Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Novelas Inesquecíveis - Boogie Oogie (2014)

10 Anos da trama  que se passava na mesma época de “Dancin´Days” e é considerada o maior festival de clichês da nossa teledramaturgia 


 

        Há 10 anos, em 04 de agosto de 2014,  o horário das seis era invadido pela Disco Music  nos teletransportando pra os embalos de sábado a noite e  Dancin´Days  com a estreia de Boogie Oogie, novela do moçambicano Rui Vilhena  que ficou 185 capítulos no ar.  

        Um “novelão” sim senhor!  Seja pelos clichês, pela quantidade de capítulos ou  pela sensação que a trama nos dava de que estávamos na sala da casa da Sandra (Ísis Valverde) ou participando de alguns dos vários (milhares) de barracos da casa dos Fraga.  A Novela que teve como mote inicial a troca de bebês no nascimento, não se prendeu a esse fato e mostrou um novelo bem enrolado e desenrolado  a medida que era preciso.



        A  trama  se inicia 22 anos antes de 1978, quando no passado, por vingança e despeito, Susana (Alessandra Negrini) contratou uma enfermeira para trocar na maternidade a bebê recém-nascida de seu amante Fernando (Marco Ricca) com a mulher dele, Carlota (Giulia Gam). Fernando vinha prometendo a Susana que largaria a esposa para ficar consigo, o que nunca aconteceu. Quando ele finalmente toma coragem de pedir a separação, descobre que Carlota está grávida e desiste de deixá-la. Por causa da desistência, Susana condena o casal a viver longe da própria filha.



Vinte e dois anos depois, 1978, a filha do casal, Sandra (Ísis Valverde), acredita que os seus pais verdadeiros são a dona-de-casa Beatriz (Heloísa Périssé) e o militar Elísio (Daniel Dantas), que juntos possuem outros dois filhos, os adolescentes Otávio (José Victor Pires) e Cláudia (Giovanna Rispoli). Todos vivem sob a rigidez que o chefe da casa impõe. Sandra está noiva de Alex (Fernando Belo), irmão de seu ex-namorado, Pedro (José Loreto), que nunca aceitou a troca e nutre uma doentia paixão por ela.



No dia do casamento de Sandra com Alex, acontece um grave acidente no trânsito envolvendo um monomotor. Rafael (Marco Pigossi), o piloto, fica preso nas ferragens e é salvo por Alex, que acaba morrendo na explosão da aeronave. A partir de então, Sandra declara guerra a Rafael e passa a odiá-lo com veemência, acusando-o de ser responsável pela morte do noivo, praticamente no altar. O ódio, no entanto, vai virar uma bela história de amor.



Quem não vai gostar nada desta relação é a noiva de Rafael, a patricinha Vitória (Bianca Bin), que acredita que os seus pais verdadeiros são Carlota e Fernando. O antagonismo de Sandra e Vitória aflora quando ambas descobrem que foram trocadas na maternidade por Susana. Enquanto Sandra leva uma vida humilde e sem grandes luxos, Vitória reside em uma mansão com os supostos pais, o irmão mais novo Beto (Rodrigo Simas), e a divertida avó Madalena (Betty Faria).

O que aconteceu com Susana durante todo este tempo? Sem ter Fernando exclusivamente para si, a megera partiu para Nova York, nos Estados Unidos, onde passou a trabalhar como garçonete na famosa boate Studio 54. Vinte e dois anos depois, Susana está de volta e encontra o ex-amante ainda casado com Carlota, mas de romance com outra mulher, Gilda (Letícia Spiller), com quem inclusive possui um filho, Rodrigo (Brenno Leone). Revoltada, decide revelar toda a armação do passado para destruir a vida de Fernando e sua família.



  Boogie Oogie foi recheada de clichês clássicos, e apesar da agilidade muito elogiada nos primeiros meses apresentou uma “barriga”  das grandes em sua reta final.   Aquele casa não casa da Sandra (Isis Valverde) e Rafael (Marco Pigosi);  o casal de vilões (Vitória e Pedro) sempre armando planos falíveis contra a felicidade dos protagonistas e a  vilã sanguinária entre outras situações.



