Pular para o conteúdo principal

Enquete e10blog

“Pantanal” - A Superprodução Global estreia nesta segunda

 


        A partir desta segunda-feira (28.03), a Globo corrigi um erro de 32 anos  com a chegada de Pantanal em seu horário nobre substituindo a trama de Um Lugar aoSol.

         A primeira versão apresentada em 1990 pela extinta Rede Manchete, depois da Globo ter se negado a produzi-la, é considerada um dos marcos da teledramaturgia fora da emissora e  consagrou  Benedito Ruy Barbosa, que voltou a Globo logo  depois do término da trama com ares de grande autor e escreveu clássicos como Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999) entre outros.



        A Nova versão que estreia nesta  segunda é escrita por Bruno Luperi, neto do autor Benedito Ruy Barbosa, e traz nomes em seu elenco  como Juliana Paes, Marcos Palmeira, Murilo Benício, Dira Paes,  Jesuíta Barbosa  e Alanis Guillen  como a protagonista Juma, imortalizada pela Cristiana Oliveira na primeira versão.

        Relembre a trama:



A saga da família Leôncio, quando Joventino (Irandhir Santos) chega ao Pantanal do Mato Grosso acompanhado de seu filho José (Fred Garcia), com dez anos na época. Estabelecidos, deram início a uma criação de gado. Anos depois, ao retornar de uma viagem em comitiva com peões, Zé Leôncio (Renato Góes) descobriu que Joventino havia desaparecido no Pantanal após sair sozinho para caçar bois no mato. Sem sucesso nas buscas pelo pai, Zé prometeu que traria um boi no laço todos os dias para a fazenda, só para ter a esperança de encontrar o pai. Assim, Zé Leôncio tornou-se um dos principais criadores de gado do Pantanal.



Passado algum tempo, Zé Leôncio, de viagem ao Rio de Janeiro para cobrar uma dívida, conheceu e se apaixonou pela fútil e mimada Madeleine (Bruna Linzmayer), jovem de família abastada. O pai dela, Antero (Leopoldo Pacheco), viciado em jogo, estava à beira da falência. O casamento de Madeleine e Zé Leôncio salvou a família da ruína. Porém, ela foi obrigada a mudar-se para o Pantanal. Moça da cidade grande, não adaptou-se ao mundo rural, à rude vida pantaneira e à rotina de peão do marido. Durante uma das viagens de Zé Leôncio em comitiva, Madeleine tomou o filho de poucos dias nos braços e voltou para o Rio de Janeiro.

Zé Leôncio tentou em vão recuperar o menino, mas acabou concordando em deixá-lo com a mãe na cidade grande. Passa a viver então com Filó (Letícia Salles), sua empregada, que já tinha um filho, Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos). Zé reconhece Tadeu como seu afilhado, considerando-o seu filho. O legítimo, Jove (Jesuíta Barbosa) – que tinha o nome do avô, Joventino -, depois de adulto decide morar com o pai. Porém, o choque cultural é grande e os dois têm dificuldades para se entender. Sentindo-se rejeitado pelo pai, que acha que o filho é afeminado, e ridicularizado pelos peões por causa de seu jeito de moço da cidade, Jove decide retornar ao Rio.



Jove leva consigo Juma Marruá (Alanis Guillen), moça criada como selvagem pela mãe, Maria (Juliana Paes), até a morte dela, assassinada por vingança na disputa entre posseiros de terras e vítimas de grilagem. Tal como a mãe, comenta-se no Pantanal que Juma se transforma em onça-pintada. Passado um tempo no Rio, onde o choque cultural é agora sofrido por Juma, Jove retorna ao Pantanal para não ter de se separar de sua amada. Desta vez, ele está disposto a se adaptar ao estilo de vida local. Jove começa a se acertar com o pai e com Juma e vai se transformando em um autêntico peão pantaneiro, surpreendendo a todos.



