Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

Meus Personagens Favoritos do Daniel Dantas

 


        Nós ficamos com  muita vontade de matar o Túlio diante de tamanha  falta de caráter, desse personagem feito pelo Daniel Dantas, que marcou a trama de Um Lugar ao Sol. Ele já se despediu da trama da Lícia Manzo, numa saída apoteótica depois de pagar seus pecados e corrupção com a morte  num acidente de helicóptero. Com isso   o ator finaliza mais um personagem  que enriqueceu seu já impecável currículo.



        Daniel Dantas é um dos mais versáteis atores da atualidade,   faz  vilões  asquerosos  como o Túlio  de Um Lugar ao Sol ou o Natércio de Ciranda de Pedra (2008), com a mesma maestria que os personagens do bem como o Breno de Mulheresde Areia (1993) ou o Ademar  de Celebridade (2003), isso sem falar nos personagens hilários que ele tira de letra com o  Tadeu de Anjo Mau (1996) e o Selmo de Windson de Um Anjo Caiu do Céu (2001).

        Daniel Dantas estreou na arte de interpretar em 1975  como integrante do grupo Asdrubal Trouxe Trombone na peça O Inspetor Geral do Nicalau Gogol.  

        Na Tv, o ator estreou na novela Chega Mais (1980) do autor Carlos Eduardo Novaes.  Depois da estrea o ator praticamente atuou anualmente em produções globais como a novela  O Amor é Nosso (1981) do autores Roberto Freire e Wilson Aguiar Filho; a minissérie Quem Ama Não Mata (1982) do Euclydes Marinho;  Rabo de Saia (1984) do  autor Walther George DurstTenda dos Milagres (1985) do Aguinaldo Silva  e O Tempo e o Vento (1985)  do autor Doc Comparato.

        Daniel Dantas é filho do também ator Nelson Dantas,  que entre muitos personagens imortalizou o Beato Salú na clássico Roque Santeiro (1985).

        O Ator é um dos nomes mais importantes da sua geração, com uma carreira marcada por muitos prêmios, entre eles um Moliére , que  ganhou em 1991 pela peça “Baile de Máscaras”.

        Para comemorar sua participação em Um Lugar ao Sol e sua carreira irrepreensível, o e10blog homenageia no post deste mês Daniel Dantas através dos seus melhores e inesquecíveis personagens na Tv.

 

Ricardo de Sinhá Moça (1986)



        Depois de algumas aparições  em novelas e minisséries, em 1986 Daniel Dantas viveu um dos seus primeiros personagens de maior destaque,  o Ricardo da primeira versão de Sinhá Moça , do BeneditoRuy Barbosa.         Acho que o Ricardo foi o primeiro personagem   mais a  cara do Daniel, com aquele estilo engraçado imortalizado em muitos outros personagens seguintes do ator.

 

Júlio de ODono do Mundo (1991)



        Em 1987 Daniel Dantas trocou de emissora e fechou contrato com a Rede Manchete para integrar o elenco da novela Olho por Olho do autor José Louzeiro. Trocou novamente de emissora em 1990 para integrar o elenco da novela  Brasileiros e Brasileiras dos autores Walther Avancini e Carlos Alberto Sofredini, voltando a Globo em 1990 na minissérie A, e, i, o ...Urca dos autores Doc Comparato e Antônio Calmon.  Em 1991, deu vida ao Júlio, braço direito do Felipe Barreto (Antônio Fagundes), na trama de O Dono do Mundo, do Gilberto Braga. Além de ser o comparsa de Felipe em suas vilanias, Túlio vivia uma relação hilária com a esposa Karen (Maria Padilha), e no decorrer da trama viveu um caso extraconjugal com a estravagante Terezinha (Tássia Camargo).

 

Breno de Mulheresde Areia (1993)



        Em 1993, Daniel Dantas deu vida ao Breno, na trama do remake de Mulheres de Areia. Prefeito de Pontal D´Areia,  e alvo das intrigas do cunhado Virgílio (Raul Cortez), o vice-prefeito. Breno interdita os banhos de mar nas praias que estão poluídas, provocando a ira de Virgílio, que lucra com o turismo local. Anonimamente, Virgílio instiga a população contra Breno e manda colocar espantalhos na cidade, simbolizando o prefeito,  além de investigar a vida passada da bela primeira dama , Vera (Isadora Ribeiro), de quem Breno tem um ciúme doentio, para com isso desviar o olhar do prefeito da administração da cidade.