GiuliaGam foi a grande vilã da história, sua Carlota concentrou todos os acontecimentos e praticamente dirigiu toda a história. A certa altura da trama ela se desentendeu com a produção e ficou afastada de alguns capítulos, e no seu lugar entrou Joana Fomm como a Tia Odete da Carlota. Joana e Betty Faria tiveram alguns embates cênicos , relembrando a bela parceria vilã/mocinha de Tieta(1989).

 O  famigerado  segredo da Carlota  (Giulia Gam) como  já esperado  não foi nada relevante. A vilã que parecia ter se dado mal no final, apareceu arrombando  o túmulo do primeiro  marido morto,  resgatando as verdadeiras joias roubadas que ela escondeu em seu caixão desde sua morte. O Atropelador, revelado ser a personagem Ágatha (Pepita Rodrigues) , que já tinha sido revelada ser o Corvo, também não  agradou, mas  foi no mínimo  coerente. 

Assim como aconteceu no  primeiro capítulo ,  Rafael se envolveu  em um quase acidente de avião no capítulo final , ajudando Pedro (José Loreto) a posar a aeronave com a Sandra aos prantos.



        Aliás, o casal com química perfeita, apesar de muito romântico, ou talvez por isso mesmo , conquistou os telespectadores. Eles formam o casal mais harmonioso dos  últimos tempos na Tv. Parabéns para a Ísis Valverde e Marco Pigossi.



  Boogie Oogie também soube dosar com maestria  a trama de suas protagonistas, a certa altura da novela  ficou impossível decidir entre Sandra e Vitória. Claro que torcemos pelo final “RAFAEL e SANDRA” , mas era impossível torcer contra  a dúbia Vitória, interpretada com excelência pela Bianca Bin.



 E o elenco, o que dizer de um elenco escolhido a dedo como foi o de Boogie Oogie – Destaque para  Alessandra Negrini, Giulia Gam, Marco Ricca, Daniel Dantas e Heloísa Perissé que pela primeira vez interpretava  uma personagem sem uma dose de comédia,  foram impecáveis.

 Isso sem falar em Betty Faria, que fez da sua Madalena uma personagem tão importante  para o desenvolvimento da trama, provando que está em plena forma e pronta para fazer grandes personagens.  Reviveu a dobradinha de Pecado Capital (1975), com Francisco Cuoco, que também esteve presente em  Boogie Oogie. Vale destacar  também as participações mas que especiais de Joana Fomm, Francisco Cuoco e Pepita Rodrigues.

 Giovanna Rispoli, que interpretou a peste Cláudia, foi a revelação unânime da trama.



 Falar de Boogie Oogie e não citar sua trilha sonora seria um pecado.  A Globo lançou dois CD´s da trilha  que são  duas relíquias e claro entraram para a minha seleta lista de trilhas.  A Novela apresentou clássicos do final dos anos 70 e início dos anos 80, a era disco,  que era o pano de fundo da novela. Desta vez, a direção não usou covers, mas gravações originais – apesar de algum anacronismo musical, já que algumas músicas da trilha ainda não haviam sido lançadas no período em que se passava a história da novela (1978-1979).



Apesar de "Boogie Oogie" se passar no final  dos  anos 70,  a novela não conseguiu capturar completamente a atmosfera da época ou explorar a história e o contexto social e político com profundidade. A década foi retratada mais como um cenário estético do que como um elemento integrador da narrativa. Claro que isso não aproximou a trama ao fenômeno considerado de Dancin´Days(1978), mas a trama  marcou o horário das seis  com temas comuns, repetidos, seguiu fórmulas bastante comuns em novelas, sem muitas inovações. A trama central de rivalidades e romances já era uma temática recorrente em novelas, o que gerou críticas quanto à falta de originalidade, porém a era disco deu uma nova roupagem a esses “clichês”, que até puderam ser perdoados.

 

Ficha Técnica:



Novela do Autor Rui Vilhena

Direção Geral : Ricardo Waddington

Elenco:

ÍSIS VALVERDE – Sandra
MARCO PIGOSSI – Rafael
BIANCA BIN – Vitória
GIULIA GAM – Carlota
MARCO RICCA – Fernando
ALESSANDRA NEGRINI – Susana
DEBORAH SECCO – Inês
DANIEL DANTAS – Elísio
HELOÍSA PÉRISSÉ – Beatriz
BETTY FARIA – Madalena Veiga Azevedo Fraga
LETÍCIA SPILLER – Gilda
GUILHERME FONTES – Mário
FABÍULA NASCIMENTO – Cristina
CACO CIOCLER – Paulo Fonseca
RODRIGO SIMAS – Beto
BRUNO GARCIA – Ricardo
ALEXANDRA RICHTER – Luísa
FABRÍCIO BOLIVEIRA – Tadeu
RITA ELMOR – Leonor Mascarenhas
JOSÉ LORETO – Pedro
FRANCISCO CUOCO – Vicente
SANDRA CORVELONI – Augusta
THAÍS DE CAMPOS – Célia
GUSTAVO TRESTINI – Artur
OSVALDO MIL – Homero
MARIA JOÃO BASTOS – Diana
ALICE WEGMANN – Daniele
BRENNO LEONE – Rodrigo
GIOVANA RISPOLI – Cláudia
JOSÉ VICTOR PIRES – Otávio
JÚLIA DALAVIA – Alessandra
JOÃO VITHOR OLIVEIRA – Serginho
CAIO MANHENTE – Filipinho
CACÁ AMARAL – Gilson
ANA ROSA – Zuleica
ZEZÉ MOTTA – Sebastiana
EDUARDO GASPAR – Adriano
ALINE XAVIER – Ivete
MARIZABEL PACHECO – Leda
DJA MARTINS – Laurinda
LUÍS NAVARRO – Cleiton
LYV ZIESE – Magali
RENATA RICCI – Vívian

e
BETE SABBO
CHICO TERRAH – chaveiro que abre o cofre de Carlota que está com Vitória
CHRISTIANA GUINLE – Márcia (enfermeira paga por Suzana no passado para fazer a troca das bebês)
CLÁUDIA ASSUNÇÃO – Júlia Villar (madrinha de Beto, sabe da história do nascimento dele)
CRISTINA AMADEO – Drª Ana (advogada de Susana)
EDDY GUARATIBA – Eduardo (funcionário da Vip Turismo)
ELIANA SU – Yumi (funcionária da Vip Turismo)
ÉLCIO ROMAR – Gustavo Mendes (investiga os crimes de Susana)
ELIANA MEY SU – Yumi
ELIAS GLEIZER – padre no casamento de Sandra e Alex, no primeiro capítulo
EUNICE BRÁULIO – Estela (funcionária da Vip Turismo)
FERNANDO BELO – Alex (noivo de Sandra, no início, filho de Augusta, irmão de Pedro)
FRANCISCA DE SÁ – Júlia Vilar (jovem)
GABRIELLA VERGANI – Carlota (jovem)
GISELLE BATISTA – Glória (funcionária da boutique de Vitória)
ÍTALO VILLANI – discute com Danielle e Vitória no trânsito
JOANA FOMM – Odete (tia de Carlota)
JÚLIA ORISTÂNIO – Priscila (funcionária da boutique de Vitória)
JUNNO ANDRADE – Amaury (empresário da noite que abre a discoteca Boogie Oogie)
LAURA CARDOSO – Dona Lúcia (avó de Márcia)
LEILOCA – Silvinha (amiga de Leonor)
LIONEL FISCHER – Dr. Curi (advogado da família de Fernando)
LUIZ CARLOS MIÉLE – Carlos (ex-gerente da boate Vogue)
LUIZ MEDAGLIA
MARCELA TINTI
MÁRCIO ROSÁRIO – Jeferson (mecânico instruído por Odete a não revelar a Vitória e Beto o que sabe sobre os diamantes de Carlota)
MARCO DELGADO – Ângelo (português apaixonado por Diana)
MÁRIO HERMETO – Wilson (garçom que trabalhou na boate Vogue)
NEUZA BORGES – vidente procurada por Susana e Inês
NICOLA LAMA – Giovanni (amigo de Diana, leva Inês embora para os Estados Unidos)
PAULO BOSTON – Ivan Dias (jovem)
PEDRO PAULEEY – Saulo (funcionário da Vip Turismo)
PEPITA RODRIGUEZ – Ágata (delegada cuja identidade secreta é “o Corvo”)
PRISCILA FANTIN – Solange (contadora da Vip Turismo)
ROBERTO CUSTÓDIO – Fernando (jovem)
SIDNEY SOUTO – taxista que leva Alex para o casamento, no primeiro capítulo
TATHI LOPES – Jussara (contratada por Pedro para se passar por grávida de Alex)
VAN FURLANETTI – Chico
WENDELL BENDELACK – homem travestido que faz show na Boogie Oogie, no revéillon