No Pantanal, vive também o Velho do Rio (Osmar Prado), curandeiro idoso que cuida das pessoas atacadas por animais ou que se perdem na floresta. Comenta-se que ele se transforma em uma sucuri gigante. Ou que é Joventino, o desaparecido pai de Zé Leôncio (Marcos Palmeira). Este, por sua vez, descobre a existência de um terceiro filho, na verdade o primeiro dos três: Zé Lucas de Nada (Irandhir Santos), fruto de sua primeira relação sexual, com uma prostituta. O sobrenome De Nada é uma alusão ao fato de ele não ter tido um pai que lhe desse um sobrenome. Zé Leôncio o reconhece como filho e ele passa a se chamar José Lucas Leôncio.

Saiba quem é quem na trama:



MARCOS PALMEIRA – Zé Leôncio
JESUÍTA BARBOSA – Jove (Joventino Leôncio Neto)
ALANIS GUILLEN – Juma Marruá
OSMAR PRADO – Velho do Rio
DIRA PAES – Filó
JOSÉ LORETO – Tadeu
IRANDHIR SANTOS – Zé Lucas de Nada (José Lucas Leôncio)
GABRIEL SATER – Trindade
CAMILA MORGADO – Irma Novaes
KARINE TELLES – Madeleine Novaes
SELMA EGREI – Mariana Braga Novaes
BELLA CAMPOS – Muda (Maria Ruth)
MURILO BENÍCIO – Tenório
ISABEL TEIXEIRA – Maria Bruaca
JÚLIA DALAVIA – Guta
JULIANO CAZARRÉ – Alcides
PAULA BARBOSA – Zefa
LUCAS LETO – Marcelo
ALINE BORGES – Zuleica
CACO CIOCLER – Gustavo Sousa Aranha
VICTÓRIA ROSSETTI – Nayara
LEANDRO LIMA – Levi
GUITO – Tibério
GABRIEL SANTANA – Renato
CAUÊ CAMPOS – Roberto
DAI MEDEIROS – Teca
SILVERO PEREIRA – Zaqueu
ALMIR SATER – Eugênio Chanaleiro
EROM CORDEIRO – Lúcio
THOMMY SCHIAVO – Joãozinho
CLÁUDIO GALVAN – Ari
RAUL LABANCA – Jurandir
ESPEDITO DI MONTEBRANCO – Jefferson

primeira fase



IRANDHIR SANTOS – Joventino Leôncio
RENATO GÓES – Zé Leôncio (jovem)
JULIANA PAES – Maria Marruá
ENRIQUE DIAZ – Gil Marruá
TÚLIO STARLING – Chico Marruá
BRUNA LINZMEYER – Madeleine Novaes
MALU RODRIGUES – Irma Novaes
LEOPOLDO PACHECO – Antero Novaes
SELMA EGREI – Mariana Braga Novaes
GABRIEL STAUFFER – Gustavo Sousa Aranha
LETÍCIA SALLES – Filó
PAULO GORGULHO – Ceci
FÁBIO NEPPO – Tião
CHICO TEIXEIRA – Quim
ROMEU BENEDICTO – Anacleto
ORÃ FIGUEIREDO – Chico
GIOVANA CORDEIRO – Generosa
DRICO ALVES – Zé Leôncio (adolescente)
FRED GARCIA – Zé Leôncio (criança)
GUI TAVARES – Jove (criança)
VALENTINA OLIVEIRA – Juma (criança)
LUCAS OLIVEIRA DOS SANTOS – Tadeu (criança)




      Pantanal tem direção geral  do Rogério Gomes, diretor  que se desligou da Globo   antes mesmo da estreia da trama, e tem em seu currículo  o Emmy pela trama de Império (2014).

Veja Também:

Pantanal (1990) 



Trilha Sonora Eterna - Pantanal (1990) 


Fonte:

Texto : www.wikipédia.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novelas Inesquecíveis : Vale Tudo (1988)

Foto :  http://2.bp.blogspot.com         No próximo  dia 16 de maio,  fará   25  anos  que entrava no ar aquela que seria uma das novelas de maior sucesso  no horário nobre na década de 80. Escrita por Gilberto Braga com colaboração de Leonor Basseres e Aguinaldo Silva , e com direção cirúrgica do Denis Carvalho ,   Vale Tudo veio com o intuito de mostrar a cara do Brasil, tendo com mote principal a pergunta : “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         O “hoje” da pergunta  nos remete há 25 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.         Vale Tudo , juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar. Gilberto Braga usou como  os d...

