outras músicas muito marcantes na novela foram “Nada Mais (versão da internacional Lately), gravada por Gal Costa (tema de Tereza), e a internacional Missing You, na voz de Diana Ross (tema de Lúcia e Amauri) – esta, curiosamente, tocou desde o início da novela, quando a prática na época era executar as músicas estrangeiras a partir da metade da trama, quando o disco internacional era lançado comercialmente.

Corpo a Corpo foi uma das primeiras novelas em que um efeito visual e um efeito sonoro anunciavam o fim do capítulo: a última imagem “congelava” em preto e branco com um som impactante.

 

Primeira parceria DenisCarvalho /Gilberto Braga  e Malu Mader /Gilberto Braga

        Corpo a Corpo foi a primeira e longa parceria do novelista Gilberto Braga com o diretor Dennis Carvalho. E Também primeira novela do autor com a atriz Malu Mader, para  quem ele criou personagens de destaques em produções seguintes como Anos Dourados, O Dono do Mundo, Anos Rebeldes, Labirinto, Força de Um Desejo e Celebridade.

 

Primeira novela  da Lilia Cabral e Selton Mello na Globo

        Dois nomes que virariam referência   com  atores de tv estrearam em Corpo a Corpo -Lilia Cabral e Selton Mello. Ambos vinham de produções da Rede Bandeirantes.

 

Veja Também:

Gloria Menezes   


Corpo a Corpo 


Deborah  Duarte 


Zezé Motta 

Joana  Fomm 


Marcos Paulo 


Flávio Galvão 


Gilberto Braga 


Malu Mader 


Fonte:

Texto: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br

 

Comentários

  1. CORPO A CORPO tem, na verdade, 40 ANOS - incompletos - a contar de de sua data de estreia, 26.11.1984, e não 44. Esta é a única incorreção neste seu texto que quase chega à perfeição, pois a novela de autoria de Gilberto Braga tem todos estes motivos para a primeira reprise no Brasil ser considerada imperdível e alguns outros mais. Basta pensar nas questões de especulação imobiliária, catástrofes e emergências climáticas, falta de planejamento de habitações urbanas e rurais, já que um dos plots iniciais da trama é também uma situação dramática de alguns personagens que sofrem com a ocorrência de enchentes e inundações severas na região do Vale do Rio Itajaí e Blumenau especificamente em 1983. O autor foi realmente pioneiro e visionário na dramatização e no retrato realista nessa questão da emergência climática global e no consequente desequilíbrio ecológico gravíssimo. Depois repetiu, com a mesma contundência e perspicácia, o retrato de um drama semelhante, com as inundações e deslizamentos de terrenos e habitações nos morros de bairros cariocas periféricos, em PÁTRIA MINHA (1994). Este é outro atrativo da novela sensação dos horário dos "mofos" do VIVA, que está prestes a estrear. Ainda é interessante salientar que toda a história da novela tem mais a ver com ÁGUA VIVA (1980), que apresentaram também histórias com grandes doses de crítica social, realismo e romantismo/idealismo, em tramas mto bem construídas; e não tanto com LOUCO AMOR (1983), a sua obra imediatamente anterior, que apresentava mais uma trama popular, porém voltada para o lado fantasioso folhetinesco. Parabéns pelo seu excelente e maravilhoso texto, com a sua dedicada pesquisa! E vamos juntos acompanhar CORPO A CORPO, em sua primeiríssima reprise, com o carinho e a celebração que ela merece!

    ResponderExcluir
  2. A novela tem 40 anos! É de 1984! Tá errado esses 44 anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Veja quais são os títulos que a Globoplay vai disponibilizar em Novembro

Império  - Marina  - Meu Marido  - Senhora           Veja   os títulos disponibilizados   na Globoplay   em novembro   : 03.11   - Império   (2014) - A trama de  Império , a do comendador vivido pelo  Alexandre Nero , do autor  Aguinaldo Silva , vai voltar pelo Projeto Originalidade .   10.11   - Marina (1980)   -  Novela que o  Wilson Aguiar Filho  escreveu para o horário das seis em 1980, baseado no  romance   Marina   do escritor  Carlos Heitor Cony entra pelo Projeto Fragmentos . A Novela é protagonizada por Denise Dumont   e   Lauro Corona . 17.11   - Meu Marido (1991) -   é a minissérie   do mês. Protagonizada   por Elizabeth Savalla e Nuno Leal Maia , a trama tem como fio condutor a investigação sobre o envolvimento de Carlos Zanata, um homem aparentemente íntegro e honesto, pai de famí...