 

Tadeu de Explode Coração (1995)



        Em Explode Coração, da Glória Perez, Daniel Dantas deu vida ao invejoso Tadeu, braço direito do Júlio Falcão (Edson Celulari), o protagonista da trama, mas que na verdade almejava seu lugar nas empresas. Um laboratório  para o Túlio de Um Lugar ao Sol, não?

 

Tadeu de Anjo Mau (1997)



        No remake de Anjo Mau, reescrito por Maria Adelaide Amaral,  viveu um dobradinha inesquecível ao lado de Maria Padilha vivendo o hilário casal Tadeu e Estela. O Casal conquistou o público tal qual acontecera na primeira versão em 1976 com os atores Pepita Rodrigues e Osmar Prado.Rodrigues e Osmar Prado. Os atores já haviam vivido um casal em O Dono do Mundo (1991).

       

Bartolomeu de Força de Um Desejo (1999)



        Em Força de Um Desejo, do Gilberto Braga, um dos autores com quem mais Daniel trabalhou, o ator exercitou  mais uma vez sua veia cômica na pele do Bartalomeu, um  jornalista abolicionista que vivia  em pé de guerra com Guiomar ,  a personagem da LouiseCardoso. A Dobradinha rendeu  muitas e ótimas cenas hilárias para a trama. Nesta novela Daniel contracenou com seu pai Nelson Dantas, que vivia Dr. Xavier, médico e tio do seu personagem.

 

Selmo de Windson de Um Anjo Caiu do Céu (2001)



        Em Um Anjo Caiu do Céu, do Antônio Calmon, o ator deu vida ao costureiro decadente Selmo de Windon, que vive escondido em um bairro em Londres. Seu copeiro Paulinho (Cássio Gabus Mendes), achando que ele havia morrido, vem ao Brasil se passando pelo costureiro. Ao descobrir que  teve seu lugar   usurpado,  Selmo resolve voltar ao Brasil, como Zeca de Santa Tereza, começa dar aulas na faculdade de Laila (Christiane Torloni) , para tentar acabar com a farsa. O personagem foi outro dosado no humor vivido pelo ator com maestria.

       

Ademar de Celebridade (2003)


        O Ademar de Celebridade, do Gilberto Braga, fez o Daniel Dantas comer um dobrado para domar sua filha e aspirante a famosa Darlene , vivida pela Déborah Secco.

  

Heitor de ParaísoTropical (2007)



        Em Paraíso Tropical, outro trabalho do ator em tramas do Gilberto Braga,  recém terminada no Viva e  última trama a entrar na plataforma da Globoplay, Daniel Dantas viveu mais uma dobradinha espetacular com seu par romântico, nesta com a fútil Neli, vivida pela Beth Goulart, que ver a vida do casal dar uma reviravolta quando ele é demitido e resolve ir em busca de seus sonhos, que vão exatamente  contra  aos deslumbres da esposa.

 

Natércio de Ciranda de Pedra (2008)



        Em 2008, Daniel Dantas voltou a viver um vilão nas novelas, e o Natércio , do remake de Ciranda de Pedra (2008), do Alcides Nogueira, foi vilão para ninguém por defeitos. Renomado jurista, austero , altivo e possessivo. Casa-se com Laura , a personagem da Ana Paula Arósio, com a promessa de que ela poderia continuar se dedicando as artes, mas na verdade, queria apenas uma mulher voltada  para o lar. Os problemas nervosos de sua esposa só pioram com o tratamento nada delicado dado pelo  marido, que mantem até uma governanta que a vigia noite e dia.

 

Sidney de Cheias de Charme (2012)

        Na trama de Cheias de Charme (2012), novela dos estreantes Felipe Miguez e Izabel de OliveiraDaniel Dantas emocionou o país ao dar vida ao pai de Rosário (Leandra Leal). O Sidney era o principal fã do sonho da filha em virar uma grande cantora. A Relação entre pai  e a  filha adotiva  foi um dos pontos fortes da novela.

 

Gilson de Sangue Bom (2013)



        O Gilson  de Sangue Bom, da Maria Adelaide Amaral, trouxe uma nova dobradinha de Daniel Dantas com Louise Cardoso. Na trama,  eles viveram um casal bondoso e acolhedores, queridos por todos no bairro da Casa Verde. Como Salma, a personagem da Louise Cardoso , não conseguiu engravidar , mantiveram uma promessa e cuidaram de várias crianças que passaram  pelo lar durante muitos anos. São os pais de criação de Bento (Marco Pigossi), um dos protagonistas da história.