No Tema e Na Trilha da Alanis Morissette

        Alanis Morissette é um dos nomes mais influentes do mundo da música. A Canadense já tem em sua casa 6 prêmios  Junos e 7 Grammy´s . Desde 1991, quando iniciou a carreira já vendeu  mais de 70 milhões de discos  por todo o mundo.         A Cantora e compositora tem influencia do pop, rock  e dance. Seu primeiro álbum internacional, lançado em todo o mundo,  é o álbum de estreia mais vendidos de todos os tempos, com uma incrível marca de 33 milhões de cópias.         Além do sucesso como cantora, Alanis brilhou como atriz em seriados e peças teatrais e ainda é uma corredora de maratonas.         Preparem-se para o show que vai começar ao relembrarmos as músicas da Alanis Morissette   que integram trilhas de novelas. You Learn ( Anjo de Mim – 1996)         Tá...

Rapidinhas - 25.08.2024

“ Viver   a Vida ” -   Como pode a Globo perder o capítulo de uma novela de 2009         Em reprise pelo Canal Viva , a novela Viver a Vida , do autor   Manoel Carlos , originalmente de 2009, levando em conta o padrão Globo de qualidade, certamente a   emissora tem a   trama totalmente   preservada em arquivos certo?   Ledo Engano! O Viva informou em seu Twitter que   o bloco 3   do capítulo 30,   exibido   neste   sábado dia   24.08 , não   pode ser totalmente recuperado. A mesma mensagem confirma que a falta desse bloco não vai comprometer o entendimento   da narrativa.         Tudo bem, mas não deixa de ser uma grande falta de profissionalismo. Em plena era digital, em meio os vários resgates atualmente disponibilizados pela Globoplay , a emissora   não ter parte de um capítulo de uma trama de 2009 e no mínimo uma irresponsabi...

Novelas em 2025

        Comemorei a reprise de Tieta (1989), clássico do inicio   da década   de   90 no VPVN , eu que   sou apaixonado pela teledramaturgia dos anos 80 e 90 , foi sem   dúvidas um presentão. Mas ao mesmo tempo me    preocupa    o fato   de   uma trama noventista apresentada em um horário nada comercial   ultrapassar    a audiência da atual trama   do horário nobre.         Mania   de Você , do João EmanuelCarneiro ,   chegou ao capítulo    100 na virada do   ano, e mesmo com a “morte” da Viola e todos os acontecimentos ao redor,   vimos   um capítulo morno, e agora    a esperança   é   o retorno da Viola (Gabz), com a tão aguardada virada / vingança da personagem. Confesso que, se continuar   com esse roteiro, nesse viés   que estamos   vendo a   meses, esse retor...

Rapidinhas – 19.03.2025

Silvia Bandeira de  volta  à Globo / “Coração Acelerado ”  - Novela que  vai substituir  “Dona de Mim” / “ A Viagem”   no Vale  a Pena Ver  de Novo   Silvia Bandeira de Volta   à   Globo         Sylvia Bandeira , destaque e   musa   na TV nos anos 1980, retorna à Globo após nove anos. Ela será Isabela em Dona de Mim , mãe de Filipa ( Claudia Abreu ). Sua última novela foi Sol Nascente , e entre 2004 e 2012 atuou na Record Tv.   “Coração Acelerado ”   - Novela que   vai substituir   “Dona de Mim”         A novela   Coração Acelerado vai se passar numa cidade fictícia nos arredores de Goiânia chamada Bom Retorno, a produção começará contando as histórias das duas protagonistas paralelamente. Em certo momento, elas se conhecerão e se tornarão cantoras sertanejas.   “ A Viagem”   no Vale   a Pena V...