Trilha Sonora Eterna – Rainha da Sucata Nacional (1990)

        Quem ai  nunca dançou lambada? O Ritmo caliente  surgiu no Brasil  na década de 80  e depois de uma baixada na poeira,  voltou aos hits das rádios logo  que entrou como pano de fundo da   trama de Rainha daSucata , do Silvio de Abreu , no início da década de 90.         O “Ê , eô, eô . . .” de “ Me chama que Eu Vou ” do Sidney Magal , tema de abertura da novela, ecoou nos quatro cantos do Brasil e tornou novamente a Lambada um dos ritmos obrigatórios em todas as festas e boates da época.         Assim como a Lambada, Rainha da Sucata foi um dos grandes sucessos do horário nobre naquele começo de década. A oposição entre os novos-ricos e a elite paulista decadente rendeu muitos entrechos a novela,   mostrando esse contraste através das duas protagonistas : Maria do Carmo Pereira , a sucateira, nova – rica...

Conheça a história de Gerluce, uma das protagonistas de “Três Graças” - A Nova novela das nove global

  A protagonista da próxima novela das 21hs da  Tv Globo,   Três Graças   , Gerluce vivida por  Sophie Charlotte  é uma mulher marcada pela má sorte no amor e movida por um forte desejo de vingança contra o poderoso Santiago (  Murilo Benício  ), o responsável por um esquema de falsificação de remédios que prejudicou a saúde de sua mãe Lígia (  DiraPaes ) . Em sua jornada Gerluce vai deparar com os interesses conflitantes de seus amores: Jorginho( Juliano Cazarré  ): - pai de sua filha Joélly ( Alana Cabral). Presidiário, abandonou Gerluce grávida na adolescência. Na prisão é impactado pelos cultos do pastor Albérico (  Enrique Diaz  ), viúvo e pai de Kellen Cristina( Luiza Rosa ), grande amiga de Joélly. Gilmar( Amaury Lorenzo ): motorista de ônibus, casado com Kátia ( Nataly Rocha ), teve um breve envolvimento com Gerluce, mas a enganou fingido ser divorciado. Bagdã( Xam...

Personagens desperdiçados, descaracterizados e/ou esquecidos no remake de “Vale Tudo”

        Vale Tudo , o remake do clássico do Gilberto Braga , reescrito pela     ManuelaDias ,    está chegando em sua reta final   e , entre   críticas e   aplausos, a nova trama começou com o “copia e cola” da primeira versão e   por volta da   sua metade, a autora resolveu   fazer mudanças na história e consequentemente   no perfil e rumo de alguns personagens.         Isso acabou descaracterizando personagens   já imortalizados   em nossa memória afetiva   e causando uma   avalanche de criticas a autora, inclusive dos próprios intérpretes.          Nem todo personagem de uma novela consegue cair no gosto do público ou marcar a trama de forma duradoura. Em Vale Tudo de 1988, clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, muitos nomes ficaram eternizados — como Maria de Fátima ( GlóriaPires) , Raque...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

No Tema e Na Trilha do Fagner

        Fagner é meu conterrâneo, é  um dos grandes nomes cearenses no cenário nacional. O Cantor nasceu em 13 de Outubro de 1949 na cidade de Orós.         Aos seis anos ganhou seu primeiro concurso de música em uma rádio local cantando uma música em homenagem ao dia das mães.         A Carreira nacional desse nordestino começou de uma maneira muito imprevisível. Mudou-se para Brasília em 1970 para estudar arquitetura na Universidade de Brasília, e lá participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília com a música “ Mucuripe ”  em parceria com Belchior .  A Partir de então as músicas interpretadas pelo cantor passaram a conquistar os bares do sudoeste brasileiro.        O Primeiro compacto Fagner gravou em 1971, e depois que Elis Regina regravou “ Mucuripe ” o talento como cantor e c...