 

Elísio de Boogie Oogie (2014)



        Em Boogie Oogie, do Rui Vilhena, Daniel Dantas  deu vida ao tenente-coronel Elísio, um home duro, austero e cheio de regras, pai de Sandra (Ísis Valverde), uma das protagonistas, porém no decorrer da história é descoberto que suas filhas foram trocadas no dia do nascimento e na verdade a filha legítima dele  e Beatriz (Heloísa Perissé) é Vitória, a outra protagonista vivida pela Bianca Bin.

 

Padre Olinto de Novo Mundo  (2017)



        O Padre Olinto de Novo Mundo, dos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão, era um  religioso português que se rebela contra visão da Igreja Católica sobre os índios e passa a viver junto a eles, de quem se torna grande defensor.

 

Veja Também:

Homenagem da Semana - Daniel Dantas 


Nossos autores - Licia Manzo 


Meus Persoangens Favoritos da Priscila Fantin 


Meus Personagens Favoritos da Sophie Charlotte


Fonte:

Texto: Evaldiano de Sousa

Pesquisa: www.memoriaglobo.com.br www.wikipedia.com.br

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (Post 2)

        Continuando a comemoração dos   60 anos   da Globo vamos   relembrar mais 10 tramas que   marcaram a emissora   nesses anos.           Antes de ver o post   2, se delicie   com o   POST 1 , publicado anteriormente.   Pai Herói (1979)          Óbvio que  falar de  Pai Herói   e não cantarolar a música –  Pai, você foi meu herói, meu bandido ..   É impossível. A música   do cantor  Fábio Jr  virou marca registrada da trama. Na verdade a música nem foi gravada para a novela ,  já havia sido apresentada em um dos episódios no seriado  Ciranda, Cirandinha  ( 1978) onde o  Fábio interpretava um cantor que buscava o sucesso, mas foi na abertura da novela que ela virou hit em todo o pais é até hoje é lembrada e usada em homenagens aos pais. ...

Rapidinhas 18.01.2025

  Claudia Abreu de volta ás novelas         Longe dos folhetins desde A Lei doAmor (2016), Cláudia Abreu acertou sua volta às novelas da Globo . A atriz será casada com Tony Ramos em Dona de Mim , trama escrita por Rosane Svartman que vai substituir Volta por Cima na faixa das sete. A atriz  Clara Moneke  será a grande protagonista da obra, depois de ter encantado o público em Vai na Fé' e No Rancho Fundo .   A trama central girará em torno de Leo, uma jovem que começa a trabalhar como babá por acaso e terá a missão de cuidar de Sofia, uma menina rica de uma família decadente da elite carioca. O elenco também contará com Rafael Vitti, Marcello Novaes, Felipe Simas, Humberto Morais e Adélio Lima . Juan Paiva e Giovanna Lancellotti estão nos acertos finais para entrar na trama. Allan Fiterman será o diretor artístico.   Próximas tramas do Canal Viva         Caras e Bocas , ...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

“Renascer” – Remake

        O Remake de Renascer ,   próxima trama das nove da Globo ,   baseada na obra prima original do Benedito Ruy Barbosa , exibida em 1993, já está   a todo vapor com as chamadas pipocando na   tela.         Já é a novela mais aguardada, principalmente por ser    uma espécie de repeteco de Pantanal –   que tal qual a trama é,     escrita por Bruno Luperi em cima de um texto do seu avô.         Pelas primeiras chamadas, parece que o autor e direção vão seguir a mesma   linha de Pantanal ,   apesar das atualizações devidas   nessa diferença de mais de 30 anos, vai seguir com   o mesmo roteiro   da original,   para mexer ainda mais   com   nossa memória afetiva.         Vejam alguns dos   teasers já lançados pela Globo :   Veja Também: Renas...

#tbt #Malhação

        O Canal Viva ,   a partir da próxima segunda – feira   (21.09), vai reapresentar a primeira temporada de Malhação , exibida pela Globo em 1995 quando a novela teen estreou   e ninguém imaginava que fosse tão longe, com 25 anos completados agora em 2020.         Para   já ir matando saudades da novela o e10blog relembra no # tbt de hoje alguns post´s   publicados sobre ela. Malhação 20 anos - Personagens de Destaques  Malhação 25 anos  - 10 Estrelas  Malhação 25 anos  - 10 Grandes Astros  Novelas Inesquecíveis - Malhação (1995 à 2020)  10 Protagonistas de Malhação que viraram grandes astros  Os Casais Inesquecíveis de Malhação  As Vilãs de MALHAÇÃO Fonte: Texto: Evaldiano de Sousa