Rapidinhas – 07.12.2024

  “ Tieta ”   o grande acerto no “ Vale a Pena Ver de Novo”         Mas do que nostalgia, a escolha de Tieta para o Vale a Pena Ver de Novo foi o grande acerto da Globo . Alma Gêmea precisava de uma substituía a altura e a trama oitentista, sempre aclamada   pela crítica e pelo público   veio na hora   certa.   Rever grandes atuações, grandes   personagens   e sequencia inesquecíveis será um deleite e para    a    nova geração ver uma novela desse nível, de uma época   em que se levava a sério fazer o gênero,   sem dúvidas uma viagem necessária.   “ Plumas e Paetês ”   no Viva         Plumas e Paetês (1980) vai ganhar uma reprise no Viva . A novela do Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu estreará no dia 20 de janeiro. A trama substituirá Corpo a Corpo (1984) e será exibida no canal pela primeira vez.   ...

Feliz 2025 !!

          Celebrar o Ano Novo é um momento especial de renovação e esperança. É uma ocasião em que refletimos sobre as conquistas do ano que passou e traçamos metas para o que está por vir. As palavras que compartilhamos nesse período carregam o poder de inspirar e fortalecer os laços com aqueles que amamos.         O e10blog teve um ano muito   produtivo, foi mais um ano   recebendo novos   leitores, aprendendo sempre e   passando um pouco do   que aprendi   nesses mais de 10 anos -   é sempre uma troca   incalculável.           Para fechar o   ano deixo vocês com esse trecho da novela A Vida daGente , com a   inesquecível NicetteBruno   brindando o   tempo!   Veja Também: Nicette Bruno Fonte: Texto:   Evaldiano de   Sousa Vídeos: You Tube

Rapidinhas - 30.11.2024

  Reprise de Cabocla registrou ótimos índices Cabocla   registrou a sua melhor média semanal entre os dias 18 e 23 de novembro com 11,4 pontos. Uma das explicações para a reação foram as cenas em que o filho de Emerenciana ( Patrícia   Pillar) nasce morto, que também foi um dos pontos altos da exibição original.   Petrônio Gontijo fará Jesus em nova produção da RecordTv         Petrônio Gontijo  retorna em um papel central na nova produção bíblica da Record:  Paulo, o Apóstolo . Ele dará vida a  Jesus  na série, que tem estreia prevista para maio de 2025, primeiro no streaming  Univer Vídeo  e, posteriormente, na TV aberta pela RecordTv.         O Ator é um veterano no gênero e já fez vários outras figuras importantes bíblicas – foi o Arão em Os DezMandamentos (2015); Simão Pedro em Jesus (2018); Jacó em Gênesis (2021) e Davi, rei de Israel e Judá em R...

#ValeTudo30anos

        E um dos maiores sucessos e fenômenos da teledramaturgia nacional estreava há exatos 30 anos – Vale Tudo , do autor Gilberto Braga .         “Vale a pena ser honesto no Brasil de hoje?”.         Com essa pergunta Gilberto Braga dava o    pontapé inicial à trama e o “hoje” da pergunta  nos remete há 30 anos atrás em 1988, ano em que se refletiam  os principais problemas políticos do país,  mas a pergunta infelizmente parece mais atual do que nunca.          Vale Tudo   juntou o mais fiel dos folhetins com uma crítica social aguçada, que fez os brasileiros pararem para pensar.  Gilberto  usou como  os dois pontos dessa história as figuras de Raquel Acciolly ( Regina Duarte ) e Ivan ( Antônio Fagundes )  representando o lado honesto e integro , e Odete Roitmann ( Be...

Globo 60 anos - 60 Novelas que marcaram a teledramaturgia (post 1)

            A Maior   emissora do país está completando 60 anos no ar (fundada  em 26 de abril de 1965) e não tem como tentar   pensar em televisão no Brasil e não citar a Globo , que   marcou a história de   muita gente com seu jornalismo, entretenimento, reality´s e   principalmente com   a teledramaturgia, as novelas   que sempre foram sua alma.         Com mais de 300 títulos   apresentados nesse     60 anos, a emissora marcou e ajudou a escrever e mudar a história   nessas 6 décadas. Ditou regras, desfez algumas,    mudou comportamentos,    abriu discussões , quebrou tabus, conscientizou, polemizou, construiu . . . enfim   fez   histórias para   mudar   vidas.         A   moda   no Brasil sempre   foi guiada   pelas novelas   - Qual mu...