Rapidinhas - 01.11.2025

Sol e   Léo – “ Vai na Fé”   e “ Dona de Mim ”    juntas / O reencontro de Estela (Larissa Manoela) e Anabela (Isabelly Carvalho) marca a semana   “ Êta Mundo Melhor ”.   Sol e   Léo – “ Vai na Fé ”   e “ Donade Mim ”    juntas         O   Mundo verso   de Rosane Svartmann entrou no modo on e   nos   emocionou   nos   capítulos desta semana de Dona de Mim .   Léo (Clara Moneke) começou a realizar um dos seus sonhos, ao lado de Sofia (Elis Cabral), a jovem fez o primeiro desfile da sua coleção de lingerie. E para abrilhantar ainda mais o evento que mexeu com São Cristóvão. Léo contou com a presença dela, Sol ( Sheron Menezzes) , de Piedade para o mundo, protagonista do   último grande sucesso da autora – Vai   na Fé -     foi lindo e emocionante   ver o encontro de duas grandes protagonistas   do horário das   sete. ...

10 Novelas que marcaram a Rede Tupi

        Há   40 anos a Rede Tupi encerrava suas atividades, em 18 de Julho de 1980, ou seja encerrava-se a primeira emissora de tv a operar no Brasil.   A Tupi   foi fundada em 18 de setembro de 1950 pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand , que também controlava vários outros veículos de comunicação, formando um grande conglomerado – Os Diários Associados . Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio , depois em 1955 a TV Itacolomi em Minas Gerais, e em 1960 a Tv Brasília entre outras, que acabaram por formar a rede.         O Pioneirismo e a experiência de rádio da maioria de seus profissionais transformaram a Rede Tupi em uma das mais importantes emissora do país até meados da   década de 70, quando a Rede Globo , que havia sido criada em 1965 ,   começava a dar seu primeiros passos para se tornar a líder em audiência.         Fo...

Meus Personagens Favoritos do Marcos Pasquim

O Vilão Ricardo   de “ Dona de Mim ”   e   o Denis, protagonista de “ Caras e Bocas ” na Globoplay Novelas         Em Dona de Mim , o público tem vibrado — e também odiado — cada aparição de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim . O ator mostra toda sua versatilidade ao dar vida ao grande vilão da trama, construindo um personagem cheio de intensidade e contradições. Com sua postura imponente e olhar calculista, Ricardo se tornou aquele personagem que o público “ama odiar”. Suas atitudes cruéis, os jogos de manipulação e a forma como interfere na vida dos protagonistas da história de Rosane Svartmann   garantem fortes emoções em cada capítulo. Marcos Pasquim é daqueles atores que conquistaram o público com talento, carisma e versatilidade. Sua trajetória na televisão começou nos anos 90, em participações que logo mostraram sua força em cena. Aos poucos,   foi ganhando espaço em diferentes produções, até assumir papéis de ma...

10 Personagens que marcaram “A Terra Prometida”

        As tramas bíblicas da RecordTv não tem como seu forte grandes interpretações, o que chama atenção mesmo é seu enredo mostrando as passagens bíblicas costuradas com o bom e velho folhetim. Porém em A Terra Prometida , a trama do Renato Modesto , alguns atores, mesmo no texto limitado que tem que seguir o viés bíblico,  conseguem apresentar grandes intepretações e composição de personagens  que nos emocionam e mostram que o talento é capaz de  brotar e rasgar o texto marcando  momentos memoráveis à trama.         São eles: A Léia da Beth Goulart         Elogiar a Beth Goulart em cena chega a ser repetitivo. A atriz que  tem o talento correndo nas veias,  sempre consegue transformar os papéis por menores que sejam em grandes momentos na tv. E na pele da Léia isso não foi diferente. Inicialmente, Léia era a principal cú...