 

Exibição : 4  de Agosto de 2014 à 7 de Março de 2015

Capítulos : 185

 

Veja Também:

O Rebu (2014)


A Dona do Pedaço



Orfãos da Terranull



Alma Cigana



Memórias de Amor



Coraçoes Feridos 



Perola Negra (1998) 


Boogie Oogie 


Isis Valverde 


Bianca Bin


Dancin Days (1978) 



DANCIN DAYS Internacioanl 



Dancin Days Nacional 


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.wikipedia.com.br www.memoriaglobo.com.br 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 18.04.2025

Volta de Regina Duarte à Globo         Nesta segunda-feira (21.04)    o Conversa com Bial   está de volta   em nova temporada e começa com uma entrevista com Regina Duarte ,   que marca oficialmente a volta da estrela a sua casa. Como ele    mesmo diz nas chamadas   - “ A Volta da filha   pródiga” .         Regina foi convidada para participar das   comemorações   dos 60 anos da emissora   e   começa   pela entrevista ao Pedro Bial. Foi um grande passo da Globo , afinal comemorar 60 anos   de novelas   sem   Regina não   seria uma comemoração completa.         A   atriz escreveu seu nome com letras de ouro nessa história através de trabalhos em novelas como   Selva   de Pedra (1972), Sétimo Sentido   (1982), RoqueSanteiro   (1985), Rainha   da Sucata (...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa  

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

10 Destaques de “Volta por Cima”

               Volta  por Cima   entra em sua reta final como a melhor novela no ar  no momento, embora  não tenha  caído no gosto das redes sociais, a trama   é a melhor escrita e com roteiro perfeito , Cláudia Souto    colhe só os   melhores   frutos desse trabalho.         Nas últimas quatro semanas a trama deu uma disparada na audiência mostrando que, as redes sociais nem sempre   refletem o sucesso.           Cheia de personagens críveis e interessantes a trama vista por   uma janela de um ônibus, é muito mais que uma novela inclusiva e consciente. Tem esses ingredientes cruciais    para as produções de dramaturgia atuais, mas é muito bem costurada por entrechos folhetinescos e viradas importantes que não a distância dos clássicos novelões....

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

e10blog Enquete - Novelas 70 Anos - Os Galãs - Qual o seu Preferido?

        Eles encantaram e encantam os corações das moçoilas noveleiras – Os galãs   e mocinhos da nossa teledramaturgia estão sempre prontos para salvar alguma donzela em perigo e arrebatá-las com muito amor.         Qual desses   foi o mais encantador entre todos: João Coragem – Tarcísio Meira em Irmãos Coragem (1970) Carlão – Francisco Cuoco em   Pecado Capital (1975) Otávio Jordão – Antônio Fagundes em   A Viagem   (1994) Álvaro - Tony Ramos em Felicidade (1991)   Professor Fábio   - Nuno Leal Maia em A Gata Comeu (1985) Belo   - Mário Gomes em Perigosas Peruas (1992) Fernando - José Mayer em Fera Radical (1988) Lucas, Diogo e Léo    - Murilo Benício em   O Clone (2001) Raí   -   Marcelo Novaes em Quatro por Quatro (1994) Matheo – Thiago Lacerda em   Terra Nostra (1999) Edu – Reynaldo Gianecchini em ...

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e na Trilha do Yahoo

        Este   mês aqui em Fortaleza, a Banda Yahoo reapareceu para participar   de um show com temática nostálgica, e claro que eu logo lembrei dos inesquecíveis hits que a banda imortalizou em nossas novelas entre o final da década de 80 e   início de 90.         Yahoo fundada em 1988, bem antes do portal Yahoo de internet,   tinha como principal fundador o guitarrista Robertinho do Recife , além dos músicos Zé Henrique (Baixo e Vocal) ,   Marcelo Azevedo (Teclado, Guitarra e Vocal)   e Marcelão (Bateria e Vocal) e ficou conhecida nacionalmente por fazer versões de hard rock internacional com letras em português. O Disco de estreia intitulado apenas de “ Yahoo ”, ganhou destaque nacional com a canção “ Mordida de Amor ” (Versão de “ Love Bites ” , do Def Leppard ) imortalizado na trilha nacional de Bebê a Bordo (1988). No disco,   destaque ainda para as músicas “ Pra ...